Navegando por Autor "Araújo, Rômulo Helton de"
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Dissertação Metodologias ativas de ensino aplicadas à construção de um plano operativo para assistência farmacêutica ao idoso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; Braz, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0000-0002-9570-6465; http://lattes.cnpq.br/8667360972582108; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058; http://lattes.cnpq.br/4440573486168288; Rolim, Ana Carine Arruda; Barros, Patricia Pimentel de; Oliveira, Ana Helena Sales de; Silva, Gustavo Henrique Rodrigues daOs farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a gameficação com a ferramenta Kahoot! para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento táticooperacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se forte proatividade da equipe, ambiente reflexivo, competências essenciais, experiência dinâmica, que fortaleceram o processo ensino e aprendizagem na educação em saúde. Assim, com os métodos ativos foi construído um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.Produto Educacional Planos de aula para oficinas de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e roteiro de simulação realística.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Araújo, Rômulo Helton de; BRAZ, Janine Karla França da Silva; https://orcid.org/0009-0004-7819-7058Os farmacêuticos e demais profissionais de saúde devem ser capacitados para auxiliar no uso de medicamentos em idosos submetidos a polifarmácia. Por isso a pesquisa objetivou construir oficinas para a obtenção do planejamento estratégico situacional da assistência farmacêutica ao paciente idoso. A pesquisa foi desenvolvida na Unidade Básica de Saúde Mãe Joaquina, localizada no município de São Fernando/RN, com uma equipe de 09 profissionais que compõe a unidade e que está diretamente ligada a atenção farmacêutica, no período de agosto a novembro de 2023. Para o desenvolvimento do planejamento estratégico situacional (PES), foram realizadas oficinas, com o método fishbowl para o momento explicativo fase I, simulação realística para o momento explicativo fase II, a ferramenta Kahoot! para os momentos normativo e estratégico e a discussão em grupos para o momento tático-operacional. Mediante a utilização de metodologias ativas durante as oficinas obteve-se um plano operativo com melhorias nos aspectos de comunicação multiprofissional, bem como as operações e ações para aprimorar o serviço de assistência farmacêutica prestado na atenção básica em saúde para pessoas idosas.