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Navegando por Autor "Aquino, Maria de Lourdes de"

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    Dissertação
    A linguagem da reflexão de uma professora de Língua Inglesa: um estudo de caso sob a perspectiva do sistema de avaliatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-06) Aquino, Maria de Lourdes de; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/2491685937902980; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280
    Pesquisas sobre formação de professores realizadas na área de Linguística Aplicada (LA) revelam a importância da prática reflexiva no desenvolvimento do profissional docente. Visando apresentar contribuições nessa área, esta pesquisa mostra um estudo de caso desenvolvido em uma escola técnica na cidade de Natal/RN. Seu corpus é formado principalmente do discurso de uma professora, gerado durante uma sessão de visionamento. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram um questionário inicial, a gravação de uma aula em vídeo e o texto transcrito da sessão de visionamento. O objetivo central é compreender o modo pelo qual a reflexão-sobre-a-ação (SCHÖN, 1983, 1987) pode contribuir para a tomada de consciência de uma professora de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) sobre suas ações em sala de aula. Com esse propósito, iniciamos nossa discussão apresentando as origens, os pressupostos e as características do conceito de reflexão de acordo com Schön (1983, 1987), e complementado por outros autores (PERRENOUD, 2002; GÓMEZ, 1995; IMBERNÓN, 2009, dentre outros); de reflexão crítica (LISTON e ZEICHNER, 1993; PIMENTA, 2002; DUTRA e MELLO, 2004, entre outros) e do processo de reflexão crítica (SMYTH, 1992). Para evidenciar as reflexões que emergem no discurso da professora, buscamos suporte teórico-metodológico na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), proposta inicialmente por Halliday (1985, 1994), Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (2004) e seguidores, tais como Eggins (1994), Thompson (1996), entre outros. Focamos especificamente no subsistema de Atitude, parte integrante do sistema de Avaliatividade apresentado por Martin (2000), Martin e Rose (2003, 2007), Martin e White (2005). Os resultados revelaram que as ações da professora em sala de aula refletem não apenas sua experiência profissional, mas também seus valores e concepções de ensino-aprendizagem de línguas. Eles também demonstram sua conscientização para a necessidade de mudanças de sua prática pedagógica. Diante desses achados, acredita-se que este estudo revela concepções importantes que podem levar os formadores de professores a repensar novas formas de abordar os cursos de formação docente, além de revelar a importância da análise do discurso sob a perspectiva sistêmico-funcional.
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