Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Andrade, Dalliane Vanessa Pires"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 33
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Administração de e-commerce na pandemia da covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Pontes, Joelson Barros; Medeiros, Marcos Fernando Machado; Medeiros, Marcos Fernando Machado; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    O E-commerce teve início no Brasil na década de 90 e possibilitou novas oportunidades para as organizações que atuam no ramo de compras e vendas. Considerando isso, a presente pesquisa aborda o tema "Administração de E-commerce". O número de compras e vendas no E-commerce cresceu inesperadamente com o surgimento da Pandemia do COVID-19. Assim, o objetivo do presente trabalho é compreender os principais aspectos relacionados ao Ecommerce, bem como os potenciais desafios que o mesmo apresenta para as empresas e para os administradores, de modo que ambos estejam preparados para obter benefícios para a empresa. Para a realização deste estudo, em primeiro lugar, definiu-se o tipo de pesquisa. A partir disso, utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo, onde aplicou-se um questionário online para trabalhadores que utilizam ferramentas de marketing e e-commerce em seus negócios. Acredita-se que a Administração no E-commerce deve buscar atender à todas as variações de comércio, buscando sanar os problemas que surgem no mercado digital. Com isso, será possível alcançar a maior efetividade possível. Além disso, foi possível observar que atuar neste ramo é de fundamental importância para as empresas que almejam aumentar as chances de sucesso e de vendas para seu público alvo. Portanto, percebe-se que o E-commerce consiste em uma forma de negócio que traz inúmeras vantagens, tanto para o empreendedor quanto para o consumidor.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Análise da relação do IGC com o nível de integração virtual nas IES de melhor desempenho no Brasil
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2012-01-01) Silva, Bruno César Linhares da Costa; Souza, Isadora Rebeca Andrade de; Vasconcelo, Natália Veloso Caldas de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernana Cristina Barbosa Pereira; Andrade, Dalliane Vanessa Pires
    O Sistema de Ensino Superior se constitui sob uma base multidimensional para atendimento de diversas necessidades de transformação dos diversos atores da sociedade. No Brasil, o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação Ensino Superior – busca essa perspectiva e, para isso, utiliza, além de outros índices e métodos de avaliação, do IGC – Índice Geral de Cursos – o qual resume em um único indicador, para cada universidade, os resultados particulares dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Nesse sentido, definiu-se como objetivo deste estudo verificar a relação do Índice Geral de Cursos (IGC) com o nível de integração virtual com os egressos das universidades que conseguiram os melhores índices (entre 4 e 5). Assim, fez-se uso de uma abordagem metodológica do tipo qualitativa com objetivos de caráter exploratório através de pesquisas bibliográfica e documental. Por fim, conclui-se que a existência de uma página eletrônica que mantem um vinculo com o egresso não influencia no Índice Geral de Curso
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise das despesas correntes e de capital da maternidade escola Januário Cicco (EBSERH/MEJC): anos 2015 a 2020
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Silva, Josenildo Eugênio da; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; https://orcid.org/0000-0003-0651-8196; http://lattes.cnpq.br/6006941183181154; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; http://lattes.cnpq.br/2926754590217517; Carvalho, Anne Emília Costa; https://orcid.org/0000-0002-0191-7115; http://lattes.cnpq.br/6803076056551170; Dantas, Cláudio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1067538959720837; Bastos, Evangelina de Mello; https://orcid.org/0000-0002-5679-6218; http://lattes.cnpq.br/0951373300978184
    O debate em torno da gestão dos recursos públicos passou, nas últimas décadas, por grandes transformações. No início, o orçamento se limitava a autorizar despesas e prever receitas, a ênfase era apenas no gasto, depois, a integração entre o planejamento e o orçamento ditou as regras do jogo, a ênfase passou a ser nas realizações. Com base nesse contexto, este estudo tem como objetivo geral analisar o comportamento da execução das despesas correntes e de capital e seus possíveis padrões, no âmbito da EBSERH/MEJC, durante os anos de 2015 a 2020. Utilizaram-se informações orçamentárias do Portal e-SIC da Controladoria Geral da União, como fonte de dados. Desenvolveram-se análises exploratórias dos dados orçamentários por meio de gráficos, análise horizontal e a criação de um Índice Orçamentário. Verificou-se que, no âmbito da EBSERH/MEJC, houve decrescimento da execução de despesas orçamentárias, independentemente da categoria econômica, entretanto as despesas de capital, em média, decresceram 57%, já as despesas correntes tiveram um decréscimo médio menor 31%. Em todos os anos analisados, o Índice Orçamentário foi maior do que 1, com isso, notou-se uma preferência dos gestores públicos locais em executar as despesas correntes em detrimento das de capital. Constatou-se que a maioria das inscrições em restos a pagar concentrou-se em despesas de capital, ademais, em média, o cancelamento dos restos a pagar não processados das despesas de capital (3,67%) prevaleceu sobre o das despesas correntes (2,99%).
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Aplicação da Matriz de Kraljic para gestão de categorias de compras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Kobayashi, Tatiana Cardoso Delgado; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Calazans, Dinara Lesley Macedo e Silva; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos
    Para que uma organização possa realizar suas atividades, em prol do alcance dos seus objetivos, são demandados diversos recursos de diferentes áreas. Dentre esses, recursos materiais provenientes de fornecedores situados no ambiente externo, adquiridos por meio de compras e contratações. Nos últimos anos o papel e a contribuição das compras para as organizações têm aumentado, tornando-se mais estratégica, dando-se maior nível de atenção para essa área, juntamente com a de suprimentos. A falta de planejamento das compras, traz problemas acerca do abastecimento da cadeia de suprimentos, faltando itens ou estando em demasia. Assim, a busca por alternativas que melhorem a gestão de cadeias de suprimentos, vem ao encontro de mudanças dos resultados organizacionais. Diante desses aspectos, o objetivo geral desse trabalho é analisar as categorias de compras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte à luz dos aspectos trazidos pela Matriz de Kraljic. Para isso, foram extraídos dados de duas plataformas do governo, relacionadas a compras e contratações, referentes às aquisições de materiais para o exercício de 2020. Após tabulação, ordenação e categorização dos dados, necessários para a realização da análise, foi possível concluir que a instituição possui um portfólio de compras mais concentrado em itens de alavancagem e itens não críticos, o que sugere que a instituição possui baixa complexidade nas suas aquisições. Em terceiro e quarto lugar, respectivamente, têm-se os itens gargalos e itens estratégicos. Ademais, por meio desta pesquisa, foi possível concluir também, que a instituição necessita elaborar um planejamento estratégico de suas aquisições, objetivando aprimorar o gerenciamento das suas aquisições nos itens enquadrados como estratégicos e gargalos, em razão do seu alto risco de escassez de fornecimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Avaliação da importância dos sistemas de gestão da qualidade nas universidades federais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-22) Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/6006941183181154; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Lima, Isaura Alberton de; ; http://lattes.cnpq.br/1133870932761744
    importância do uso de ferramentas e conceitos da Gestão da qualidade nas Universidades Federais, que foi motivado pelo seguinte problema de pesquisa: os gestores das Universidades Federais consideram relevante a gestão da qualidade na sua instituição? Para tanto, buscou-se reunir elementos para uma abordagem satisfatória que contemple a complexidade da temática pesquisada: qualidade, ensino superior e sistemas de gestão da qualidade. Optou-se por adotar um estudo aplicado, a pesquisa exploratório-descritiva quanto ao objetivo e a pesquisa quali-quanti quanto à abordagem do problema. O objeto de estudo é composto pelos Pró-reitores de Planejamento das Universidades Federais, relacionadas no Ranking Universitário Folha (RUF) no ano de 2013. Optou-se por restringir a amostra relacionando apenas os pró-reitores das 20 Universidades Federais mais bem colocadas no Ranking. O instrumento de pesquisa foi composto de 26 questões, das quais 6 questões destinadas a identificação do perfil do gestor, 16 questões de percepção (variáveis manifestas) sobre a importância da gestão da qualidade na Universidade, em que os gestores atribuíram valores (respostas) para as afirmativas (que abordam a temática central dessa dissertação) compostas com base na escala Likert de 5 pontos, e 4 questões abertas e opcional, com objetivo de identificar de forma geral as práticas de gestão utilizadas. Utilizou-se como método estatístico (análise de dados), a estatística descritiva e fatorial. As respostas coletadas por meio do questionário retrata a percepção que os gestores tem em relação a importância da gestão da qualidade em suas Instituições. Foram abordadas 16 variáveis, os resultados da análise fatorial da importância, foram ―Importante‖ e ―Muito importante‖, onde a variável (V2) foi ―Importante‖ e todas as outras, ―Muito importante‖. Em posse dessas informações é possível priorizar algumas áreas que merecem medidas imediatas. Assim como foi possível observar que algumas variáveis são ―Muito importante‖ para a grande maioria dos gestores, outras não apresentaram o mesmo resultado como exemplo (V2, V10, V11).Conclui-se que na percepção do gestor à gestão da qualidade na sua instituição é relevante, contudo a mesma importância não é dada aos programas de qualidade implantados em outros segmentos da economia, e que apesar dos avanços proporcionados pelo SINAES, o modelo não avalia a Instituição de uma forma global. Assim, de posse dos resultados, espera-se contribuir com o avanço do tema, tentando despertar o interesse dos gestores das Universidades Federais pelo assunto, ressaltando a importância dos sistemas de gestão da qualidade como instrumento necessário para elevar a qualidade institucional
