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Navegando por Autor "Armienta, Eduardo Valencia"

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    Dissertação
    Memória coletiva e imagens ancestrais: um paralelo entre as artes cênicas e as experiências rituais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-05-30) Armienta, Eduardo Valencia; Haderchpek, Robson Carlos; http://lattes.cnpq.br/4286695631161068; http://lattes.cnpq.br/0655014587459797; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Almeida, Verônica Fabrini Machado de
    No presente estudo do teatro ritual, entende-se que o teatro, desde seus primórdios, possuía elementos rituais (místicos) que sempre se distinguiam pela característica de fazer sonhar outras realidades ou trazer outras percepções aos seus participantes. As experiências que aproximam o artista de estados alterados de consciência o acompanham desde o início das representações artísticas. Os elementos em cena, a preparação do ator, a arquitetura de novos espaços, alguns temas, melodias e símbolos, todos esses elementos incríveis geram um espaço simbólico, um lugar para sonhar e uma atmosfera que traz a essência sagrada que pertence ao ritual. As experiências que levam o artista a estados alterados de consciência são “uma nova busca do sagrado” do religioso. O ritual e o teatro mantêm a coletividade e as imagens e forças simbólicas que preservam as chaves para abrir a porta do ancestral, do espiritual e das forças criativas arquetípicas. É no teatro ritual que o próprio ritual encontra outro lugar de ação. Os arquétipos são estudados em ambos, comparando as experiências pessoais do pesquisador nos rituais Wixarrikas e no Arkhétypos Grupo de Teatro. Deste modo, busca-se descobrir o que acontece no ator após excitar seus sentidos e ser exposto aos elementos rituais dessa cultura, esperando que eles nos revelem a natureza poiética das formas geométricas harmônicas escondidas em cada átomo, pensamento,sentimento ou ação. Como um espiral que em diferentes dimensões sempre segue seu caminho, seu contorno é a base da geometria e da matemática da natureza. Assim, por exemplo, a espiral é um arquétipo universal presente em todas as expressões da vida, nela oculto e nascido com a vida na qual todo o universo dança. Tudo se forma em espaços simbólicos, universos invisíveis (mundus imaginalis) que se manifestam no ato ritualístico. Por fim, o coletivo que se gera no teatroritual por meio de emoções humanas instintivas ou espirituais faz com que este seja percebido por alguns autores como um lugar e uma forma de se levar às profundezas o conhecimento do ser, incluindo, neste processo a cura, a decolonialidade do imaginário, o câmbio, a coesão e a transformação social.
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