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Navegando por Autor "Araújo, Isaías Moisés Brito de"

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    TCC
    A formação inicial de professores para a educação básica: a implementação da Educação de Jovens e Adultos em São João do Sabugi - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Araújo, Isaías Moisés Brito de; Mariana, Fernando Bomfim; Souza, Gisonaldo Arcanjo de; Cardoso, Adriana Maria
    Discutir e pesquisar sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil requer (re)conhecimento histórico sobre as lutas travadas pela educação desses sujeitos, anseios por mudanças qualitativas e por políticas públicas efetivas destinadas a esse campo. Apesar de reconhecida como modalidade de ensino da educação básica a partir, principalmente, da LDB 9.394/96, a EJA ainda enfrenta diversos conflitos no campo formal de ensino. E um desses conflitos e desafios se refere ao fato da formação de professores para atuar nesse campo de educação. Fazendo uso de metodologias qualitativas e quantitativas conforme Brandão (2002) Ludke; André, (1986) e Marconi; Lakatos (2010), este trabalho procura discutir a inserção de conhecimentos e/ou componentes curriculares acerca da modalidade de ensino EJA nas formações iniciais de professores para a educação básica. Nesse sentido, realizamos pesquisa de campo com professores da EJA do município de São João do Sabugi – RN, através de questionário estruturado, procurando investigar se esses docentes enfrentaram dificuldades ao lecionar na modalidade em questão e se consideram importante a presença de tal campo de conhecimentos na formação inicial de professores. Embasados em Brasil (1996), Brasil (2000), Arroyo (2006), Haddad; Di Piero (2000), dentre outros, entendemos que se a Educação de Jovens e Adultos é verdadeiramente uma modalidade de ensino da educação básica ela deve ser tratada em todas as licenciaturas voltadas a esta. Acreditamos não ser concebível que se continue a formar professores que possam vir atuar na EJA sem conhecimentos teóricos sólidos sobre essa modalidade de ensino. Os resultados da pesquisa apontam no sentido de que sim, a EJA deve ser inserida nas estruturas curriculares das licenciaturas. Tal inserção pode vir a melhorar significativamente as práticas pedagógicas, curriculares, e ajudar os docentes a compreenderem as especificidades dos educandos, dentre elas a heterogeneidade de ritmos de desenvolvimento e aprendizagem.
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