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Navegando por Autor "Araújo, Ana Cláudia Costa de"

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    Dissertação
    Comunicação visual no processo de geração de ideias: uma proposta para a técnica de criatividade creation
    (2018-02-09) Araújo, Ana Cláudia Costa de; Gonzalez, Mário Orestes Aguirre; ; ; Hekis, Helio Roberto; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; ; Sousa, Álvaro José Barbosa de;
    O grande fluxo de informações na atualidade levou à necessidade de inserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou no âmbito de trabalho. Estudos demonstraram que elementos visuais agregam valor ao processo de comunicação, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, possibilidade do desenvolvimento da criatividade, percepção intuitiva, além de sintetizar o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis, as ferramentas visuais possuem característica multidisciplinar e podem ser aplicadas em diferentes áreas do conhecimento, incluindo a criatividade. Para facilitar o desenvolvimento do potencial criativo são utilizadas as técnicas de criatividade. Com isso, a inserção de elementos e ferramentas visuais pode melhorar a eficácia de uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo é propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade CREATION. Para isso, o procedimento da pesquisa contemplou quatro fases: (I) Revisão bibliográfica sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa exploratória acerca da criatividade e design da informação; (III) Estudo de casos em três empresas, desmembrada em seis aplicações de duas versões da técnica CREATION: original e visual; (IV) Análise dos dados e resultados. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o modelo visual para a técnica de criatividade CREATION, que se mostrou mais eficaz a partir da inserção adequada dos elementos visuais (cor, direção, forma, escala, contraste, ponto, linha e dimensão) e dos recursos visuais (storyboard, imagens e post its). Dessa forma, se constatou que a técnica CREATION, na sua aplicação, apresentou melhorias quanto a atenção dos participantes, clareza da apresentação das informações, interação entre os participantes, fluidez na geração de ideias e objetividade da técnica.
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    TCC
    Divulgação científica na sociedade do cansaço: como desenvolver mensagens científicas efetivas a partir dos centros de pesquisa?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Batista, Natalia Araújo do Nascimento; Gallego, Almudena Muñoz; https://orcid.org/0000-0001-7513-081X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0003-4836-5298; http://lattes.cnpq.br/3622381449395351; Araújo, Ana Cláudia Costa de; https://orcid.org/0000-0002-5128-6040
    Estes escritos investigam como fazer divulgação científica efetiva, no âmbito das redes sociais digitais, na sociedade do cansaço a partir dos centros de pesquisa. Trata-se de estudo de caso exploratório e descritivo do projeto-piloto em comunicação e divulgação científica em saúde, denominado TerCiência. O corpus desta pesquisa integrou fontes primárias e secundárias, representadas por entrevistas semi-dirigidas e métricas do Instagram. Os dados foram coletados entre 31 de março de 2023 e 7 de junho de 2023. A escolha dessa rede social digital para análise das ações de divulgação científica é significativa para sistematização de conhecimentos acerca da dinamicidade e peculiaridade das redes. Nossos achados apontam para uso de vídeos dinâmicos, a saber reels, como estratégia para maior alcance de públicos no Instagram. A partir das entrevistas, pudemos depreender complexidades e desafios à DC científica no contexto dos centros de pesquisa, bem como identificar os impactos do projeto sob a perspectiva de profissionais da comunicação.
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    Tese
    Modelo de avaliação para campanhas de saúde: uma proposta de análise da campanha "Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Araújo, Ana Cláudia Costa de; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-5128-6040; http://lattes.cnpq.br/0245334505225868; Díaz-Aguado, Laia Falcón; Gallego, Almudena Muñoz; Faxina, Elson; Araújo, Inesita Soares de; Molano, María Del Mar Marcos; Lima, Thaisa Gois Farias de Moura Santos
    As campanhas de saúde exercem um papel substancial como propulsoras do diálogo entre a sociedade e as organizações de saúde pública. Foi por intermédio dessas campanhas que o Ministério da Saúde realizou ações específicas de comunicação visando o combate à sífilis congênita e adquirida no Brasil. Face a este panorama, essa tese de doutorado tem como objetivo geral propor um protocolo de avaliação para campanhas de saúde, com base no caso da campanha nacional de saúde intitulada “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”, também objeto de estudo desta investigação. Para embasar o protocolo de avaliação, articulamos os dados empíricos junto ao arcabouço teórico acerca da comunicação e saúde (Araújo; Cardoso, 2007; Albarado; Prado; Mendonça, 2019), campanhas de saúde (Atkin; Rice, 2012) e avaliação de campanhas (Snyder, Hamilton; Huedo-Medina, 2009; French et al., 2014; Friedman et al., 2016; Anker et al., 2016). A partir de um movimento analítico, envolvendo teoria e empiria, o processo metodológico foi sistematizado em cinco fases: (I) Revisão integrativa sobre indicadores de avaliação de campanhas de promoção à saúde: coleta e seleção dos indicadores (compreensão da mensagem, efeito da campanha, eficácia e aceitabilidade); (II) Definição do corpus: campanha “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”; (III) Coleta de dados empíricos mediante aplicação dos Grupos Focais — Jovem, Diversidade, Profissionais de Saúde e Gestantes; (IV) Análise dos dados a partir da Teoria Fundamentada e validação dos indicadores e (V) Proposição de Protocolo para Avaliação Campanhas de Saúde. Dentre os resultados advindos desta investigação, destaca-se a proposição de um protocolo teórico-descritivo para avaliação de campanhas de comunicação nomeado por I-P.A-AS (Informação direcionada ao Público-Alvo para estimular Ação em prol da Saúde) foi estruturado em três dimensões principais: 1) Estratégia de Informação e Saúde; 2) Envolvimento do público-alvo e 3) Ação em prol da saúde. O protocolo valida também os resultados da teoria fundamentada dos dados, comprovando a Informação de saúde como dimensão principal para direcionar as estratégias de comunicação de uma campanha de saúde. Espera-se que as implicações apresentadas no decorrer desta tese proporcionem novas perspectivas para o campo da comunicação e saúde, permitindo que o protocolo seja aplicado na implementação e avaliação de campanhas
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