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    TCC
    A educação primária escolar de mulheres negras (Rio Grande do Norte, 1922-1947)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-11-30) Alcântara, Paulo Basílio de; Araújo, Marta Maria de; Marques, Berenice Pinto; Fernandes, Hercília Maria
    O princípio do direito à educação primária para todos, conferindo direção ao conjunto das políticas estatais de ampliação de oportunidades educacionais pela expansão da escola pública e subvenção crescente às escolas particulares, seria determinante para a melhoria de oportunidades de vida pessoal e social em especial da criança estudante negra? Para responder, de maneira geral, a essa indagação, o presente trabalho objetiva discutir as dimensões básicas da educação escolar primária de mulheres negras, nascidas nas primeiras décadas do século XX, para, assim, averiguar o alcance do princípio do direito à educação primária na determinação de suas melhorias de oportunidades na vida pessoal e social. O trabalho, metodologicamente, é norteado pela análise do corpus documental (entrevistas, legislação educacional, regimento interno de escolas, mensagens governamentais, relatórios do Diretor de Departamento), com base nas teorizações de Magalhães (2014) e Teixeira (1968 e 1978) quanto ao entendimento de escolarização e de alfabetização e de fins e aos meios da educação escolar. Em termos de conclusão, o princípio do direito à educação escolar primária para as vinte e duas (22) mulheres, partícipes de nossa pesquisa, pode ser, assim, evidenciado: a maioria das mulheres (16) não prosseguiu ou não concluiu a educação escolar primária; a minoria das mulheres (6) prosseguiu a educação escolar para os níveis de ensino secundário ginasial e normal. O princípio do direito à educação primária para todos, disposto no conjunto das políticas estatais de ampliação de oportunidades socioeducacionais – em última instância – somente garantiu às vinte e duas mulheres negras o acesso à primeira educação, no estrito limite de uma alfabetização a um minimum, equivalentemente, determinando um processo de viver análogo a uma condição social pobre ou de classe social pobre.
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    Tese
    Aquelas leituras formadoras de culturas (Caicó-RN, século XIX)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-02-01) Figueiredo, Franselma Fernandes de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/5904528224384345; Lobo, Yolanda Lima; ; http://lattes.cnpq.br/0098650356463087; Castro, César Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/2060977814636465; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8
    A leitura que fizemos do livro Seridó − século XIX (fazendas & livros), dos historiadores Medeiros Filho e Faria, foi o que sugeriu a escrita desta tese de doutorado. A leitura intensiva desse livro conduziu ao corpus documental da investigação (livros escolares, religiosos e laicos, crônica, discursos, documentos eclesiásticos, inventários, testamentos, memórias de infância, matérias jornalísticas, relatórios) e também ao corpus do referencial teórico-metodológico da história cultural da leitura, em concordância com Roger Chartier e Robert Darnton. No rigor da escrita da tese, a investigação concernente à temática leitura e absorções culturais conduziu-nos a definir como objeto de estudo as práticas culturais apropriadas pertinentemente dos ensinamentos das leituras feitas, ouvidas, murmuradas, muitas vezes repetidas e memorizadas, de livros impressos escolares, religiosos e laicos que circulavam em Caicó, nos oitocentos. Em vista da leitura intensiva e da extensiva, o objetivo é analisar, por um lado, indícios de absorções ou apropriações culturais dos ensinamentos daquelas práticas de leitura e, por outro, os entrelaces dos ensinamentos relativos à oralidade, à leitura, à escrita e à escolarização. A tese defendida é que a história da leitura em Caicó, no século XIX, é a história da leitura feita, ouvida, murmurada, repetida e, ainda, memorizada, que, apoiada sobre textos de livros escolares, religiosos e laicos, convertia-se na produção de bens culturais específicos, como cartas, inventários, remédios homeopáticos e caseiros, testamentos, rezas fortes de cura, versos de cordel, dentre muitos outros. Começando com o propósito de escrever uma história da leitura em Caicó, no século XIX, alcançamos o entendimento de que as práticas culturais, especialmente as práticas dos costumes seridoenses, são, sobremaneira, resultado das apropriações de leituras de textos escolares, religiosos e laicos, incentivadoras de outras práticas de leitura intensivas e extensivas. Se a leitura feita, ouvida, repetida, memorizada e reconhecida é encadeadora de práticas de costumes universais e locais, não obstante teria sido a força da oralidade a pedra de toque da reprodução e da longevidade dessa leitura, bem como de sua travessia do século XIX para o XX e, ainda, dos resquícios de certas permanências neste século XXI. Em parte, essa rede de práticas culturais, reproduzida pela força da transmissão oral, persiste desde os tempos de nossos trisavôs
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    TCC
    As narrativas da infância sobre a violência física e simbólica no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-4) Araújo, Débora Borges de; Araújo, Marta Maria de; Carvalho, Herli de Sousa; Nascimento, Gilcilene Lélia Souza do
    O referente trabalho expõe resultados de uma pesquisa executada, que discute diferentes tipos de violência, reconhecidos narrativamente por crianças de oito a onze anos de idade, no espaço escolar. Vinculada ao Projeto “Narrativas infantis. O que contam as crianças sobre a escola da infância?” (MICT/CNPq/CAPES-07/2011-2), adere à narrativa como o método de pesquisa e considera a criança como sujeito de direito. Tomando como referencial teórico os trabalhos de Bourdieu (1992, 1998); Boff (2004); Delory-Momberger (2012) e Passeggi (2011). Os dados foram coletados em uma Escola Municipal de Natal - RN, no suceder de rodas de conversas com as crianças, as quais contavam para um pequeno “Alien” como era a escola. Em análise, surgiu a menção das crianças à violência na escola de forma voluntária, no relato de situações de violência para o Alien, como algo que ocorre na rotina da escola de modo constante, trazendo a tona revolta e insegurança. Isso despontou como ponto de extrema importância aos estudos. Assim, dentre os tipos de violência eminentes, damos destaque a violência simbólica e a violência física. Ressaltamos em conclusão que, as narrativas das crianças trazem uma nova forma de acesso aos diversos tipos de violência na escola, ao desenvolvimento da pesquisa “com” a criança, e não sobre a criança, contribuindo para uma reflexão própria da criança sobre o que a sobrevêm a medida do narrar das suas experiências, e para a construção de novos saberes científicos.
