Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alves, Maria da Penha Casado"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 169
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Abordagem da pontuação no ensino médio: análise de livros didáticos e proposição de protótipo didático em perspectiva dialógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-02) Paula, Danielle Bezerra de; Alves, Maria da Penha Casado; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/7767425482962092; Palhano, João Maria Paiva; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes; http://lattes.cnpq.br/7241411335114630; Puzzo, Miriam Bauab; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029
    Esta tese, situada na área de produção de conhecimento da Linguística Aplicada, toma como objeto de estudo a problematização do ensino da pontuação a partir de dois eixos: da abordagem nos livros didáticos de Língua Portuguesa indicados pelo Guia PNLD 2015; e da proposição de atividades que articulem a pontuação como um dos recursos expressivos utilizados para a construção estilística do enunciado. São objetivos centrais: 1) avaliar, em uma perspectiva dialógica, a abordagem da pontuação nos livros didáticos de Língua Portuguesa aprovados no PNLD (2015-2017), voltados para o ensino médio; e 2) propor, com base nas críticas apontadas, protótipo didático (ROJO, 2012, 2013, 2017) que permita explorar os sinais de pontuação como recursos expressivos dos enunciados. Ancorada no paradigma interpretativista com enfoque qualitativo (CHIZZOTTI, 1998; FREITAS, 2002, 2007, 2010), a pesquisa se respalda teoricamente nas contribuições do Círculo de Bakhtin sobre linguagem, enunciado e estilo (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003, 2010a, 2010b, 2013). Os resultados revelam que, embora já sejam identificadas algumas mudanças no trabalho com a pontuação, a maior parte dos LDP sugeridos pelo PNLD 2015 ainda conserva uma visão normativa e dissociada de outros conhecimentos para o tratamento do referido conteúdo. Elaborado a partir das reflexões críticas, o protótipo didático evidencia a pontuação integrada às práticas de leitura e de produção textual, contribuindo com uma abordagem bakhtiniana do tópico sob análise.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Uma ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos: a prática pedagógica da professora Maria
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-04) Gusmão, Maria Aparecida Pacheco; Campelo, Maria Estela Costa Holanda; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939J7; ; http://lattes.cnpq.br/0811302121043675; Souza, Ester Maria de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/1466615757756354; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0
    A ação reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos, tema condutor deste trabalho, ainda é um desafio no panorama do ensino fundamental. O que tornou essa problemática um tema especial para estudo foi o fato de se optar pelo enfoque de uma vivência de atividades de (re)escrita, em que a singularidade da prática profissional se transformasse em um local de produção do saber, oferecendo subsídios teóricos e práticos a uma professora, para compreender a natureza interativa da linguagem, como espaço de recuperação do sujeito (ser histórico, social e cultural). O campo empírico da pesquisa, estruturada à luz dos pressupostos da pesquisa qualitativa, na modalidade da pesquisa-ação, foi uma escola pública, no interior da Bahia, numa sala de aula do 3º ano do ensino fundamental. A construção dos dados ocorreu através de: questionário aberto, entrevistas semiestruturadas, observações com vídeogravação, análise documental dos textos produzidos pelos alunos e sessões reflexivas. Os objetivos que sustentaram a investigação desta tese foram: 1) Investigar, na ação pedagógica da professora Maria, as atividades sobre o processo de escrita; 2) Interagir com a professora, na forma de investigação-ação, para: a) refletir sobre os procedimentos teórico-metodológicos para desenvolvimento da prática reflexiva sobre o processo de (re)escrita de textos; b) intervir na construção de situações didáticas que possibilitassem a aprendizagem e desenvolvimento de ações reflexivas no processo de (re)escrita de textos. Para a efetivação desses objetivos houve o compromisso de se estabelecer uma comunicação dialógica com a protagonista, proporcionando sessões reflexivas para que ela pudesse analisar sua prática. As vertentes teóricas mais relevantes para a constituição desta pesquisa provieram das abordagens teórico-metodológicas da teoria enunciativo-discursiva de Bakhtin (2003; 2004) e sociointeracionista de Vygotsky (1989; 1998), por se acreditar que ambas, através de uma mudança paradigmática, em que a constituição do sujeito e da participação do outro, nas ações de análise e reflexão sobre a língua, proporcionariam oportunidades de internalização e da construção do conhecimento. A reflexão, sistemática e crítica, envolveu a professora na revisão da sua práxis docente, fazendo com que a mesma construísse uma compreensão mais perspicaz do processo de escrita de seus alunos. Isso fez com que se evidenciassem três categorias: 1) ações que refletem o racionalismo técnico; 2) ações que refletem uma metamorfose emancipatória e 3) ações que refletem a autonomização e conscientização. Os resultados corroboram que a ação/reflexão sobre o processo de (re)escrita de textos possui uma dimensão em níveis crescentes de conscientização e autonomia crítica, produzindo ressignificações sobre a práxis docente
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Alternância entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito do indicativo no domínio funcional da condição contrafactual em comentários no facebook
    (2018-07-05) Brito, Nara Jaqueline Avelar; Tavares, Maria Alice; ; ; Carvalho, Hebe Macedo de; ; Silva, José Romerito; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Mendes, Wellington Vieira;
    Nesta tese, abordamos o domínio funcional da condição contrafactual codificada linguisticamente através da construção “se p, então q”, em que a primeira oração indica a situação condicionante e a segunda oração a situação condicionada. Visamos analisar a alternância das formas verbais futuro do pretérito do indicativo (simples e composta) e pretérito imperfeito do indicativo (simples e composta) na codificação da situação referida na oração condicionada, avaliando influências exercidas por fatores sociais (sexo, idade e escolaridade), estruturais (ordem das orações e estruturação da prótase) e semântico-pragmáticos (postura subjetiva, tópico/assunto e tipo de contrafactualidade) sobre o uso dessas formas verbais. Nosso aparato teórico-metodológico se fundamenta em pressupostos da Sociolinguística variacionista e do Funcionalismo linguístico norte-americano. Essa interface teórico-metodológica pode ser denominada Sociofuncionalismo. A amostra de dados desta pesquisa é composta por 346 construções condicionais contrafactuais “se p, então q” extraídas do meio digital, o que confere ao nosso trabalho um pioneirismo na exploração do fenômeno da condição contrafactual em um gênero textual, o comentário no Facebook, no contexto da Comunicação Mediada por Computador. Os resultados, obtidos por meio de análise quantitativa, revelaram haver influência do princípio da marcação linguística sobre a seleção de FP e PI no condicionado contrafactual no que se refere aos fatores semântico-pragmáticos. Fatores definidos como mais marcados favorecem FP, a forma mais marcada no contexto dos comentários no Facebook, enquanto fatores definidos como menos marcados favorecem PI, a forma menos marcada no contexto em questão. Quanto aos fatores sociais, os resultados referentes aos fatores idade e sexo apontam para a possibilidade de mudança em progresso liderada por mulheres na direção do aumento de uso de PI em comentários no Facebook. No que diz respeito à escolaridade, os resultados mostram que FP é favorecido entre escreventes com ensino superior e PI entre escreventes com ensino fundamental e médio. Os grupos de fatores estruturais não foram significativos para o fenômeno variável investigado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O aluno e o Programa Xeque-Mate: construções identitárias
    (2017-03-31) Nascimento, Cíntia Daniele Oliveira do; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/0737213001632829; Silveira, José Ricardo da; ; http://lattes.cnpq.br/7181730692556570; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Analisam-se, neste estudo, as construções identitárias do programa televisivo Xeque-Mate, a partir de discursos de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O referido programa, produzido pelo Departamento de Comunicação em parceria com a TV Universitária, desde 2002, proporciona aos alunos aprendizados práticos, uma vez que suas diversas atividades são desenvolvidas em um estúdio de TV aberta. A pesquisa insere-se na área da Linguística Aplicada e, justamente em função dessa ancoragem, se permite outras incursões teóricas, transitando pelos estudos da linguagem e pelos estudos da comunicação social. Esse aparato teórico, em particular o embasamento advindo de pressupostos do Círculo de Bakhtin (noção de discurso, de linguagem e de sujeito) e dos estudos culturais, constituiu o lastro em que se fundamentou a análise do corpus. As análises baseiam-se em questionário online respondido por 23 alunos das habilitações de Jornalismo e Radialismo que participaram