Navegando por Autor "Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de"
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TCC A aplicabilidade da preservação documental em materiais sonoros: caso dos discos de vinil (LP)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Gomes, Andressa Michelly dos Santos; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Barbosa, Everton RodriguesEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe uma investigação sobre a Preservação Informacional, visualizando os aspectos de Preservação Documental com foco em acervos sonoros através dos discos de vinil. Aborda sucintamente, o significado de biblioteca, informação, documento e fonte de informação. Expõe a preservação da informação, especificando os conceitos de Preservação Documental e suas ações estratégicas (Preservação) e operativas (Conservação – Preventiva e Curativa – e Restauração). Aponta medidas de precaução para documentos sonoros (discos de vinil). Evidencia o papel do bibliotecário na salvaguarda da informação em Centros Documentais. Reforça o papel do bibliotecário como agente “preservador”, ampliando as suas preocupações na multiplicidade de suportes em unidades informacionais, culminando numa preservação à longo prazo. Objetiva, identificar e, posteriormente, descrever as ações de preservação utilizadas sob os discos de vinil, pelos profissionais que atuam na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, na Rádio FM Universitária e na Biblioteca Padre Jaime Diniz. Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e de campo, com uma abordagem qualitativa, através do método geral indutivo. Considera imprescindível adquirir medidas para se precaver contra eventuais danos aos valiosos discos de vinil.TCC A biblioteca escolar e a Lei 12.244/10: uma análise de sua aplicabilidade em duas escolas da cidade do Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Nascimento, Kadja Leandro do; Santos, Raimunda Fernanda dos; Freitas Neta, Antônia de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deEstuda as concepções da Lei 12.244/10, criada no intuito de fortalecer o espaço da biblioteca escolar nas escolas públicas e privadas, além de reconhecer a importância do bibliotecário como agente colaborador para o processo de ensino e aprendizagem. Tem como objetivo geral analisar a aplicabilidade da lei 12.244/10 em duas escolas da cidade do Natal/RN. Objetiva especificamente: estudar aspectos relativos à essa lei que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país; averiguar a situação das bibliotecas das escolas analisadas e a contribuição dessas unidades de informação para o processo de ensino e aprendizagem no contexto em que estão inseridas; identificar o impacto da atuação do profissional bibliotecário e as principais atividades desenvolvidas no âmbito de uma das escolas analisadas; estabelecer comparações entre ambas as instituições analisadas em relação aos esforços empreendidos para a aplicabilidade da lei e a contribuição do profissional bibliotecário no cumprimento do seu papel enquanto agente fomentador das boas práticas de uso da biblioteca no contexto escolar. Utiliza como metodologia a pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de caso exploratório e descritivo de caráter quali-quantitativo – cuja pesquisa foi realizada mediante a aplicação de questionários e a utilização do método comparativo com duas unidades de informação inseridas em instituições de ensino privadas. Destaca reflexões através da comparação realizada entre as duas escolas, enfatizando as diferenças entre elas no que diz respeito à biblioteca escolar. Conclui enfatizando a importância da atuação do profissional bibliotecário como agente mediador no processo de ensino e aprendizagem no ambiente escolar, bem como agente contribuinte para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços da unidade de informação em instituições de ensino.TCC A biblioterapia na melhor idade: uma proposta para o Centro de Convivência de Idosos Geraldo Pinheiro em Macaíba - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Bezerra, Luana de Araújo; Gallotti, Monica Marques Carvalho; Galloti, Monica Marques Carvalho; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoA sociedade atual é complexa e desafiadora do ponto de vista econômico, político e social. Devido a avanços da tecnologia como um todo e da ciência em específico, as populações tem se tornado mais longevas. Esta longevidade por sua vez tem causado impactos importantes nesse meio social fazendo com que seja necessário a criação de mecanismos e políticas públicas para cooperar com esta nova realidade. Nesse contexto, um dos aspectos chave é a atenção à saúde mental da população. Uma das alternativas que têm se apresentado nesta seara é a Biblioterapia. Este tipo de ação visa a promoção da atividade do uso de material bibliográfico aliado à medicina ou à psicoterapia, de modo a estimular as pessoas a resolverem seus problemas emocionais. O trabalho visa de forma geral promover uma revisão de literatura sobre o assunto da Biblioterapia com vistas a refletir sobre o tema à luz de sua aplicação para o público idoso. Especificamente o trabalho tem como objetivos: identificar os benefícios da Biblioterapia para os idosos, descrever o Centro de Convivência de Idosos “Geraldo Pinheiro” no município de Macaíba/RN e por fim propor atividades de Biblioterapia para o referido centro. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em fontes de informação pertinentes ao assunto tais como livros, artigos científicos, relatórios estatísticos em formato convencional e eletrônico. Além disso, foi feito um estudo de caso, por meio de uma abordagem exploratória no referido centro. Esta abordagem teve por finalidade a elaboração de uma proposta indicativa de ações em torno da Biblioterapia para esta referida comunidade. Por fim, considera-se que a Biblioterapia pode trazer variados benefícios para a população da terceira idade e que é uma prática auxiliar à terapia para este tipo de público.TCC A Gestão Documental na construção da Memória Institucional da Cooperativa Cultural Universitária do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Francisco, Bruna da Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Silva, Emerson Carlos daEste trabalho de conclusão de curso tem como tema a apresentação da gestão documental enquanto recurso da construção de uma memória institucional, para tanto, objetivou apresentar o conceito de memória como uma proposta humana que ocorre de forma individual, coletiva e social. No entanto, buscou-se aplicar esses conceitos na necessidade das mesmas na formação de uma memória institucional. Através de análises conceituais sobre arquivos e os vários formatos de documentos que os compõe, funcionando com suporte a informação, observando assim a gestão documental como um meio de organização e tratamento informacional que por meio da seleção e descarte informacional, como um processo que possibilita a formação de uma memória institucional, no caso desta, a memória da Cooperativa Cultural Universitária do RN, tendo como finalidade a análise do pertencimento histórico, social, cultural e identitário que a memória proporciona.TCC A importância da preservação da informação: reflexões sobre a preservação, conservação e restauração dos suportes de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Cunha, Naisa de Almeida; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Felipe, Carla Beatriz MarquesConceitua e apresenta a informação e o processo de comunicação, que se faz um resgate histórico sobre os tipos de suporte de informação e a consequente evolução das formas de comunicação. Aborda a importância da preservação da informação para os indivíduos e para a construção de uma sociedade. Mostra as estratégias de preservação, conservação e restauração dos tipos de suporte de informação e os cuidados que devem ser tomados de acordo com as suas singularidades. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica sobre assuntos pertinentes ao tema, bem como a consulta em base de dados e websites. O objetivo geral dessa pesquisa visa ressaltar a importância da preservação da informação em diferentes tipos de suporte, visando fazer com ela fique acessível por mais tempo possível. Os objetivos específicos desse trabalho discorrem sobre estratégias de preservação, conservação e restauração de diferentes tipos de suportes de informação, de acordo com as suas evoluções, visando a importância dessas estratégias nos âmbitos de bibliotecas e arquivos com a finalidade de preservar a informação para a posterioridade. Concluindo assim que essas estratégias e cuidados são de vital importância para a preservação da informação nessas instituições, fazendo com que seja possível, através da preservação da informação, elas desempenharem as suas principais funções: salvaguardar e disseminar a informação.TCC A preservação documental na formação do bibliotecário(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Pinheiro, Thaís Gervaise; Cunha, Jacqueline de Araújo; Carvalho, Luciana Moreira; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deO objetivo do presente estudo é verificar se a formação do bibliotecário no Brasil o prepara para o trabalho de preservação de documentos impressos e digitais considerando verificar quais instituições do país ofertam disciplinas dedicadas ao estudo da preservação documental, em quais modalidades em que são ofertadas se optativa ou obrigatória, observar de que modo elas se distribuem por regiões e conhecer as ementas. Foi definido um recorte das instituições federais de ensino superior e realizada uma pesquisa bibliográfica de estudo exploratória nos seus sites para coleta de dados acerca das disciplinas de preservação. Os resultados mostram que há um declínio na disponibilização de disciplinas que tratam da preservação documental, conteúdo de fundamental importância para a formação do profissional da atualidade que com o rápido surgimento das novas tecnologias também surge uma preocupação com os novos suportes documentais, pois desde a antiguidade é algo inerente à função do bibliotecário seja ela de forma direta ou indireta.TCC A segurança da informação no processo de submissão e avaliação de proposta de publicação à editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Oliveira, Patrícia Feitosa de; Cunha, Jacqueline de Araújo; Macedo, Helton Rubiano de; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deApresenta o conceito de