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Navegando por Autor "Araújo, Kaline Sampaio de"

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    Dissertação
    Avaliação de implementação da Educação Superior a Distância: o caso da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte SEDIS/UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-19) Araújo, Kaline Sampaio de; Alloufa, Jomária Mata de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5; ; http://lattes.cnpq.br/7270364469342863; Tinoco, Dinah dos Santos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781518Y1; Lima, Marcos Antônio Martins; ; http://lattes.cnpq.br/4480882123614278
    A considerável expansão da Educação a Distância (EaD) registrada nos últimos anos no Brasil levanta a importância do debate sobre como vem sendo feita a implementação desta política, para que formuladores e implementadores tomem decisões com maior conhecimento, maximizando resultados, identificando êxitos e superando pontos de estrangulamento. Este trabalho procura avaliar o processo de implementação da política de EaD pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para isso, buscou-se utilizar uma proposta de avaliação compatível com a referida política, chegando-se à desenvolvida por Sonia Draibe (2001), a qual sugere uma análise denominada anatomia do processo geral de implementação. Para alcançar os objetivos, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo do tipo estudo de caso, utilizando-se de pesquisa documental e de entrevistas semiestruturadas com três grupos de sujeitos pertencentes à política: gestores, técnicos e beneficiários. Concluiu-se, principalmente, que: o processo de implementação carece de um canal de contato aberto da gestão com os técnicos e beneficiários; a falta de clareza na disseminação de informações entre os técnicos produz ruídos que interferem nos outcomes (produtos); a ausência de divulgação das ações interna e externamente contribui com a perpetuação do preconceito em relação à modalidade a distância; utilizar critérios de seleção pautados na competência e no mérito contribui para formar um corpo de técnicos habilitados para exercer a sua função dentro da política; uma instituição que não capacita técnicos gera lacunas que possivelmente irão se transformar em falhas de execução da política; todos os sujeitos envolvidos na política necessitam de avaliações internas para contribuir com melhorias no processo de implementação, no entanto, abre-se uma lacuna entre os sujeitos caso não haja a socialização dos resultados; a existência de uma instância interna que gerencie os recursos financeiros e balanceie o orçamento oriundo dos diferentes programas mantenedores é fundamental; os consórcios entre IES e municípios nos polos de apoio presencial se revelam como um ponto de estrangulamento do processo, pois os beneficiários ficam expostos à inconstância e à falta de compromisso das prefeituras nestes locais
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    Livro
    Coletânea de artigos científicos sobre educação a distância
    (SEDIS-UFRN, 2021-06-25) Dias, Aline de Pinho; Neto, José Correia Torres; Araújo, Kaline Sampaio de
    Publicação que apresenta artigos sobre a Ead no Brasil.
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    Livro
    Design instrucional para cursos a distância: um guia para a construção de material didático do AVASUS
    (EDUFRN, 2016) Burlamaqui, Akynara Aglaé; Dias, Aline de Pinho; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Gusmão, Cristine Martins Gomes de; Nagem, Danilo Alves Pinto; Lins, Hertz Wilton de Castro; Silva Júnior, José Adailton da; Machiavelli, Josiane Lemos; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Cortez, Lyane Ramalho; Oliveira Junior, Mauricio da Silva; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros
    É com grande satisfação que apresentamos este manual. Ele tem a finalidade de fornecer orientações básicas sobre a construção de material didático para a educação a distância. A educação a distância tem eculiaridades que exigem maiores cuidados no que se refere à comunicação e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino-aprendizagem, considerando ainda as estratégias pedagógicas necessárias para a construção do conhecimento. Nesse sentido, uma construção criteriosa do material didático é essencial, uma vez que é por meio dele que o itinerário formativo, as estratégias pedagógicas, a comunicação, interação e interatividade com o aluno poderão acontecer. Apresentamos, neste material, orientações e estratégias de como o conteudista poderá de senvolver seu material de forma a atender as especificidades da modalidade a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Assim, trataremos de aspectos relacionados à estrutura didática dos módulos, ao tipo de linguagem que deve ser empregada, aos recursos utilizados para apresentar informações adicionais ao módulo, à estrutura e dimensão do módulo, ao referenciamento, à sugestão de uso de recursos tecnológicos, ao guia para elaboração de questões, ao modelo de caso clínico, aos critérios de validação dos módulos e à visão geral do processo de produção do material. Todas essas orientações objetivam possibilitar que o aluno seja protagonista de seu processo de aprendizagem, realizando transformações positivas nos serviços de saúde ao quais está vinculado. É indispensável que você leia com pletamente este manual para assim compreender a filosofia, metodologia e organização que queremos construir juntos no AVASUS. Desejamos a todos a construção de um material didático vivo, que permita aos alunos um itinerário exitoso, que garanta uma Educação Permanente em Saúde, supra as necessidades de aperfeiçoamento e, assim, fortaleça a aten ção no âmbito da saúde em nosso país
