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Navegando por Autor "Araújo, Benício Mackson Duarte"

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    TCC
    Entre a liberdade e o encarceramento: uma análise dialógica de personagens femininas em Purple Hibiscus de Chimamanda N. Adichie
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-20) Araújo, Bruna Fernandes de; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; Araújo, Benício Mackson Duarte; Silva, Monaliza Rios
    Em meados do século XX, com a presença de mulheres e movimentos ativistas, os feminismos negros começaram a tomar forma, buscando incluir a realidades das mulheres africanas no feminismo ocidental, lutando pelo respeito não somente às questões de gênero, mas também às implicações do colonialismo, da etnicidade e do imperialismo presentes na cultura delas. Nesse contexto, procuramos uma obra escrita por uma mulher africana, que em seu enredo estivesse evidenciado representações de discursos do sistema patriarcal. Para tal, nosso objetivo é realizar uma análise da obra Purple Hibiscus (2017) de Chimamanda Ngozi Adichie sob o viés da teoria do romance de Bakhtin em cooperação com a crítica feminista. Para isso, discutimos sobre a construção de personagens femininas a partir da concepção de personagem de Bakhtin (2015), além de suas relações com o discurso autoritário do patriarcado, utilizando-se de estudos feminista negro africano (OYĚWÙMÍ, 2021). A partir desse estudo dialógico foi possível fazer observações e reflexões sobre como as duas personagens foram representadas no romance (mundo da arte), bem como refletir sobre o contexto ainda vivenciado por diversas mulheres no mundo da vida.
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    Tese
    Úrsula, Pedaços da Fome e Becos da Memória: romances de autoria feminina na literatura negro-brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Araújo, Benício Mackson Duarte; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; https://orcid.org/0000-0002-7592-449X; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; https://orcid.org/0000-0002-5880-3135; http://lattes.cnpq.br/0206258516272295; Silva, Danielle de Luna e; Silva, Elen Karla Sousa da; Nunes, Jozanes Assunção; Lima, Tânia Maria de Araújo
    Nas veredas das produções estéticas de autoria feminina negra, o gênero romanesco reflete e refrata o mundo da vida na arquitetônica da criação literária. Em diálogo, integra o mundo da arte as relações ideológicas e axiológicas que se dão por entre as disposições da língua e da linguagem por meio das composições autorais do discurso artístico. Nessa cena, inserem-se arranjos prosaicos por meio do conteúdo, do material e da forma para a constituição de cronotopos e personagens, que evidenciam narrativas insurgentes. Nisso, a tradição e as normas hegemônicas são confrontadas pelo rompimento dos silêncios instituídos e pela representação das experiências diárias de existência e de resistências das mulheres negras. Nesse percurso, objetivamos compreender à luz da teoria dialógica do discurso romanesco como o autor-criador se revela na arquitetônica sócio-estética em romances de autoria de mulheres negras da literatura negro-brasileira. Para tanto, utilizamos os escritos do Círculo de Bakhtin – Bakhtin (2015, 2018, 2023), Volóchinov (2021) - em consonância com os estudos acerca da autoria feminina negra e as teorias dos feminismos negros sob perspectiva decolonial com base nas discussões empenhadas por Gonzalez (2020), Ribeiro (2018, 2019, 2020), Miranda (2019), entre outras intelectuais. Sob esse intento, utilizamos o cotejo dialógico como proposta metodológica para análise do texto literário a partir de leituras dos romances: Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, Pedaços da Fome (1963), de Carolina Maria de Jesus e Becos da Memória (2003), de Conceição Evaristo. A pesquisa realizada evidencia o diálogo estabelecido entre as três obras a partir dos posicionamentos autorais na disposição estética da autoracriadora-negra, que articula os elementos romanescos, como cronotopos e personagens, para enfatizar espaços de resistência e de opressão, confrontar as estruturas sociais e evidenciar as vozes e as memórias de personagens negras. Assim, os romances de autoria de mulheres negras questionam os discursos coloniais e patriarcais, contracenando a tradição literária. Destarte, ao explorar a constituição do objeto estético por meio das relações dialógicas da linguagem na produção de autoria feminina negra, esperamos contribuir para os estudos literários, feministas e decoloniais.
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