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Clima organizacional: uma análise de pesquisas no ambiente de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Araújo, João Paulo de; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    O presente estudo se propõe a analisar os resultados das pesquisas acerca do ambiente de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para entender os resultados foi a pesquisa documental e, no que se refere ao procedimento, a análise estatística descritiva. O trabalho foi focado na análise dos resultados das pesquisas de clima organizacional realizadas entre os servidores, nos anos de 2017 e 2019. No que se refere à análise da influência do clima organizacional no ambiente de trabalho do TRE/RN, observa-se que, em geral, os servidores do órgão identificaram um bom clima organizacional em seu ambiente de trabalho. Na dimensão “Organização do Trabalho” foi constatada a necessidade de um maior aprofundamento no dimensionamento da força de trabalho no âmbito da instituição, a fim de que o número de colaboradores seja suficiente para a execução das tarefas. Quanto à dimensão “Estilos de Gestão” foi constatada a necessidade de que o TRE/RN realize processos seletivos para a ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas, com critérios objetivos e abertos à participação de todos os servidores. Ademais, considerando a revisão de literatura e tomando como base o modelo IMCO apresentado por Coda et. al (2009) e o modelo de clima organizacional publicado por Lima (2018), foi formulado um novo modelo de pesquisa de Clima Organizacional a ser aplicado no âmbito do TRE/RN, conforme o Apêndice B. Por fim, é recomendável que pesquisas futuras sejam realizadas, considerando as dimensões propostas no questionário apresentado no Apêndice B, com o intuito de se confirmar os achados aqui expostos, ou visualizar novos aspectos do ambiente organizacional da referida instituição.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Comunicação e conhecimento na era da informação: uma avaliação de sistemas informacionais na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Camelo, Kelly Cristina Soares Rodrigues; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    Este estudo tem como objetivo analisar os sistemas informacionais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a partir da avalição dos seus usuários. A pesquisa trata-se de um estudo de caso, com abordagem analítica estatística descritiva. A população é compreendida por professores e técnicos administrativos da UERN. A amostra é não probabilística por acessibilidade e compreende um universo de 1.222 professores e 902 técnicos. A técnica de coleta de dados foi realizada por meio de questionário. Os dados foram coletados por meio eletrônico, disponibilizado pelo e-mail institucional e analisados através da elaboração de gráficos. O resultado obtido revela que algumas plataformas são mais utilizadas que outras, como é o caso do e-mail institucional e das plataformas SEI e Íntegra. No geral, as plataformas cumprem aquilo a que se propõem de forma isolada, mas a integração entre as mesmas constitui um desafio a ser vencido pela universidade.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os desafios da gestão em um contexto de trabalho remoto no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / SEBRAE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-11) Vicente, Milenne Ellen de Lima; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Dias, Thiago
