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Navegando por Autor "Araújo, Ricardo Ferreira de"

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    Dissertação
    Arquitetura residencial em João Pessoa-PB a experiência moderna nos anos 1970
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-03-19) Araújo, Ricardo Ferreira de; Tinem, Nelci; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793165E7; ; http://lattes.cnpq.br/0482382225976484; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; ; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Moreira, Fernando Diniz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795609Y1
    Em meados da década de 1980, a Revista Projeto publicava o catálogo Arquitetura Brasileira Atual, com textos de apresentação de Hugo Segawa e Ruth Verde Zein, o qual apresentava um corpus de obras e arquitetos atuantes nas décadas de 60 e 70. Naqueles anos 1980, compreender a produção arquitetônica brasileira pós-64 tornava-se uma missão significativa para reacender o debate arquitetônico brasileiro enfraquecido pela ditadura militar. Em sua tese de doutoramento Spadoni (2003) tratou das trajetórias que caracterizaram a produção arquitetônica brasileira dos anos 1970. Marcada pela inventividade, esta produção mantinha-se alinhada com o pensamento moderno e somente na passagem dos anos 1970 para os anos 1980 sintonizava o debate internacional envolto com uma chamada arquitetura pós-moderna . Tomando como base a tese de Spadoni, este trabalho trata da experiência moderna observada nas habitações unifamiliares construídas em João Pessoa nos anos 1970. Em alguns casos a experiência moderna apresenta-se oculta e para observá-la é necessário buscar em sua essência o tipo de experiência, pois na aparência elas não se apropriam do vocabulário moderno. Outras experiências observadas remetem ao repertório do Movimento Moderno do período áureo brasileiro dos anos 1940-1960, a expressão do concreto bruto aparente da arquitetura moderna paulista dos anos 60, ou a experiências em que o clima quente e úmido da Região Nordeste influência fortemente a concepção arquitetônica. Mas também vamos encontrar um número restrito de casas em que a experiência moderna se distingue das demais. Trata de experiências que expõe o fazer construtivo, deixando o material aparente e aplicando ao tipo residencial a experiência da pré-fabricação industrial
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    Tese
    Poética da economia na arquitetura: do Grupo Arquitetura Nova (GAN) à produção arquitetônica contemporânea
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-01-30) Araújo, Ricardo Ferreira de; Trigueiro, Edja Bezerra Faria; Tinem, Nelci; 09864342134; http://lattes.cnpq.br/9813263012583759; http://lattes.cnpq.br/2279771493519042; Dantas, George Alexandre Ferreira; http://lattes.cnpq.br/9782385817332156; Koury, Ana Paula; Rocha, Germana Costa; Cunha, Marcio Cotrim
    A experiência construtiva em Sérgio Ferro, Rodrigo Lefèvre e Flávio Império, do Grupo Arquitetura Nova (GAN), ligada ao cenário político, cultural e artístico brasileiro dos anos 1960- 1970, contribuiu para a renovação da arquitetura moderna brasileira com uma proposta chamada de “poética da economia”. A proposta do GAN embasou-se no conhecimento técnicoconstrutivo trazido de sua formação profissional – influenciado principalmente por João Batista Vilanova Artigas, herdando particularmente sua abordagem construtiva e o forte vínculo que estabelecia entre atuação política e prática profissional – e na experiência do operário, no trabalho executado no “canteiro de obras”, em que o “esforço coletivo” apontava soluções econômicas e o uso de tecnologias construtivas não convencionais, livres de elementos supérfluos. A qualidade arquitetônica era resultado da aplicação sistemática de decisões pautadas na economia de meios. As experimentações baseavam-se na racionalização e na pré-moldagem de elementos construtivos que foram inicialmente empregados em projetos de residências destinadas à burguesia, mas que revelavam uma proposição inovadora em direção à habitação popular. A “poética da economia” no GAN, mais do que em sua atuação profissional, encontrou seu sentido e seus fundamentos, nas reflexões que provocou, principalmente na crítica ao “canteiro de obras” e nas estratégias políticas para uma abordagem construtiva baseada nos fatores de economia: mínimo útil, mínimo construtivo e mínimo didático. Configuram-se como objetivos desta pesquisa: 1. Investigar a origem e conceituar estes três fatores, 2. Avaliar como a poética da economia pode ser identificada como uma expressão arquitetônica ligada à modernidade brasileira; 3. Pensar as possíveis perspectivas para uma “poética da economia” na produção arquitetônica contemporânea.
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