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Navegando por Autor "Araújo, Rummenigge Medeiros de"

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    Dissertação
    Abram-se as cortinas: uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Cunha, Thâmara Monique; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/0199396593095459; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Rummenigge Medeiros de; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295
    A pesquisa de mestrado intitulada “ABRAM-SE AS CORTINAS: Uma montagem teatral como prática pedagógica inclusiva para o Ensino de Teatro”, tem como objetivo analisar o processo de montagem de uma peça teatral, por intermédio de uma prática pedagógica que considere a participação de crianças com e sem deficiência em contexto escolar. A montagem estava ligada ao Projeto de Literatura e Arte da escola, que tinha como homenageado nesse ano o escritor Ariano Suassuna. Cada turma ficou responsável por uma de suas obras, a escolha foi feita pelas professoras de Língua Portuguesa e Arte e os 9º anos ficaram com a peça A Pena e a Lei. Esse estudo acontece na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, no município de Guamaré/RN, em três turmas de 9º ano (A, B e C), no turno vespertino, sendo que a análise se centra na turma do 9º A, a qual tinha trinta e um alunos, contando com duas alunas com deficiência. Por meio desse trabalho vimos que é possível utilizar a montagem teatral como prática pedagógica envolvendo alunos com e sem deficiência ao longo do processo.
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    Dissertação
    Formação do sujeito espectador: uma experiência com o Projeto Encontro com o Artista/IFRN - Campus Macau
    (2017-08-31) Frazão, Abraão Lincoln Rosendo; Araújo, José Sávio Oliveira de; Vieira, Marcilio de Souza; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; http://lattes.cnpq.br/9421766326120762; Araújo, Rummenigge Medeiros de; https://orcid.org/0000-0002-2034-0796; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295
    A pesquisa considerou o espaço escolar como mundo vivido dos fazeres artísticos relacionados à arte do teatro a partir da apreciação artística do Projeto “Encontro com o Artista”, em especial no IFRN Campus Macau. O objetivo dessa pesquisa dissertativa foi compreender e refletir sobre o processo de ensino de teatro, a partir da apreciação de espetáculos teatrais, por meio do Programa “Encontro com o Artista”, realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Macau, entre os anos 2015 e 2016, para as turmas da 2º ano do Ensino Médio que frequentam o componente curricular Arte/teatro. A partir do objetivo proposto questionou-se: Como os alunos do Ensino Médio podem aprender sobre teatro por meio da apreciação de espetáculos teatrais? Como esses discentes podem compreender a linguagem teatral por meio de debates e processos de mediação? Como ampliar o acesso à arte do teatro dentro da escola e a reflexão crítica para a construção de um sujeito espectador? O aporte metodológico baseou-se na pesquisa Qualitativa tendo como abordagem a Ação-Participante. Ao adotar tal abordagem metodológica considerou-se a inserção do pesquisador no meio pesquisado, a participação efetiva da população pesquisada na pesquisa, a transformação da realidade. A pesquisa apoiou-se ainda nos estudos e reflexões de Barbosa (1991) em especial na sua Abordagem Triangular, de Desgranges (2010) quando discute a Pedagogia do Espectador, de Pavis (2003) ao analisar o espetáculo, de Freire (1996) quando considera a educação como autonomia e de Araújo (2012) e suas inter-relações entre tecnologia, espectador e cena. Considerou-se que essa experiência artístico-pedagógica denominada Encontro com artista, apresentou um caráter de extrema importância no que diz respeito ao campo do ensino da arte desenvolvido no Instituto Federal Campus Macau.