    No ano de 2020 a humanidade se deparou com uma pandemia sem precedentes, em meio a tantas incertezas, para seguir os protocolos das organizações de saúde foi instituído em todo o mundo o isolamento social, dessa forma várias empresas se viram na necessidade de adotar um novo arranjo de trabalho. Em meio a pandemia, houve a generalização do uso do teletrabalho para diversas atividades. Destarte, apesar do arranjo do teletrabalho não ser recente, a maioria das organizações nunca haviam perpassado por tal situação, tornando-se um desafio ainda maior para os gestores. Dessa forma, a pesquisa se deu em um escritório regional do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), tendo como objetivo compreender as práticas de gestão estratégica utilizadas no cenário pandêmico da COVID-19, investigando os principais impactos e desafios, tendo como proposito analisar as ações adotadas para se adaptar ao cenário pandêmico. A pesquisa caracteriza-se como abordagem qualitativa e descritiva, possuindo em sua coleta de dados o método de entrevista semiestruturada no qual obteve-se os seguintes resultados: a identificação dos principais desafios para os gestores, como a mudança da cultura organizacional, a diminuição do espaço de planejamento e a reestruturação de processos. A pesquisa também aborda os impactos positivos que a pandemia acarretou, tais delas como: a aceleração de processos e sua adequação para o meio digital. Ademais, é possível notar que a gestão estratégica do SEBRAE se dá por meio de metas, o que veio a contribuir com o comprometimento da organização no período de home office. No decorrer da pesquisa encontrou-se limitações para sua concretização por falta de pesquisas com a perspectivas dos gestores no trabalho remoto, aspecto primordial nesta pesquisa. Sugere-se para pesquisas futuras o aprofundamento da temática de teletrabalho nas organizações sobre a perspectiva dos gestores. A delimitação desta pesquisa se deu pela falta de pesquisas relacionadas ao teletrabalho sob a perspectiva da gestão estratégica de pessoas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Os desafios logísticos da vacinação da Covid-19 no Brasil: alinhamento entre planos estaduais e o plano nacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Bezerra, Daniela Cintia da Silva Campos; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Feitor, Carlos David Cequeira; Bastos, Evangelina de Mello
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o alinhamento da estratégia logística na operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Para isso, foi necessário demonstrar a gestão da cadeia de suprimentos, além da apresentação de conceitos da logística e serviços públicos e a breve revisão da literatura empírica. Os procedimentos metodológicos aplicados são de natureza qualitativa e a pesquisa se caracteriza como uma pesquisa aplicada, quanto aos fins é descritiva e quanto aos meios é documental. Nos resultados, verificou-se que em termos gerais a estratégia nacional de vacinação é compatível com a realidade brasileira, sendo que abaixo das expectativas, com alguns tópicos que não realizava abordagem de forma detalhada, como as orientações gerais para os serviços de Saúde. Na avaliação dos planos estaduais do RN e do Ceará para operacionalização da vacinação contra Covid-19 quanto ao alinhamento com a estratégia logística nacional, de forma geral, demonstram compatibilidade, representando que os Estados pesquisados adotam como referência o plano nacional para aplicação de suas atuações nos respectivos Estados.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desempenho do Portal da Transparência da Prefeitura de Guarabira/PB: arrecadação das receitas próprias municipais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Silva, Rodrigo Bertone da; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A temática escolhida para esta pesquisa é contextualizada na transparência pública da Prefeitura Municipal de Guarabira, Paraíba (PB), com o objeto de estudo delimitado ao Portal da Transparência, com foco na divulgação, transparência e no acesso do cidadão-usuário à informação sobre a arrecadação das receitas próprias municipais, restringindo-se ao Imposto Predial e Território Urbano (IPTU), Imposto sobre Transação Intervivos de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS). Tendo o objetivo de avaliar o desempenho do Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura Guarabira/PB no cumprimento às exigências da Lei da Transparência, da Lei de Acesso à Informação e em relação às funcionalidades, limites e usabilidade no acesso do cidadão às informações da arrecadação das receitas próprias municipais de IPTU, ISS e ITBI em 2020 e 2021. Trata-se de uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva, caracterizada como sendo uma pesquisa documental aliada à pesquisa bibliográfica. Tendo como ambiente de pesquisa o Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura Guarabira/PB. Os resultados obtidos apontam que, apesar da implantação do Portal atender a transformação digital no âmbito da transparência pública, as funcionalidades do Portal da Transparência Pública Municipal da Prefeitura de Guarabira/PB não contribuem à usabilidade intuitiva de navegação e nem à agilidade de acesso do usuário à informação divulgada sobre a arrecadação das respectivas receitas própria municipais. Podendo concluir que o Portal tem limitações de acordo com as funcionalidades, lacunas em relação às informações da arrecadação, sendo omisso no que tange à divulgação da prestação de contas públicas de IPTU, ISS e ITBI em 2020 e 2021.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    Disclosure e accountability na gestão pública: uma investigação sobre a evidenciação de recursos para educação no Estado do Rio Grande do Norte
    (Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, 2011) Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de; Hékis, Hélio Roberto; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas
    O presente artigo tem como objetivo identificar se os municípios do Rio Grande do Norte no período de 2005 a 2009 cumpriram os princípios de disclosure e accountability em suas prestações de contas, bem como ilustrar os recursos que deixaram de ser aplicados nos anos em análise. Seus dados provêm de informações enviadas pelos próprios gestores ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. De 2005 a 2009, 10 municípios deixaram de transmitir suas informações em pelo menos um dos anos analisados. Um total de 43 municípios não aplicaram os recursos mínimos exigidos, correspondendo a 25,74% dos municípios do RN. Porém constatou uma diminuição com relação ao descumprimento do Art. 212 da CF no decorrer dos anos. Também a partir da análise individual de cada município, foi possível analisar o percentual que deixou de ser aplicado na educação pública do RN, chegando-se a um montante de R$ 18.359 (dezoito milhões, trezentos e cinquenta e nove mil), referente à somatória dos valores encontrados nos anos de 2005 a 2009. Como resultado, ressalta-se que apesar da Accountability e Disclosure dos municípios do RN terem melhorado progressivamente nos anos analisados, faz-se necessário que as informações sejam apresentadas de forma mais clara, favorecendo o exercício do controle social, e que os órgãos de fiscalização e controle externo investiguem os municípios que descumpriram os princípios aqui analisados, para apuração dos fatos ilegais, identificação dos responsáveis e quantificação do dano causado aos direitos do cidadão
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A execução do Programa Dinheiro Direto na escola do município de Serra de São Bento/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Oliveira, Dayanna da Costa de; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Bastos, Evangelina de Mello
    Este trabalho aborda o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) voltado a educação básica de ensino público. A pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre a execução do Programa Dinheiro Direto na Escola no âmbito da Escola Municipal Dom Matias Patrício de Macedo localizado no município de Serra de São Bento no estado do Rio Grande do Norte – RN. Os dados foram coletados em duas etapas. A primeira, visando compreender como atua o Programa Dinheiro Direto na Escola, se constituindo através de um levantamento na bibliografia e legislação pertinente e a segunda etapa se constituiu de uma entrevista com a comunidade escolar. Os resultados evidenciaram que a execução/aplicação do PDDE na Escola Municipal Dom Matias Patrício de Macedo é feito de forma criteriosa, observando a legislação vigente. O estudo abordou toda sua execução: a sua adesão, o processo de compras, prestação de contas, além da prestação de contas. Nesse contexto, observou-se os vários segmentos da comunidade escolar agindo em conjunto, ou seja, uma gestão participativa com o objetivo alcançar uma educação mais eficiente.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    A gestão da transparência na administração pública do município de Guamaré/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Santos, Rebbeca Maia Balduino; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Feitor, Carlos David Cequeira; Bastos, Evangelina de Mello
