Navegando por Autor "Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes"
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Dissertação Música na escola básica: experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce com alunos do Ensino Fundamental em tempo de distanciamento físico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-25) Amaral, Sthela Cristina de Medeiros Gomes; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; http://lattes.cnpq.br/4178603415869668; Queiroz, Luís Ricardo Silva; Thomé, Renata Viana de Barros; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre as experiências de criar, apreciar e performar na Oficina de Musicalização através da flauta doce da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, em Natal, RN, em tempo de distanciamento físico. O objetivo geral é expor, refletir, analisar e discutir de que forma essas experiências impactam e refletem na formação musical humana. Trata-se de uma investigação avaliativa dos desdobramentos e impactos da música na formação dos estudantes na Educação Básica. As experiências vivenciadas e as atividades desenvolvidas foram realizadas no Ensino Fundamental Anos Iniciais, perpassadas pela pesquisa-ação na abordagem qualitativa, utilizando-se dos registros das aulas através de imagens, escritos e filmagens, como também entrevistas com os alunos e depoimentos de familiares, professores e equipe gestora. Como aportesteóricos principais da Educação Musical utilizamos Swanwick (2003a, 2003b, 2014), Penna (2010), Loureiro (2003), Brito (2019) e Bastian (2018). Na contextualização da pandemia da Covid-19 temos Cruz (2020) e Ricci e Vieira (2020). Nas reflexões sobre o saber da experiência buscamos fundamentação em Bondiá (2018) e Santana (2010). Concluímos então, que foi um projeto desenvolvido com êxito, tanto no lado pedagógico como no lado artístico, refletindo ações com resultados perceptíveis na aprendizagem e crescimento musical, pessoal e social dos estudantes, que se desenvolveram artística e musicalmente, cognitiva e culturalmente. Essa experiência deve oferecer discussões que fomentem o ensino de música na Escola Básica, apontando caminhos possíveis nas relações de ensino e aprendizagem.