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Navegando por Autor "Assunção, Luiz Carvalho de"

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    Tese
    Abençoada cura: poéticas da voz e saberes de benzedeiras
    (2017-12-12) Cunha, Lidiane Alves da; Assunção, Luiz Carvalho de; ; ; Alves, Maria Lucia Bastos; ; Madureira, Antoinette de Brito; ; Silva, Eliane Anselmo da; ; Berg, Irene de Araújo Van Den;
    Esta pesquisa se propõe a adentrar neste duplo universo: o aspecto mágico/religioso dos saberes das benzedeiras e o papel da palavra enquanto elemento de cura. Esse conhecimento híbrido, do qual somente estas são conhecedoras, se faz presente e se performatiza no instante, em que visível e invisível irão compor as palavras das benzedeiras, que modificam, transformam e atualizam seus saberes de cura como forma de resistência. A partir das orações pronunciadas nos rituais de cura, elas performatizam a palavra, a voz, as narrações e memórias. O objetivo da pesquisa é alcançarmos essa fonte de saber existente na oralidade, a benzeção, desvendando esse saber, pois mais do que o significado literal, as palavras têm o poder de curar bem como de ser um saber transmitido em contextos em que a poética da voz se faz presente. É através da análise teórica dos textos, da etnobiografia e observação participante que buscamos nos aproximar do campo de atuação das benzedeiras nas cidades de Natal, Parnamirim e Mossoró RN. Observou-se que esse saber, ao contrário do que se imagina, tem se atualizado enquanto sobrevivência de um poder de cura e de saberes que se perpetuam pelo tempo nas mãos e performances de mulheres que o executam ao longo dos anos como um ofício.
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    Tese
    Adelle de Oliveira: trajetória de vida e prática Pedagógica (1900-1940)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-16) Gomes, Edna Maria Rangel de Sá; Morais, Maria Arisnete Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763996P8; ; http://lattes.cnpq.br/1736809137051573; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6; Camargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/3060869388251465; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2
    O objetivo principal deste trabalho é analisar a prática pedagógica de Adelle Sobral de Oliveira, no período de 1900 a 1940, visando perceber como se deu a sua atuação como educadora e administradora, no Externato Ângelo Varela, na cidade de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte, numa época em que o ensino público se instalava de forma mais efetiva e se consolidava como moderno no Rio Grande do Norte. Trata-se de uma educadora autodidata cujo trabalho desempenhou um papel importante como formador de mentalidades de toda uma geração, naquele lugar, corroborado por depoimentos de intelectuais ceará-mirinenses ou dos que ali se instalaram. Tomamos como fontes de pesquisa os cinco Livros de Leitura de Felisberto de Carvalho, utilizados por Adelle de Oliveira em seu externato; entrevistas com ex-alunos; pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; em jornais de circulação na época; no Arquivo Público do Rio Grande do Norte; mensagens dos governadores e, principalmente, em documentos do Departamento de Educação, leis e decretos do Governo, além de pesquisas no Jornal manuscrito O Sonho, criado e dirigido por Adelle de Oliveira, bem como no Arquivo Público de Ceará-Mirim. Nosso intuito é entender a difusão e modernização da instrução primária no interior do nosso estado a partir das práticas educativas dessa professora. Os resultados da pesquisa demonstram que Adelle de Oliveira utilizava os chamados métodos modernos de educação, de caráter prático e experimental para o ensino das disciplinas. Desse modo, em seu cotidiano escolar, procurou abolir práticas como castigos físicos e aprendizagens mecânicas e decorativas
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    Dissertação
    Aninhá Vaguretê: reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém dos índios Tremembé
    (2019-09-04) Pereira, Arliene Stephanie Menezes; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; ; Figueiredo, João Batista de Albuquerque; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção;
    Invoco para estar presente neste trabalho os “encantados”, para nos inspirar de modo sagrado. E convido-os, antes da leitura, a tomar um pouco da bebida tradicional do povo Tremembé, o mocororó (a bebida alucinógena, feita do caju azedo) para assim, adentrarmos o universo profano. O presente trabalho adentra a cultura indígena, mais especificamente entre os Tremembé da grande Almofala, no município de Itarema no estado do Ceará, onde realiza um estudo sobre a simbologia acerca do ritual do Torém. A compreensão de base fenomenológica desse estudo (MERLEAU-PONTY, 1994) permite compreender como os índios Tremembé sentem suas vivências com o Torém (o ritual sagrado e principal sinal diacrítico entre a etnia). O texto justifica sua importância como forma de atenuar os debates das pesquisas sobre as questões indígenas em Educação Física, onde temos um número escasso de pesquisadores e dando-se ainda que não há pesquisas sobre os Tremembé na área. Para tanto, neste trabalho dissertativo levantam-se os seguintes questionamentos: Quais são os símbolos que este ritual envolve? Quais sentidos estésicos são atribuídos pelos Tremembé em relação ao Torém? Quais sentidos e implicações simbólicas o