Navegando por Autor "Araújo, Fernanda Letícia da Costa"
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Artigo Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários(Elsevier, 2019) Leite, Tatiane Isabela de Araújo; Fernandes, João Paulo Costa; Araújo, Fernanda Letícia da Costa; Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes; Azevedo, Dulcian Medeiros de; Lucena, Eudes Euler de SouzaIntrodução: a síndrome de Burnout é um dos principais exemplos de distúrbio relacionado diretamente ao trabalho. Caracteriza-se como uma síndrome psicológica resultante da exposição a estressores presentes no contexto laboral e constitui relevante problema psicossocial. Objetivos: a pesquisa propôs identificar a prevalência e os fatores associados da síndrome de Burnout em docentes de universidades públicas e privadas. Método: foram utilizados dois instrumentos autoaplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e de aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey em professores de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram feitas as análises univariada e bivariada, bem como criado um modelo de regressão logística. Resultados: observou-se que 61,6% dos docentes encontravam-se na fase inicial da síndrome. A presença de doenças de base e o elevado número de disciplinas foram as únicas variáveis associadas significativamente com a ocorrência de Burnout. As médias dos escores de despersonalização foram significativamente maiores em docentes que tinham outra ocupação, que relataram necessidade de atualização profissional e com número elevado de disciplinas. As médias dos escores de exaustão foram maiores nos professores com doença prévia e hipertensos. Conclusões: este estudo demonstrou que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó, Rio Grande do Norte, é relativamente alta. A detecção precoce de níveis sintomáticos de Burnout pode ser um bom indicador de possíveis tratamentos precoces