Navegando por Autor "Araújo, Maria Aldenoura Mafra de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Avaliação escolar e educação inclusiva: uma análise a partir de uma escola pública em Caicó/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Araújo, Maria Aldenoura Mafra de; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Santos Sobrinho, Djanni Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Garcia, Tulia Fernanda MeiraAs atividades humanas trazem consigo a necessidade de serem analisadas. A avaliação, assim, apresenta-se como um meio pelo qual a reflexão conduz ao encontro de caminhos permeados por novas possibilidades. A avaliação escolar é um tema que suscita muitos questionamentos, que se intensificam quando se trata do ato de avaliar as pessoas com deficiência. O interesse por esta pesquisa propõe como objeto de estudo abordar a avaliação escolar na educação inclusiva. Assim, traçou-se como objetivo analisar os instrumentos avaliativos aplicados aos alunos com deficiência e transtorno em uma escola do município de Caicó/RN, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, no sentido de perceber se os mesmos possibilitam considerar as especificidades de cada aluno, percebendo seus avanços e suas potencialidades. A metodologia utilizada pautou-se em pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os autores consultados foram: Hoffman (2009); Libâneo (1994); Luckesi (2011); Oliveira (2001); Veiga (2011). Diante da pesquisa realizada, percebe-se o acesso dos alunos com transtorno e deficiência nas salas de aulas regulares. Verifica-se, também, os docentes dialogando e sensíveis às adequações dos instrumentos avaliativos.