ritual do Torém pode trazer a Educação Física? O estudo objetiva desvelar as reflexões simbólicas para a Educação Física no ritual do Torém. Além de identificar a estesia atribuída pelos Tremembé em relação ao ritual; e analisar quais sentidos o Torém pode trazer a Educação Física. A porta de entrada deste trabalho são as histórias vividas outrora por mim enlaçando-se com a continuidade de pesquisas acadêmicas desenvolvidas anteriormente. Utilizamos para a descrição do aprofundamento do relato histórico deste povo e sobre o ritual, as pesquisas dos autores Oliveira Júnior (1998; 1997), Gondim (2016; 2015; 2010; 2009), Valle (2005a; 2005b; 2004; 1993) e Messeder (2012). Já para uma compreensão sobre simbologia, sagrado e profano nos basearemos em Eliade (2010; 1998; 1991), mas para descrevermos de modo mais aprofundado o significado dos símbolos utilizamos os escritos de Chevalier e Gheerbrant (1994); nos remeteremos a conceituação de cultura e memória oral através de Zumthor (2010; 2007; 1993); já para compreendermos o conceito de ritual adentraremos as obras de Turner (2005; 1982) e Peirano (2003). E para embasar a fenomenologia e o conceito de estesia trazemos para o texto o autor Merleau-Ponty (2006; 1948/2004; 1945/1994). Desvela-se para a simbologia ritual a descrição das cenas, dos gestos, das emoções, da música, da linguagem, do figurino, da ornamentação e expressão corporal, e de outros símbolos que compõe o ritual a partir do relato de nove indígenas (entre cacique, pajé, lideranças, professores e uma índia). Investigamos assim, os símbolos no ritual pautando-se numa percepção como proveniência subjetiva do conhecimento, significando marcas de uma cultura de resistência. Tomando como ponto final a corporeidade deste processo e as implicações para Educação Física, instigando o debate para uma reflexão intercultural na área.
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    Tese
    Aprendendo a pertencer: uma leitura da trezena de Santo Antônio em Pradoso enquanto territorialidade humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-21) Alves, Carley Rodrigues; Aragão, Ana Lúcia Assunção; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795184P6; ; Carley Rodrigues Alves; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723382T8; Silva, Aldo Aloisio Dantas da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727380P0; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    A Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, é um festejo anual, que se realiza entre os dias 1º e 13 de junho. Desde a sua preparação até a realização do festejo são empregados saberes e técnicas tradicionais, que são compartilhados pela comunidade. Estes saberes, construídos ao longo de gerações, ligados à religiosidade popular, se constituem em processos educativos que constroem, por meio da oralidade, de práticas e experiências do cotidiano, o sentimento de pertencimento. Uma análise das cenas, dos saberes e dos sujeitos envolvidos no festejo, revela a forma e o conteúdo de práticas capazes de construir territórios simbólicos de pertencimento. Sendo assim, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, enquanto territorialidade humana, é concebida enquanto um locus de aprendizado do pertencimento, reafirmando valores comunitários como: a solidariedade, o serviço, a fraternidade, a integração, dentre outros. Enquanto referência empírica para uma análise da importância do pertencimento, a Trezena de Santo Antônio, em Pradoso, oferece subsídios para uma produção de conhecimentos pautada pela compreensão da necessidade de uma religação dos saberes técnicos e humanísticos.
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    Tese
    Assentamentos da Jurema Sagrada: expressão de um conhecimento ancestral
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-15) Oliveira, João Batista Figueredo de; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; http://lattes.cnpq.br/3296086189521730; Oliveira, Hilderline Câmara de; Cunha, Lidiane Alves da; Alves, Maria Lucia Bastos; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825
    Esta tese é resultado de observações etnográficas e tem como campo a Jurema Sagrada da Família Coró do Ilê Axé Bogundê, localizada no município de Parnamirim/RN. O enfoque da pesquisa foi a composição dos assentamentos da Jurema Sagrada e seu lugar na concepção e prática da religião. Na compreensão da religião, tais assentamentos são artefatos sagrados nos quais ocorrem os envultamentos das entidades por meio de processos rituais. Acredita-se que, com os envultamentos, os assentamentos se tornam um elo físico com os espíritos cultuados. Buscou-se observar como tais assentamentos possibilitam a manutenção de saberes, cosmovisão e práticas, objetivando averiguar suas potencialidades de mantenedores do conhecimento da Jurema Sagrada. Constatou-se que os assentamentos apresentam elementos que se manifestam como marco iniciático, ritualístico e síntese da cosmovisão da Jurema Sagrada. Como aporte teórico e metodológico desta pesquisa foi utilizado Gabriel Tarde (2003), Bruno Latour (2012) e Tim Ingold (2015), que possibilitaram um olhar reflexivo em campo e na escrita da tese, seguindo as noções de inteligência das coisas, das coisas (não humanos e não vivos) como agentes, dos movimentos de materiais e materialidades presentes no mundo e da importância do exercício de atenção aos conhecimentos tradicionais a partir de seus agentes constitutivos.
