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    TCC
    Análise das propriedades termofísicas de fluidos secundários para refrigeração
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Bernardino, Jorge Henrique da Silva; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro de; André, Thiago da Silva
    Este trabalho trata-se da análise das propriedades termofísicas de fluídos secundários utilizados em refrigeração. Utilizou-se o software SecCool Properties para a simulação e obtenção dos dados da mistura entre a água e um determinado álcool em diferentes níveis de concentração. Os álcoois selecionados foram o etanol, metanol e propilenoglicol pelas suas propriedades termofísicas, baixo ou nenhum efeito corrosivo e serem totalmente solúveis em água. A concentração do soluto (os álcoois) foi definida entre 15% e 45%, em cada solução foi utilizada apenas um soluto. Foram utilizados tabelas e gráficos para melhor visualização e comparação das propriedades termofísicas de ponto de fusão, massa específica, calor específico, condutividade térmica, viscosidade dinâmica e viscosidade cinemática. Os dados das propriedades termofísicas das soluções revelaram-se satisfatórios para utilização em sistemas de refrigeração indireta, sendo que cada mistura se aplica para tipos de projetos específicos, cabendo ao projetista analisar qual solução e em qual concentração utilizar.
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    TCC
    Análise de ciclos de refrigeração transcrítico com R744
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Araújo, Jobson Lourran de Queiroz; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Lima, Luiz Henrique Pinheiro; André, Thiago da Silva
    O objetivo deste projeto é analisar e definir a melhor opção de um ciclo de refrigeração por compressão a vapor utilizando como fluido refrigerante o dióxido de carbono (CO2, R744) para valores de ciclo base e incrementos já estipulados. Inicialmente, será apresentada a evolução histórica da aplicação do CO2 como refrigerante, até o contexto tecnológico e de impactos ambientais da atualidade. Serão esclarecidos os pontos operacionais positivos do refrigerante que justificam a motivação para o atual crescimento de instalações bem como o ciclo de refrigeração. Diferentes configurações serão comparadas por simulações em softwares para que se conclua qual desses ciclos obtém o melhor coeficiente de performance (COP). A análise termodinâmica foi desenvolvida mediante utilização do software Simple CO2 One Stage Plant.
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    TCC
    Análise de eficiência e impactos ao meio ambiente dos fluidos R600a (Isobutano), R134a (Tetrafluoretano), R290 (Propano) e R22 (Clorodifluorometano)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Oliveira, Aleska Roberta Frutuoso de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; André, Thiago da Silva
    Em se tratando de refrigeração e climatização, a discussão torna-se excessivamente ampla, mas não de um modo maléfico, pois muito pelo contrário afinal o potencial de benefícios que este campo da ciência traz vai desde um bem estar relacionado ao conforto humano até a preservação de equipamentos, remédios e produtos hospitalares essenciais para a sobrevivência de espécies, incluindo o ser humano, e por vezes seu Habitat, passando pelo setor automotivo também e setores industriais variados, até mesmo no ramo alimentício. Nota-se, portanto, variações bruscas de condições de aplicabilidade de climatização e refrigeração de ambientes, equipamentos entre outras situações práticas. Tão variadas as aplicações tão logo tornam-se variadas as soluções mais eficientes de refrigeração observando, portanto, aumentar a eficiência frigorífica dos sistemas e minimizar os possíveis riscos de mal funcionamento e perigos à saúde do indivíduo e da coletividade. O presente trabalho objetiva a comparação de características entre quatro fluidos refrigerantes e a aplicabilidade destes, observando a preservação do meio ambiente, potencial frigorífico, riscos de aplicabilidade e a serem minimizados ou evitados, obtendo ao final uma discussão que levará a conclusão sobre qual fluido utilizado no sistema de refrigeração seria melhor para determinada situação prática, se fazendo valer de análises analíticas e de simulações através do software CoolPack de desempenho dos fluidos em determinados parâmetro.
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    Artigo
    Avaliação da eficiência de protótipo solar de baixo custo com movimento baseado em sensor de luminosidade
    (Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, 2020) Medeiros, Isaac Péricles Maia; André, Thiago da Silva; Valcacer, Samara Melo; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga
    O estudo propõe a utilização de microcontrolador para a realização do projeto de placa de sombreamento baseado na plataforma Arduino. Para tal, usa-se um sensor da luz (LDR 10mm) para proporcionar a inclinação em relação aos raios solares, de modo que o microcontrolador usado seja capaz de fazer o rastreamento do sol com o objetivo de estudar os efeitos de tal rastreamento sobre a eficiência da captação dos raios solares, gerando assim, um sinal elétrico diretamente ao responsável pelo microcontrolador. É proposto um mecanismo que tem sua orientação baseada na máxima incidência dos raios solares na superfície da célula solar, fazendo, assim, o alinhamento direcional com a placa fotovoltaica em um ângulo com azimute e altura do Sol direto com a intensidade da radiação solar. Para isso, usam-se dois servomotores e com inclinação que pode variar nos dois eixos: Norte/Sul e Leste/Oeste. Além dos servomotores utilizou-se um microcontrolador. A placa de sombreamento forma um retângulo, devido à posição dos quatro sensores de luz, para controlar componentes diretamente ligados aos servomotores. O software embarcado é feito por algoritmos que permitem ao microcontrolador determinar a correta posição do painel solar em protótipo. Inicialmente descrevem-se as características do sistema proposto e utilizando-se desse aparato, espera-se gerar energia elétrica e aumentar a potência na captação com equipamentos de baixo custo
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    TCC
    Estudo experimental da influência da pressão de condensação no desempenho de um refrigerador com R22
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-19) Santos, Ruben Saymon de Brito; Barbosa, Cleiton Ruben Formiga; 0000-0002-3787-5789; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; 0000-0003-3936-9182; http://lattes.cnpq.br/4264705689314205; Guerra, Angelo Roncalli Oliveira; 0000-0002-9289-7630; http://lattes.cnpq.br/7353332474621022; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; 0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; 0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533
    O presente estudo experimental tem como objetivo estimar o desempenho de um refrigerador comercial funcionando com R22 submetido a diferentes pressões de condensação. Foram instalados em pontos estratégicos do circuito frigorífico termopares e medidores de pressão que permitiram, com auxílio do software Coolpack, estimar o coeficiente de performance (COP) do refrigerador funcionando com R22 para diferentes condições de condensação. Para alteração da pressão de condensação foi inserido no condensador placas de isopor reduzindo a área frontal livre disponível para troca térmica (100%, 80%, 60%, 40% e 20%) entre o agente de condensação e o fluido refrigerante R22 no interior da serpentina de cobre do condensador, simulando a falta de manutenção. Os resultados obtidos revelam que o aumento da pressão de condensação influencia fortemente o coeficiente de performance (COP) do refrigerador, chegando ao desligamento pelo pressostato de alta da máquina na condição mais crítica de restrição da área livre do condensador.
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    TCC
    Estudo experimental da performance termodinâmica de um ultrafreezer
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Souza, Rafael Matos de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; http://lattes.cnpq.br/2516264409112362; Barbosa Júnior, Cleiton Rubens Formiga; https://orcid.org/0000-0002-2068-8813; http://lattes.cnpq.br/9160680023711066; André, Thiago da Silva; https://orcid.org/0000-0003-1236-2909; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533
    Este trabalho apresenta um estudo experimental da performance termodinâmica do ultrafreezer do fabricante Coldlab, projetado para operar em temperaturas ultrabaixas de até -86 °C. Para tanto, foi aplicado no equipamento um sistema de refrigeração em cascata composto por dois circuitos interdependentes que utilizam os fluidos refrigerantes R-404A (ciclo de alta) e R-23 (ciclo de baixa). O objetivo geral deste trabalho foi avaliar o desempenho térmico do sistema a partir do monitoramento de variáveis como pressão, temperatura e potência elétrica. Para isso, o equipamento foi instrumentado com termopares conectados a um sistema de aquisição de dados da National Instruments, programado via software LabVIEW. A medição das pressões de operação foi realizada com o auxílio de dois conjuntos manifold (analógico e digital), que permitiram a leitura das pressões de evaporação e condensação dos dois ciclos. As potências elétricas dos compressores foram registradas com um alicate wattímetro digital do fabricante Minipa. Com base nos dados de temperatura, pressão e nos cálculos de superaquecimento e subresfriamento, foram construídos diagramas pressão-entalpia (P×h) por meio do software Coolpack, possibilitando a determinação dos coeficientes de performance (COP) de cada estágio ao longo do tempo. O sistema alcançou temperaturas em torno de -55 °C no período determinado para o ensaio, sendo importante destacar que a partir da análise dos altos graus de superaquecimento e subresfriamento, simultâneos, houve indicação de baixa carga de fluido refrigerante. A análise dos COPs, correlacionada às potências elétricas, demonstrou estabilidade operacional e desempenho satisfatório do ciclo em cascata. Além de outras conclusões, o estudo reforça a importância da substituição de fluidos com alto potencial de aquecimento global (GWP) por alternativas mais sustentáveis, em conformidade com regulamentações ambientais e boas práticas de engenharia. Como contribuição, este trabalho propõe uma metodologia de análise experimental aplicável a sistemas de refrigeração em cascata, com foco na eficiência energética e na sustentabilidade.
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    TCC
    Simulação do ciclo de refrigeração por compressão de vapor multiestágio com R152a
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-07) Almeida Junior, Luiz Antonio de; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga; André, Thiago da Silva
    Os sistemas de refrigeração baseiam-se na remoção de calor de um ambiente e na sua transferência para outro com temperatura mais elevada, utilizando equipamentos como compressores, dispositivos de expansão e trocadores de calor, que compõem um ciclo termodinâmico fechado. Essa tecnologia é amplamente utilizada nos setores industrial e comercial, sendo essencial tanto para o conforto térmico quanto para a conservação de alimentos. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência de parâmetros relacionados à eficiência do intercooler (85% e 80%) e à metodologia de cálculo da pressão intermediária em um sistema de compressão a vapor com múltiplos estágios com intercooler fechado. O fluido refrigerante utilizado nas simulações é o R152a. Por meio do software CoolPack foram avaliadas diferentes condições operacionais e seus impactos no coeficiente de desempenho (COP) do sistema. Os resultados indicaram uma variação de valores de COP de 0,94 a 0,97, caracterizando uma mudança inferior a 3,2% no desempenho do sistema.
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    Dissertação
    Taxa de evaporação de combustíveis em função da temperatura: análise termoeconômica aplicada a postos de serviços do RN
    (2016-12-19) André, Thiago da Silva; Fontes, Francisco de Assis Oliveira; Fontes, Lúcio Angelo de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6626062514308083; ; http://lattes.cnpq.br/9043538628554844; ; http://lattes.cnpq.br/4001624102117533; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; ; http://lattes.cnpq.br/8673332414572221; Almeida, Igor Marcel Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/2914541046309057
    Este trabalho é resultado de um estudo de análises experimentais que mediram a taxa de evaporação, em função da temperatura, de quatro combustíveis, a saber: gasolina comum, álcool combustível, Diesel S10 e gasolina GRID, realizados para seis níveis térmicos diferentes, seguido de uma análise de custos das perdas potenciais por evaporação, aplicada a tanques subterrâneos de postos de combustíveis. Quando esses combustíveis liberam vapores à atmosfera podem causar danos ao meio ambiente. Em postos de serviços, esse vapor é liberado quando do abastecimento do veículo ou pelas linhas de respiro do Sistema de Abastecimento Subterrâneo de Combustíveis - SASC. Quando o posto não possui proteções contra essas emissões fugitivas, elas atingem flora, rios, lençóis freáticos etc. Além da poluição dos recursos naturais, a perda por evaporação atinge as finanças do posto de combustível, tanto pelas multas geradas pelas contaminações, quanto pela perda de ativo, os combustíveis. Dos combustíveis avaliados, o que apresentou a maior taxa de evaporação foi a gasolina GRID, seguido da gasolina comum, álcool e diesel S10.
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    TCC
    Tecnologias para controle das emissões de NOx em motores Diesel – PROCONVE P7
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Galdino, Tevenilson Gustavo de Medeiros; Barbosa, Cleiton Rubens Formiga; Guerra, Ângelo Roncalli Oliveira; Barbosa Jr, Cleiton Rubens Formiga; André, Thiago da Silva
    O desenvolvimento de novos motores diesel para uso do transporte de cargas deve atender as diretrizes de eficiência, economia e sustentabilidade. Neste contexto, o controle das emissões de NOx tem se tornado cada vez mais rígido. Em 2012 o Brasil adotou o PROCONVE P7, baseado na norma EURO V, reduzindo ainda mais as emissões dos gases de exaustão (CO, HC, CO2, NOx etc.). O foco deste trabalho consiste no estudo das tecnologias de controle das emissões de NOx aplicado a motores diesel de veículos pesados. As principais tecnologias de controle das emissões de NOx são relativas ao processo de combustão da mistura de diesel e ar admitidos no cilindro do motor e os tratamentos físico-químico dos gases de exaustão. Também faz parte da pesquisa o estudo de caso que aborda a manutenção e análise de falhas dos sistemas de pós tratamento dos gases de escape de uma frota de 52 veículos com motorização diesel OM 924 LA que operam realizando o transporte de cargas na região norte e nordeste do Brasil. O estudo constatou uma alta frequência de problemas relacionados ao sensor de NOx do sistema SCR. Em menor grau, também foi identificado problemas relacionados à contaminação por óleo do ARLA 32 e ainda a cristalização deste produto nas tubulações do sistema.
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