Navegando por Autor "Amorim, Rafaella Lira"
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Dissertação Caldo do caldo: memória do espetáculo de dança paraibano caldo da cana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-05-22) Amorim, Rafaella Lira; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques; ; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710; Handerchpek, Robson Carlos; ; Schulze, Guilherme Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2239717664426193Esta pesquisa investigou o espetáculo de dança Caldo da Cana que estreou em João Pessoa-PB, em setembro de 1984. Problematiza de modo teórico-prático o fazer história da dança, investigando essa possibilidade através da própria dança. Surge a partir da constatação de que a dança possui especificidades que não podem ser negligenciadas pelo relato histórico. Neste sentido iniciou-se o levantamento de um referencial teórico que dialoga com as questões apontadas e se desdobra por meio de uma pesquisa de campo, que incluiu coletar testemunhos de pessoas que participaram do espetáculo; uma pesquisa documental, reunindo vestígios materiais e finalmente é composta de uma parte prática que transpõe o conhecimento histórico elaborado para o corpo, através de um processo criativo, tendo como resultado, para este momento, a construção de um duo de dançaDissertação Pedagogia da autonomia: contribuições para uma estética teatral(2016-08-19) Alencar, Elyzangela Fernandes; Salles, Nara Graça; ; http://lattes.cnpq.br/8841719783919052; ; http://lattes.cnpq.br/2380902256073555; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; Campos, Marineide Furtado; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Amorim, Rafaella Lira; ; http://lattes.cnpq.br/6086826605738139; Silva, Sandro Souza; ; http://lattes.cnpq.br/4727814914417261A linha condutora desse trabalho refere-se a abordagem dialógica no Ensino de Teatro. O que direciona as atividades desenvolvidas na pesquisa é o crescimento duplo e partilhado na criação cênica, através de procedimentos pedagógicos que levam em consideração a autonomia. Nesse processo educador e educandos, desenvolvem-se na criação cênica, na qual é estruturada uma dramaturgia, que remete a curiosidade epistemológica, levando em consideração suas individualidades. Como primeiras conclusões percebemos que essa abordagem proporciona proximidade entre educador e educando e que pode servir como referência para outros educadores e grupos de teatro que queiram realizar essa abordagem.