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    Dissertação
    Um baque pela ancestralidade: nação zamberacatu, pertencimento e construção de um Egbé (comunidade) Afro-Potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-29) Souza, Karolyny Alves Teixeira de; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; http://lattes.cnpq.br/8386486755434162; Alves, Maria Lucia Bastos; https://orcid.org/0000-0002-1883-0139; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Silva, Bruno Goulart Machado
    Este trabalho busca dialogar sobre o Maracatu Nação como uma manifestação cultural de luta e resistência. Ser uma nação de maracatu significa ter estreita relação com a ancestralidade cultuada nas religiões de matriz afro-brasileira. Nesse sentido, utilizo de elementos da cosmovisão africana (OLIVEIRA, 2020) para desenhar caminhos de pertencimento da Nação Zamberacatu aos povos de terreiros, construindo assim um Egbé, uma sociedade afro-potiguar. Entendendo que nessa construção estão envolvidos aspectos religiosos, culturais e políticos, este trabalho procura estudar as relações que, desenvolvidas no contexto da manifestação, desencadeiam processos significativos para dialogar sobre a tradição na contemporaneidade, a construção de uma identidade negra e os significados de um matriarcado dentro de um maracatu nação, pensando-o como elemento central para a compreensão e culto da ancestralidade. Os procedimentos metodológicos estão dispostos de maneira que a escolha dos autores e da metodologia visa demarcar território de pertencimento social e dar voz a intelectuais racializados. Utilizo, desse modo, como estratégia uma escrita sobre a população negra que parta dela mesma nos moldes da pesquisa afrodescendente (CUNHA JUNIOR, 2013), tendo a escrevivência (EVARISTO, 2017) como maneira de assumir o lugar do ser que brinca e escreve, é pesquisadora e pesquisada. Utilizo igualmente a valoração da palavra falada, a oralidade, como elemento que faz nascer a escrita (A. HAMPATÉ BÁ, 2010) e a observação atrelada à perspectiva do ser afetado (FAVRET-SAADA, 1990), no sentido de construir um texto que se aproxima da escrita experimental (FLEISCHER,2018), com fluidez e que evoca horizontes.
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    Dissertação
    "Bordados do Seridó" : uma experiência etnográfica com as bordadeiras do município de Caicó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-26) Araujo, Adrianna Paula de Medeiros; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; http://lattes.cnpq.br/8202430744079222; ; http://lattes.cnpq.br/9050190686729666; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Brito, Thaís Fernanda Salves de; ; http://lattes.cnpq.br/3691119278603114
    As narrativas que circulam por Caicó contam-nos que a atividade de bordar teria chegado à cidade por volta do século XVIII, através dos colonizadores portugueses. Inicialmente, o bordado funcionou como elemento constitutivo na formação feminina, sobretudo, na construção do papel da moça prendada , posteriormente, foi caracterizando-se como atividade geradora de renda, passando a movimentar fortemente o setor informal da economia local. Além de fonte de renda, a prática das bordadeiras vem ressignificando a tradição artesanal, transformando o bordado em um dos símbolos identitários do município ao projetá-lo para outros mercados, carregando o nome de bordados de Caicó . A pesquisa tem como objetivo investigar a dinâmica da produção artesanal do bordado, dentro do círculo familiar e em seus desdobramentos após a sua entrada na esfera comercial. Também busca investigar como a atividade opera dentro de um contexto em que os sujeitos (bordadeiras e intermediários) e seus distintos agenciamentos acionam certos discursos, sobretudo aqueles relacionados a identidade e autenticidade, em nome de fins econômicos, políticos e culturais
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    Artigo
    A brincadeira do reisado na comunidade Cipó de Baixo (Pedro II, Piauí) e a dinâmica da tradição-modernidade
    (2014) Sousa, Luciano de Melo; Assunção, Luiz Carvalho de
    Este artigo estuda a tradição do reisado na comunidade Cipó de Baixo, município piauiense de Pedro II. A leitura feita procura ressaltar a processualidade da brincadeira que navega entre a permanência e a transformação na modernidade. Buscou-se a construção cultural de uma trama de existência social cotidiana que analisa a brincadeira de Reis do Cipó, onde mudança e continuidade elaboram um enredo cultural com especificidades muito próprias. O estudo aponta para múltiplas direções nas transformações do reisado em um contexto marcado por um intenso processo de migração de seus atores, de crescentes vínculos com o mercado, modernização de suas existências sociais.