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    Artigo
    Reflexões sobre o teatro contemporâneo e o (entre) cruzamento de referências em Rainha Mentira de Gerald Thomas
    (Universidade Federal da Bahia, 2013) Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; Araújo, Rummenigge Medeiros de
    Este artigo aborda e contextualiza o teatro contemporâneo no contexto da discussão sobre o caráter da relação texto-cena e o fenômeno da condição pós-dramática e comenta sobre a prática teatral nos dias de hoje. Nesse sentido, situa os termos “contemporâneo” e “pós-moderno”, dialogando com autores que discutem sobre as configurações da cena e suas abordagens,no contexto da análise do espetáculo Rainha Mentira de Gerald Thomas
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    Tese
    A tanatopoética de Sarah Kane: escritos para a morte
    (2016-08-26) Araújo, Rummenigge Medeiros de; Cavalcante, Alex Beigui de Paiva; ; http://lattes.cnpq.br/9638277622683373; ; http://lattes.cnpq.br/7945050864628295; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; Stewart, Bruce; ; http://lattes.cnpq.br/1466009119254150; Silva, Lígia Mychelle de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/7883805524522748; Marques, Moama Lorena de Lacerda; ; http://lattes.cnpq.br/8240431568301681
    Esta pesquisa é o resultado de uma reflexão teórico-analítica sobre a obra dramatúrgica da escritora inglesa Sarah Kane. Na maneira como ela estrutura e articula um incessante diálogo, em sua escritura, com os mortos (a tradição dramatúrgica), sobre os mortos (as diferentes ideias e noções de morte na vida urbana) e para os que vão morrer, nesse caso, a sua própria pessoa em forma de registro autobiográfico. O trabalho se detém, especificamente, na análise dos seus três últimos trabalhos: Cleansed (Purificados, 1998), Crave (Ânsia, 1998) e 4.48 Psychosis (Psicose 4:48, 2000). Levando em consideração o desenvolvimento dos elementos e noções que constroem o conceito de Tanatopoética. Dessa maneira, são de interesse particular para esse trabalho as noções de escritura e escrita performática para análise e contextualização da obra da dramaturga na história teatral, uma vez que essas noções permitem compreender e abordar a obra a partir do viés performativo. Este trabalho identifica, constrói e investe ainda, na noção de personagem golem como um dispositivo de duplo ou sombra para discutir e inscrever questões do universo íntimo de sua autora. Para a discussão dessas noções foram fundamentais as ideias de Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Roland Barthes, Alex Beigui, Diana Klinger e Gershom Scholem. O estudo sobre a morte e a fenomenologia tanatológica foi conduzido a partir da análise das escrituras, na sua abordagem direta ao tema, ou por meio das referências, citações e metáforas utilizadas pela autora para elaborar a sua poética da morte, ou tanatopoética. Para isso levaram-se em consideração as ideias de Edgar Morin, Emmanuel Levinas, Martin Heidegger, Arthur Schopenhauer, Heiner Müller, Vladimir Safatle, entre outros. Kane aparece neste trabalho como autora que se mostra tributária à linhagem histórica do Teatro do Absurdo, sem reconhecer ou assumir oficialmente sua filiação, mas transcendendo a ela na superação daquele que foi o seu maior intento; a recusa ao nome, a aniquilação e a fuga da linguagem teatral.
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    Dissertação
    O Teatro de Augusto Boal e suas contribuições para uma educação crítica: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-28) Siqueira, Marluce Silva Soares; Seixas, Rebeka Caroça; http://lattes.cnpq.br/5921100363941626; http://lattes.cnpq.br/7159970429574168; Carrico, André; Araújo, Rummenigge Medeiros de
    O presente artigo visa relatar uma experiência com o Ensino de teatro, a partir dos jogos teatrais de Augusto Boal, no Ensino Fundamental, Anos Iniciais, da Escola Municipal Reginaldo Ferreira Neto, localizada na Zona Norte de Natal/RN. O objetivo da pesquisa é analisar as contribuições do ensino do teatro no processo de aprendizagem e formação do sujeito, por meio do teatro do oprimido, estimulando-os a identificar os temas de situações opressoras e suas possíveis soluções, promovendo reflexões para uma Educação Crítica. O caminho metodológico foi a Pesquisa Ação que proporciona melhor preparação aos estudantes para ações reais, na sua existência cotidiana e social, e a Revisão de literatura em artigos estudados durante as disciplinas do Mestrado de ProfArtes da UFRN, e documentos oficiais da Educação. Nesse contexto, dialogamos com a pedagogia do oprimido, que propõe uma educação dialógica emancipatória do oprimido, por meio da reflexão, com os Jogos para atores e não atores, e do teatro do oprimido, que possibilitaram aos alunos ter voz, reconhecendo as situações que os oprimiam, e construindo, de forma coletiva, possíveis mudanças para essas opressões. Durante esse processo da prática pedagógica, identificamos algumas situações opressoras, dentre elas, uma que provocou maior inquietação, o racismo. Logo, as leituras das obras do Racismo Estrutural, Pequeno manual Antirracista, e O que é lugar de fala? contribuíram para o exercício dialógico sobre as questões de: identidade, memória, ancestralidade, preconceito, discriminação e racismo. Por fim, realizamos a construção coletiva durante o processo de criação da apresentação teatral: Será que sou racista? Possibilitando aos alunos um lugar de fala, formando sujeitos críticos, autônomos e transformadores de sua realidade, ou seja, protagonistas de sua própria história.
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