Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Araújo, Ana Angélica Macêdo da Silva de"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Experiências formativas em música: histórias e trajetórias de vida e formação de cinco professoras do CIART/EMUFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Araújo, Ana Angélica Macêdo da Silva de; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5159517146418564; Bellochio, Cláudia Ribeiro; Carvalho, Valeria Lázaro de
    O presente trabalho é uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral compreender a trajetória e história de vida e formação de cinco professoras do Curso de Iniciação Artística (CIART) que contribuíram e contribuem para a formação docente em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa trata sobre a formação do professor de música e teve como objetivos específicos, conhecer experiências formativas proporcionadas pelo CIART; analisar a construção da formação docente e suas significações humanas por meio das participantes; e discorrer sobre o CIART como dispositivo formativo na Licenciatura em Música da UFRN. O CIART completou 60 anos promovendo a iniciação musical de crianças e sendo um potencial na formação docente de monitores bolsistas, voluntários e estagiários dos Cursos de Música da EMUFRN. Para embasar esta dissertação, destaco trabalhos que apresentam conceitos sobre a formação de professores. É apresentado um diálogo com as literaturas de Nóvoa (2007), Bellochio (2016), Gaulke (2017) e Abreu (2023) para embasar a importância desse projeto para a formação de professores pesquisadores que ensinam e constroem seus conhecimentos dentro de projetos da EMUFRN. A pesquisa é qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica e histórias de vida fazendo uso de um roteiro de entrevista narrativa formado por perguntas abertas de natureza subjetiva, norteadoras de reflexão. A construção docente das professoras entrevistadas se deu a partir de suas singularidades, reflexões e escolhas formativas, pois, apesar de ser o mesmo espaço de atuação aqui considerado, as vivências ocorreram em momentos diferentes, onde cada uma trouxe a riqueza de suas histórias, únicas e cheias de emoções, experiências e ensinamentos. Por ser um estudo de história de vida e formação, acredita-se que possa servir de experiência para o professor que visa sua formação inicial e continuada que atua no ensino de música em múltiplos contextos.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM