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Navegando por Autor "Andrade, Gláucia Cícera de Souza"

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    TCC
    A importância das narrativas individuais na construção da história coletiva: análise de uma experiência de composição cênica no ensino de teatro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-16) Andrade, Gláucia Cícera de Souza; Moura, Monize Oliveira; Lopes, Melissa dos Santos; Maciel, Diógenes André Vieira
    Essa pesquisa tem como desígnio questionar em que medida o/a professor/a de teatro pode, por meio de dispositivos teatrais de cri(ação), promover reflexões acerca da escrita da história e do direito à memória. O trabalho parte da análise de uma experiência de ensino-aprendizagem em uma Oficina de Teatro realizada na cidade de Lagoa d’Antas, em 2019, no contexto do programa Trilhas Potiguares, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Propõe-se, assim, apresentar reflexões acerca de uma educação-investigativa que coloque em questão a escrita da história oficial a partir dos registros de memórias e histórias dos sujeitos participantes da oficina. Problematiza-se o espaço das narrativas populares dentro da escrita da história, contribuindo com a área do ensino do Teatro. Neste trabalho, retraço o meu percurso como condutora da oficina, buscando propor caminhos para um exercício da docência em teatro que promova a autonomia e emancipação dos participantes.
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    Dissertação
    Teatro Alberto Maranhão (TAM): reflexões a partir da memória-história do seu acervo documental (1926-1937)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Andrade, Gláucia Cícera de Souza; Moura, Monize Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8651689252671301; http://lattes.cnpq.br/3630143828237435; Araújo, José Sávio Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382; Silva, Reginaldo Carvalho da
    A presente dissertação trata do acervo documental do Teatro Alberto Maranhão (TAM), edifício inaugurado em 1904, em Natal, Rio Grande do Norte. Ao buscar mensurar a relevância desse acervo para a memória e a história do teatro brasileiro, esse estudo apresenta a noção de fontes, documentos e acervos teatrais, contextualiza os anos iniciais do Teatro Alberto Maranhão e a constituição do seu acervo documental. Em seguida, são analisados especificamente documentos desta coletânea referentes ao período entre 1926-1937. Para isso, utiliza-se, como referencial teórico e metodológico, os trabalhos de Carrijo (2020), Azevedo (2021) e Fontana (2021). Por fim, situa-se o teatro potiguar no panorama do teatro brasileiro durante os decênios de 1920 e 1930, ao abordar a conjuntura política, econômica, social e cultural na qual inseriramse as produções cênicas apresentadas no TAM. O estudo menciona ainda os gêneros teatrais e a dinâmica de circulação de grupos profissionais e amadores da época, estabelecendo conexões com a cena teatral observada em outros estados do Nordeste (Silva, 2014), (Ferraz, 2018) e (Faria, 2020). Com o intuito de fornecer subsídios para novas pesquisas sobre a História do Teatro Brasileiro, este trabalho contribuiu especialmente ao investigar a História do Teatro do Rio Grande do Norte.
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