Navegando por Autor "Araújo, Míriam Flávia Medeiros de"
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Dissertação Dalcy da Silva Cruz: itinerário intelectual e resistência(2017-02-15) Araújo, Míriam Flávia Medeiros de; Gomes, Ana Laudelina Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/7178264870931102; ; http://lattes.cnpq.br/8351774035445668; Lucena, Thiago Isaias Nóbrega de; ; http://lattes.cnpq.br/5008016804933601; Silva, Tânia Elias Magno da; ; http://lattes.cnpq.br/4392730514333344A presente dissertação faz um recorrido pela trajetória de vida de Dalcy da Silva Cruz, uma educadora, intelectual e militante do pensamento, cuja história de vida está atrelada a pertencimentos e acontecimentos diversos, dentre eles, a construção do ensino das Ciências Sociais no Rio Grande do Norte. Dividida em três etapas, que chamamos de “reorganizações”, expressão cunhada por Edgar Morin, em uma de suas autobiografias chamada Meus demônios (2000), percorremos o objetivo de revelar a complexa vida de Dalcy, marcada por descontinuidades, rupturas e pela conquista de diversos espaços dentro e fora da academia. Metodologicamente, optou-se por apresentar fragmentos da trajetória da vida de Dalcy, baseados em escritos autobiográficos de seu memorial, intercalando com outros autores lidos, dos quais destacamos: Morin (2000; 2013), Estés (2014), Almeida (2006; 2012) e Rago (2013). Foram realizadas num primeiro momento, entrevistas abertas e em profundidade, por meio de registros escritos e gravações em áudio com Dalcy e alguns interlocutores, que revelaram as múltiplas faces dessa intelectual. Posteriormente, foram feitas as transcrições dos áudios e consequente estruturação da parte escrita, a partir dos relatos da própria Dalcy, e da seleção de alguns textos representativos em sua produção, composta por artigos, falas, participações em congressos e eventos diversos. A pesquisa proporciona à sociedade, o acesso à trajetória de vida de uma intelectual, que contribuiu de múltiplas formas no campo da Sociologia e da Educação, com uma produção acadêmica que não se prende a áreas disciplinares e superespecializadas do conhecimento.