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    Tese
    O Bumba meu boi como fenômeno estético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Viana, Raimundo Nonato Assunção; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770158U5; Santana, Arão Nogueira Parananguá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6; Souza, Edilson Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/3329563140947244; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão. Parte da proposição de que o Bumba-meu-boi maranhense, assim como, outros folguedos tradicionais, reúnem elementos constitutivos que configuram uma linguagem estética e essa linguagem, expressa pelos corpos que a cultivam, também se constitui enquanto expressão educativa nas formas de ser e de viver em sociedade, no espaço e no tempo, criando e recriando estruturas, modos de ser e de fazer dos sujeitos sociais. Através do canto, da dança, das ações organizativas; entre outros aspectos estabelecem-se diferentes estratégias de leitura do mundo; movimentando-se, reorganizando-se, informando-se sobre o ambiente e informando-se sobre si mesmo. A pesquisa tem como configuração metodológica a abordagem qualitativa fenomenológica, cuja trajetória do fenômeno situado foi desenvolvida a partir das descrições da experiência vivida pelo autor no mundo-vida do Bumba-Meu-Boi da Liberdade radicado, em São Luís do Maranhão. É com a compreensão da estética fenomenológica que nos identificamos para realizar este estudo. Esta concepção está relacionada com o domínio da apreensão sensível vinculada à relação de sentidos do homem com o mundo, consigo próprio e com os outros. A tese apresenta a produção de conhecimento como categoria estética e o fenômeno educativo configurado na condição corporal do ser humano. Compreendemos que, na experiência vivida e construída no cenário do Bumba-meu-boi, há uma educação que se configura na plasticidade do corpo, na sua capacidade de atribuir sentidos e construir significados
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    Dissertação
    Campo e contracampo : o encontro com o outro no filme Lavoura Arcaica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-10-02) Gomes, Ana Cecília Aragão; ; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452; ; http://lattes.cnpq.br/9691326421578294; Prysthon, ângela Freire; ; http://lattes.cnpq.br/8839343621880140; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    Esta dissertação trata do encontro com o outro no cinema. Para isso, acolhe a dúvida, a incerteza, o inacabamento do ser humano como postura de observação. Leva em consideração os múltiplos vetores sociais, históricos, subjetivos, temporais e culturais que constituem esses fenômenos. O cinema é usado como recurso cognitivo a fim de incorporar o poético e o imaginário, possibilitando o não esquecimento de gestos e dos saberes que eclodem dos sons, cores, lembranças, imagens, palavras, trocas sociais, reciprocidades cognitivas que nos permitem pensar a cultura, sociedade e a comunicação. Para isso, tem como pressupostos teóricos as ideias de duplo e participação afetiva (projeção-identificação) desenvolvida por Edgar Morin, assim como a ideia de comunicação como possibilidade/impossibilidade de construções de vínculos com o outro por meio do corpo, nossa mídia primária, conceitos desenvolvido por Harry Pross e Norval Baitello Jr.. O filme escolhido para análise é Lavoura Arcaica, filme emblemático na discussão da condição humana e na relação do homem com seu corpo, seus desejos, com sua ambivalência natureza/cultura. Sobre ele são tecidas reflexões sobre o processo de acionamento do duplo (eu mesmooutro) na busca pelo outro por meio dos elementos de construção cinematográfica, tais como: montagem, direção, roteiro, atores, cenografia, figurino e trilha sonora. Conclui que o cinema, ao permitir a participação afetiva e proporcionar a experienciação do duplo, torna-se uma linha de fuga no caminho para o desenvolvimento da alteridade
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    Tese
    A capoeira e os mestres
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-27) Paiva, Ilnete Porpino de; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4; ; http://lattes.cnpq.br/3080508062421179; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Ayala, Marcos; ; http://lattes.cnpq.br/6991057380673183; Abib, Pedro Rodolpho Jungers; ; http://lattes.cnpq.br/8287621182146633; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058