segurança da informação já que a informação tem sido cada vez mais produzida e acessada, especialmente com o avanço das tecnologias e o uso exacerbado das redes sociais na sociedade atual Relata um breve histórico da Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EDUFRN, bem como seu processo de editoração. Objetiva verificar as fragilidades relacionadas à segurança da informação no processo de submissão e avaliação; verificar se há uma política de segurança da informação na EDUFRN e identificar características do comportamento dos avaliadores no processo de recebimento dos documentos para avaliação e suas habilidades em relação à temática em questão. Utiliza como metodologia pesquisa bibliográfica para construção do embasamento teórico, bem como foram empreendidas entrevistas com um responsável pela secretaria da Editora e com os atores envolvidos no processo de avaliação dos documentos submetidos ao processo de publicação, escolhido um de cada centro acadêmico de forma aleatória. Conclui, após a análise dos dados, que existe vulnerabilidade em relação à segurança da informação durante o processo de submissão e avaliação das propostas submetidas, não existe uma política de segurança da informação na editora, como resposta viu-se a necessidade de instruir os avaliadores em como manusear e proteger os documentos recebidos e sugere a criação de um manual e de uma política de segurança da informação. Em seguida lista algumas sugestões de boas praticas para serem dadas aos avaliadores.TCC A viabilidade da metodologia de Sara Shatford para a indexação de fotografias: o acervo fotográfico da Escola de Música da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Brizolara, Martina Luciana Souza; Felipe, Carla Beatriz Marques; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Santos, Raimunda Fernanda dosApresenta conceitos de imagem e documento iconográfico e discorre sobre seu uso ao longo da história da humanidade. Procura apresentar definições de fotografia, comentando seu uso para fins de registro e transmição de informações e seu papel na sociedade. Narra brevemente a história e evolução da fotografia, comentando as circunstâncias de seu surgimento, os diversos processos fotográficos descobertos ao longo da história, e sua crescente popularização até os dias atuais. Comenta sobre os diferentes usos e funções da fotografia. Discorre sobre a fotografia como documento, destacando a necessidade do tratamento informacional de acervos fotográficos. Oferece conceitos de análise documentária e indexação; discorre sobre os objetivos da indexação, apresentando as etapas do processo, destacando o estágio de análise de assunto. Fala sobre as diferenças entre a indexação de documentos textuais e iconográficos, ressaltando a necessidade da utilização de metodologias mais adequadas à forma do documento, apresentando metodologias adaptadas ao tratamento informacional de imagens. Apresenta pesquisa exploratória realizada no acervo fotográfico da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Objetiva testar a viabilidade da metodologia de Sara Shatford (1994) para a indexação de fotografias em acervos reais, relatando e avaliando o processo de indexação de fotografias selecionadas da referida unidade seguindo a metodologia proposta. Conclui confirmando a viabilidade da metodologia testada, propondo um questionamento sobre sua baixa popularidade.Artigo Abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação(Research, Society and Development, 2022-02) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Galvão, Maria Cristiane Barbosa; Sígolo, Brianda de Oliveira Ordonho; Gualdani, Fabrício AmadeuConsiderando as relações estabelecidas entre a Ciência da Informação e o campo da Saúde, bem como considerando que a informação em saúde é um bem comum da sociedade, este estudo buscou mapear iniciativas que tratassem disciplinas sobre informação em saúde no ensino de graduação a fim de delinear uma abordagem para o desenvolvimento de disciplinas sobre essa temática. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, para investigar disciplinas de graduação sobre informação em saúde e ofertadas por instituições de ensino superior. Para tanto, foram selecionadas três instituições de ensino superior que contemplam esta perspectiva, quais sejam: Universidade de São Paulo (Brasil), University of Victoria (Canadá) eInstituto Politécnico de Leiria (Portugal). A partir do estudo exploratório, conclui-se que é possível abordar disciplinas sobre informação em saúde em cursos de graduação, seguindo diferentes perspectivas. Este estudo propõe que sejam pensadas disciplinas sobre informação em saúde que abarquem, ao menos, temáticas sobre: a) usos da informação em saúde; b) objetos informacionais em saúde; c) comunicação em saúde; d) organização, representação e recuperação da informação no campo da saúde; e) tecnologias da informação associadas à informação em saúde. Realidades institucionais e sociais diferentes podem interferir no processo de consolidação de inovações curriculares no ensino de graduação. Logo, faz-se necessário uma reflexão aprofundada antes de qualquer alteração ou proposição curricularTCC Análise das fontes de informação : caso da doutrina espírita(Biblioteconomia, 