    Com o surgimento no Brasil da Lei de Acesso à Informação em 2011 (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011), o princípio constitucional da transparência na administração pública ganhou maior evidência e visão no país. Assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisar o conteúdo do portal eletrônico da Prefeitura do município de Guamaré/RN, quanto ao cumprimento da legislação aplicada à transparência pública, identificando as funcionalidades e limitações do portal. A metodologia utilizada foi do tipo aplicada, descritiva, com pesquisa e análise documental no qual foi criado roteiro com critérios avaliativos ao cumprimento da legislação e de boas práticas de transparência adaptados de aplicações de estudos cujo resultado pode ser observado no apêndice C. Constatou-se que o município em alguns critérios não cumpriu as exigências legais, tendo como resultado final da analise um percentual de atendimento de 63%, necessitando melhorar alguns aspectos da transparência exigidos da LAI, como a disponibilidade de ferramentas de busca funcionais, dos contatos eletrônicos da ouvidoria e do e-SIC, apresentação de legislação que verse sobre a LAI, temporalidade dos dados das despesas, demonstrativo das remunerações para os cargos exercidos na administração pública do município como também, detalhamento dos valores das diárias por cargos ocupados, detalhamento do acompanhamento de projetos e ações do governo, atualização de links da página do portal do município, entre outros, a fim de fomentar a disseminação e consolidação de boas práticas na gestão da administração pública.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gestão democrática: um estudo de caso em uma escola pública de Nísia Floresta/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-22) Alves Neto, Honório; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    Este estudo busca evidenciar como a comunidade escolar compreende a Gestão Democrática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, guiada na análise documental e bibliográfica. As principais fontes são documentos legais e normativos, digitais, que norteiam a Gestão Democrática, artigos científicos e livros. Primeiramente, realizou-se uma breve retrospectiva histórica, considerando as principais políticas públicas, bem como os documentos oficiais que norteiam essa etapa da Gestão Democrática Escolar. Em seguida, procurou-se compreender como essas políticas educacionais estão sendo efetivadas em uma escola Municipal no município de Nísia Floresta. Os dados analisados evidenciaram a importância da participação coletiva de todos os segmentos escolares na busca da autonomia institucional escolar e na construção de sua proposta. Conclui-se que as escolas dependem da elaboração e execução de propostas pedagógicas que deverão ser o guia da escola, sendo responsável por definir os caminhos e direções que a escola seguirá para alcançar os seus objetivos. No entanto, é necessária a participação efetiva dos entes envolvidos a fim de promover e assegurar a execução das ações existentes nas leis, nas propostas e planos educacionais.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gestão em tempos de pandemia: as soluções implantadas por uma empresa de pequeno porte no enfrentamento da Covid-2019
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Silva, Leiliane Martins da; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros de
    Com início da pandemia do novo Coronavírus que se deu em dezembro de 2019, houve varias mudanças e com isso muitos desafios para o setor comercial, estes até então bastante nebulosos, uma vez que essa fase ainda perdura. Nesse período todo o comercio teve que sofrer adequações e por diversas vezes teve que fechar literalmente com objetivo de conter os picos de ondas de contágio. A tese a seguir tem como principal objetivo analisar as ações implantadas por uma empresa de pequeno porte para retomada gradativa das atividades. O estudo se deu através análise qualitativa, onde através da aplicação de questionários junto aos alunos e gestor da empresa, foi possível levantar uma gama de informações cruciais para este estudo. Para este utilizamos dois pontos amostrais: o primeiro universo amostral (alunos da empresa em EMAR) e o segundo ponto amostral (gestor da empresa EMAR). Após aplicação dos questionários podemos observar que apesar de receio durante o processo de adaptação os alunos se sentiram seguros em retornar as aulas presenciais após as mudanças que foram implantadas pelo gestor e que o mesmo conseguiu desenvolver formas atrativas para manter seus alunos sem deixar de atendar as normas exigidas pela OMS. Apesar de todas as dificuldades vivenciadas para reabertura podemos observar que a compreensão dos alunos a respeito das normas impostas pela empresa foi satisfatória uma vez que percebemos um aumento na procura por vagas e uma inserção de uma nova faixa etária de alunos na empresa.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Artigo
