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Navegando por Autor "Araújo, Allana de Carvalho"

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    Dissertação
    Efeitos do cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto: uma análise a partir da perspectiva de adolescentes egressos em Natal-RN
    (2017-03-06) Araújo, Allana de Carvalho; Paiva, Ilana Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/1588515627010993; ; http://lattes.cnpq.br/7413900435824358; Cruz, Ana Vládia Holanda; ; http://lattes.cnpq.br/0945846146275292; Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/6077243255728600
    Os egressos do sistema socioeducativo não só convivem com os mesmos desafios pré-existentes ao cumprimento de medida, como, por vezes, lidam com estigma e o preconceito relacionados ao cometimento do ato infracional. Apesar disso, inexiste, nacionalmente, um atendimento sistemático voltado ao egresso. Nesta pesquisa, investigou-se as contribuições proporcionadas pelo cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto ao egresso em Natal. Para tanto, a construção dos dados foi realizada em duas etapas: pesquisa documental e entrevista com os adolescentes. A primeira visou caracterizar o cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto no município para compreender o contexto no qual os adolescentes estiveram inseridos. As entrevistas buscaram investigar mudanças e permanências na vida dos egressos proporcionadas pelo cumprimento de medida socioeducativa. Na análise dos resultados, foram feitas articulações entre os dados obtidos nas duas etapas. Identificou-se que a experiência socioeducativa, no município, tem sido reduzida à responsabilização. A duração processual vem sendo bem maior que a esperada, gerando um quantitativo de adolescentes remanescentes vinculados ao serviço. Há indicativos de que diferentes manifestações de violência permanecem atravessando a vida dos adolescentes no pós-medida. Nesse cenário, os entrevistados relatam não associar o atendimento socioeducativo à garantia de direitos nem a mudanças positivas em suas vidas e, no geral, sentem-se injustiçados. Esses dados estão associados ao funcionamento precário tanto do atendimento socioeducativo, como de outros serviços do Sistma de Garantia de Direitos da criança e do adolescente.
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    Capítulo de livro
    Experiência de implantação da política de inclusão e acessibilidade da UFRN no Instituto Metrópole Digital
    (Editora Real Conhecer, 2025) Silva, Bruno Santana da; Araújo, Allana de Carvalho; Reis, Juliana Teixeira da Camara; Fechine, Ana Karine Ferreira da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000
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    Apresentado em Evento
    Promoção da inclusão de estudantes com necessidades específicas no ensino remoto no Instituto Metrópole Digital da UFRN
    (2020) Araújo, Allana de Carvalho; Silva, Bruno Santana da; Magalhães, Ismenia Blavatsky de; Reis, Juliana Teixeira da Câmara; Fechine, Ana Karine Ferreira da Silva
    Este trabalho relata uma experiência de promoção da inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no ensino remoto do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta ação foi uma iniciativa da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade (CPIA) do IMD durante a pandemia de COVID-19 em 2020. A comissão buscou oportunizar a comunicação entre estudantes com NEEs e docentes, para que as NEEs pudessem ser conhecidas e compreendidas, bem como a condução das aulas remotas pudessem ser repensadas para serem inclusivas. Para tanto, foram promovidos três encontros para discutir cada NEE que os estudantes do IMD possuem: Deficiência Auditiva, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno do Espectro Autista. Os encontros ocorreram por videoconferência com participação de estudantes com NEEs, seus orientadores acadêmicos, seus docentes em disciplinas no semestre corrente, técnicos-administrativos pertencentes à CPIA, e uma palestrante convidada. Houve uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes sobre as NEEs e como abordá-las adequadamente no ensino remoto. Os encontros foram gravados e compartilhados com estudantes e docentes do IMD que não puderam participar de forma síncrona. A CPIA observou que envolvimento desta comunidade com a inclusão aumentou e pretende utilizar estratégias similares para promoção da inclusão no futuro
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