Navegando por Autor "Azevedo, Fábio Henrique Araújo de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A estrutura escolar disponível para as aulas de educação física sob a ótica dos professores da rede municipal de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-02) Azevedo, Fábio Henrique Araújo de; Souza, Francisco Emílio Simplício de; Santos, Emanuelle Justino dos; Rêgo, Jeferson Tafarel Pereira doEste presente estudo busca apresentar quais são as condições físicas e materiais existentes para as aulas de Educação Física nas escolas da rede municipal de Natal e tenta fazer uma relação da interferência da falta desta estrutura com a valorização da disciplina e também com a formação física e cognitiva dos alunos, como também, que a presença dessa estrutura coopera com o desenvolvimento das aulas ajudando os professores a executarem suas aulas e, além disso, no aprendizado dos alunos levando benefícios ao desenvolvimento destes. O problema norteador desta pesquisa foi o seguinte: “Os professores da área da Educação Física necessitam de toda uma estrutura que condiciona suas aulas, então qual a estrutura que eles dispõem para a realização das aulas de Educação Física?”. A pesquisa é de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa- qualitativa, foi realizada na rede municipal de ensino da cidade de Natal, nas quatro zonas da cidade, com 36 professores todos do ensino fundamental. O trabalho de campo teve duração de dois meses, na qual foi realizado um questionário estruturado com onze questões fechadas, após isto houve a análise, interpretação e discussão de todos os dados obtidos e a apresentação em tabelas. Foi observado nos resultados que existe uma falta de estrutura por parte do poder público municipal e isso, causa um déficit nos materiais e estrutura física disponível para as aulas de Educação física, dificultando a aplicação do planejamento das aulas dos professores e em algumas oportunidades prejudicando o aprendizado por parte dos alunos. Apesar disso pode-se perceber um grande empenho por parte dos professores, pois, mesmo enfrentando tantas dificuldades eles não desanimam, e tentam desenvolver suas aulas usando da criatividade tanto nos locais das aulas como também com materiais alternativos. Por último percebemos tão quanto é importante o espaço físico e os recursos didáticos pedagógicos nas aulas de Educação Física escolar, destacando que a falta deles interfere de modo significativo nos trabalhos pedagógicos fazendo com que os resultados não sejam os esperados.