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    Tese
    As aulas régias da Capitania da Bahia (1759 1827): pensamento, vida e trabalho de nobres professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-21) Silva, José Carlos de Araújo; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/2475380584522902; Gatti Junior, Décio; ; http://lattes.cnpq.br/0164067095554570; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; ; http://lattes.cnpq.br/0296701151804947; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    Concomitante com a expulsão dos jesuítas do controle da educação formal no reino português, o Alvará de 28 de junho de 1759 decretou uma reforma geral nos estudos, parte de um conjunto de medidas modernizadoras estabelecidas no Reino e em seus domínios no período compreendido entre 1750 e 1777, durante o reinado de D. José I e sob a orientação do seu principal ministro, Sebastião José Carvalho e Melo, mais conhecido pelo título nobiliárquico de Marquês de Pombal. Nossa tese, circunscrita espacialmente a Capitania da Bahia entre os anos de 1759 a 1827, tem como objeto de estudo as singularidades do magistério baiano e objetiva, a partir do referencial teórico da história social das idéias, compreender como os membros dessa nova categoria profissional, criada para preparar quadros mais bem qualificados para exercerem os cargos da burocracia estatal, tomaram contato com o pensamento reformista-ilustrado português do século XVIII, tanto o veiculado pelos estrangeirados, como pela legislação pombalina e como este ideário esteve relacionado com o pensamento, a vida e o trabalho docente desses primeiros representantes do magistério público baiano. A análise da documentação (cartas e ordens régias, termos de posse e juramento de professores régios para as várias vilas da capitania; registros de correspondências recebidas e expedidas pelas câmaras das vilas; registros de correspondência expedida e recebida por autoridades diversas; provisões; alvarás; registros; petições; nomeações; licenças; testamentos e inventários) revela que os professores régios, apesar do reduzido número de membros, foram sumamente ativos nas decisões mais importantes do período da chamada crise do sistema colonial, que, na Bahia, teve desdobramentos peculiares num movimento de emancipação política apenas culminado em julho de 1823. Por fim, pretende-se, nesta tese de doutorado, propiciar um conhecimento sobre a história da educação brasileira e baiana que, apesar da recente produção historiográfica, ainda se encontra envolta em dúvidas, preconceitos e chavões derivados de interpretações que insistem em analisar o Brasil sob o estigma do atraso do reino português
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    Dissertação
    Cecília Meireles e a lírica pedagógica em Criança meu amor (1924)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-10-29) Fernandes, Hercília Maria; Menezes, Antonio Basílio Novaes Thomas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797673U6; ; http://lattes.cnpq.br/5652804027020933; Neves, Margarida de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/2037911313100593; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    O trabalho de pesquisa Cecília Meireles e a Lírica Pedagógica em Criança meu Amor (1924) consiste em uma análise crítica, numa abordagem histórico-cultural, das intencionalidades pedagógicas e funcionalidades sócio-educativas expressas na produção literária infantil da poetisa e educadora Cecília Meireles (1901-1964), no Brasil, durante as primeiras décadas do século XX. No trabalho examinam-se as concepções de arte literária da autora, fundamentos filosófico-educacionais, valores e ideologias liberais cristãs pertinentes à sua produção para crianças e as relações de seus textos com os ideais dos intelectuais brasileiros para efetivar modificações no cotidiano a partir da formação da criança e do processo de feminização do magistério. O estudo realiza uma análise de conteúdos, buscando oferecer significação à obra Criança meu amor (1924) conforme a investigação de categorias específicas: criança, maternidade e escolarização; por meio da exploração de palavras-chave sinônimas e bipolares identificáveis nos documentos de Cecília: criança/adulto, professora/mãe, escola/lar, ignorância/inteligência. A pesquisa busca compreender como a autora articula, em sua ação pedagógica não-formal na Literatura Infantil, os saberes da ciência, da literatura e da fé cristã, a fim de expandir seu ideário sócio-educacional centrado na criança, guiado pela mão materna e voltado à construção de um Novo Homem, Nova Civilização e Nova Ordem Social
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    Tese