    A Capoeira, considerada uma manifestação da Cultura Popular - herança de povos africanos - é uma prática cultural e social presente no Brasil desde a época colonial. Este estudo é dedicado à Capoeira e seus mestres. Trabalhamos a Capoeira como um campo social na perspectiva teórica da Sociologia de Pierre Bourdieu. Procuramos apreender a construção social do mestre, a legitimidade do seu saber, as disputas e as representações que elaboram no espaço redefinido pelas mudanças materiais e simbólicas ocorridas com a Capoeira nas últimas décadas. As noções operatórias de campo social, habitus, capital e tradição foram pertinentes para pensar os jogos de poder, as relações sociais e as tramas simbólicas no campo da Capoeira. Do ponto de vista metodológico, embora as entrevistas com os mestres e a observação direta tenham tido um lugar especial na pesquisa, outras estratégias foram utilizadas: pesquisa em jornais, revistas temáticas, documentários, composições musicais e trabalhos acadêmicos. A atuação dos mestres no processo de reinvenção de tradições tem redefinido o seu lugar social em relação às gerações anteriores. Estes são percebidos como atores sociais responsáveis pela manutenção, dinamicidade, afirmação, divulgação e expansão da prática capoeirística
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    Dissertação
    A Cena Black Rio: circulação de discos e identidade negra
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-02) Braga, André Garcia; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058; ; http://lattes.cnpq.br/0106350675978757; Valle, Carlos Guilherme Octaviano do; ; http://lattes.cnpq.br/7578005376543804; Sautchuk, João Miguel; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768
    O presente trabalho pretende, a partir da análise da circulação de discos de vinil em uma determinada situação histórica, produzir uma interpretação da formação e desenvolvimento do fenômeno sociocultural conhecido como cena Black Rio, ocorrido no Rio de Janeiro na década de 70 do século XX. Trata-se também de mapear o campo artístico e de consumo em ação na cena, inserindo-o em um contexto mais amplo de circulação de cultura caracterizado no conceito que Paul Gilroy (2012) nomeia de Atlântico negro. Ao inserir a Black Rio ao Atlântico negro, a pesquisa permitiu, desta maneira, a possibilidade de investigação da formação de identidades locais a partir de referenciais estrangeiros ou globais, e dos estilos de vida decorrentes deste processo de ressignificação e trocas culturais. Em um segundo momento, faz-se um esforço para se entender a identidade racial e a sua conexão com a dimensão política do contexto dos bailes e da cena Black Rio. Utilizando-se para tanto dos trabalhos de Hall, Giacomini e Sansone, que orbitam em torno dos conceitos de raça, etnicidade e identidade, planejase, no limite, refletir sobre a seguinte questão: o quão negra (ou black) foi (ou é) a cena Black Rio?
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    Dissertação
    Cerâmica de Santo Antônio do Potengi: entre tradição e modernidade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-09-28) Bezerra, Nilton Xavier; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; ; http://lattes.cnpq.br/3609163207351583; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Pereira, Edmundo Marcelo Mendes; ; http://lattes.cnpq.br/6628113763709058
    No Rio Grande do Norte, a atividade artesanal é geradora de economia, envolve um número significativo de pessoas e é diversificada em suas matérias-primas e tipologias. Como referência do artesanato local, a cerâmica supriu as necessidades primárias nos utilitários domésticos, adquiriu feição devocional nas figuras religiosas, foi brinquedo nos divertimentos infantis e, por fim, ganhou status de puro ornamento. Por sua representatividade histórica, o distrito de Santo Antônio do Potengi é considerado o mais importante centro de fabricação da cerâmica artesanal no Estado. O trabalho dos oleiros prossegue naquela localidade ancorado entre a herança familiar e a participação cada vez mais influente das políticas públicas destinadas ao setor, situação verificada por visíveis alterações no feitio da louça, açodadas a partir da década de 1990, com a implantação de uma cooperativa destinada à produção coletiva. Nesse percurso, observamos que tais ações, na medida em que objetivam estruturar condições ideais para prover a sustentabilidade do fazer artesanal, não beneficiam de maneira significativa o desenvolvimento social dos artesãos. É importante não perder de vista que existem várias dimensões envolvidas nesse processo e que estas extrapolam o interesse comum pelo objeto e a conotação econômica conseqüente de sua comercialização. São conhecimentos que implicam a escolha às matérias-primas, as singularidades dos aspectos formais e métodos produtivos, sobretudo as relações contextuais organizadas para defender a sobrevivência da atividade
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    Tese
    A construção de um estilo de vida: família e relações de gênero na participação do projeto ético-político renovado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-30) Magalhães Filho, José Rômulo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794937U4; ; http://lattes.cnpq.br/4874564454535013; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6; Alves, Maria Lúcia Bastos; ; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Silva, Irene de Araújo Van Den Berg; ; http://lattes.cnpq.br/6130987016963937; Meneses, Jonatas Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5266161661987860