    A gestão financeira informacional como suporte a gestão empresarial: um estudo de caso em um curso preparatório para o vestibular
    (FAMAM - Faculdade Maria Milza, 2017-12-15) Macêdo, Danielle Moraes de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Hékis, Helio Roberto; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
    Os mercados competitivos exigem das empresas respostas rápidas às constantes mudanças existentes. A Gestão da Informação combinada a robustez e manipulação eficaz dos Sistemas de Informação Gerencial (SIGs), surge como rota viável para as organizações buscarem vantagem competitiva e destaque no segmento onde atuam. Assim, o presente artigo busca caracterizar como uma boa gestão informacional financeira pode facilitar a gestão empresarial por parte dos sócios, a partir da análise dos relatórios gerados pelo sistema e do fluxo informacional existente, buscando alternativas para as lacunas existentes. No trabalho desenvolveu-se uma pesquisa exploratório e descritiva, bem como uma pesquisa de campo. O estudo possibilitou concluir que a correta gestão das informações traz benefícios para a gestão das demais áreas da empresa
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Mapeamento de processos de contratação: uma proposta para o IFRN-Campus Nova Cruz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Santos, Ana Alice Lima dos; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros de
    Considerando-se a escassez de recursos e o aumento de demandas da sociedade por serviços a serem ofertados pelo Estado, espera-se que a administração pública busque mecanismos para aumentar a eficiência dos gastos e a qualidade dos serviços públicos. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de intervenção, através da notação de gestão de processos de negócios (BPMN), que possibilite melhoria na execução dos processos de contratações de serviços no âmbito do IFRN – Campus Nova Cruz; e como objetivos específicos descrever a situação atual do processo, identificar possíveis problemas na e propor ações de melhoria a partir do redesenho do processo com base nos elementos da notação BPM. A pesquisa caracterizou-se como descritiva e aplicada a partir de pesquisa em artigos, livros, teses e dissertações e em documentos oficiais do governo e institucionais; questionários aplicados com os servidores envolvidos nos processos se contratações; e aplicação do Business Process Model and Notation (BPMN) através do software Bizagi Modeler. A partir da pesquisa realizada foi possível perceber que os atores envolvidos nos processos de contratação de serviços no IFRN-Campus Nova Cruz não têm clareza quanto aos procedimentos para efetuar contratações, sendo poucas as respostas similares e compatíveis com o que realmente deve acontecer em todas as etapas. Recomenda-se a a adoção do mapeamento de processos de contratação, uma vez que o BPMN se mostrou satisfatório quanto ao entendimento e fácil manuseio.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Mudanças organizacionais impostas pela pandemia do Covid-19 no setor de protocolo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Farias, Marciela Alves; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Vasconcelos, Lucila Moura Ramos; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Dias, Thiago Ferreira
    Desde meados de janeiro de 2020, o mundo vem enfrentando a pandemia do vírus SARSCoV-2, também chamado de Covid-19. O vírus afetou pessoas de todo planeta causando muitas mortes e exigindo que alguns hábitos fossem adotados. Para se adaptar a esse novo cenário, as empresas e as organizações públicas tiveram que se ajustar e promover ações imediatas que ajudassem a minimizar os impactos da pandemia. Uma das medidas foi a adoção do teletrabalho. O objetivo desse trabalho é compreender as mudanças organizacionais geradas pela pandemia do Covid-19 na Diretoria de Expediente, setor de protocolo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte, tendo em vista elencar as medidas de gestão adotadas pela Diretoria de Expediente durante a pandemia do covid-19, diagnosticar as formas de trabalho desenvolvidas no setor no cenário pandêmico, traçar o perfil sociodemográfico dos servidores da Diretoria de Expediente e analisar a percepção dos servidores com relação ao teletrabalho durante o isolamento. A metodologia adotada trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, realizada por meio de um estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental coma aplicação de um questionário com os servidores da Diretoria de Expediente do TCE/RN. A partir dos dados da pesquisa conclui-se que a (DE) conseguiu manter a maioria suas atividades no período de isolamento com a adoção do teletrabalho, os servidores da diretoria de expediente são na maioria acima dos 55 anos de idade, trabalham há mais de 10 anos no setor, seu vínculo é estatutário e grande parte não exerceu o teletrabalho durante o isolamento imposto pela a pandemia de Covid-19.e que na percepção dos servidores essa modalidade trouxe mais pontos positivos do que negativos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Orçamento participativo: um estudo no município de Jacaraú/PB
