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Navegando por Autor "Azevedo, Ana Raquel Dantas de"

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    Dissertação
    Itinerário para preceptoria nos serviços socioassistenciais do município de Caicó/RN: uma proposta de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Azevedo, Ana Raquel Dantas de; Azevedo, Dulcian Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7071042889558651; http://lattes.cnpq.br/9077231225087896; Costa, Marcelo Viana da; Nóbrega, Cristyanne Samara Miranda Holanda da
    Com o processo de interiorização do ensino superior em saúde, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) traz para o Seridó Potiguar a proposta de introduzir no rol de oportunidades de qualificação profissional os Programas de Residências Multiprofissionais Materno Infantil e de Atenção Básica (PRMAB), pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino em serviço. Este tipo de ensino visa qualificar os profissionais, bem como a rede de serviços da região onde os residentes dos programas estão inseridos, fortalecendo a integração ensino-serviço. O PRMAB para além do ensino das concepções biomédicas, busca ampliar o horizonte do ensino da saúde a uma gama heterogênea de profissões, tendo dentre outras finalidades, a de fortalecer ações na rede intersetorial das políticas sociais. Neste programa, os residentes são direcionados para os serviços da política de Assistência Social. A preceptoria surge nos cenários de práticas de saúde e serviços intersetoriais como uma nova atividade a ser desenvolvida pelos profissionais, tornando-se um desafio. Objetivou-se Descrever a experiência de atividades de ensino, voltadas a preceptores dos serviços socioassistenciais do município de Caicó-RN, e produzir um itinerário formativo para preceptores dos serviços socioassistenciais ligados ao PRMAB da EMCM, por meio de oficinas de ensino. Estudo qualitativo, do tipo Relato de experiência, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), entre os meses de outubro a dezembro de 2024. Foram estruturadas quatro oficinas temáticas: 1- Programa de Residência Multiprofissional e seu plano pedagógico; 2- Preceptoria; 3- Ensino, serviço e comunidade; 4- Intersetorialidade. Como materialização destas oficinas, foi desenvolvido um itinerário de ensino para os preceptores utilizarem na rotina da preceptoria, visando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, quando do rodízio nos serviços socioassistenciais.
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    TCC
    Os impactos da reestruturação produtiva nos processos de trabalho do/a assistente social: uma análise sobre o trabalho profissional na política de saúde
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Azevedo, Ana Raquel Dantas de; Pereira, Alane Karine Dantas; Baldez, Elza Maria Ferreira de Souza; Silva, Elizângela Cardoso de Araújo
    Com as mudanças advindas do processo de reestruturação produtiva, o trabalho do/da assistente social sofre rebatimentos, ganhando novos contornos a partir do dilúvio neoliberal dos anos 1990. Nos espaços sócio-ocupacionais, o/a assistente social necessita cada vez mais decifrar essa realidade de crise do capital, para compreender as demandas que surgem no seu cotidiano profissional e atuar de forma crítica, no sentido de potencializar sua autonomia relativa nos processos de trabalho. Na política de saúde, as repercussões do Neoliberalismo tornam-se mais tênues, pois se tem e se trata de uma política universal, mas que na realidade temos uma política burocratizada, sucateada e focalizada nos mais pobres. Na perspectiva de compreender esse contexto é que essa pesquisa foi construída. O trabalho resulta de inquietações vivenciadas no estágio supervisionado em uma policlínica no município do Natal e teve como objetivo geral analisar os limites e os desafios que perpassam o trabalho do (a) Assistente Social na Política de Saúde. E como objetivos específicos: compreender as novas configurações do mundo do trabalho a partir da reestruturação produtiva do capital; analisar a importância da Reforma Sanitária Brasileira para a Política de Saúde; identificar e analisar como se configura o trabalho do/a Assistente Social na Política de Saúde. Como metodologia, foi utilizada a observação participativa oriunda do estágio e revisão bibliográfica sobre as mudanças no mundo do trabalho e do trabalho do/da assistente social na contemporaneidade, fazendo um recorte da política saúde. A relevância deste trabalho está em mostrar a importância das atribuições privativas do/da assistente social dentro das novas formas de trabalho, além de contribuir com a discussão sobre os processos de trabalho em que o/a assistente social está inserido. Os resultados a que se chegou a essa pesquisa é que o/a Assistente social sofre os rebatimentos desse processo que vem afetando o mundo do trabalho e o trabalho desse profissional, com salários rebaixados e dupla função. Na política de saúde este contexto interfere na ação do/a assistente social o que inviabiliza muitas vezes a ação crítica do/da assistente social e de acordo com o que os Parâmetros regulamentam a sua atuação na área da saúde e para que isto seja enfrentado, é necessária a defesa das suas atribuições privativas e do Projeto Ético- Político do Serviço Social.
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    Produto Educacional
    Roteiro de oficinas: Itinerário para preceptoria nos serviços socioassistenciais do município de Caicó/RN: uma proposta de ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Azevedo, Ana Raquel Dantas de; Azevedo, Dulcian Medeiros de.
    Com o processo de interiorização do ensino superior em saúde, a Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) traz para o Seridó Potiguar a proposta de introduzir no rol de oportunidades de qualificação profissional os Programas de Residências Multiprofissionais Materno Infantil e de Atenção Básica (PRMAB), pós-graduação lato sensu na modalidade de ensino em serviço. Este tipo de ensino visa qualificar os profissionais, bem como a rede de serviços da região onde os residentes dos programas estão inseridos, fortalecendo a integração ensino-serviço. O PRMAB para além do ensino das concepções biomédicas, busca ampliar o horizonte do ensino da saúde a uma gama heterogênea de profissões, tendo dentre outras finalidades, a de fortalecer ações na rede intersetorial das políticas sociais. Neste programa, os residentes são direcionados para os serviços da política de Assistência Social. A preceptoria surge nos cenários de práticas de saúde e serviços intersetoriais como uma nova atividade a ser desenvolvida pelos profissionais, tornando-se um desafio. Objetivou-se Descrever a experiência de atividades de ensino, voltadas a preceptores dos serviços socioassistenciais do município de Caicó-RN, e produzir um itinerário formativo para preceptores dos serviços socioassistenciais ligados ao PRMAB da EMCM, por meio de oficinas de ensino. Estudo qualitativo, do tipo Relato de experiência, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), entre os meses de outubro a dezembro de 2024. Foram estruturadas quatro oficinas temáticas: 1- Programa de Residência Multiprofissional e seu plano pedagógico; 2- Preceptoria; 3- Ensino, serviço e comunidade; 4- Intersetorialidade. Como materialização destas oficinas, foi desenvolvido um itinerário de ensino para os preceptores utilizarem na rotina da preceptoria, visando a qualificação do processo de ensino-aprendizagem, quando do rodízio nos serviços socioassistenciais.
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