    Cidade, sociabilidades e educabilidades (Príncipe, Rio Grande do Norte - século XIX)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-16) Medeiros Neta, Olivia Morais de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728002Z6; Cury, Cláudia Engler; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723469D5; Macedo, Muirakytan Kennedy de; ; http://lattes.cnpq.br/6234766321259493; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    Nesse trabalho que tem como temática cidade e educabilidade e como objeto pedagogias da cidade no Príncipe no século XIX, objetivamos problematizar como a relação entre cidade e sociabilidades constitui educabilidades no Príncipe no século XIX, a partir de espaços de veiculação de enunciados pedagógicos. Assim, propomos a tese de que há uma pedagogia da cidade no Príncipe no século XIX, uma vez que o modus vivendi da urbe é enredado por sociabilidades em instâncias diversas, constituindo a cidade como investida de uma orientação pedagógica e o habitante da urbe como formado em e por sociabilidades. O corpus documental para o estudo da pedagogia da cidade é composto por fontes distintas e amplas. São elas: eclesiásticas, político-administrativas, cartoriais e judiciárias. Para a análise e interpretação das fontes, o estudo assenta-se no método indiciário, permitindo o apreço aos pormenores e a conciliação entre a racionalidade e a sensibilidade. Este trabalho se inscreve na dimensão da história cultural aqui empreendida, de conformidade com Roger Chartier e Peter Burke enquanto estudo dos processos com os quais se constrói sentidos, pois é preciso aproximá-la das configurações sociais e conceituais de um tempo e de um espaço próprios. Dessa forma, localizamos e focalizamos o modus vivendi no Príncipe a partir de práticas sociais e valores da vida material e elaborações simbólicas que constituem um conjunto de aprendizagens decorrentes da relação entre os espaços e as sociabilidades, sendo essas constituídas e constituidoras de pedagogias à cidade. Mirando os espaços e suas escrituras, sociabilidades e educabilidades é que nos voltamos a um entendimento de que estamos constituindo uma história das educabilidades no Príncipe no século XIX, tendo como constructor maior a cidade e seus componentes de educação socializadora e instrutiva. Em termos conclusivos, pensar sobre cidade e educabilidade é ressaltar que a pedagogia da e na cidade se deixa ler pelas práticas e ações veiculadas às sociabilidades que, na intersecção da pedagogia da cidade e das educabilidades se (com)figuraram como formativas
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    Artigo
    A criança [pobre] em escola católica na cidade paroquial de Jardim do Seridó (Rio Grande do Norte, 1943-1951)
    (Educação e Filosofia, 2009) Araújo, Marta Maria de
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    Dissertação
    O direito à educação escolar para mulheres negras (Rio Grande do Norte, 1931-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-29) Alcântara, Paulo Basílio de; Araújo, Marta Maria de; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; http://lattes.cnpq.br/8721387356632256; Corrêa, Rosa Lydia Teixeira; Garcia, Luciane Terra dos Santos; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Medeiros, Mario Lourenço de; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro
    A partir de relatos de entrevistas de 27 mulheres que estudaram em fazendas, sítios, povoações e cidades sedes, ou não, de municípios do Rio Grande do Norte, este trabalho de mestrado, concernente à temática educação e o direito de estudar e de aprender de mulheres negras num período de 33 anos (1931-1964) e ao objeto de estudo o direito à educação de mulheres negras de condição social pobre e nascidas nesse Estado, teve como objetivo geral analisar o quão do alcance do direito à educação escolar primária, principalmente, bem como estudos dos níveis secundário e universitário pelas mulheres sujeitos da pesquisa. O corpus documental é constituído de 27 entrevistas, legislação educacional nacional e estadual, mensagens governamentais, censos demográficos, recenseamentos e Constituições federais. A análise do corpus fundamentou-se, essencialmente, nas orientações teórico-metodológicas de Magalhães (2014, 1996), Anísio Teixeira (1959, 2009), John Dewey (1959), Cury (1988/1989, 2002, 2020) e Chizzotti (2016, 2020), quanto à educação escolar como processo de reconstrução e reorganização das experiências humanas; como política socializadora de todos os grupos sociais; como direito civil, direito elementar de aprender e dever do Estado, na garantia das oportunidades de aprendizagens culturais; e como processos formativos diversos pelos quais mulheres se distribuem pela divisão de empregos e profissões públicas e privadas. A história da educação dessas mulheres é a história de uma luta vital para vencerem a pobreza e o analfabetismo de seus pais e, por conseguinte, atingirem certa estabilidade social para si mesmas e para suas famílias, permitida pelos empregos e profissões que caracterizavam o trabalho feminino no período de 1931 a 1964.
