Navegando por Autor "Araújo, Marilia Souto de"
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Dissertação Construção e validação de protocolo para paciente politraumatizado em serviço de atendimento móvel de urgência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-16) Macêdo, José Claúdio Miranda de; Cavalcante, Eliane Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; Galvão, Ana Cristina Araújo de Andrade; Araújo, Marilia Souto deOs Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são documentos que trazem recomendações dirigidas a otimizar o cuidado ao paciente, os quais podem ser denominados guias de prática clínica, manuais, guidelines, cadernos, protocolos, dentre outros que devem ser adotados para aprimorar esse processo, considerando a relevância de monitorar riscos e padronizar o processo assistencial ao paciente politraumatizado nos cenários de práticas. A partir desse contexto, o presente estudo teve como objetivo construir e validar um protocolo para paciente politraumatizado em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte. Tratou-se estudo de abordagem quantitativa para o desenvolvimento de um produto tecnológico para a construção e validação de conteúdo e aparência do Procedimento Operacional Padrão (POP).O produto foi construído através das seguintes etapas: 1) scoping review sobre a temática; 2) construção do instrumento a partir da caracterização dos itens do checklist com o mapeamento da scoping review; e 3) processo de validação de conteúdo e aparência a partir da técnica Delphi composto por um quadro de juízes (enfermeiros). O convite aos juízes foi por e-mail. O estudo observou as orientações éticas em pesquisa com seres humanos descritos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, certificada pelo Parecer n° 6.046.885. Nos resultados, julgou-se válidos os itens com o Índice de Validade de Conteúdo ≥ 0,90 e a confiabilidade do checklist pela concordância Kappa ≥ 0,83. Após a construção e estruturação do POP, realizou-se a etapa Delphi com as respostas de 6 juízes, para a validação do conteúdo e da aparência, contendo formulário organizado por meio de uma escala tipo Likert. O checklist foi categorizado em cinco itens. A 1ª rodada obteve a avaliação do conteúdo individual dos itens. Na 2ª rodada, avaliou-se os atributos do instrumento e a 3ª rodada a aparência e avaliação geral (comparativo entre a imobilização realizada antes e atualmente). O nível de concordância entre os juízes e a validação do conteúdo e aparência atingiram valores finais de 1,00. Tais profissionais (100%) possuem tempo de atuação no SAMU 192 entre cinco e dez anos. Esse trabalho revelou a necessidade de padronização, por meio de protocolo, da assistência de enfermagem às vítimas de acidentes com lesões em antebraço, a fim de contribuir com a normatização do procedimento de imobilização do seguimento afetado, otimizar o conhecimento a condição técnica e manter profissional atualizado no tratamento do trauma ortopédico nos diferentes cenários. O produto deste estudo consistiu no protocolo operacional padrão para nortear o procedimento de imobilização dos membros superiores (antebraço), elaborado a partir das estratégias de melhoria levantadas coletivamente nas entrevistas, com vistas à padronização do referido processo de imobilização de membros superiores da pessoa politraumatizada, que se encontram frágeis e sem alinhamento.Tese Construção, validação e avaliação da eficácia de um simulador de baixo custo voltado para o ensino de administração de medicamentos em lactentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Marilia Souto de; Medeiros, Soraya Maria de; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-6975-8683; http://lattes.cnpq.br/9165569425489092; Mazzo, Alessandra; Costa, Edilma de Oliveira; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Almeida, Rodrigo Guimarães dos SantosO ensino em enfermagem apresenta limitações diversas, dentre as quais destaca-se a formação prática na administração de medicamentos em lactentes, em virtude da escassez de oportunidades para o treino dessa habilidade. A simulação clínica e os simuladores são, respectivamente, método e tecnologias de ensino potenciais para reduzir esta lacuna. Objetivou-se construir, validar e avaliar a eficácia de um simulador de baixo custo com a finalidade de administração de medicamentos em lactentes, por via subcutânea, endovenosa e intramuscular. Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, a partir da utilização da estratégia de triangulação concomitante, sendo composta por três tipos de estudo: um metodológico, um de intervenção e um descritivo. Cinco etapas foram necessárias para a pesquisa: planejamento, construção e testagem do simulador; validação do simulador; validação do cenário de simulação; estudo de intervenção; e estudo descritivo. Para as etapas de validação, calculou-se o coeficiente Kappa, o Índice de Validade de Conteúdo e o Índice de Validade Fatorial. No estudo de intervenção, fez-se uso da estatística descritiva e inferencial, através do uso de frequências e do teste de McNemar. No estudo descritivo, foram realizadas entrevistas que receberam processamento informacional lexicográfico no software IRaMuTeQ, para posterior análise do conteúdo. A etapa de construção do simulador envolveu a criação de um protótipo de um lactente, produzido com materiais de baixo valor aquisitivo, com um custo final de R$ 326,20. A segunda etapa envolveu a validação do simulador por nove juízes, que analisaram sua funcionalidade, aparência e aspectos gerais. A avaliação da funcionalidade através do coeficiente Kappa, IVC e FVI foi de 0,99. Tanto na avaliação dos aspectos gerais do simulador quanto de sua aparência, obteve-se um coeficiente Kappa de 0,96 e um IVC e FVI de 0,98. Obteve-se, portanto, uma excelência na concordância entre os avaliadores. A terceira etapa envolveu a validação de conteúdo do cenário de simulação por 31 juízes, que avaliaram a sua representatividade, importância e clareza, resultando-se em um IVC representatividade de 0,83; IVC importância de 0,94; IVC clareza de 0,88; Kappa de 0,81; FVI de 0,89. Na quarta etapa, comparou-se as habilidades de administração de medicamentos de 18 estudantes de graduação em enfermagem antes e após a oferta de um curso voltado ao tema, com melhora nos 73 itens avaliados, dentre os quais, 25 apresentaram significância estatística. Evidenciou-se, ainda, aumento do percentual de autoconfiança nas três vias de administração. A última etapa envolveu a percepção dos estudantes em relação ao uso do simulador, emergindo-se quatro categorias temáticas: potencialidades do uso do simulador de baixo custo nas vias de administração subcutânea, endovenosa e intramuscular; a experiência realística do uso do simulador de baixo custo; aplicação prática do conhecimento teórico apreendido; e as lacunas práticas e as repercussões na segurança da administração de medicamentos. Com efeito, o simulador construído é inovador e reprodutível, confirmando-se a tese de que é possível construir um simulador de baixo custo voltado para administração de medicamentos em lactentes que apresente evidências de validade de aparência e funcionalidade e que promova a melhoria das habilidades dos estudantes.Dissertação Eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde: estudo piloto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Silva, Fillipi André dos Santos; Medeiros, Soraya Maria de; https://orcid.org/0000-0003-2833-9762; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; https://orcid.org/0000-0002-0935-5014; http://lattes.cnpq.br/7986188553475510; Oliveira, Jonas Sami Albuquerque de; Araújo, Marilia Souto de; Costa, Raphael Raniere de OliveiraINTRODUÇÃO: Na consulta de enfermagem, à luz da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem e dos referenciais e protocolos do Ministério da Saúde, a prescrição de medicamentos é uma realidade possível em determinadas situações condicionadas aos protocolos dos programas vinculados às políticas de saúde. Embora haja amparo legal na prescrição de medicamentos por enfermeiros, essa prática avançada ainda é pouco explorada na Atenção Primária à Saúde. OBJETIVO: Avaliar a eficácia de um método ativo de ensino para a aprendizagem da escrita da prescrição de enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: Trata-se de um estudo quaseexperimental de grupo único, realizado com estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A intervenção foi realizada seguindo as instruções do método “Ensino de Boas Práticas de