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    TCC
    Interações parentais e hábitos de vida na infância: repercussões da era digital em crianças pré-escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-19) Araújo, Isis Yohanna de; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; https://orcid.org/0000-0001-9191-1130; https://lattes.cnpq.br/0414246002092813; https://orcid.org/0000-0002-6586-776X; https://lattes.cnpq.br/5137126610468844; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; https://orcid.org/0000-0001-9191-1130; https://lattes.cnpq.br/0414246002092813; Silva, Hylarina Maria Montenegro Diniz; https://orcid.org/0000-0001-7522-9166; http://lattes.cnpq.br/1402684784511436; Gonzaga, Magnólia Carvalho Aquino; https://orcid.org/0000-0003-2386-5464
    Introdução: O surgimento da internet e de dispositivos portáteis tornou o acesso às telas mais intenso, o que também tem prevalecido entre crianças, aspecto preocupante para o desenvolvimento infantil. Alguns fatores levam a essa exposição cada vez mais precoce, como as condições socioeconômicas e a influência dos hábitos familiares. Objetivo: Identificar as repercussões da interação parental com crianças pré-escolares e sua influência na atividade física, sono e tempo de tela. Metodologia: trata-se de um estudo quantitativo do tipo exploratório-descritivo. Foram aplicados instrumentos validados para cuidadores responsáveis por crianças de 4 escolas de educação infantil (creches), sendo 2 urbanas e 2 rurais, de um município do interior do Rio Grande do Norte, de Setembro a Dezembro de 2022. Resultados: As crianças das creches rurais apresentaram menor frequência do uso de telas por mais de 1h do que as das urbanas, principalmente de celular e tablet, (46,7% a 58,8%, respectivamente, em um dia de semana) e também revelaram mais tempo brincando ao ar livre por mais de 1h, (91,8% contra 60,7% das creches urbanas, referente a um dia de semana). Além disso, a maioria dos cuidadores demonstraram comportamentos de saúde prejudiciais que podem influenciar as crianças, como o uso de telas que se mostrou acima do tempo recomendado para elas. Conclusão: A maioria das crianças faz uso de telas por mais tempo do que o recomendado, o que pode repercutir em resultados negativos ao desenvolvimento saudável em aspectos físicos e mentais. As relações parentais são as primeiras influências de uma criança, e os próprios cuidadores tão dependentes das telas, revelando que estratégias precisam ser repensadas para a exposição do público infantil ao mundo digital.
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