Navegando por Autor "Arruda, Adrya Soares."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A ludicidade como ferramenta didática no 2° ano do ensino fundamental: desafios e contribuições no processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-01) Arruda, Adrya Soares.; Nascimento, Ilderlândio de Assis Andrade; Morais, Isabela Cristina Santos de; Vieira, Arthur Cassio de OliveiraO presente trabalho teve o intuito de investigar o uso da ludicidade como ferramenta didática no processo de alfabetização de uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Caicó-RN. Com base no objetivo de compreender como as práticas lúdicas podem ser aplicadas para favorecer o ensino, analisando seus desafios e contribuições no processo educativo. Diante disso, a pesquisa adotou abordagem qualitativa com procedimentos de pesquisa de campo e pesquisa-ação, utilizando, como instrumentos, observações diretas em sala de aula, notas de campo, entrevistas com a professora regente e realização de atividades lúdicas. Os resultados apontaram que a ludicidade, quando possui uma aplicação com intencionalidade pedagógica, contribui significativamente para o engajamento dos alunos, desenvolvimento da autonomia, criatividade, interação social e prazer pelo aprendizado. Observou-se também que, apesar dos benefícios, ainda existem alguns desafios para sua efetivação, como a falta de materiais adequados, incentivo da gestão escolar e formação continuada. Conclui-se que a ludicidade representa um recurso pedagógico com grande significado, no qual facilita o processo de alfabetização, sendo capaz de transformar a rotina escolar em experiências educativas/significativas, desde que seja valorizada e estruturada com intencionalidade, levando em consideração as especificidades dos indivíduos, colocando-as no centro da aprendizagem