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    Tese
    Os direitos à cidadania no governo de Djalma Maranhão (1956-1964)
    (2019-07-05) Marques, Berenice Pinto; Araújo, Marta Maria de; ; ; Vasconcelos, José Gerardo; ; Germano, José Willington; ; Paiva, Marlucia Menezes de; ; Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; ; Pérez, Valentín Martínez-otero; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    A reflexão histórica acerca do Plano de Erradicação do Analfabetismo, que derivou a criação das instituições educacionais e educativas, nos governos sucessivos do prefeito Djalma Maranhão (1956-1959 e 1960- 1964), dá visibilidade à pretensão suprema desse governo de democratizar a educação e a cultura como direito universal do povo do município pedagógico de Natal, bem como à luta anti-imperialista, que se implicam nessas ações governamentais. O rigor da escrita desta tese conduziu ao corpus documental da investigação (mensagens governamentais, legislação educacional nacional, estadual e municipal, boletins da Secretaria de Educação e Cultura, censo demográfico, anuários estatísticos, artigos em jornais, livros, entre outros) e ao referencial teórico-metodológico, ancorado, essencialmente, na concepção sobre instituições educacionais e educativas oriunda de Magalhães, de Gatti Júnior e de Saviani. A investigação concernente à temática (interseções entre instituições educacionais e educativas, município pedagógico e direitos de cidadania) elegeu como objeto de estudo o universo simbólico de direitos sociais e de igualdades políticas do Plano de Erradicação do Analfabetismo e da Campanha de Democratização da Cultura, e se orientou pelo objetivo precípuo de analisar o alcance desse universo simbólico de direitos sociais e de igualdades políticas nos projetos e nas práticas escolares e culturais das Escolinhas, do Ginásio Municipal de Natal, dos Galpões-Escolas dos Acampamentos Escolares e do Centro de Formação de Professores da Campanha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, no período de 1956 (início do primeiro governo municipal de Djalma Maranhão) a 1964 (término do segundo governo municipal de Djalma Maranhão, devido ao Golpe de Estado de 1º de abril de 1964). A tese defendida é a de que a história do Plano de Erradicação do Analfabetismo e da Campanha de Democratização da Cultura e de suas respectivas instituições educacionais e culturais representa a história de um projeto político, intrínseco à esfera pública, levado às suas últimas radicalidades durante os governos do prefeito Djalma Maranhão no município de Natal. A constatação final é a de que a história das instituições educacionais e educativas do município pedagógico de Natal é não somente a história do justo meio para democratizar-se a educação e a cultura popular e erudita mas também a história inconclusa (devido ao Golpe de Estado de 1964) do direito universal à educação e à cultura, como essência pura da democracia.
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    Dissertação
    Do amanhecer ao crepúsculo: o ambiente inteiro por minhas narrativas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-11-04) Sousa, Tiago Lincka de; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://lattes.cnpq.br/9961862139964562; ; http://lattes.cnpq.br/8785111170960039; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/5615241034525485; Bosco Filho, João; ; http://lattes.cnpq.br/3068285662145237; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579
    A matriz da pesquisa desta dissertação permeia a concepção de educação ambiental complexa. Tem por propósito a utopia realista de uma sustentabilidade voltada para a elucidação de um modelo cultural, um modo de vida que possa garantir a preservação dos seres vivos e não vivos, para compor um mundo em que todos coexistam em harmonia. Para tanto, pensar esse modelo perpassa o entendimento de que somos natureza. Essa compreensão pode ser evidenciada tanto no que Karl Marx, no livro Manuscritos Econômico-filosóficos, afirma: “a natureza é o corpo essencial do ser humano”, bem como Joël de Rosnay, em seu livro O Homem Simbiótico explica que nós, seres humanos, “somos os neurônios da Terra”. Nessa mesma perspectiva, Elisabet Sahtouris, em seu livro A Dança da Terra, já ressaltou o quão é pouco rigoroso afirmar que “existe vida na Terra”, pois somos conhecedores de que nosso planeta é um organismo vivo, logo existe a “vida da Terra”. Dessa forma, fazemos parte dessa vida, somos uma parte do todo. Com longa vivência na área ambiental, busco o entendimento coletivo de que a Educação Ambiental é um processo pertencente a todas as áreas do conhecimento, sem deixar margens para a sua subdivisão, ocasião que inicia-se o papel de profissional bibliotecário que sou, como um mediador do processo educacional, cultural, e de disseminação de informação, ou seja um educador ambiental. As pesquisas realizadas levamme a propor uma revisão de valores e atitudes, a partir de uma certa reorganização do pensamento, uma ecologia das ideias e da ação, evidenciada pelas leituras da educação e da complexidade, principalmente atento aos escritos de Edgar Morin. Esta dissertação faz o uso da metáfora como operador cognitivo, ao ressaltar o ciclo solar, relacionando-o com as fases de desenvolvimento deste trabalho. Em síntese, tem-se como horizonte ressaltar a importância da condição humana, o respeito pela natureza e o princípio da interdependência natural, cultural e social. No intuito de que tenhamos uma sociedade que valorize as relações de solidariedade com o outro, o respeito e a gratidão aos seres vivos e à Mãe-Terra. O que me leva a convergir, na ressignificação do meio ambiente, compreendendo-o como Ambiente Inteiro
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    Tese
    A educação destina a algumas crianças no Piauí (1730 1859)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-27) Vieira, Maria Alveni Barros; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/8891802906555918; Lopes, Antônio de Pádua Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/4610019350546921; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp
    A história cultural da educação da criança no Piauí, do ano de 1730 ao ano de 1859, como escrita nesse trabalho de tese, está fundamentada na análise sócio-histórica da forma escolar à luz das teorizações dos historiadores Gui Vincent, Bernard Lahire e Daniel Thin, com o objetivo de refletir acerca do trajeto de instauração da socialização das crianças nas escolas públicas, religiosas, particulares e domésticas. A investigação concernente à temática educação da criança em seus desígnios políticos e culturais levou-nos a definir, como objeto de estudo, os modos de educar as crianças na(s) por uma forma escolar. A tese do trabalho aqui defendida é de que a educação escolar destinada às crianças no Piauí, no período de 1730 a 1859, estava submetida às aquisições das habilidades de leitura e escrita, principalmente, análoga aos seus desígnios políticos e culturais. A criteriosa pesquisa do corpus documental (alvarás, avisos, bandos, cartas, correspondências, consultas, ofícios, regulamentos, regimentos, relatórios, leis, provisões, mapas escolares, mapas de matrículas, entre outros) para a escrita da tese procedeu-se nos acervos impressos e digitais de Portugal, Brasil, Pará, Maranhão e Piauí. A análise do conjunto das fontes nos permitiu compreender que a socialização escolar da criança no Piauí não manteve as mesmas feições durante esse longo período que foi de 129 anos, apesar das recorrências, essa foi se desenvolvendo por modos diferenciados e adquirindo sentidos diversos que variavam conforme as circunstancias políticas e culturais, as demandas do comércio, os espaços e os sujeitos que a vivenciaram
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    Livro
    A Educação escolar primária no Estado Federativo do Rio Grande do Norte (1889-1904)
    (EDUFRN, 2023-03-01) Segundo, Israel Maria dos Santos; Araújo, Marta Maria de
    O livro que o leitor tem em mãos, e que terá o prazer de ler, é produto de uma investigação acadêmica que se dedicou com engenho e arte a esse processo em seu nascedouro, no estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1904. A publicação tem a virtude de combinar uma sólida reflexão jurídica com a oficina da História, especialmente aquela que tem como foco a Educação no tempo. Não se contenta somente com o complexo e, por vezes, insípido e necessário mundo das leis, mas enxerga na História uma variável que o Direito deve sempre considerar com esmero. E essa conjunção multiplicou o alcance de ambas as áreas, e soube combiná-las com maestria no presente livro, resultado de rigoroso exame científico. (Trecho da Apresentação da obra, escrita por Muirakytan K. de Macêdo em 2018).
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    Dissertação
    A educação escolar primária pública e gratuita no Estado Federativo do Rio Grande do Norte (1889-1904)
    (2017-07-31) Segundo, Israel Maria dos Santos; Araújo, Marta Maria de; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; http://lattes.cnpq.br/1795613733571822; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Soares Júnior, Azemar dos Santos; http://lattes.cnpq.br/5548182860228173; Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira; Costa, Maria Antonia Teixeira da; http://lattes.cnpq.br/9358515107715162
    No Brasil, a República federativa e representativa, política e juridicamente estabelecida na Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil (1891), deixou para os Estados e municípios brasileiros a competência de regular e de promover a educação escolar primária pública e gratuita para meninos e meninas, sujeitos destinatários do direito civil e social de estudar e de aprender. O trabalho de dissertação, no rigor da pesquisa histórica e documental (Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil [1891], Constituições do Estado do Rio Grande do Norte [1891, 1892, 1898], legislação educacional nacional e estadual, relatórios dos Diretores da Instrução Pública e mensagens governamentais), de conformidade com a temática educação escolar primária pública e gratuita e políticas públicas de Estado federativo e, ao objeto de estudo − educação escolar primária pública e gratuita e regime federativo no Brasil e no Rio Grande do Norte, em seus acontecimentos históricos e seus sujeitos destinatários do direito civil e social de estudar e de aprender no período de 1889 a 1904 − levou-nos a definir, como objetivo, a reflexão histórica acerca da institucionalização da educação escolar primária mediante as competências acumulativas pelo Estado e pelos municípios do Rio Grande do Norte, em correspondência com os preceitos constitucionais, republicanos, federativos, representativos e político-pedagógicos. Este trabalho é orientado, metodologicamente, pelas teorizações de Rousseau, Kant, Amaro Cavalcanti e Cury – especialmente quanto aos fundamentos político-jurídicos, além das políticas públicas, de um Estado (com seus respectivos municípios) republicano nacional, federativo, laico, de uma nação independente. Nesse período (1889-1904), a educação escolar que se instituiu para a infância mediante Constituições, regulamentos e leis educacionais, baseava-se em ideias políticas, jurídicas e conceituais dos representantes do poder executivo referentes ao regime republicano, federativo, representativo e liberal. De alguma forma, essas ideias fundamentavam-se nas teorizações de Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e Amaro Cavalcanti quanto ao Estado republicano, federativo, representativo, coparticipativo, regido por leis públicas e formado por cidadãos com direitos e deveres, partícipes de uma coletividade nacional.
