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Navegando por Autor "Alves, Rubiane Diógenes"

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    Artigo
    Titanium tetrafluoride and dental caries: a systematic review
    (2005) Alves, Rubiane Diógenes; Souza, Tatyana Maria Silva; Lima, Kenio Costa de
    The aim of this systematic review was to evaluate the effectiveness of titanium tetrafluoride as a preventive or cariostatic agent against caries. The databases used to find the articles analyzed were MEDLINE LILACS, and BBO. In MEDLINE and LILACS the search strategy utilized was "titanium" [Words] and "tetrafluoride" [Words] and Spanish or English or Portuguese [Language], whereas In BBO "titânio" [Words] and "tetrafluoreto" [Words] and Espanhol or Inglês or Português [Language]. Out of a total of 42 studies found, which assessed possible preventive/cariostatic effects of titanium tetrafluoride against caries in vivo, only 2 were selected. In both studies, titanium tetrafluoride was shown to be effective against caries. However, given that the quality and consequently the validity of these two clinical studies are questionable, their results do not allow to conclude that titanium tetrafluoride is effective against caries clinically.
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    Dissertação
    O tratamento odontológico sob o olhar da criança : um estudo de representação social
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Alves, Rubiane Diógenes; Alves, Maria do Socorro Costa Feitosa; Coutinho, Maria da Penha de Lima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768103E6&dataRevisao=null; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788255Y3&dataRevisao=null; ; Silva, Antonia Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788600J7; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9
    As ações de saúde bucal direcionadas às crianças encontram-se permeadas pela ausência de uma política que incentive essa prática, bem como considere o ser humano em seus aspectos biopsicossociais. Como conseqüência, observa-se que a experiência odontológica infantil vem normalmente sendo pré-julgada como desagradável e ameaçadora. Dessa forma, este estudo objetiva investigar o tratamento odontológico a partir da visão das crianças utilizando como suporte teórico/metodológico a Teoria das Representações Sociais. Esta Teoria foi eleita por possibilitar a construção de um conhecimento prático envolvendo as inter-relações entre os atores sociais, o fenômeno e o mundo que os rodeia. O locus de investigação foi a Escola Estadual Professor José Fernandes Machado , localizada no bairro de Ponta Negra na cidade de Natal-RN. Os participantes foram 30 crianças inseridas no contexto escolar do Ensino Fundamental da Rede Pública, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade, que tinham sido submetidas a tratamento odontológico há menos de um ano ou que estivessem em tratamento no momento da coleta dos dados. Como instrumentos de coleta, foram utilizados a entrevista em profundidade e o desenho-estória com tema. Para análise do material coletado pelas entrevistas foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática preconizada por Bardin (2002). Já para o desenho-estória com tema além da análise de conteúdo, os dados foram também analisados por meio do modelo proposto por Coutinho (2001). Os dois instrumentos demonstraram similitude de conteúdo assim como complementaridade e apresentaram categorias associadas à concepção do modelo de tratamento odontológico infantil, à descrição do ambiente odontológico, à percepção da imagem do dentista e a manifestações psicológicas e comportamentais. Os resultados possibilitaram entender determinadas reações representadas pelas crianças em relação ao tratamento odontológico, em que este foi objetivado pelo caráter técnico-curativo, onde se sobressaem o motivo da procura pelo atendimento, a forma como ele se realiza e a relação do dentista com a criança. Assim, essa pesquisa pretende não apenas conscientizar acerca da visão da criança face ao tratamento odontológico, mas fornecer subsídio para repensar a prática odontológica direcionada a crianças, podendo assim estimular nos profissionais que as atendem uma consciência mais concreta acerca das carências, anseios e sentimentos desses pequenos pacientes
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