Navegando por Autor "Araújo da Silva, Julliana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliar no ensino remoto: desafios e possibilidades(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-12) Araújo da Silva, Julliana; Garcia, Tânia Cristina Meira; https://orcid.org/0000-0002-5488-3684; http://lattes.cnpq.br/5331729221953880; https://orcid.org/0000-0001-5606-110X; http://lattes.cnpq.br/9570561870743420; Cavalcante, Christianne Medeiros; http://lattes.cnpq.br/5337718629104196; Garcia, Tulia Fernanda M.; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688Este trabalho descreve um relato de experiência, no qual é tecida uma discussão crítica e reflexiva da vivência resultante de intervenção realizada em uma escola da rede municipal de ensino, localizada na zona urbana da cidade de Caicó/RN. Esta intervenção se deu durante o período de estágio curricular supervisionado, e como parte das atividades desenvolvidas no âmbito das atividades de iniciação científica, através dos Planos de Trabalho (PIBIC-PROPESq-UFRN). O estudo segue os princípios de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, interpretando e analisando criticamente os dados coletados, por meio do instrumento questionário. Versa sobre a avaliação da aprendizagem, elemento importante para acompanhar o progresso do aluno, investigar suas dificuldades, habilidades e competências, além do ensino remoto e sua relevância para a educação durante o estágio mais crítico da pandemia do Coronavírus, trazendo à cena as TICs como peça chave. Os docentes precisaram adaptar estratégias e procedimentos metodológicos ao ensino remoto, em que o modo de avaliar também fora influenciado. A partir disso surge a problemática: Como os professores avaliaram a aprendizagem dos alunos no ensino remoto? Para tratar desse problema, foram traçados objetivos, dos quais o geral tratou de descrever os desafios e possibilidades encontrados no formato remoto pelos professores, para verificar o desempenho de aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. A metodologia adotada para desenvolver esta pesquisa partiu de: 1) selecionar a bibliografia base para a redação do aporte teórico da investigação, 2) escolher o público alvo, 3) determinar o instrumento utilizado para a coleta de dados, um questionário online e 4) a estratégia para coletá-los, uma intervenção na semana de planejamento da Escola, por meio de uma palestra. Como resultado deste estudo percebe-se que a verificação de aprendizagem realizada pelos docentes não foi uma experiência exitosa no ensino remoto, um fato influenciado por diversos fatores.