Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barbosa, Jailson Carlos da Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Aprendizagem sobre construção e análise de dados estatísticos na educação de jovens e adultos com vídeo cases
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Barbosa, Jailson Carlos da Silva; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; https://orcid.org/0000-0003-2390-0194; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/7627433341700238; Andrade, Adja Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/3992106322474895; Melo, Elvis Medeiros de; Oliveira, William Brenno dos Santos
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade de oportunidades e no combate ao analfabetismo, além de permitir e enfatizar conceitos para o aprendizado básico de Matemática. Nesse sentido, a implementação de metodologias inovadoras com uma oferta de uma variedade de recursos audiovisuais é uma alternativa que pode fortalecer ainda mais as competências probabilísticas e estatísticas dos alunos quanto ao desenvolvimento da prática pedagógica. Dessa maneira, o objetivo geral deste estudo foi analisar como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. Para tanto, os pressupostos teórico-científicos que amparam essa discussão se filiam aos estudos sobre metodologia científica (Almeida; Valente, 2011; Braga, 2022; Creswell, 2010; Ferrés, 1996). A pesquisa se caracteriza por ser do tipo qualitativa, de caráter exploratório, uma vez que examina o objeto de estudo em seu contexto social, utilizando-se de questionários, aplicação de testes, entrevista com grupo focal, análise de recursos audiovisuais e diário de bordo para coleta de dados. O método de pesquisa abordado foi o de pesquisa-ação, devido à condução do processo de intervenção por meio da aplicação da sequência didática com a utilização de vídeos cases e participação conjunta do pesquisador e dos estudantes. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública estadual, localizada na zona urbana do município de Ceará-Mirim–RN, com uma turma da 1ª série do ensino médio da EJA. A escolha do lócus da pesquisa surgiu da necessidade de inovar a prática pedagógica nas aulas de Matemática, utilizando vídeos que abordam as unidades temáticas de estatística e probabilidade. Essa iniciativa foi motivada pela minha experiência de anos como professor nesta instituição, buscando tornar o aprendizado mais dinâmico e acessível aos aluno. O produto educacional oriundo dessa pesquisa foi um caderno didático-pedagógico para os professores de Matemática, que aborda como uma sequência didática, a partir do uso de vídeo cases, pode contribuir para a aprendizagem sobre construção, interpretação e comparação de dados estatísticos com alunos na EJA. A proposta apresentada durante a intervenção didática foi desenvolvida para o estudante ser protagonista pelo processo, fazendo com que o vídeo se converta em um incentivo à criatividade. Este estudo contribui para a área educacional ao propor uma abordagem inovadora, no contexto específico (lócus da pesquisa e participantes), para o ensino de Matemática na EJA, destacando o papel das tecnologias na formação integral dos alunos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM