Navegando por Autor "André, Thiago da Silva"
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TCC Análise das propriedades termofísicas de fluidos secundários para refrigeração(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Bernardino, Jorge Henrique da Silva; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro de; André, Thiago da SilvaEste trabalho trata-se da análise das propriedades termofísicas de fluídos secundários utilizados em refrigeração. Utilizou-se o software SecCool Properties para a simulação e obtenção dos dados da mistura entre a água e um determinado álcool em diferentes níveis de concentração. Os álcoois selecionados foram o etanol, metanol e propilenoglicol pelas suas propriedades termofísicas, baixo ou nenhum efeito corrosivo e serem totalmente solúveis em água. A concentração do soluto (os álcoois) foi definida entre 15% e 45%, em cada solução foi utilizada apenas um soluto. Foram utilizados tabelas e gráficos para melhor visualização e comparação das propriedades termofísicas de ponto de fusão, massa específica, calor específico, condutividade térmica, viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática. Os dados das propriedades termofísicas das soluções revelaram-se satisfatórios para utilização em sistemas de refrigeração indireta, sendo que cada mistura se aplica para tipos de projetos específicos, cabendo ao projetista analisar qual solução e em qual concentração utilizar.TCC Análise de ciclos de refrigeração transcrítico com R744(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Araújo, Jobson Lourran de Queiroz; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro; André, Thiago da SilvaO objetivo deste projeto é analisar e definir a melhor opção de um ciclo de refrigeração por compressão a vapor utilizando como fluido refrigerante o dióxido de carbono (CO2, R744) para valores de ciclo base e incrementos já estipulados. Inicialmente, será apresentada a evolução histórica da aplicação do CO2 como refrigerante, até o contexto tecnológico e de impactos ambientais da atualidade. Serão esclarecidos os pontos operacionais positivos do refrigerante que justificam a motivação para o atual crescimento de instalações bem como o ciclo de refrigeração. Diferentes configurações serão comparadas por simulações em softwares para que se conclua qual desses ciclos obtém o melhor coeficiente de performance (COP). A análise termodinâmica foi desenvolvida mediante utilização do software Simple CO2 One Stage Plant.TCC Análise de eficiência e impactos ao meio ambiente dos fluidos R600a (Isobutano), R134a (Tetrafluoretano), R290 (Propano) e R22 (Clorodifluorometano)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Oliveira, Aleska Roberta Frutuoso de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; André, Thiago da SilvaEm se tratando de refrigeração e climatização, a discussão torna-se excessivamente ampla, mas não de um modo maléfico, pois muito pelo contrário afinal o potencial de benefícios que este campo da ciência traz vai desde um bem estar relacionado ao conforto humano até a preservação de equipamentos, remédios e produtos hospitalares essenciais para a sobrevivência de espécies, incluindo o ser humano, e por vezes seu Habitat, passando pelo setor automotivo também e setores industriais variados, até mesmo no ramo alimentício. Nota-se, portanto, variações bruscas de condições de aplicabilidade de climatização e refrigeração de ambientes, equipamentos entre outras situações práticas. Tão variadas as aplicações tão logo tornam-se variadas as soluções mais eficientes de refrigeração observando, portanto, aumentar a eficiência frigorífica dos sistemas e minimizar os possíveis riscos de mal funcionamento e perigos à saúde do indivíduo e da coletividade. O presente trabalho objetiva a comparação de características entre quatro fluidos refrigerantes e a aplicabilidade destes, observando a preservação do meio ambiente, potencial frigorífico, riscos de aplicabilidade e a serem minimizados ou evitados, obtendo ao final uma discussão que levará a conclusão sobre qual fluido utilizado no sistema de refrigeração seria melhor para determinada situação prática, se fazendo valer de análises analíticas e de simulações através do software CoolPack de desempenho dos fluidos em determinados parâmetro.Artigo Avaliação da eficiência de protótipo solar de baixo custo com movimento baseado em sensor de luminosidade(Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, 2020) Medeiros, Isaac Péricles Maia; André, Thiago da Silva; Valcacer, Samara Melo; Barbosa, Cleiton Rubens FormigaO estudo propõe a utilização de microcontrolador para a realização do projeto de placa de sombreamento baseado na plataforma Arduino. Para tal, usa-se um sensor da luz (LDR 10mm) para proporcionar a inclinação em relação aos raios solares, de modo que o microcontrolador usado seja capaz de fazer o rastreamento do sol com o objetivo de estudar os efeitos de tal rastreamento sobre a eficiência da captação dos raios solares, gerando assim, um sinal elétrico diretamente ao responsável pelo microcontrolador. É proposto um mecanismo que tem sua orientação baseada na máxima incidência dos raios solares na superfície da célula solar, fazendo, assim, o alinhamento direcional com a placa fotovoltaica em um ângulo com azimute e altura do Sol direto com a intensidade da radiação solar. Para isso, usam-se dois servomotores e com inclinação que pode variar nos dois eixos: Norte/Sul e Leste/Oeste. Além dos servomotores utilizou-se um microcontrolador. A placa de sombreamento forma um retângulo, devido à posição dos quatro sensores de luz, para controlar componentes diretamente ligados aos servomotores. O software embarcado é feito por algoritmos que permitem ao microcontrolador determinar a correta posição do painel solar em protótipo. Inicialmente descrevem-se as características do sistema proposto e utilizando-se desse aparato, espera-se gerar energia elétrica e aumentar a potência na captação com equipamentos de baixo custoTCC Estudo experimental da influência da pressão de condensação no desempenho de um refrigerador com R22(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Santos, Ruben Saymon de Brito; Barbosa, Cleiton Ruben Formiga; 0000-0002-3787-5789; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; 0000-0003-3936-9182; http://lattes.cnpq.br/4264705689314205; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; 0000-0002-9289-7630; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; 0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; 0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533O presente estudo experimental tem como objetivo estimar o desempenho de um refrigerador comercial funcionando com R22 submetido a diferentes pressões de condensação. Foram instalados em pontos estratégicos do circuito frigorífico termopares e medidores de pressão que permitiram, com auxílio do software Coolpack, estimar o coeficiente de performance (COP) do refrigerador funcionando com R22 para diferentes condições de condensação. Para alteração da pressão de condensação foi inserido no condensador placas de isopor reduzindo a área frontal livre disponível para troca térmica (100%, 80%, 60%, 40% e 20%) entre o agente de condensação e o fluido refrigerante R22 no interior da serpentina de cobre do condensador, simulando a falta de manutenção. Os resultados obtidos revelam que o aumento da pressão de condensação influencia fortemente o coeficiente de performance (COP) do refrigerador, chegando ao desligamento pelo pressostato de alta da máquina na condição mais crítica de restrição da área livre do condensador.TCC Estudo experimental da performance termodinâmica de um ultrafreezer(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Souza, Rafael Matos de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; http://lattes.cnpq.br/2516264409112362; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; https://orcid.org/0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533Este trabalho apresenta um estudo experimental da performance termodinâmica do ultrafreezer do fabricante Coldlab, projetado para operar em temperaturas ultrabaixas de até -86 °C. Para tanto, foi aplicado no equipamento um sistema de refrigeração em cascata composto por dois circuitos interdependentes que utilizam os fluidos refrigerantes R-404A (ciclo de alta) e R-23 (ciclo de baixa). O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o desempenho térmico do sistema a partir do monitoramento de variáveis como pressão, temperatura e potência elétrica. Para isso, o equipamento foi instrumentado com termopares conectados a um sistema de aquisição de dados da National Instruments, programado via software LabVIEW. A medição das pressões de operação foi realizada com o auxílio de dois conjuntos manifold (analógico e digital), que permitiram a leitura das pressões de evaporação e condensação dos dois ciclos. As potências elétricas dos compressores foram registradas com um alicate wattímetro digital do fabricante Minipa. Com base nos dados de temperatura, pressão e nos cálculos de superaquecimento e subresfriamento, foram construídos diagramas pressão-entalpia (P×h) por meio do software Coolpack, possibilitando a determinação dos coeficientes de performance (COP) de cada estágio ao longo do tempo. O sistema alcançou temperaturas em torno de -55 °C no período determinado para o ensaio, sendo importante destacar que a partir da análise dos altos graus de superaquecimento e subresfriamento, simultâneos, houve indicação de baixa carga de fluido refrigerante. A análise dos COPs, correlacionada às potências elétricas, demonstrou estabilidade operacional e desempenho satisfatório do ciclo em cascata. Além de outras conclusões, o estudo reforça a importância da substituição de fluidos com alto potencial de aquecimento global (GWP) por alternativas mais sustentáveis, em conformidade com regulamentações ambientais e boas práticas de engenharia. Como contribuição, este trabalho propõe uma metodologia de análise experimental aplicável a sistemas de refrigeração em cascata, com foco na eficiência energética e na sustentabilidade.TCC Simulação do ciclo de refrigeração por compressão de vapor multiestágio com R152a(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Almeida Junior, Luiz Antonio de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga; André, Thiago da SilvaOs sistemas de refrigeração baseiam-se na remoção de calor de um ambiente e na sua transferência para outro com temperatura mais elevada, utilizando equipamentos como compressores, dispositivos de expansão e trocadores de calor, que compõem um ciclo termodinâmico fechado. Essa tecnologia é amplamente utilizada nos setores industrial e comercial, sendo essencial tanto para o conforto térmico quanto para a conservação de alimentos. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência de parâmetros relacionados à eficiência do intercooler (85% e 80%) e à metodologia de cálculo da pressão intermediária em um sistema de compressão a vapor com múltiplos estágios com intercooler fechado. O fluido refrigerante utilizado nas simulações é o R152a. Por meio do software CoolPack foram avaliadas diferentes condições operacionais e seus impactos no coeficiente de desempenho (COP) do sistema. Os resultados indicaram uma variação de valores de COP de 0,94 a 0,97, caracterizando uma mudança inferior a 3,2% no desempenho do sistema.Dissertação Taxa de evaporação de combustíveis em função da temperatura: análise termoeconômica aplicada a postos de serviços do RN(2016-12-19) André, Thiago da Silva; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Fontes, Lúcio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; Almeida, Igor Marcel Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/2914541046309057Este trabalho é resultado de um estudo de análises experimentais que mediram a taxa de evaporação, em função da temperatura, de quatro combustíveis, a saber: gasolina comum, álcool combustível, Diesel S10 e gasolina GRID, realizados para seis níveis térmicos diferentes, seguido de uma análise de custos das perdas potenciais por evaporação, aplicada a tanques subterrâneos de postos de combustíveis. Quando esses combustíveis liberam vapores à atmosfera podem causar danos ao meio ambiente. Em postos de serviços, esse vapor é liberado quando do abastecimento do veículo ou pelas linhas de respiro do Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis - SASC. Quando o posto não possui proteções contra essas emissões fugitivas, elas atingem flora, rios, lençóis freáticos etc. Além da poluição dos recursos naturais, a perda por evaporação atinge as finanças do posto de combustível, tanto pelas multas geradas pelas contaminações, quanto pela perda de ativo, os combustíveis. Dos combustíveis avaliados, o que apresentou a maior taxa de evaporação foi a gasolina GRID, seguido da gasolina comum, álcool e diesel S10.TCC Tecnologias para controle das emissões de NOx em motores Diesel – PROCONVE P7(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Galdino, Tevenilson Gustavo de Medeiros; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; Barbosa Jr, Cleiton Rubens Formiga; André, Thiago da SilvaO desenvolvimento de novos motores diesel para uso do transporte de cargas deve atender as diretrizes de eficiência, economia e sustentabilidade. Neste contexto, o controle das emissões de NOx tem se tornado cada vez mais rígido. Em 2012 o Brasil adotou o PROCONVE P7, baseado na norma EURO V, reduzindo ainda mais as emissões dos gases de exaustão (CO, HC, CO2, NOx etc.). O foco deste trabalho consiste no estudo das tecnologias de controle das emissões de NOx aplicado a motores diesel de veículos pesados. As principais tecnologias de controle das emissões de NOx são relativas ao processo de combustão da mistura de diesel e ar admitidos no cilindro do motor e os tratamentos físico-químico dos gases de exaustão. Também faz parte da pesquisa o estudo de caso que aborda a manutenção e análise de falhas dos sistemas de pós tratamento dos gases de escape de uma frota de 52 veículos com motorização diesel OM 924 LA que operam realizando o transporte de cargas na região norte e nordeste do Brasil. O estudo constatou uma alta frequência de problemas relacionados ao sensor de NOx do sistema SCR. Em menor grau, também foi identificado problemas relacionados à contaminação por óleo do ARLA 32 e ainda a cristalização deste produto nas tubulações do sistema.