Navegando por Autor "Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo"
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Dissertação Avaliação de software educativo para a alfabetização e o letramento: um instrumento fundamentado na Base Nacional Comum Curricular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-16) Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo; Nunes, Isabel Dillmann; Paiva, Maria Cristina Leandro de; ; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; ; http://lattes.cnpq.br/7115512458037120; Oliveira, Luiz Affonso Henderson Guedes de; ; http://lattes.cnpq.br/7987212907837941; Aguiar, Yuska;A educação brasileira enfrenta desafios constantes quanto a efetivação da Alfabetização e Letramento. Nesse sentido, a sistematização dos documentos oficiais mediante a unificação na Base Nacional Comum Curricular surge como meio para se alcançar melhores resultados no desenvolvimento das habilidades pertinentes a essa etapa da escolarização. Ademais, cresce concomitantemente a produção científica de Softwares Educativos objetivando alfabetizar as crianças, tanto em se tratando de jogos, quanto programas de plataformas online ou offline. Porém, a produção destas ferramentas tende a ser sobreposta em número à avaliação de seus usos e aplicações. Ademais, mesmo com a produção massiva desses SE, instrumentos que os avaliem conforme a BNCC são praticamente inexistentes. Levando-se em consideração tais aspectos, e procurando responder a questão de pesquisa “Um instrumento de avaliação de software pode analisar se um SE auxilia no desenvolvimento das habilidades do Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização da Base Nacional Comum Curricular?” Este trabalho se propôs a construir e validar um instrumento de avaliação de Softwares Educativos para a área da alfabetização e do letramento, tendo como base fundante a BNCC. Tendo como Objetivo Geral: Propor, validar e avaliar um instrumento de avaliação de Software educativo e como Objetivos Específicos: 1) Construção do instrumento; 2) Validação com professores da Educação Básica na rede pública através do uso livre do SE GCompris; 3) Avaliar sua eficácia mediante resultados da validação. Como principais resultados deste trabalho, estabeleceu-se esse instrumento como uma ferramenta para a escolha de um Software Educativo direcionado para Alfabetização de crianças, através da curadoria de uma equipe pedagógica, obtendo consistência interna no Estudo de Caso efetuado. Observa-se também, a abertura de caminhos para análises futuras devido tanto ao seu recorte teórico apenas Objetos de Conhecimento pertencentes ao Eixo Análise Linguística/Semiótica - Alfabetização, quanto ao uso de mais Softwares Educativos. Gerando como produto o referido instrumento validado por professores da Educação Básica.TCC O uso do espaço escolar na Educação Infantil: recortes de uma experiência formativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-04-10) Bandeira, Laís Michelle de Souza Araújo; Sampaio, Marisa Narcizo; Sampaio, Marisa Narcizo; Ramalho, Betânia Leite; Campelo, Maria Estela Costa HolandaAlgo que notadamente nos distancia da infância enquanto adultos é a nossa mobilidade, por mais atletas que sejamos, por mais adaptáveis, nosso tamanho e largura nos limita certos movimentos, e até mesmo nos impede de enxergar a partir das possibilidades de uma criança, desse modo, o espaço físico da Educação Infantil deverá tee características próprias, com objetivos que devem ser bem pensados discutidos e planejados pela comunidade escolar. Neste trabalho propõe-se analisar o uso desses espaços na Educação Infantil no contexto da experiência formativa da autora, sob à luz de ASSIS (2013), LEITE (2013), BRASIL (2012), entre outros. Finalmente, vê-se a importância de uma intencionalidade na projeção da organização do espaço e dos materiais que ali estão, pois é a partir dela que se proporcionam noções de autonomia, permitindo o brincar, mas com a segurança que o cuidar pressupõe. Essa organização estrutura toda a rotina, de forma que não há intencionalidade educativa sem rotina, bem como não há como dissociar essa rotina do espaço disponível, pois um é pensado a partir do outro.