Escrita da Prescrição de Medicamentos”, no qual os alunos produziram prescrições de medicamentos e sua qualidade foi avaliada através do instrumento intitulado QualiPresc antes e depois da intervenção (pré-teste, pós-testes imediato, 15 e 45 dias após). Quanto à mensuração da motivação, foi utilizada a Escala de Motivação Situacional antes e depois da intervenção (pré-teste e pós-teste imediato). Os dados foram tratados no software estatístico JAMOVI. Além da estatística descritiva para cada instrumento em cada momento, foi aplicado o teste de Friedman e Q de Cochran para avaliar a qualidade das prescrições. Os testes t pareado e de Wilcoxon e a Correlação de Pearson foram utilizados para avaliar a motivação situacional dos participantes. Foi utilizado a Correlação de Spearman para avaliar a interações entre as dimensões da Escala de Motivação Situacional. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob parecer consubstanciado nº 7.080.533 em 16 de setembro de 2024, CAAE: 81497124.4.0000.5537, ReBEC: RBR-5mwfczh. RESULTADOS: A intervenção produziu melhorias significativas na qualidade das prescrições de medicamentos emitidas, com efeitos significativos imediatamente após o treinamento e sustentados ao longo do tempo. Apesar de uma leve redução no indicador entre o pós-teste imediato e os 15 e 45 dias, os resultados permaneceram estáveis após o 15º dia, indicando a durabilidade dos efeitos da intervenção. Quanto aos resultados para motivação situacional, a intervenção teve um efeito na motivação global com maior consistência na percepção de motivação situacional entre os participantes, porém o efeito global da intervenção variou entre os participantes, evidenciando um impacto positivo, embora não uniforme, na motivação situacional global. Referente às dimensões da Escala de Motivação situacional, a intervenção fortaleceu a motivação intrínseca, reduziu a dependência da regulação externa e evidenciou a complementaridade das dimensões motivacionais no processo de mudança. CONCLUSÃO: A aplicação do referido método de ensino baseado na aprendizagem por pares favorece o desenvolvimento de competências específicas e práticas avançadas, ampliando a atuação dos enfermeiros. Além disso, o estudo oferece subsídios para o aprimoramento dos currículos acadêmicos, incentivando o uso desse método ativo de ensino que pode ser adotado em diferentes contextos, alinhando-se às diretrizes internacionais e fortalecendo a saúde pública com práticas seguras e baseadas em evidências.Dissertação Realidade virtual no contexto do ensino médico: análise do conceito(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Lima, Arthur Rodrigues; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; Mata, Adala Nayana de Sousa; Araújo, Marilia Souto deO estudo teve por objetivo analisar o conceito de realidade virtual (RV) no ensino médico. Trata-se de uma análise conceitual baseado na metodologia sugerida por Walker & Avant. As etapas metodológicas foram desenvolvidas a partir de uma revisão de escopo, conforme a proposta do Joanna Briggs Institute (JBI). A busca na literatura foi realizada nas bases de dados: PUBMED, PMC, SciELO, Google Scholar, LILACS, MEDLINE, IBECS e CUMED, mediante o uso do descritor “Realidade Virtual” e sua respectiva tradução para inglês e espanhol. A amostra final foi composta por 49 estudos. Foram identificados oito atributos, oito antecedentes e dezesseis consequentes do fenômeno estudado. Dois casos foram construídos para uma melhor clarificação do conceito analisado, sendo um caso contrário e um caso modelo. Por fim, construiu-se a seguinte definição: a RV é uma tecnologia para simulação, desenvolvida a partir de softwares que promovem a interação e a imersão em ambiente virtual, de modo tridimensional, com ou sem uso de avatares. Trata-se de um recurso seguro, acessível, flexível, possivelmente econômico e eticamente recomendado. Promove o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades médicas e interprofissionais, oferta aumento do conhecimento, confiança, satisfação e melhoria com os resultados de aprendizagem. A compreensão amplificada de RV ao contexto médico poderá contribuir na melhoria de processos de ensino aprendizagem em saúde, bem como refletir numa melhor formação e qualificação profissional.