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    Dissertação
    A educação popular para todos de uma cidade educadora (Natal, Rio Grande do Norte, 1957-1964)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-04-10) Marques, Berenice Pinto; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; ; http://lattes.cnpq.br/3582493335784217; Machado, Charliton José dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2036729143677618; Nascimento, José Mateus do; ; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Sá Júnior, Lucrécio Araújo de; ; http://lattes.cnpq.br/9948649246857678; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579
    Este trabalho tem como objeto de estudo as politicas de educação popular do município de Natal, Rio Grande do Norte, nos anos de 1957 a 1964. Tem como objetivo identificar e analisar as políticas de educação popular, elaboradas e executadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos referidos anos. Para adquirir os dados históricos, estabelecemos como questionamento norteador da pesquisa: Quais as políticas de educação elaboradas e implementadas pela Prefeitura Municipal de Natal nos anos de 1957 a 1964? E assumimos como método o Paradigma Indiciário conforme proposição em Pinheiro (2009). Está ancorado em fontes documentais da Legislação Educacional nos âmbitos Nacional, Estadual e Municipal; nos jornais Folha da Tarde e Jornal de Natal; nos documentos existentes em arquivos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); no Arquivo Público Municipal de Natal; fontes iconográficas; entrevistas e publicações acadêmicas. Além dessas fontes, nos inspiramos nas obras de Aristóteles (2011), Hobbes (2009), Freire (2011), Góes (1980), Germano (1989), Cortez (2005) e Galvão (2004). A pesquisa possibilitou compreender que as políticas de educação popular de Natal (RN) tiveram como base uma prática educativa democrática, sustentada em três pilares, a saber: participação e implicação da população natalense; construção e reconstrução das práticas pedagógicas priorizando, em seus programas de ação, a alfabetização para todos e a formação dos docentes leigos; e, a democratização da cultura. Esse processo histórico fez de Natal uma cidade educadora.
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    Dissertação
    Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)
    (2016-07-27) Silva, Ana Raquel Severiano; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; ; Amarilha, Marly; ; Araújo, Marta Maria de; ; Rodrigues, Lilian de Oliveira; ; Sampaio, Maria Lucia Pessoa;
    A dissertação aborda a temática “formação do leitor literário no contexto escolar”. Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.
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    Tese
    Escrever e avaliar textos argumentativos: saberes docentes em ação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-25) Lopes, Maria do Carmo Fernandes; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; ; http://lattes.cnpq.br/3694333934631243; Leal, Leiva de Figueiredo Viana; ; http://lattes.cnpq.br/5179640093644398; Leite, Luci Banks; ; http://lattes.cnpq.br/6096748963079181; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579
    Com o propósito de desvelar a natureza e a pertinência dos saberes por que se orienta o professor no processo de avaliação do texto argumentativo, configurado no gênero artigo de opinião, produzido em situação escolar, investigam-se textos escritos por alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Natal−RN, e por seus respectivos professores. O corpus analisado perfaz um total de dezesseis textos, sendo quatro deles correspondentes à produção de dois docentes (duas produções por professor) e doze referentes à produção de seis alunos (duas produções por aluno, sendo três alunos por turma). Todo o material relativo à produção desses sujeitos foi coletado ao longo do ano letivo de 2008, com especial tratamento para as produções discentes, que somente eram recolhidas após serem submetidas à avaliação docente. Fazendo ancoragem em saberes da linguística textual, da análise do discurso, da teoria da enunciação e da estética da recepção, procedeu-se à análise das produções, que, observando a proposta metodológica, se realizou em duas etapas: em um primeiro momento, analisaram-se as produções discentes e docentes, em separado, tendo por fim verificar que saberes sobre o objeto esses sujeitos revelavam já haver assimilado. Em um segundo momento, compararam-se os dois conjuntos (os textos de cada professor com os textos de seus respectivos alunos). A pretensão consistia em desvendar a existência (ou não) de uma conexão entre os saberes subjacentes à produção textual desses professores e aqueles saberes por eles manifestos no ato avaliativo quando das intervenções realizadas sobre as produções dos aprendizes. Constatou-se que há uma estreita correlação entre os saberes revelados nessa ação e aqueles evidenciados em suas produções escritas, o que se constitui em um forte argumento para validar a tese de que os professores se mostram, ainda, pouco proficientes no desempenho de seu papel de produtores e avaliadores de textos.
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    Tese
    A Formação de Padres no Nordeste do Brasil (1894-1933)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-24) Barreto, Raylane Andreza Dias Navarro; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/6749653436674174; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Barros, Eva Cristini Arruda Câmara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761960P7; Nascimento, Jorge Carvalho do; ; http://lattes.cnpq.br/1545911375120314; Kulesza, Wojciech Andrzej; ; http://lattes.cnpq.br/7408584269961175
    O Seminário Nossa Senhora da Conceição, instalado em 1894, por Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, primeiro bispo da Paraíba, e o Seminário Episcopal do Sagrado Coração de Jesus, implantado em 1913, por Dom José Tomás Gomes da Silva, primeiro bispo da Diocese de Aracaju, foram criados em decorrência do processo de laicização proporcionado pela proclamação da república brasileira, em 1889. Com o desígnio de ampliar o número de sacerdotes e de alterar a imagem do padre desregrado e casado que identificava a Igreja Católica no Brasil colonial e imperial, tais bispos revelaram-se intelectuais atuantes no governo de suas dioceses e de suas casas de formação sacerdotal. Tomo como objeto de estudo, para este trabalho doutoral, a formação acadêmica e sacerdotal desenvolvida nesses seminários, no período de 1894 a 1933, sendo que 1894 é o ano de criação do Seminário de João Pessoa que compreendia o Curso Menor (Preparatório) e o Maior (composto pelos cursos de Filosofia e Teologia) e o limite da pesquisa o ano de 1933, diz respeito ao encerramento do Curso Maior do Seminário de Sergipe, tendo este sido criado e funcionado com os cursos Menor e Maior, de 1913 a 1933. Descortinar os modelos escolares que dirigiram e orientaram a formação do sacerdote, nos referidos seminários, e o resultado de sua aplicação constituiu-se o objetivo dessa investigação. Para entender o modelo escolar dos seminários pesquisados, delimitei a pesquisa na temática Igreja Católica e formação sacerdotal no Brasil. Em face do objeto e do objetivo almejados, recorri ao método histórico comparado e às noções de modelo escolar de Araújo e Barros (2004) e de intelectuais de Sirinelli (1996). Tais referenciais permitiram analisar a formação ministrada nos seminários e as ações e participações dos seminaristas, incluindo o seqüenciamento para além do tempo de escolarização. A tese aqui defendida é a de que o modelo escolar desenvolvido nos Seminários brasileiros, criados após a política de laicização do Estado brasileiro, trata-se de um modelo com uma matriz única (com formação em seminários e finalidades pré-dispostas pela Santa Sé), embora adaptado, em alguns pressupostos, à realidade local e que, por sua estrutura formativa (privilegiando não só o espiritual e o moral, mas também o intelectual), foi responsável por gerações de intelectuais (padres professores, padres educadores, padres jornalistas, padres escritores entre outros) que impulsionaram a educação escolar no Brasil, nas três primeiras décadas da República, quando, em tese, o Estado tornara-se laico, ou seja, a Igreja não mais dispunha dos subsídios do Estado e este, dentre outros pontos, não mais contava com o auxílio da Igreja para o ensino público no país. A investigação revelou acatamentos, por parte dos bispos e seus seguidores, tanto dos preceitos emanados do Concílio de Trento, quanto dos ideais ultramontanos, na direção da formação sacerdotal em seminários. Ao criar e instalar os Seminários diocesanos, os bispos Dom Adauto e Dom José transcenderam suas funções, na medida em que desenvolveram neles um modelo escolar com uma lógica pensada a partir de uma matriz pedagógica, sustentada por uma série de exercícios religiosos, morais e éticos, atribuindo-lhes uma série de saberes ligados às humanidades, à filosofia e à teologia. Com tal estrutura formativa e seguindo princípios claros de racionalização (do modo de ensino, em que cada matéria tem seu professor e este dá aula para os alunos reunidos e com o mesmo grau de conhecimento, independentemente da idade) e eficiência (procurando ensinar todo o conteúdo pertinente a cada classe), os Seminários investigados desenvolveram uma educação integral, capacitando seus quadros de uma educação espiritual, moral e intelectual, para um desempenho qualitativo dos padres, nas diversas instâncias em que atuavam. Seus itinerários, suas ações e realizações eclesiásticas permitem afiançar sua participação multifacetada, em que, ao ofício eclesiástico, estavam consorciadas implicações culturais, educacionais, assistenciais, enfim, intelectuais
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    Dissertação
    Formação do educador no curso de pedagogia de Caicó-RN: reprodução ou transformação social
    (1985) Araújo, Marta Maria de
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    Tese
    Ideais formativos de homem da emissora de Educação Rural de Caicó (Rio Grande do Norte, 1963-1978)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-03-28) Medeiros, Mário Lourenço de; Araújo, Marta Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794930E6; ; http://lattes.cnpq.br/5849717780585240; Paiva, Vanilda Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/2175362065247859; Freitas, Marcos Cézar de; ; http://lattes.cnpq.br/6855478178963979; Carvalho, Vicente Vitoriano Marques; ; http://lattes.cnpq.br/9158237614613763; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4
