Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-25) Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/4178603415869668; Queiroz, Luís Ricardo Silva; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415
    O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM