Navegando por Autor "Araújo, Ana Angélica Macêdo da Silva de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Experiências formativas em música: histórias e trajetórias de vida e formação de cinco professoras do CIART/EMUFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-02) Araújo, Ana Angélica Macêdo da Silva de; Gaulke, Tamar Genz; https://orcid.org/0000-0003-1582-3782; http://lattes.cnpq.br/5743174259762170; http://lattes.cnpq.br/5159517146418564; Bellochio, Cláudia Ribeiro; Carvalho, Valeria Lázaro deO presente trabalho é uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo geral compreender a trajetória e história de vida e formação de cinco professoras do Curso de Iniciação Artística (CIART) que contribuíram e contribuem para a formação docente em música na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A pesquisa trata sobre a formação do professor de música e teve como objetivos específicos, conhecer experiências formativas proporcionadas pelo CIART; analisar a construção da formação docente e suas significações humanas por meio das participantes; e discorrer sobre o CIART como dispositivo formativo na Licenciatura em Música da UFRN. O CIART completou 60 anos promovendo a iniciação musical de crianças e sendo um potencial na formação docente de monitores bolsistas, voluntários e estagiários dos Cursos de Música da EMUFRN. Para embasar esta dissertação, destaco trabalhos que apresentam conceitos sobre a formação de professores. É apresentado um diálogo com as literaturas de Nóvoa (2007), Bellochio (2016), Gaulke (2017) e Abreu (2023) para embasar a importância desse projeto para a formação de professores pesquisadores que ensinam e constroem seus conhecimentos dentro de projetos da EMUFRN. A pesquisa é qualitativa e se desenvolveu a partir da abordagem (auto)biográfica e histórias de vida fazendo uso de um roteiro de entrevista narrativa formado por perguntas abertas de natureza subjetiva, norteadoras de reflexão. A construção docente das professoras entrevistadas se deu a partir de suas singularidades, reflexões e escolhas formativas, pois, apesar de ser o mesmo espaço de atuação aqui considerado, as vivências ocorreram em momentos diferentes, onde cada uma trouxe a riqueza de suas histórias, únicas e cheias de emoções, experiências e ensinamentos. Por ser um estudo de história de vida e formação, acredita-se que possa servir de experiência para o professor que visa sua formação inicial e continuada que atua no ensino de música em múltiplos contextos.