    Sob a égide do terceiro bispo diocesano de Caicó, Dom Manuel Tavares de Araújo, foi fundada a Emissora de Educação Rural dessa cidade, em 10 de maio do ano de 1963 com o ideal de ser uma cidadela educativa, preferencialmente para jovens e adultos, homens e mulheres rurais da então região do Seridó norte-rio-grandense. No ano do seu 400 aniversário (2003), iniciamos a investigação dessa rádio elegendo como objeto de estudo a sua programação educativa e formativa, na abrangência dos quinze primeiros anos de sua existência (1963-1978), período que compreende a inauguração oficial da Rádio e o término do episcopado de seu fundador como bispo de Caicó. Elucidar e explicitar os ideais formativos de Homem almejados por essa Emissora educativa católica, subjacentes à sua programação radiofônica, bem assim, a idealização por ela atingida, constituiu-se o objetivo desse trabalho de doutorado. Considerou-se pertinente averiguar as diretrizes que historicamente perpassaram a Doutrina Social da Igreja Católica direcionando seu aggiornamento, notadamente no que concerne ao emprego dos meios modernos de comunicação a distância com fins de evangelizar e educar. Para entender os ideais da Rádio educativa investigada, delimitamos a pesquisa na temática Igreja Católica, meios de comunicação social e educação de base. Em face do objeto de estudo e objetivo a alcançar recorreu-se, metodologicamente, à noção de ação cultural presente em Certeau (1995), e ao entendimento de formação educativa respaldado precipuamente nos pensadores modernos que a discutem. Tais referenciais nos permitiram analisar em um espectro mais amplo a programação levada ao ar pelas ondas sonoras dessa Rádio educativa católica, bem como os próprios atos de idealizações culturais que a norte aram em seus fundamentos. A tese aqui defendida é a de que essa Rádio, ao proclamar-se como uma Emissora de Educação Rural destinada prioritariamente aos campesinos sertanejos, sem negligenciar seus fins confessados, os transbordou em sua globalidade. Identificou-se uma articulada aproximação de seus módulos programáticos com as diretrizes emanadas do Magistério Católico sobre o uso dos meios de comunicação social. Ao conceber, estabelecer e executar uma grade programática eclética e diversificada, a Rádio Rural de Caicó transcendeu a uma estrita formação humano-cristã a requerer o desenvolvimento das dimensões humanas, espiritual e corporal, conjuntamente. Com tal programação, dirigia-se ela aos seridoenses como homens e mulheres reais inseridos na ambiência sertaneja com efetivos problemas estruturais e existenciais de toda espécie, incluindo a fome, a sede, a organização sindical, o cooperativismo, o trabalho moderno coletivo e a ausência de educação escolar universalizante. Suas transmissões radiofônicas, pautadas nas exigências de uma comunicação ampliada, aberta, dialógica e responsável, ao abranger módulos dedicados: a emissões religiosas e catequéticas, ao entretenimento, ao radiojornalismo, à cultura sertaneja de raiz, e à educação escolar de base pela modalidade da Escola e das aulas radiofônicas, subsumiam-se a ideais que almejavam a formação de um Homem sertanejo multifacetado e pluridimensional; de homens e mulheres que, sem abjurar o catolicismo, entendessem, dialogassem e convivessem com as exigências gerais de uma sociedade em progressiva mutação, cujas demandas econômicas, sociais, culturais e educacionais se faziam sentir no sertão potiguar do Seridó, igual maneira do mundo internacionalizado
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    Tese
    A internacionalização do ensino secundário e da formação dos sujeitos educacionais (1931-1961)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-28) Oliveira Neto, Fábio Marques de; Araújo, Marta Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/6905794496420579; ; http://lattes.cnpq.br/8592795835577965; Furtado, Alessandra Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/0352539741899197; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Gouvêa, Fernando César Ferreira; ; Fernandes, Hercilia Maria; ; Medeiros, Mario Lourenço de; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    Este trabalho de doutorado, concernente à temática − reformas públicas e políticas educacionais para o ensino secundário provenientes das recomendações das Conferências Internacionais de Instrução Pública e do Seminário Interamericano de Educação Secundária− elegeu como objeto de estudo as políticas escolares e educativas apropriadas pelas autoridades educacionais do Brasil a partir das recomendações pertinentes ao nível de ensino secundário aprovadas naquelas Conferências Internacionais de 1931 a 1961, principalmente. O objetivo precípuo foi, por um lado, refletir sobre a realização das reformas públicas para o ensino secundário e as respectivas políticas educacionais; por outro, analisar as específicas apropriações pertinentes ao ensino secundário no Brasil, no período de 1931 (Reforma do Ensino Secundário mediante o Decreto nº 19.890, de 18 de abril de 1931) a 1961 (aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4.024 de 20 de dezembro de 1961). A análise do corpus documental da pesquisa − documentação referente às recomendações das Conferências Internacionais de Instrução Pública (1932 a 1961) e do Seminário Internacional de Educação Secundária (1955), os relatórios constantes dos Anuários Internacionais da Educação e do Ensino (1933 a 1961), além da legislação federal produzida pelos representantes do Poder Executivo e do Poder Legislativo − teve como referências, essencialmente, os estudos sobre os processos de interações, de apropriações, de práticas e de formalidades das práticas de conformidade com Michel de Certeau (1982), Roger Chartier (1990; 1995; 2007) e Peter Burke (2010). A tese defendida é que a história da internacionalização do ensino secundário brasileiro, em seus pressupostos teóricos, pedagógicos e políticos, pode ser situada no tempo distante da primeira Conferência Pan-Americana (1889-1890), que lançou as bases da União Pan-Americana (criada em 1910), posteriormente Organização dos Estados Americanos (1948), além da criação da Organização Educativa, Científica e Cultural das Nações Unidas (1947), principal promotora, juntamente com o Bureau Internacional de Educação, das Conferências Internacionais de Instrução Pública. Finalmente, constatou-se que a história da internacionalização do ensino secundário brasileiro, por meio de pressupostos teóricos, pedagógicos e políticos de organismos de hegemonia norte-americana, é, sem dúvida, a história das apropriações das recomendações oriundas das Conferências Internacionais de Instrução Pública, especialmente no período de 1931 a 1961.
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