Navegando por Autor "Alves, Pedro Henrique Pacheco da Silva"
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TCC Artigo: Avaliação da Síndrome de Burnout em bombeiros militares(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-17) Alves, Pedro Henrique Pacheco da Silva; Junior, Francisco Edilson Leite Pinto; RODRIGUES, FRANCISCO DAS CHAGAS; MACEDO, ADAILSON TAVARES DEContexto: A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho e compreende exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal. Objetivo: Este artigo buscou Identificar a predisposição de Burnout em bombeiros militares do Rio Grande do Norte e as possíveis associações com variáveis sociodemográficas, laborais e fatores intrínsecos de cada participante da pesquisa, assim como realizar levantamento de possíveis fatores internos apontados como predisponentes, finalizando com correlações entre as possíveis consequências devido ao adoecimento. Métodos: Foi realizado levantamento quantitativo com amostra probabilística colhida com 93 Bombeiros Militares participantes. Para a coleta de dados, utilizou-se índice dado pelo Inventário Maslach de Burnout adaptado (MBI). Os resultados foram analisados por estatística descritiva dos dados (média, desvio padrão, mediana e porcentagens), pelo programa IBM SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences) versão 22. Conclusão: A prevalência da Síndrome de Burnout em níveis gerais nos Bombeiros Militares ainda é incerta, mas este estudo mostra elevada propensão, variando de 87 a 93%, ao adoecimento por parte dos profissionais Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, sendo encontrado ainda que fatores como o regime de trabalho e carga horária de trabalho poderiam influenciar o adoecimento o qual pode trazer diversos tipos de repercussões que podem prejudicar o profissional em diversos níveis: individual (físico, mental, profissional e social), profissional (atendimento negligente e lento ao cliente, contato impessoal com colegas de trabalho e/ou pacientes/clientes) e organizacional (conflito com os membros da equipe, rotatividade, absenteísmo, diminuição da qualidade dos serviços).