2008) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana MoreiraTCC Análise do repositório institucional da UFRN na perspectiva da preservação digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Lima, Priscila Tinoco de Santanna; Ribeiro, Ana Claudia; Ribeiro, Ana Claudia; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Marques, Clediane de Araújo GuedesA preservação digital é um assunto estudado há anos, com o objetivo de evitar a perda do material digital, e a política de preservação digital defendida como instrumento de auxílio na tomada de decisão. Nesse contexto, esse trabalho propõe-se a identificar as práticas de preservação digital realizadas no Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A hipótese de trabalho é a de que apesar de não possuir uma política de preservação digital definida, os profissionais responsáveis pela gestão dos Repositórios Institucional da UFRN dedicam grande parte da sua atividade em procedimentos relativos ao tema. Como metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica com o uso de fontes de informação pertinentes ao assunto, estudo de caso no RI-UFRN e a observação participante como forma de alcançar uma visão mais ampla sobre as práticas realizadas. Os resultados encontrados revelam os profissionais da informação possuem um enorme compromisso com a preservação do material digital nos Repositórios Digitais da UFRN, apesar de não possuir uma política de preservação digital definida.TCC Arquivos eclesiásticos: o batistério como fonte de informação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Dias, Michele Rodrigues; Freitas Neta, Antônia de; Borba, Maria do Socorro Azevedo; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deA relação da sociedade com a documentação eclesiástica já foi mais intensa, houve períodos em que o estado e a igreja se confundiam. Atualmente, devido a laicização do estado, têm-se um decréscimo neste interesse. Contudo, este fato não representa o fim da importância do arquivo eclesiástico, pois, este acervo possui uma relação histórica muito forte com a sociedade, além de possuir, informações de valor Legal, Administrativo e Religioso. Mesmo com estas questões decorrentes da modernidade; o Brasil, ainda é um dos países com mais católicos do mundo, isso faz, com que a documentação originada na igreja, seja ainda muito importante. O primeiro sacramento que introduz o fiel no meio católico e o permite realizar outros sacramentos, é o Batismo. Por ser tão valoroso para a sociedade, este registro se faz em livros, intitulados Livros de Registro de Batismo, e deveria receber o tratamento devido, visto que é um bem para a posteridade. A realidade é um pouco diferente, o que se vê são as documentações desorganizadas e mal preservadas, ocorrente do descaso e muitas vezes até, pela falta de conhecimento sobre a importância deste documento.TCC Avaliação referente à aplicação das recomendações de gestão documental do Proname no Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-03) Medeiros, Jhonata Douglas Pereira de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Ribeiro, Ana Claudia; Noronha, Malkene Wytiza Freire de MedeirosEste trabalho de conclusão de curso apresenta a importância da gestão documental para a organização de arquivos. Realiza uma avaliação da aplicação das recomendações de gestão documental do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname) no Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica para compor o referencial teórico, permitindo o entendimento de conceitos da gestão documental. Com o objetivo de avaliar a aplicação das recomendações de gestão documental do Proname no âmbito do Arquivo do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, foi realizada uma entrevista com o servidor responsável por este arquivo questionando-se acerca do cumprimento dessas recomendações. Como resultado observou-se que o arquivo pesquisado cumpre a maioria das recomendações de maneira satisfatória, no entanto ainda existem alguns pontos que não são satisfeitos como a aplicação de estratégias de preservação de documentos eletrônicos.TCC Biblioteca Infantil: utilizando a brincadeira como método de incentivo a leitura(2013) Machado, Edvânia; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino deTCC Bibliotecário arquivista: o profissional além das fronteiras de uma biblioteca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Araújo, Rayanny Sheyla do Nascimento Silva; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Carvalho, Luciana Moreira; Dourado, SilvanaApresenta breves reflexões acerca das áreas Ciência da informação Biblioteconomia e Arquivologia, assim como, seus conceitos e paradigmas ainda vivenciados na atualidade. Categoriza através de instrumentos básicos os profissionais bibliotecários e arquivistas, seus ambientes de atuação, e suas habilidades e competências. Promove também o mapeamento dos cursos alvos da pesquisa, Biblioteconomia e Arquivologia, ofertados por instituições federais do Brasil. Estratifica as universidades que oferecem esses cursos e, em quadros apresenta a estrutura curricular. Utilizou-se como metodologia o método indutivo, métodos de procedimento histórico, comparativo, funcionalista e estatístico, e como técnicas de pesquisa utilizou-se a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a profissionais que atuam ou já atuaram em arquivos. Objetiva compreender se os bibliotecários formados apenas em biblioteconomia podem atuar de modo igualitário em arquivos. Conclui-se que os profissionais bibliotecários sentem-se mais capacitados em atuar no campo das bibliotecas, porém qualificam- se como profissionais da informação, estratégicos e mais completos, capacitados também a atenderem as necessidades de oferta de empregos no campo de arquivos. Sugere-se por fim, a continuação da pesquisa com propósito de investigar e analisar o processo de aproximação dialógico dessas duas áreas e do profissional bibliotecário arquivista.TCC Catálogo de vieses na representação de assunto para apoio ao ensino crítico na organização da informação e do conhecimento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Duarte, Mariana dos Santos; Sánchez, Tarragó Nancy; https://orcid.org/0000-0002-5114-6072; http://lattes.cnpq.br/1609557353294133; Gallotti, Mônica Marques Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-3044-2032; http://lattes.cnpq.br/0017857898026618; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; https://orcid.org/0000-0003-1190-1923; http://lattes.cnpq.br/6879549317851577O Brasil é um país que possui sua formação social marcada por relações de colonialismo, escravidão, genocídio de populações originárias e dependência econômica. As discriminações étnico-raciais e de gênero permeiam o cotidiano social e se manifestam de variadas colonialidades (do poder, do saber, do ser). Esses fenômenos também afetam a produção, acesso e representação do conhecimento, por exemplo, apagando saberes produzidos por pessoas negras, mulheres e outros grupos sociais pertencentes a minorias, causando assim um processo de marginalização dessas populações e a perpetuação de colonialidades. As bibliotecas e outras unidades de informação utilizam processos e sistemas de organização da informação e do conhecimento para mediar o uso de fontes e serviços de informação. Mas esses processos e sistemas são afetados também pelos preconceitos e discriminações de étnico-raciais e de gênero existentes na sociedade. Assim, esses processos e sistemas de organização da informação e do conhecimento frequentemente expressam direcionamentos, vieses e conflitos éticos que impactam o acesso e uso da informação, também reforçando e perpetuando preconceitos e discriminações presentes na sociedade. Se faz assim de extrema importância identificar esses vieses e promover um ensino crítico na Biblioteconomia, mediante o desenvolvimento de ferramentas que colaborem como essas construções educacionais e a formação de pessoas bibliotecárias éticas e atuantes em prol da justiça social. Neste sentido, essa pesquisa tem como objetivo criar um catálogo com casos extraídos da literatura científica que refletem e analisam vieses na representação de assunto dos documentos, com a finalidade de servir como ferramenta de apoio ao ensino crítico na Biblioteconomia. Trata-se de um estudo por meio de pesquisa bibliográfica, que utiliza como fontes as bases de dados, Scopus, Brapci e SciELO. O catálogo digital foi elaborado na plataforma Zotero, utilizando metadados específicos para sua organização e descrição de conteúdo, a saber, método de pesquisa, tipo de processo, tipo de sistema/instrumento, populações afetadas, consequências dos vieses e má-representação, entre outros. Como resultado se apresenta um protótipo que reúne 41 artigos que abordam, entre outras temas conflitos éticos e vieses em processos e sistemas de organização da informação e do conhecimento; relações étnico- raciais e racismo na área; discussões sobre representações temáticas e sistemas de organização do conhecimento como tesauros, cabeçalhos de assunto, sistemas de classificação bibliográfica, assim como alternativas para “descolonizar” processos e sistemas. Conclui-se que o catálogo pode servir de apoio para atividades de leitura, sumarização e discussão, dando assim visibilidade a temática e contribuindo com um ensino crítico e decolonial.TCC Clube de leitura: dispositivo para literacia informacional e literária(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Aline Cristina Jeremias da; Souza, Jacqueline Aparecida de; Souza, Jacqueline Aparecida de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Souza, Gustavo Tanus Cesário deEste trabalho discorre acerca dos contributos do clube de leitura para a literacia informacional e literária. Tem como objetivo geral verificar como o clube de leitura é um dispositivo para literacia informacional e literária. Objetiva-se especificamente descrever o papel ou ações do bibliotecário como mediador literário; reconhecer os contributos do bibliotecário na perspectiva da literacia informacional; pontuar aspectos da literacia literária; apontar as convergências entre as literacias informacional e da literária; estruturar um clube de leitura literária. Utiliza-se como metodologia a revisão bibliográfica, uma vez que foi realizada uma pesquisa que revela explicitamente o universo de contribuições científicas de autores sobre um tema específico. O projeto clube de leitura evidenciará a importância da atuação do profissional