Navegando por Autor "Araújo, Delcimária Dantas de"
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Dissertação A representação do corpo infantil das meninas atendidas pelo Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN: um estudo acerca da infância contemporânea(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-04-28) Araújo, Delcimária Dantas de; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; https://orcid.org/0000-0003-1243-7595; http://lattes.cnpq.br/0588907119958839; http://lattes.cnpq.br/4539855340031697; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; Nascimento, José Mateus doEsta pesquisa aborda a infância contemporânea, corpo infantil e suas transformações socioculturais, especialmente no contexto brasileiro, a partir de uma perspectiva socio-histórica e cultural. Mediante uma abordagem de cunho investigativo e abordagem socio-histórica, discorreremos acerca da representação da infância na nossa sociedade a partir de diálogos realizados com cinco meninas atendas no Centro Especializado em Reabilitação - CER, recorrendo às fontes bibliográficas, prontuários e acervo documental de atendimento do centro Focando-se em meninas atendidas no Centro Especializado em Reabilitação de Parnamirim/RN, a pesquisa investiga como o corpo infantil feminino revela histórias e cultura. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, investigativo e documental, na abordagem socio-histórica da educação. Como aporte teórico-metodológico, recorreremos aos estudos da representação socio-histórica da infância em CHARTIER (2002); compreenderemos acerca da docilização dos corpos em FOUCAULT (2014), embasaremo-nos em ARIÈS (1986) , em sua singular obra sobre a história social da infância e por fim a criança em KULHMANN (2004). Ao longo do estudo, são discutidos conceitos fundamentais, como a infância revela-se através dos corpos das meninas, a docilização dos corpos, a invisibilidade da infância em determinados contextos socioculturais e a influência das mídias no comportamento infantil. A dissertação também reflete sobre a importância de preservar a infância e promover um desenvolvimento saudável, considerando os aspectos cognitivos e socioemocionais das crianças. Em suma, propõe-se uma análise crítica das representações da infância na contemporaneidade, sugerindo diálogos construtivos sobre o papel socio-histórico da criança