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Navegando por Autor "Aquino, Lívia Silveira Duarte"

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    Livro
    Práticas corporais/atividades físicas e covid-19: impactos do confinamento sobre estudantes universitários brasileiros e franceses
    (EDUFRN, 2024-03-26) Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Perera, Eric; Ferez, Sylvain; Bouchet-Mayer, Cyriac; Cazarre, Romain; Pereira, Larissa Maria de Paiva Ribeiro; Aquino, Lívia Silveira Duarte; Franco, Marcel Alves; Nascimento, Rosie Marie Medeiros de; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti
    O livro é fruto de uma produção de uma longa pesquisa realizada em acordo de cooperação entre a UFRN e a Université de Montpellier (França), que investigou as práticas corporais, cujo recorte temporal se deu no período de confinamento da pandemia da covid-19. Nossa pesquisa se pautou no relato de estudantes universitários do Brasil e da França, e discutimos diversas conceitos e temas relevantes na área da Educação Física, como, por exemplo, práticas corporais e atividades físicas, relações sociais, qualidade de moradia, impactos na saúde, entre outros.
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    Dissertação
    Reflexões sobre o corpo em adoecimento de profissionais de educação física com hérnia de disco do crajubar, sul do Ceará, Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-11) Aquino, Lívia Silveira Duarte; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Baptista, Tadeu João Ribeiro; https://orcid.org/0000-0001-5140-2032; http://lattes.cnpq.br/9002864045147738; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; http://lattes.cnpq.br/6774887181254862; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; Franco, Marcel Alves; Caminha, Iraquitan de Oliveira
    Esta pesquisa tematiza as relações entre corpo, saúde e adoecimento a partir das experiências vividas por profissionais de Educação Física (PEF) que vivenciam processos de adoecimento relacionados à hérnia de disco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem fenomenológica com o objetivo de compreender a percepção de corpo em adoecimento de graduados em Educação Física (EF) que possuem hérnia de disco, em seus diferentes graus de acometimento, com vistas a colaborar com as discussões na Educação Física. De forma mais específica, buscou-se identificar a percepção de corpo e de corpo em adoecimento desses profissionais e descrever como o profissional de EF acometido por hérnia de disco vivencia seu corpo, bem como, os efeitos do adoecimento nas suas práticas laborais na Educação Física. O estudo demonstra sua relevância ao se propor a aprofundar estudos na Educação Física dilatando a compreensão da temática corpo em adoecimento e atividade do profissional de EF tanto no que tange às formas como a sociedade aborda o fenômeno quanto no que diz respeito a construção de novas dimensões para os modos como os PEF relacionam-se com seus corpos. Foram entrevistados 06 profissionais com formação de Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo em Desporto e Lazer com atuação na região do Crajubar, Sul do Ceará-Brasil. Identificou-se que eles apresentam concepções de corpo tanto como objeto e/ou instrumento quanto de corpo como biocultural. Quanto à percepção de corpo em adoecimento os participantes denotam forte relação com limitação das suas capacidades físicas e habilidades motoras, assim como relacionam esse processo ao envelhecimento, fato que os fez sentir a necessidade de desenvolvimento de técnicas de cuidado de si para auxiliar a superar o processo. Junto ao cuidado de si, foram adotadas medidas como: afastamento de práticas corporais dolorosas; alterações de rotina na vida pessoal e profissional e rearranjo corporal e pedagógico como formas de controlar as dores e os efeitos da hérnia em suas vidas. Contudo, salienta-se a importância da percepção, da intersubjetividade e do cuidado de si como aspectos imprescindíveis para lidar com a dor de existir com uma doença incapacitante e com os caminhos para a reconstrução do percurso profissional e da vida daqueles que adoecem. A partir de tais reflexões abrem-se novos horizontes para perceber o corpo, o movimento e o adoecimento como capazes de impulsionar os profissionais para o reencantamento com o mundo, com a EF e com seus corpos e os corpos dos outros, encarando o adoecimento e a vida tomando como base uma visão existencial e ampliada sobre si. Tais reflexões trazem para a EF contribuições para percebê-la para além de área que trabalha com o funcionamento e desenvolvimento do corpo, passando a compreendê-la como um espaço de permanente elaboração de si através do mover-se.
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