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Navegando por Autor "Araújo, Karine dos Santos"

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    TCC
    Etnomatemática na formação do professor de matemática: importância da disciplina na estrutura curricular da licenciatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Araújo, Karine dos Santos; Maroni Lopes, Maria; http://lattes.cnpq.br/8535082485035743; de Assis Bandeira, Francisco; de Fátima Garcia, Maria
    O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da disciplina de Etnomatemática na formação inicial dos professores de Matemática. Para tanto, foi realizado inicialmente um levantamento e análises das estruturas curriculares de todos os cursos de Licenciatura em Matemática do Rio Grande do Norte, que realizam atividades presenciais e que estão ativos atualmente, a fim de estudar a frequência que a disciplina de Etnomatemática aparece, seja de forma optativa ou obrigatória. O intuito principal é observar traços e características de concepções Etnomatemáticas na supracitadas ementas. Após a análise, a autora realizou uma pesquisa, usando como ferramenta o Google Forms, buscando compreender o modo como os alunos do curso de Licenciatura em Matemática, especificamente, dos discentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, campus de Caicó-RN enxergam a importância dessa disciplina na formação inicial e se é possível mudar as características tradicionais de ensinar Matemática usando a cultura, tradição e realidade do aluno, ou seja, usando a Etnomatemática. Como instrumento de investigação deste trabalho temos uma entrevista realizada com o Professor Dr. Francisco de Assis Bandeira, essa entrevista teve como objetivo apresentar o processo de inserção da disciplina de Etnomatemática na estrutura curricular do curso Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, campus de Caicó-RN. A referida entrevista aconteceu de modo virtual através da plataforma Google Meet. Com base nisso, o estudo procurou responder o seguinte questionamento: Como a Etnomatemática quando abordada na formação inicial dos Professores de Matemática pode contribuir na prática profissional do professor e mudar o modelo tradicional de ensino de Matemática? Como resultado, aponta-se que são várias as contribuições de explicar o conceito de Etnomatemática para os futuros professores, desde a mudança no ensino como na absorção dos conteúdos matemáticos por parte dos alunos. Aproximar os conteúdos da escola com a realidade do aluno pode proporcionar um maior interesse dos alunos e melhor relação com a Matemática, isso porque a Etnomatemática dá significação ao que está sendo estudado.
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    Dissertação
    Inferência bayesiana para modelos Poisson com priori conjugada baseada em misturas da distribuição Gama
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-17) Araújo, Karine dos Santos; Pereira, Marcelo Bourguignon; https://orcid.org/0000-0002-1182-5193; http://lattes.cnpq.br/9358366674842900; http://lattes.cnpq.br/8535082485035743; Nascimento, Fernando Ferraz do; Souza Filho, Nelson Lima de
    A inferência Bayesiana é uma metodologia estatística que combina informações prévias sobre os parâmetros do modelo com dados observacionais para estimar a distribuição a posteriori dos parâmetros desconhecidos. Uma das vantagens de utilizar prioris conjugadas é que a distribuição a posteriori resultante permanece dentro da mesma família de distribuições da priori, o que facilita tanto os cálculos quanto a interpretação intuitiva dos parâmetros da posteriori. Neste estudo, adotamos misturas de distribuições Gama como prioris conjugadas para o parâmetro λ da distribuição Poisson, o que proporciona uma abordagem mais flexível e capaz de se ajustar melhor às diferentes características dos dados. As misturas de distribuições Gama exploradas neste trabalho incluem a distribuição Lindley generalizada 1 (ABOUAMMOH; ALSHANGITI; RAGAB, 2015), a distribuição Lindley generalizada 2 (RAMOS; LOUZADA; MOALA, 2021) e a distribuição Lindley generalizada 3 (ZAKERZADEH; DOLATI, 2009). Essas distribuições são extensões da clássica distribuição Lindley. Para ilustrar a aplicação prática da metodologia proposta, realizamos um estudo com dados reais.
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