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Navegando por Autor "Barbosa, Denize Araújo"

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    TCC
    Autoavaliação da saúde da população brasileira residente no Nordeste e fatores sociodemográficos: um estudo de associação com base na Pesquisa Nacional de Saúde 2013
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-17) Nascimento, Daiane Lima do; Silva, Damião Nóbrega da; Barbosa, Denize Araújo; Castro, Bruno Monte de
    A autoavaliação de saúde é um indicador subjetivo, mas está associado a estilos de vida, comorbidades e mortalidade. Uma fonte de dados que possibilita a estimação desse indicador para a população brasileira é a Pesquisa Nacional de Saúde, 2013, que se baseia em uma amostra estratificada com seleção de conglomerados em múltiplos estágios. Usando dados desta pesquisa, este trabalho busca testar a hipótese de independência entre o estado de saúde auto-referido e variáveis sociodemográficas na população adulta do Nordeste brasileiro, além de descrever essas associações. A subamostra analisada abrange cerca de 19.419 domicílios permanentes particulares e 18.305 respondentes. Aplicando-se testes de independência incorporando-se a estrutura do plano amostral foram detectadas fortes evidências estatísticas de associação da saúde auto-referida com as variáveis sexo, faixa etária, nível de instrução e situação habitacional e de associação moderada entre o indicador de saúde e raça. Em geral, observa-se que moradores adultos do sexo feminino, que tem mais anos de idade, não possuem instrução ou têm apenas o fundamental incompleto e residem em região rural estão associados à autoavaliação de saúde regular ou ruim/muito ruim. Também, moradores do sexo masculino, com maior escolaridade e que vivem em regiões urbanas estão associados à saúde auto-referida como boa ou muito boa.
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    Artigo
    Cancer survivors’ self-efficacy to self-manage in the year following primary treatment
    (Springer, 2014-07) Foster, C.; Breckons, M.; Cotterell, P.; Barbosa, Denize Araújo; Calman, L.; Corner, J.; Fenlon, D.; Foster, R.; Grimmett, C.; Richardson, A.; Smith, P. W.
    Purpose Cancer survivors are increasingly expected to manage the consequences of cancer and its treatment for themselves. There is evidence that self-efficacy is important for successful self-management and that this can be enhanced with support. The purpose of this study was to assess self-efficacy to manage problems in the year following primary treatment. Methods This cross-sectional online survey included cancer survivors who had completed their treatment within the past 12 months. Self-efficacy was assessed and variables expected to be associated with self-efficacy were measured using validated scales including quality of life, well-being, illness perceptions, depression and social support. Results One hundred eighty-two respondents (mean age 50; 81 % female) completed the survey. They had been treated for a range of cancers; most commonly breast (45 %). Selfefficacy scores varied between individuals and according to the illness-related task to be managed. Respondents were least confident in managingfatigue and most confident inaccessing information about their cancer. Individuals most likely to report low self-efficacy were women, those experiencing higher levels of pain and/or depression, lower well-being scores, lower socio-economic status, low levels of social support, or a more negative perception of cancer. Conclusions Self-efficacy to self-manage problems faced as a consequence of cancer and its treatment can vary widely in the year following treatment. Fatigue may be particularly difficult to manage. Implications for Cancer Survivors Variations in self-efficacy highlight the importance of assessing specific problems faced and people’s confidence to manage them in order to tailor appropriate self-management support.
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    TCC
    Construção de um aplicativo em shiny para visualização de dados da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Almeida, Ana Gabriela Costa Sobrinho de; Vivacqua, Carla Almeida; Barbosa, Denize Araújo; http://lattes.cnpq.br/2341960860383836; http://lattes.cnpq.br/4339735174795014; 0000-0003-4928-1723; http://lattes.cnpq.br/0914993749887244; Azevêdo, Alessandro Augusto de; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Castro, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/7341704729463131; Nunes, Marcus Alexandre; 0000-0002-9956-4644; http://lattes.cnpq.br/2698100541879707
    A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino no Brasil que visa acolher jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade adequada. Esse programa educacional é amparado por lei e destinado a indivíduos que não se beneficiaram de todos os níveis básicos de ensino. O acompanhamento da implementação da EJA é essencial para traçar um panorama da modalidade e servir de subsídio para o desenvolvimento de iniciativas para melhorar e fortalecer o ensino no País. Nesse contexto, o Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do professor e pesquisador Alessandro Augusto de Azevêdo, tem solicitado regularmente o auxílio do Laboratório de Estatística Aplicada (LEA/UFRN) para analisar dados referentes à EJA no Estado do Rio Grande do Norte (RN). Diante dessa demanda, este trabalho tem como objetivo desenvolver um aplicativo para automatizar a visualização e o acompanhamento de dados sobre a EJA. Emprega-se a linguagem de programação R, juntamente com o pacote Shiny, para produzir gráficos e mapas para dados de matrículas na EJA no RN. A construção e a utilização do aplicativo são apresentadas passo-a-passo através de um tutorial, facilitando a interação do usuário com o aplicativo e possibilitando a atualização ou a incorporação de novos bancos de dados.
