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    TCC
    Meu país cozinha de vó: análise semiótica da campanha da Kuat
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Barbosa, José Rafael da Silva; Muneiro, Lilian Carla; Carvalho, Breno da Silva; Lopes, John Willian
    A Kuat é uma marca brasileira de refrigerantes sabor guaraná criada pela Coca-Cola Company no ano de 1997. Kuat é uma palavra no Tupi-Guarani que significa “irmão gêmeo da lua” e o nome busca se relacionar com elementos dos povos originários, sendo escolhido por voto popular. No início, a marca buscava atender ao público jovem e focava toda a sua comunicação nesse recorte, apresentando campanhas que estimulavam o consumidor a conhecer o produto, colocando-se sempre como “atual”, tal qual o público-alvo. Nos últimos anos, a marca mudou o seu posicionamento adotando um tom mais afetivo na comunicação, de valorização do cotidiano e resgate das identidades brasileiras, retomando o apelo populacional. Nesse sentido, foi produzida a campanha “Meu país cozinha de vó” (2022), pela Agência Gana, que é uma série de três episódios em curta metragem que acompanha o encontro de dona Maria, avó do musicista Djonga, com influenciadores digitais para preparar pratos regionais: “Frango com quiabo e paixão”, “Arroz de vó com pequi” e “Cuscuz vigoroso”. A partir de estudos semióticos e filosóficos, com autores como Diana Luz Pessoa Barros (2005), José Luiz Fiorin (2004), Gerson Tenório dos Santos (2007), Norval Baitello Junior (2000), Sílvio Almeida (2019), Cida Bento (2022) e Djamila Ribeiro (2019), buscou-se compreender as ferramentas utilizadas na campanha da Kuat e as possíveis interpretações do consumidor: a imagem que a marca cria e/ou fortalece através dos filmes. No geral, o retorno da campanha pode ser considerado positivo, mostrando a efetividade do posicionamento que aposta nas memórias e respeito as pluralidades e criação de novos valores à marca.
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