bibliotecário como mediador literário frente ao público juvenil trazendo benefícios aos seus usuários com iniciativas educativo-culturais desenvolvidas na instituição, colaborando igualmente com o desenvolvimento da cidadania e educação nas comunidades onde estão inseridas. Conclui-se que o clube de leitura é de fato um dispositivo para literacia informacional e literária, visto que por intermédio dele seus integrantes desenvolverão competências informacionais que possibilitarão buscar, selecionar e avaliar as informações em diferentes fontes, utilizando-as de modo crítico.TCC Conhecer para preservar: uma análise diagnóstica das condições de preservação e conservação dos acervos da Biblioteca Central Zila Mamede(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-18) Medeiros, Maria Simone Guilherme Souza de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Neta, Antônia Freitas; Marques, Tércia Maria Souza de MouraEste trabalho de conclusão de curso tem por objetivo principal identificar as condições de preservação e conservação do acervo da Biblioteca Central Central Zila Mamede, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para obter respostas a cerca das questões de preservação e conservação da referida unidade, foram utilizados como recursos metodológicos entrevistas e coletas de dados de temperatura, umidade e luminosidade, além do convívio nas dependências da referida biblioteca para se inteirar das práticas diárias dos diversos setores no seu fazer diário, sendo, portanto, um estudo de caso. Assim, no decorrer desta pesquisa, verificou-se que existe uma consciência sobre a necessidade da preservação e conservação do acervo. Contudo, devido à falta de uma política e de um manual de preservação e conservação, as práticas neste sentido ainda requerem um considerável avanço, assim como também é necessária a presença de um profissional com conhecimento na área para que sejam tomadas as devidas providências no tocante à elaboração das políticas e confecção de manual para estabelecer medidas padronizadas em todos os setores da biblioteca. E, para além desta questão, são necessárias também algumas intervenções no prédio central e no prédio anexo, para a resolução de problemas estruturais dessas edificações. Foram apresentadas propostas de intervenção para que se possa reverter o quadro atual das condições ambientais dos locais que abrigam as diversas coleções da BCZM.Artigo D4SiMem: uma proposta de modelo de digitalização para sistemas memoriais(Ciência da Informação, 2012) Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Pinto, Maria Manuela Gomes de AzevedoApresenta considerações acerca da digitalização como processo integrante da preservação da informação, variável indissociável da gestão da informação nas instituições de memória. Propõe um modelo de digitalização para sistemas memoriais (D4SiMem), sustentado pelo planejamento, captura, tratamento e preservação, contribuindo para a normalização dos processos e atividades a serem executados em nível local e cooperativo. Define os conceitos de Sistemas de Informação, Sistemas Tecnológicos de Informação e Sistema Memorial. Assim, ressalta a digitalização como um processo cuja finalidade é converter o documento físico numa unidade informacional em meio digital. Para sua execução, aplicou o método quadripolar para observar o processo de digitalização realizado no acervo memorial do Núcleo Temático da Seca e do Semiárido (NUT Seca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte) e no Laboratório de Tecnologia da Informação (Liber, Universidade Federal de Pernambuco). Conclui destacando a própria implementação do modelo, fruto do reuso dinâmico da informação pelas Instituições de Memória que, através do trabalho colaborativo, ultrapassará os limites do território nacional, integrando redes memoriais em estruturação a nível internacionalTCC Estágio curricular obrigatório: análise da percepção dos egressos de biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-02) Moreira, Joice Bezerril; Moreira, Luciana de Albuquerque; Araújo, Francisco de Assis Noberto Galdino de; Tanus, Gabrielle Francinne de Souza CarvalhoEste trabalho acadêmico foi desenvolvido com o propósito de analisar o estágio curricular obrigatório no curso de graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Analisa também se a prática da lei do estágio está sendo realizada de forma correta nas atividades desenvolvidas pelos alunos, bibliotecários e funcionários de unidades de informação. Tem por objetivo investigar se o estágio curricular obrigatório é suficiente e satisfatório enquanto prática para preparar o estagiário para a vida profissional. Apresenta uma pesquisa de caráter exploratório, tendo como técnica de pesquisa a documentação direta através da pesquisa de campo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, enviado por e-mail. Os sujeitos do estudo foram egressos dos anos de 2017.1 à 2019.1. Os egressos em sua grande maioria ficaram satisfeitos com seu desempenho e dos demais profissionais envolvidos na atividade do estágio. Conclui que o bibliotecário considera o estágio curricular obrigatório necessário e sua realização uma importante etapa de formação.
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