Navegando por Autor "Alves, Telma Gomes Ribeiro"
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Dissertação Bioma caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-23) Alves, Telma Gomes Ribeiro; Costa, Diógenes Felix da Silva; Souza, Rosemeri Melo e; ; http://lattes.cnpq.br/3339056948815053; ; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; ; http://lattes.cnpq.br/2032925292810171; Araújo, Sandra Kelly de; ; http://lattes.cnpq.br/7027607396877603; Alves, Agassiel de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/0565488973448449A Geografia escolar ao longo dos anos tem buscado diferentes recursos didáticos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem nos diferentes níveis da educação básica, destacando-se neste cenário os livros didáticos. Estes são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e tem sido o principal recurso didático utilizado por docentes e discentes da rede pública de ensino no Brasil. Entretanto, esses livros são produzidos em escala nacional, assim não conseguem abordar todos os conteúdos de maneira densa e adequados às realidades regionais, especialmente quando se trata dos biomas brasileiros. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo produzir um material paradidático sobre o bioma Caatinga no recorte territorial de Patos/PB, voltado para o 7º ano do Ensino Fundamental. O percurso metodológico deu-se inicialmente com o levantamento bibliográfico das obras clássicas e também atuais sobre o ensino de Geografia, livros paradidáticos e o bioma Caatinga. Seguido, fez-se a análise do conteúdo presente nos livros didáticos e posteriormente a análise do questionário aplicado aos professores de Geografia da rede pública municipal de Patos. Como resultado principal da pesquisa, foi produzido um material textual intitulado Bioma Caatinga - um olhar sobre o recorte territorial de Patos/PB. Este material poderá ser utilizado como complemento ao livro didático do 7º ano adotado nas escolas públicas, como também estará disponível na versão virtual para consulta da população em geral. Espera-se que essa produção contribua com o ensino na perspectiva da Educação Geográfica e da Geografia Escolar, ou seja, de um conteúdo que tenha significado para o aluno, por tratar da realidade local onde ocorrem suas vivências, e para o aprimoramento das práticas pedagógicas.TCC O ensino e a aprendizagem de cartografia, por meio das metodologias ativas, no âmbito do ensino fundamental II em Cruzeta/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-03) Araújo, Marcos Alexandre Costa de; Costa, Diógenes Félix da Silva; Galvão, Iapony Rodrigues; Santos, Nayara Marques; Alves, Telma Gomes RibeiroO presente artigo faz uso de uma proposta metodológica para o ensino da Geografia, por meio da Cartografia escolar, para turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva, que está localizada na Praça Dr. Silvio Bezerra de Melo, no Centro da cidade de Cruzeta/RN. Tal metodologia buscou que o aluno se tornasse um sujeito ativo no processo de aprendizagem e que, consequentemente, compreendesse melhor os conteúdos, para isso, foram utilizadas as metodologias ativas em sala de aula. Defende-se a busca por métodos de ensino que tornem as aulas mais atrativas para o aluno, contribuindo para a sua participação de forma mais ativa, aliando teoria e prática, demonstrando o uso da Cartografia na realidade. Para isto, o trabalho foi desenvolvido em três etapas (avaliações) que, ao serem comparadas, averiguam a eficiência na aprendizagem antes e depois do uso das metodologias ativas. Quando o professor considera não apenas as dificuldades, mas também as competências dos alunos, e os instigam a terem pensamentos críticos e atuantes em seu processo de aprendizagem, isso vem a agregar o ensino, tornando-o mais compreensível para o discente. Constatou-se, então, que os métodos tradicionais de ensino podem funcionar em determinadas situações. Entretanto, cada aluno aprende de uma maneira única, e ao propor novos meios de ensino e aprendizagem, verificou-se que a transposição didática do conteúdo ocorre de forma mais fácil, uma vez que o educando se torna sujeito ativo na produção do conhecimento. Os resultados mostraram que, a turma do 6º “A” Matutino teve 65% de avanço a do 6º “A” Vespertino, 154% e o 6º “B” Vespertino, 41%, já a turma do 6º “C” Matutino teve uma pequena redução 6% na média da turma, é importante destacar que, apesar da redução na média da sala, existiram alunos que obtiveram a nota mais alta após a implantação das metodologias ativas. Neste sentido, os dados produzidos serviram no auxílio para a tomada de decisão do planejamento escolar.