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-09) Coriolano, Ferdnando de Oliveira; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Medeiros, Marcos Fernando Machado de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de
    A Administração Pública participativa, como resultado da interação da sociedade civil organizada nos procedimentos da gestão pública tem o intuito de expor e tentar solucionar problemas sociais e amenizar seus anseios perante o Estado de forma consensual, com o diálogo acerca de possibilidades e necessidades em torno da atuação administrativa estatal, objetivando também a restauração da confiança política no Estado, visando maior legitimidade das ações administrativas. Uma dessas participações acontece na elaboração e implantação do Orçamento Público – OP, que é um modelo de gestão pública descentralizadas que permite discutir e decidir de maneira coletiva a alocação dos recursos disponíveis (SUETT et. al, 2021). Nesta senda, a pergunta que esse trabalho pretende responder é: como se deu a elaboração do Orçamento Participativo na cidade de Jacaraú/PB enquanto instrumento de gestão democrático e participativo? Tendo como objetivo geral analisar a funcionalidade do Orçamento Participativo no município de Jacaraú no Estado da Paraíba. E como objetivos específicos evidenciar as condições financeiras/orçamentárias da cidade de Jacaraú; mapear como se deu a elaboração do seu orçamento participativo e apresentar os dados da participação pública no direcionamento do orçamento público. Para tanto, trata-se de uma pesquisa do tipo aplicada, descritiva, enquadrada como um estudo de caso e quantitativa. Conclui-se que a elaboração do Orçamento Participativo na cidade de Jacaraú/PB enquanto instrumento democrático e participativo foi efetivamente realizada, mesmo que em tempo de pandemia, fazendo uso de tecnologias - plenária virtual - no sentido de manter o distanciamento social e garantir a participação popular.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Políticas de desenvolvimento profissional: um estudo no departamento de recursos humanos de uma empresa de Carcinicultura, no Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-29) Araújo, Maria da Conceição Linderleia de Sousa; Araújo, Matilde Medeiros de; Araújo, Matilde Medeiros de; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Araújo, Maíra Medeiros de
    Gestão de pessoas é importante fator nas organizações, o clima organizacional precisa ser satisfatório para que os colaboradores deem o melhor de si em sua prática laboral. o RH que cuida da relação de troca que há entre o trabalhador e a organização, fazendo com que esse processo seja justo, positivo e resulte no crescimento contínuo de ambos. A pesquisa pretende analisar junto a empresa de Carcinicultura qual a Política de desenvolvimento profissional adotada visando a promoção, crescimento e desenvolvimento de pessoal. Recorreu-se a pesquisa campo com uso de entrevistas e análises qualitativas. Entrevistou-se o chefe de Recursos Humanos. Como resultantes do estudo, identificou-se que por se tratar de uma empresa de médio porte a empresa tem práticas em admitir, realizar contratação de pessoal, programar e executar o processo de férias dos colaboradores, preparar folha de pagamentos e recolhimentos de encargos, tributos e os processos de desligamentos de funcionários. A empresa também afirmou que treina o pessoal com cursos tentando aproveitar o potencial de cada talento, tais como cursos de NR10, treinamento NR35 para CIPA, formação de auditores internos da ISO 9001:2015, treinamentos de noções básicas para primeiros socorros, combate incêndio, palestras de motivação e palestras de campanhas mensais, todas estas fazem parte do nosso PPRA e PCMSO. O que não ficou claro é que de que forma os colaboradores são contemplados para fazer esses cursos e quais os setores que são contemplados, bem como se eles recebem certificação após os cursos. Espera-se que a empresa observe esses dados e ponha em prática as efetivações do RH.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM