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Navegando por Autor "Barbosa, Karla Cristina"

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    Dissertação
    Construção da caderneta de saúde para pessoas submetidas ao transplante renal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-15) Barbosa, Karla Cristina; Costa, Theo Duarte da; http://lattes.cnpq.br/8305343735444335; http://lattes.cnpq.br/5854202471183864; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; Almeida, Taciana da Costa Farias
    O transplante é a terapia de substituição renal considerada padrão ouro para o tratamento das doenças renais crônicas em estágio final. No contexto das doenças crônicas não transmissíveis, que são responsáveis por cerca de 70% de todas as mortes no mundo, a doença renal crônica se destaca como um grave problema de saúde pública por sua elevada morbidade e mortalidade. A adesão às práticas terapêuticas é condição primordial para o sucesso do transplante renal, sendo a educação em saúde fator fundamental nesse processo. O objetivo desta pesquisa foi construir uma caderneta de saúde para pessoas submetidas ao transplante renal. Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com percurso metodológico da pesquisa convergente assistencial, método que possibilita a convergência entre pesquisa e prática assistencial concomitantemente. O cenário do estudo foi o ambulatório de transplante renal de um hospital universitário no estado do Rio grande do Norte. Participaram da pesquisa 15 indivíduos que são acompanhados na instituição. A pesquisa foi realizada a partir de entrevistas presenciais com os pacientes, após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. Esse momento seguiu um roteiro, instrumento criado pela pesquisadora, composto por caracterização sociodemográfica-cultural e perguntas abertas para entrevista semiestruturada. Foram considerados os aspectos éticos, segundo a Resolução n° 466/2012-CNS. O tratamento dos dados foi realizado com apoio de programas como o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ) e o Statistical Package for the Social Science (SPSS). Os resultados obtidos evidenciaram quatro classes, compostas por palavras que demonstraram o caráter positivo relacionado à realização do transplante renal, sentimentos negativos relacionados às terapias dialíticas, a importância dos profissionais de saúde, com destaque para enfermeiros, nutricionistas e médicos, nas orientações de cuidado e as dificuldades enfrentadas após transplante. As dificuldades relatadas pelos participantes foram principalmente aquelas ligadas ao uso correto dos imunossupressores e adoção de uma dieta saudável, com redução de açúcar, sal e gordura, dentre outros. A partir desses levantamentos foi criada a caderneta de saúde do transplantado renal, composta principalmente por orientações de cuidado pós-transplante e local para registro de informações de seguimento ambulatorial. Considera-se que outros estudos sobre a educação em saúde para pessoas submetidas ao transplante renal, como por exemplo a validação da caderneta, devem ser feitos, já que o sucesso do transplante renal depende sobretudo da adesão que o paciente faz da terapêutica proposta. Nesse sentido, estudar quais as principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes e quais estratégias podem ser lançadas para que o indivíduo assuma uma postura participativa no cuidado de si faz toda a diferença para melhorar a vida do indivíduo submetido ao transplante renal.
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