    Este estudo busca articular três temas distintos: pentecostalismo, relações de gênero e família a partir da interpretação de dois conceitos complementares: estilo de vida e projeto ético político. O universo estudado foi a Igreja Presbiteriana Renovada de Aracaju e seus membros e liderança surgem como sujeitos desta pesquisa. As informações coletadas no espaço virtual e no material institucional, aliadas às observações de campo e às entrevistas, somam-se ao referencial teórico lido e sistematizado para a construção deste texto e defesa do seguinte argumento central: há um estilo de vida renovado, marcado pela definição clara dos papéis exercidos pelo homem e pela mulher que se impõe como parte de um projeto ético-político pentecostal. Assim, este texto discute a prática da supremacia masculina e sua manifestação nas celebrações e nos materiais institucionais desta igreja pentecostal neoclássica. Ainda aponta quais os elementos fundantes do chamado estilo de vida renovado e discute a influência das concepções de masculino e feminino na formação deste estilo de vida. Ao avaliar o projeto ético-político desta comunidade pentecostal percebeu-se que há um movimento de construção de uma sociedade fundamentada em princípios conservadores e que tem como fundamento e valores a obediência, a ordem, o modelo centrado na família monogâmica e heterossexual e a meritocracia. Estes valores têm uma base religiosa (a Bíblia Cristã), mas também uma orientação de manutenção de uma sociedade comprometida com o capital e que precisa de uma população satisfeita com sua condição. A presença do discurso conservador nas comunidades evangélicas pentecostais, somado ao crescimento em proporções geométricas nos leva a pensar de forma mais específica como se comportarão os outros segmentos da sociedade diante da iminência de um Estado Cristão Evangélico no Brasil. Não é algo que se apresente como irreal ou hipotético, mas de possibilidades concretas. O projeto ético-político renovado se apresenta como alternativa a uma sociedade perdida em seus referencias éticos. Apresenta-se como uma sociedade digna de se viver
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    Tese
    O corpo e a linguagem da capoeira: apontamentos para uma educação pela estesiologia do corpo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Mesquita, Olênia Aidê Leal de; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; http://lattes.cnpq.br/4028552915779150; Assunção, Luiz Carvalho de; https://orcid.org/0000-0002-0718-0492; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; Vieira, Marcilio de Souza; Zimmermann, Ana Cristina; Silva, Luiz Arthur Nunes da
    Esta tese tem como proposição que a experiência do corpo na vivência da Capoeira evidencia uma educação estesiológica e sensível, que amplifica seus sentidos e contribui no processo de construção de sujeitos condutores de suas próprias histórias e também de uma melhor compreensão e valorização da cultura em que estão inseridos. Como objetivos, buscamos evidenciar educação a partir da gestualidade e da vivência da Capoeira; Apontar sentidos educativos presentes na Capoeira; Refletir sobre uma educação estesiológica na Capoeira, utilizando o método fenomenológico de Merleau-Ponty como suporte metodológico, em conjunto com a rede de significados. Na busca desses sentidos, faço um relato da minha própria história e experiência com a Capoeira e acerca da minha vivência e percepção com a visita ao Memorial da Capoeira, situado no bairro de Cidade Nova em Natal, também realizamos entrevistas estruturadas com Mestres e Contramestres de Capoeira e a descrição e discussão do filme Besouro e todos esses dados e impressões foram reunidos e discutido, seguindo a ordem primeira da percepção, depois da descrição, redução e compreensão do fenômeno investigado com o auxílio de autores como Merleau-Ponty (1992; 2000; 2011), Paul Zumthor (1993), Medeiros (2010), Nóbrega (2010; 2015; 2016) e Freire (1987). Com isso, pudemos discutir e confirmar o corpo como fonte primeira e unificada do saber e que a educação sensível tem muito a contribuir para a educação, evidenciando a estesiologia como possibilitadora da estrutura da comunicação dada pela percepção, que desencadeará uma nova aprendizagem, um novo conhecimento. Concluímos, portanto, que a aprendizagem da Capoeira não pode ser simples repetição de movimento, mas deve atribuir sentidos aos movimentos, comunicar-se pelos seus gestos, conhecer os elementos que a constituem, que formam a roda, sejam os instrumentos, os rituais, as músicas ou os golpes, colhendo suas significações que estão ali, latentes e prontas para preencher nosso ser, educando pela estesiologia do corpo.
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    Dissertação
    O corpo e as danças populares paraenses no espetáculo "Dançares Amazônicos", do Balé Folclórico da Amazônia: reflexões simbólicas e culturais para a Educação Física
    (2020-03-12) Guzzo Júnior, Carlos Cristiano Espedito; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; ; Monteiro, Maria Auxiliadora; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção;
    Este trabalho lança o olhar para as danças populares paraenses no intuito de revelar sentidos e significados simbólicos e culturais para a Educação Física, sob a perspectiva de um corpo sensível que produz reflexões a partir de gestos, linguagens e emoções, pautando a percepção do meu olhar e do olhar do outro como fonte subjetiva de conhecimento próximo da realidade vivida acerca dessas danças, buscando ampliar as possibilidade de conhecimento cultural. Objetivou-se, nesta pesquisa, apresentar, contribuir e ampliar o conhecimento das reflexões sobre o corpo na Educação Física e refletir sobre o mesmo em seus aspectos culturais e simbólicos nas manifestações dançantes paraenses. A pesquisa se origina de uma inquietação a essas expressões artísticas que enfoquem uma percepção sobre os corpos no mundo e sobre o mundo vivido, contribuindo para a busca de outras coordenadas epistemológicas ampliando sobre corpo e cultura para a Educação Física. Destarte, para o desenvolvimento do trabalho, tem-se, como base metodológica, um estudo qualitativo a partir das concepções do método fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty, por entender que o filósofo não se limita a conceitos fechados, e, a partir dessas reflexões, construir horizontes, diálogos e discussões acerca das mediações entre corpo, estética e cultura popular e como se manifestam as danças aqui abordadas, como fenômeno incorporado no corpo paraense a partir de um espetáculo. Neste estudo, tomamos como referência a apresentação do grupo Balé Folclórico da Amazônia, no espetáculo Dançares Amazônicos, propondo ampliar os conceitos a partir da análise do espetáculo de algumas cenas, além dos vários tipos de registros, como vídeos, letras das músicas, figurinos, fotos, entrevistas, dando uma dinâmica que liga os diferentes símbolos, ajudando-nos a refletir sobre o significado desse corpo, dessa cultura e dos símbolos para a Educação Física. Assim, são apresentadas as considerações finais, compreendendo os contornos do agir do corpo como cultura e que exigem um olhar para objetos de investigação que os contextualizem em suas mais variadas dimensões, permitindo, assim, ressignificar as danças analisadas, naquilo em que, por vezes, pode ser contraditório quando o todo determina e é determinado pelas experiências singulares, entendendo-se as diferentes danças culturais como um campo de conhecimento interdisciplinar e dinâmico, tornando-se promissoras ao promover o desenvolvimento simbologias exploradas neste estudo.
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    Tese
    O corpo negro na escola: trilhas de uma educação do sentir para pensar as relações étnico-raciais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-27) Aquino, Maria Elizabete Sobral Paiva de; Porpino, Karenine de Oliveira; ; ; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Viana, Raimundo Nonato Assunção; ; Pinho, Vilma Aparecida de; ; Costa, Elaine Melo de Brito;
    Esta tese defende que a visibilidade do corpo negro na escola pode-se dar a partir de uma educação que desvele o sentir no campo das relações étnico-raciais, considerando a estesiologia e a intercorporeidade como referências para as experiências pedagógicas na escola. Essas referências fenomenológicas se configuram pela possibilidade de considerar um corpo poroso, corpo que ultrapassa a cisão biológica e cultural, que é atravessado pelas sensações, pela motricidade, pela experiência vivida, pelos afetos. O trabalho tem como objetivo descrever e refletir a respeito de experiências pedagógicas no contexto educativo considerando as relações étnico-raciais sob um olhar estesiológico, bem como refletir sobre os sentidos do corpo negro a partir de experiências compartilhadas com estudantes e discutir as relações étnico-raciais no contexto escolar tendo como foco as noções de estesiologia e intercorporeidade. A investigação ancora-se na atitude fenomenológica de Merleau-Ponty como referencial teórico-metodológico, pauta-se na experiência vivida que situa o corpo, o outro e o sensível no processo do conhecimento. Ressignificar o corpo negro na educação pela experiência estética do sentir com o outro, tendo como foco a fenomenologia, implica em reaprender a ver o corpo negro, pois é esse corpo que sente, percebe e compreende a presença do outro. Associado a Merleau-Ponty, a fórmula de pathos proposta por Aby Warburg, é tomada também como referência metodológica para a criação de pranchas com imagens que pretendem incitar a montagem dos tempos e dos sentidos, como a memória e a empatia. Para a construção textual recorre-se à metáfora de uma trilha para desvelar as experiências educativas com estudantes do ensino médio do IFRN, campus Ceará-Mirim, em três situações: atividades do Grupo Cachos (formado por estudantes negras), encontros com Comunidades Quilombolas e apreciações fílmicas. Tendo a redução fenomenológica como empreendimento da pesquisa, são desvelados os sentidos das visibilidades do corpo negro, da ancestralidade e da escuta do outro. Trata-se de pensar uma educação enovelada com a sensibilidade, que permita pensar e sentir o corpo negro no mundo de toda gente, que produza uma troca de saberes inscritos na experiência a partir da intercorporeidade e da estesiologia. Tais saberes se estabelecem na relação com o outro e reverberam em acolhimento, cumplicidade e respeito a serem cultivados no contexto das relações étnico-raciais na escola.
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    Tese
    O corpo, o sagrado e a educação: uma abordagem fenomenológica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Oliveira, Ingrid Patrícia Barbosa de; Nóbrega, Terezinha Petrúcia da; http://lattes.cnpq.br/6743881635494941; http://lattes.cnpq.br/7836954364025567; Vieira, Marcilio de Souza; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Assunção, Luiz Carvalho de; Saura, Soraia Chung; Viana, Raimundo Nonato Assunção; Caminha, Iraquitan de Oliveira
    Esse trabalho se desenvolveu a partir dos movimentos de pensamentos do universo de diferentes pesquisas desenvolvidas no Grupo ESTESIA e no laboratório, que vem investindo em aventuras epistêmicas, estéticas e educativas em torno da visibilidade do corpo e da cultura de movimento. Nessa direção, destacamos que essa pesquisa vem colaborar, no sentido de refletir sobre a experiência estética de ver a dimensão do sagrado como expressão do corpo, e assim mover reflexões para pensar uma educação sensível que está centrada na experiência de ver o filme, em seus sentidos e sentimentos. A construção dessa tese, portanto, realiza-se pela percepção estética do sagrado a partir do conceito de intercorporeidade que perpassa nas seguintes unidades de sentidos: a ritualidade, a sexualidade e a morte.
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    Tese
    Cultura do consumo e religião na pós-modernidade: a localização dos fieisconsumidores no espaço social
    (2018-08-17) Sousa Júnior, José Dantas de; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; ; ; Lopes Júnior, Edmilson; ; Assunção, Luiz Carvalho de; ; Gonçalves, Antonio Giovanni Boaes; ; Savalli, Elaine Cristina Alves da Costa;
    Esta tese de doutorado procura discutir a interface entre as religiosidades contemporâneas e a sociedade/cultura do consumo vigente, estudando assim a relação entre posição social dos indivíduos e os significados atribuídos às experiências religiosas. Como também, identificar as dinâmicas institucionais de produção e reprodução dos bens religiosos em sua relação com o imaginário da cultura local predominante. O campo de pesquisa escolhido foram as igrejas neopentecostais Verbo da Vida, Internacional da Graça de Deus e Presbiteriana Renascer da cidade de Campina Grande, interior da Paraíba. Este trabalho foi construído através dos pressupostos bourdiesianos, tais como campo, capital e habitus, uma forma de relacionar os níveis de posse dos membros de cada denominação com sua localização no espaço social delimitado. Foram utilizadas as discussões de vários autores sobre o neopentecostalismo, a religião na pós-modernidade e a cultura do consumo e do consumismo. Paralelamente foram levantados e analisados os dados de nossa pesquisa, tais como questionários, entrevistas e a observação direta e indireta. Esta metodologia serviu para demonstrarmos que os féisconsumidores destas denominações possuem uma determinada estratificação, assim como os discursos ofertados pelas instituições do sagrado também são diferenciados.
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    Tese
    Da encruzilhada para o Supremo Tribunal Federal: o sacrifício ritual de animais das religiões afro-brasileiras, o preconceito religioso e a defesa dos animais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-16) Santos, José Roberto Oliveira dos; Assunção, Luiz Carvalho de; http://lattes.cnpq.br/6232503538224768; http://lattes.cnpq.br/1649481232106447; Alves, Maria Lucia Bastos; http://lattes.cnpq.br/1719643619018288; Lopes Júnior, Orivaldo Pimentel; http://lattes.cnpq.br/7945742180527825; Berg, Irene de Araújo Van Den; http://lattes.cnpq.br/6130987016963937; Araújo, Patrício Carneiro; http://lattes.cnpq.br/8133102638020375
    Esta tese tem por objetivo compreender os fatores que colocaram o sacrifício ritual de animais como pauta nas assembleias legislativas e câmaras municipais do Brasil. Para tanto, foi realizada análise teórica, para refletir sobre a problemática do sacrifício ritual de animais, através do método etnográfico, observação participante no Centro de Umbanda Pombagira Rainha em Natal/RN, analisando a trajetória de vida de Pai Canindé e seu filho Pai Igor, onde discutiu os aspectos como o sincretismo (FERRETI, 2014), os conflitos inerentes dos processos socioculturais, os dramas sociais (TURNER, 2008), e as ações de preconceito religioso relacionados ao universo afro-brasileiro. Desse modo, a tese postula a relação de dois movimentos que levaram a pauta da proibição dos rituais de sacrifícios de animais das religiões afro-brasileira ao Poder Legislativo e Judiciário: o aumento de parlamentares evangélicos e o contexto da ampliação do discurso de defesa dos direitos dos animais. A respeito do preconceito religioso que perpassa essa discussão, apresentei elementos da epstemologia da encruzilhada proposta por Rufino (2019), como perspectiva de enfrentamento.
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