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    TCC
    Estimação de variância em pesquisas por amostragem com dados imputados pelo método Hot-Deck: Uma comparação empírica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-12) Apolinário, Carla de Moraes; Silva, Damião Nóbrega da; Barbosa, Denize Araújo; Pinho, André Luís Santos de
    Em diversos levantamentos por amostragem, é comum a presença de dados faltantes, que é um problema também denominado de não-resposta. Este problema ocorre devido a possíveis falhas na obtenção de uma parte das informações que deveriam ser coletadas na amostra. Ignorar a não-resposta, analisando-se apenas os dados observados, é uma forma simples de abordar o problema, mas que pode produzir tendenciosidades nos resultados do levantamento. Uma das técnicas para tratamento da não-resposta é a imputação, isto é, a substituição dos dados faltantes por valores escolhidos apropriadamente, visando eliminar ou reduzir as tendenciosidades devido à não-resposta. A partir da imputação, o conjunto de dados é completado para que estimativas válidas dos parâmetros populacionais e das respectivas variâncias possam ser obtidas mais facilmente. Contudo, a validade destas estimativas precisa ser avaliada cuidadosamente, pois em alguns casos a imputação, por si própria, pode também estar sujeita a tendenciosidades de estimação. Neste trabalho, é usado um estudo de simulação de Monte Carlo para avaliar empiricamente propriedades estatísticas de estimadores da média de uma população finita sob mecanismos de não-resposta com dados faltantes completamente aleatórios e com dados faltantes aleatórios. Os estimadores da média populacional usados no estudo correspondem à média dos dados observados entre os respondentes da amostra e à média dos dados após imputação hot-deck, que é um método popular de imputação em Amostragem. O estudo compara também estimadores das variâncias dos métodos baseados nos dados dos respondentes, no tratamento os dados imputados como ser fossem verdadeiros, na aplicação do Jackknife usual, na aplicação do Jackknife de Rao e Shao, na Imputação múltipla e no Bootstrap Bayesiano Aproximado. Os resultados do estudo demonstram, para cada um dos mecanismos de não-resposta, que métodos estimam apropriadamente o parâmetro populacional de interesse e as respectivas variâncias.
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    TCC
    Predição de aprovação em um curso em tecnologia da Informação no Instituto Metrópole Digital da UFRN: uma aplicação da análise de regressão logística
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-02-10) Carelli, Diego Silva Campos; Silva, Damião Nóbrega da; Silva, Damião Nóbrega da; Barbosa, Denize Araújo; Pereira, Marcelo Bourguignon
    Um indicador comum de rendimento escolar em processos de aprendizagem educacional é a taxa de alunos aprovados. Relacionar esta taxa com características dos alunos pode fornecer um meio para compreender o processo de aprovação e apontar caminhos para melhorar o rendimento dos alunos. Neste trabalho, a análise de regressão logística é aplicada para modelar a probabilidade de aprovação de 1.270 estudantes em um curso técnico do Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O logito da probabilidade de aprovação é estimado por uma combinação linear envolvendo efeitos principais das variáveis sexo, idade, número de faltas no curso, argumento no exame de admissão na instituição, duração do curso de ensino médio e instrução do pai do aluno, além das interações entre sexo e idade, entre sexo e número de faltas e entre idade e número de faltas. A adequabilidade do modelo é confirmada pela estatística de Hosmer-Lemeshow, análise dos resíduos e análises de medidas de diagnósticos. Também, o modelo apresenta especifidade de 84,3%, sensibilidade de 94,2%, taxa global de classificação correta de 89,2% e área sob a curva ROC igual a 0,956, sugerindo uma elevada capacidade preditiva. Em linhas gerais, mantendo-se fixos os efeitos das outras variáveis, observa-se que a chance de aprovação estimada pelo modelo: (i) cresce com o aumento da idade entre os alunos do sexo masculino; (ii) diminui com o incremento do número de faltas, principalmente entre estudantes do sexo feminino; (iii) cresce com o aumento do argumento de entrada na instituição; (iv) é menor entre aqueles que não cursam o ensino médio ou que cursam o ensino médio mas não concluíram ainda do que a chance de aprovação dos alunos que levaram três anos ou menos para concluir o ensino médio; (v) é menor entre aqueles cuja instrução do pai é ensino superior completo, desconhece ou o pai é falecido do que a chance entre os alunos cujos pais são analfabetos ou possuem ensino fundamental incompleto.
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