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    TCC
    Jornalismo científico em crises de saúde pública: análise do caso do RegulaRN durante a pandemia de COVID-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Calixto, Gabriel Mascena; Lacerda, Juciano de Sousa; Araújo, Kaline Sampaio de; http://lattes.cnpq.br/2259800898960022; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Oliveira Jr., Mauricio da Silva
    Este trabalho investiga o papel do jornalismo científico durante crises de saúde pública, utilizando como objeto de estudo as notícias produzidas sobre a plataforma RegulaRN, pela equipe de comunicação do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), durante a pandemia de covid-19. A pesquisa parte da análise de notícias publicadas que abordam a plataforma e busca compreender como os critérios do jornalismo científico foram aplicados na construção de narrativas informativas em um contexto marcado pela infodemia e pela urgência de informações claras e confiáveis. Para tanto, foi adotada uma análise qualitativa e documental, fundamentada nos critérios propostos por Bertolli Filho (2006) e Fioravanti (2013), e sustentada por entrevistas com jornalistas que atuaram na produção dos textos noticiosos. A investigação discute a relação entre jornalismo, ciência e sociedade, explorando o potencial do jornalismo científico como ferramenta de mediação e comunicação estratégica em cenários de crise. O estudo também reflete sobre a relevância do RegulaRN como um exemplo de inovação tecnológica em saúde pública e destaca a importância de estratégias editoriais voltadas à acessibilidade e à compreensão das informações. O trabalho busca contribuir para o debate sobre os desafios e as possibilidades do jornalismo científico como elemento essencial na democratização do conhecimento científico e no fortalecimento de políticas públicas em saúde.
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    Relatório
    Projeto de pesquisa aplicada para integração inteligente orientada ao fortalecimento das redes de atenção para resposta rápida à Sífilis: relatório final do TED n. 54/2017
    (SEDIS-UFRN, 2024) Cruz, Agnaldo Souza; Dias, Aline de Pinho; Noronha, André Gustavo Gadelha Mavignier de; Oliveira, Carlos Alberto Pereira de; Farias, Fernando Lucas de Oliveira; Andrade, Ion Garcia Mascarenhas de; Paiva, Jailton Carlos de; Paiva, Jordana Crislayne de Lima; Lacerda, Juciano de Sousa; Araújo, Kaline Sampaio de; Coutinho, Karilany Dantas; Lima, Leonardo Judson Galvão de; Romão, Manoel Honorio; Alves, Maria Valéria Pareja Credidio Freire; Santos, Marquiony Marques dos; Oliveira Júnior, Maurício da Silva; Almeida, Milena Cristina Duarte de; Reis, Mônica Karina Santos; Batista, Natalia Araujo do Nascimento; Morais, Philippi Sedir Grilo de; Melo, Ronaldo Silva; Pinto, Talita Katiane de Brito; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros (coord.); Rego, Maria Carmem Freire Diógenes (coord.)
    O Projeto de Pesquisa Aplicada para Integração Inteligente Orientada ao Fortalecimento das Redes de atenção para a Resposta Rápida à Sífilis foi desenvolvido no Brasil, de 2018 a 2023, pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan Americana de Saúde. O Projeto “Sífilis Não”, como ficou mais conhecido, deixou um legado científico e tecnológico no Sistema Único de Saúde, articulou ações em todos os estados brasileiros e ainda rompeu barreiras internacionais, por meio de cooperações técnico-científicas com instituições de ensino e pesquisa de Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Moçambique, Angola, Suécia. As atividades foram desenvolvidas em quatro eixos principais, tendo a Vigilância, a Gestão e a Governança, o Cuidado Integral, a Educação e a Comunicação como foco, tanto de pesquisas – teses de doutorado, dissertações de mestrado e diversos artigos publicados em periódicos de reconhecimento internacional, como a Lancet – quanto de ações práticas derivadas de seus estudos aplicados à resposta à sífilis nos estados, municípios e no Distrito Federal. Tivemos avanços significativos na área tecnológica, como a patente internacional para a produção do Duoteste, equipamento que consegue verificar se o paciente está infectado com HIV e sífilis com a mesma amostra de sangue. Estima-se que a patente possa representar uma economia de mais de R$ 850 milhões aos cofres públicos, em poucos anos, caso seja incorporada pelo SUS. O Salus é outro resultado importante deixado pelo “Sífilis Não” para contribuir com o manejo e gestão dos casos. Essa plataforma de monitoramento inteligente de agravos, que é especializada nos protocolos e diretrizes terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis, em especial, a sífilis, encontra-se atualmente em utilização por 16 estados e 1.399 municípios, que aderiram de forma voluntária ao sistema. No Salus, esses municípios contam com uma série de ferramentas, que incluem mapas interativos com georreferenciamento em tempo real dos casos de sífilis adquirida, em gestantes, congênita e de crianças expostas monitorados por território: em nível estadual, regional de saúde, município e bairro (para municípios acima de 100 mil habitantes)
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