Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, José Magnaldo de Moura"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Saberes docentes na prática do professor de música do Projeto SESC Cidadão
    (2016-03-10) Araújo, José Magnaldo de Moura; Queiroz, Luis Ricardo Silva; ; ; Almeida, Cristiane Maria Galdino de; ; Oliveira, Mario André Wanderley;
    Este trabalho apresenta, discute e analisa como se constituem e de que forma se articulam os saberes docentes de um professor de música atuante no projeto social SESC Cidadão. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma pesquisa que teve os seguintes objetivos específicos: verificar aspectos gerais acerca da formação cultural-profissional do professor atuante no SESC Cidadão; compreender de que forma os saberes adquiridos na formação “formal” do professor têm subsidiado sua ação pedagógica no projeto social; identificar e analisar quais os saberes profissionais que alicerçam a atuação desse professor no âmbito do projeto SESC Cidadão. O referencial teórico do trabalho está fundamentado nos estudos sobre saberes docentes propostos por Tardif (2014) e outros estudos da área de educação e educação musical que abordaram tal temática. A metodologia utilizada foi o estudo de caso tendo como principais instrumentos de coleta de dados observação direta, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e estudos bibliográficos. Os dados foram organizados e analisados qualitativamente com ajuda do software Atlas.ti. Os resultados demonstram que os saberes docentes do professor de música se constituíram ao longo de sua trajetória educativo-musical, tanto por meio de experiências pré- profissionais vividas como ex-aluno de projeto social quanto através de experiências profissionais como professor de música do conservatório e do projeto SESC Cidadão. Além disso, compõe seu leque de saberes sua trajetória formativa, estabelecida principalmente no curso de licenciatura em música e de especialização em musicoterapia. Seus saberes docentes se articulam na prática de diversas formas, desde o modo como lida com as crianças, adolescentes e jovens do projeto social, até as escolhas de como conduzir seu trabalho nas atividades de música
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM