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Navegando por Autor "Anjos, Petson Firmino dos"

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    Dissertação
    Gravitação e marés: uma abordagem contextualizada para o ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-24) Anjos, Petson Firmino dos; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/9541313499732372; Germano, Auta Stella de Medeiros; Correia, Caio Fábio Teixeira
    O fenômeno das marés, familiar aos estudantes da região costeira, pode servir como ponto de partida para dar mais significado e despertar a curiosidade dos alunos ao se introduzir e explorar os princípios da Gravitação Universal. Nessa perspectiva, a abordagem freireana orienta a prática pedagógica, estimulando a curiosidade e o pensamento crítico, ao mesmo tempo em que valoriza o contexto cultural e social dos estudantes, incentivando-os a refletirem sobre sua realidade e experiências cotidianas. A partir da experiência cotidiana desse fenômeno, os alunos podem ser incentivados a investigarem e a compreenderem como a atração gravitacional entre a Terra, a Lua e, em menor grau, o Sol influenciam as marés, conectando essa compreensão com a formulação matemática da Lei da Gravitação Universal proposta por Isaac Newton. Nesse sentido, este estudo desenvolveu uma proposta de Sequência Didática para o ensino de Gravitação para qualquer série do Ensino Médio, tendo sido aplicada a uma turma da segunda série, utilizando o fenômeno das marés como tema contextualizador. A metodologia adotada para esta sequência didática engloba atividades práticas, como uma visita à praia e a medição do nível do mar utilizando um marégrafo de baixo custo. Além disso, inclui o uso de uma simulação desenvolvida especificamente para este estudo, permitindo que os alunos analisem o comportamento das marés e sua relação com a gravidade. A abordagem da linguagem gráfica também foi incorporada por meio da construção de um gráfico, e a sequência se encerra com uma avaliação gamificada utilizando a plataforma Kahoot. Os resultados obtidos demonstraram um maior engajamento e motivação dos alunos durante a aplicação da sequência didática, favorecendo uma compreensão mais aprofundada sobre a causa do fenômeno das marés, sua relação com a Gravitação e sua conexão com situações do cotidiano. Dessa forma, espera-se que este trabalho possa contribuir para incentivar outros professores a explorarem esses temas, valorizando o contexto em que os alunos estão inseridos e aproximando-os da Ciência por meio de fenômenos relevantes à sua realidade.
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