Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Azoni, Giovani Pozza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise do arrasto aerodinâmico em carenagem de contenção de paraquedas de drone
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-26) Azoni, Giovani Pozza; Marinho, George Santos; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; http://lattes.cnpq.br/1525938463255303; Souza, Sandi Itamar Schafer de; https://orcid.org/ 0000-0002-6737-1063; http://lattes.cnpq.br/7400466085627528; Dantas, João Batista Dolvim; http://lattes.cnpq.br/3984364677031427
    Analisou-se experimentalmente a aerodinâmica de um dispositivo adaptado para transportar o paraquedas de um veículo aéreo não-tripulado (VANT), do Centro de Lançamento de Foguetes da Barreira do Inferno (CLBI), cuja carenagem de contenção possui geometria rombuda. Um modelo dessa carenagem foi construído em impressora 3D, em escala 1:1. O modelo foi instrumentado com células de carga, instalado no interior de um túnel de vento e submetido a três níveis de carga aerodinâmica. Os dados coletados nos testes foram analisados utilizando-se o software Microsoft Excel® Professional Plus 2021. Após comparar dados experimentais àqueles obtidos por meio de cálculos constatou-se a coerência de resultados. Desse modo, foi possível evidenciar quantitativamente a necessidade de modificação do projeto original, visando reduzir o coeficiente de arrasto do dispositivo do VANT / CLBI.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Estudo experimental em túnel de vento subsônico do arrasto e sustentação do demonstrador da combustão supersônica X-43
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Azoni, Giovani Pozza; Marinho, George Santos; Toro, Paulo Gilberto de Paula; https://orcid.org/0000-0002-3280-4244; http://lattes.cnpq.br/8765591637274439; https://orcid.org/0000-0003-3565-4744; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; https://orcid.org/0009-0004-0950-1298; http://lattes.cnpq.br/1525938463255303; Silva, Douglas do Nascimento; Korzenowski, Heidi
    Os demonstradores de tecnologia scramjet têm por finalidade demonstrar a propulsão hipersônica aspirada em velocidades hipersônicas, ou seja, 5 vezes acima da velocidade do som na altitude de voo. No projeto desses veículos busca-se a adequação da resistência aos esforços aerodinâmicos térmicos e estruturais decorrentes do voo em velocidades superiores a Mach 5. Um veículo scramjet funciona apenas em velocidades hipersônicas. Porém, para decolar de um aeródromo e chegar à velocidade e altitude de operação, o veículo deve ser impulsionado por meio de outro dispositivo - foguete, aeronave ou outra forma de propulsão. Portanto, para ir do repouso à velocidade hipersônica, um veículo como o X-43 deve transpor as etapas intermediárias de voo, passando pelos regimes de velocidades subsônica, transônica e supersônica Apesar da expertise em tecnologia hipersônica, os projetistas de veículos scramjet frequentemente relegam questões de estabilidade atinentes ao voo subsônico. Isso decorre dos objetivos bélicos dos projetos atualmente em desenvolvimento. Em se tratando do próximo estágio da aviação comercial, contudo, a viabilidade dos projetos depende da estabilidade e manobrabilidade dos veículos em velocidades subsônicas. Pouco se sabe do comportamento aerodinâmico do demonstrador scramjet X-43 em voo subsônico. Portanto, no presente estudo, foram analisadas as forças aerodinâmicas de arrasto e de sustentação atuantes em modelo do veículo X-43, da NASA, construído em escala de 1:3,66 e submetido a testes em túnel de vento fechado, na velocidade de cruzeiro de até 20 m/s, para verificar a viabilidade dessa geometria em proporcionar voo estável com ângulo de ataque de 0°, ou seja, eixo da aeronave perpendicular ao fluxo de ar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Experimental aerodynamic drag analysis of a rocket model with straight and angled fins
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-12) Santos, Luísa Mirelle Costa dos; Marinho, George Santos; Azoni, Giovani Pozza; https://orcid.org/0009-0004-0950-1298; http://lattes.cnpq.br/1525938463255303; https://orcid.org/0000-0003-3565-4744; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; https://orcid.org/0000-0001-5895-3160; http://lattes.cnpq.br/0300209367448693; Marinho, George Santos; https://orcid.org/0000-0003-3565-4744; http://lattes.cnpq.br/0490476694313938; Silva, Douglas do Nascimento; https://orcid.org/0000-0001-5934-9491; http://lattes.cnpq.br/0841120842454720; Sousa, Roberto Silva de; http://lattes.cnpq.br/4012782800846844
    The drag generated by the fins attached to a model rocket was studied experimentally. Rocket models (designed for 100 meters of apogee) were tested in a didactic wind tunnel in two situations: with straight and angular fins (at 5° and 10°), under wind speeds of 3, 4, 5 and 6 m/s. The results obtained experimentally were compared to the results of the theoretical analysis, allowing a better understanding of the effect of the fins.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM