Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Arruda, Adrya Soares."

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A ludicidade como ferramenta didática no 2° ano do ensino fundamental: desafios e contribuições no processo de alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Arruda, Adrya Soares.; Nascimento, Ilderlândio de Assis Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira
    O presente trabalho teve o intuito de investigar o uso da ludicidade como ferramenta didática no processo de alfabetização de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Caicó-RN. Com base no objetivo de compreender como as práticas lúdicas podem ser aplicadas para favorecer o ensino, analisando seus desafios e contribuições no processo educativo. Diante disso, a pesquisa adotou abordagem qualitativa com procedimentos de pesquisa de campo e pesquisa-ação, utilizando, como instrumentos, observações diretas em sala de aula, notas de campo, entrevistas com a professora regente e realização de atividades lúdicas. Os resultados apontaram que a ludicidade, quando possui uma aplicação com intencionalidade pedagógica, contribui significativamente para o engajamento dos alunos, desenvolvimento da autonomia, criatividade, interação social e prazer pelo aprendizado. Observou-se também que, apesar dos benefícios, ainda existem alguns desafios para sua efetivação, como a falta de materiais adequados, incentivo da gestão escolar e formação continuada. Conclui-se que a ludicidade representa um recurso pedagógico com grande significado, no qual facilita o processo de alfabetização, sendo capaz de transformar a rotina escolar em experiências educativas/significativas, desde que seja valorizada e estruturada com intencionalidade, levando em consideração as especificidades dos indivíduos, colocando-as no centro da aprendizagem
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM