Navegando por Autor "Avundano, Joana de Souza"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Yoga na escola: possibilidades pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Avundano, Joana de Souza; Santos, Antônio de Pádua dos; 0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; 0009-0009-4531-6504; https://lattes.cnpq.br/8020541951327865; Domingos Junior, Moaldecir Freire; 0000-0002-2789-2737; http://lattes.cnpq.br/9147718059213861; Dias, Maria Aparecida; 0000-0003-3644-604; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Este trabalho teve por objetivo apresentar os benefícios das aulas de Yoga como unidade temática no Ensino Fundamental em anos iniciais por meio de um relato de experiência feito no Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, em Natal, no Rio Grande do Norte a partir da prática corporal Yoga. Foi utilizado inicialmente o método de pesquisa-ação aliado ao relato de experiência, visando analisar e obter dados do âmbito e do público onde ocorreu a intervenção. De caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, a investigação abordou os seguintes objetivos específicos: abordar as técnicas de condutas éticas e morais da Yoga, apresentar técnicas de respiração para melhorar o foco e analisar a importância da Yoga após sua vivência nas aulas de Educação Física. Os resultados demonstraram-se satisfatórios, evidenciando o empenho dos alunos e da professora no desenvolvimento das atividades. O estudo reforça a necessidade de popularizar a prática da Yoga no ambiente escolar, ampliando o acesso dos alunos a esse conhecimento. Por fim, destaca-se a relevância de pesquisas anteriores que também aplicaram intervenções semelhantes, indicando melhorias no comportamento interpessoal e no desempenho acadêmico