do programa durante a graduação. Consideram-se, nesta pesquisa, cronotopos distintos, tempos e espaços que são fundamentais para a constituição desses sujeitos. Os discursos discentes revelam identidades do programa, ora como um espaço de experiências, ora como a oportunidade de aproximar teoria e prática. Essas identidades são construídas e reconstruídas e estão imersas em um conjunto de práticas sociais, esferas e campos determinados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Ambiente de textualização no ensino a distância: o caso do fórum educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-11-29) Campos, Marineide Furtado; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2363104313711193; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Esta pesquisa tem como tema o ambiente de textualização no ensino a distância, com foco no fórum educacional utilizado por uma instituição de ensino superior do Rio Grande do Norte, tendo como objetivo geral analisar a interação que se estabelece entre tutor e cursistas e suas implicações para o processo de ensino e aprendizagem. Outros objetivos, mais específicos, foram também considerados, tais como: verificar a pertinência do fórum educacional para a construção do conhecimento no ensino a distância, entender as funções dos papéis desses sujeitos no e-Proinfo e, ainda, identificar na construção discursiva dos sujeitos frente às tarefas agendadas como ocorre a aprendizagem nesse ambiente. Para explorar o tema, tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, em relação aos modos de interação no fórum, como os temas são postos na discussão, como os atores sociais dialogam entre si e como ocorre o debate no ambiente virtual em função da aprendizagem. O corpus compõese de mensagens postadas no fórum durante o módulo Material Informática , último dos seis que integram o Ciclo Básico do Programa de Formação Mídias na Educação, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD). A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa, na perspectiva de Merriam (1988), Cresswell (1994) e Minayo (1996) e situa-se no âmbito da Linguística Aplicada, tendo em vista que aborda questões que dizem respeito ao processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. Para a análise, recorremos a aspectos teóricos referentes ao ensino a distância em autores como Silva (2008), Brait (1993), Sperbe e Wilson (1986), Marquesi e Elias (2008), Xavier (2005), entre outros. Com relação às mídias e às perspectivas das tecnologias aplicadas ao fórum, recorremos a Baranov (1989), Neuner (1981), Kearsley e Moore (1996); ao ambiente de textualização Marcuschi, (2008), Costa Val (2004), assim como às concepções e funções do tutor encontradas em Salgado (2002). Nos resultados, percebemos que a interação tutor-cursista fica comprometida pelo apagamento da tutora, que muitas vezes, se posiciona apenas como propositora do tópico sem participar das discussões para o aprofundamento e fechamento avaliativo do conteúdo sugerido, prejudicando assim a aprendizagem. Observamos também a ausência de uma progressão tópica realizada pelos cursistas devido a falta de orientação e reorientação das questões discutidas, bem como pelo distanciamento da postagem de uma mensagem a outra. Desse modo, consideramos pertinente a participação dos cursistas e tutores de forma mais efetiva no espaço interacional com vistas à construção de novos saberes para a aprendizagem em ambientes de EaD
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Uma análise das protagonistas de A vida invisível de Euridice Gusmão e Purple Hibiscus sob as lentes do dialogismo e da crítica feminista
    (2020-01-31) Dias, Naide Silva; Melo Júnior, Orison Marden Bandeira de; ; ; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; Alves, Maria da Penha Casado;
    Os estudos realizados em literatura comparada ao longo dos anos têm sido de grande contribuição para essa área do conhecimento e respaldado inúmeras pesquisas no âmbito acadêmico. Nessa perspectiva, essa análise acrescenta aos estudos comparatistas a abordagem dialógica dos estudos literários, e busca de que maneira o heterodiscurso em relação à mulher nos moldes de uma sociedade patriarcal/machista é representado nas obras A vida invisível de Eurídice Gusmão (2016) da escritora brasileira Martha Batalha e Purple hibiscus (2003) da autora nigeriana Chimamanda Adichie, corpus desta pesquisa. As obras, que são analisadas com base na teoria do dialogismo do Círculo bakhtiniano (Bakhtin, Volóchinov e Medviédev) em diálogo com a crítica feminista, refletem e refratam a posição da mulher na contemporaneidade, um tema bastante consistente e significativo nas sociedades dos dias atuais, tendo em vista que as narradoras dos romances são personagens centrais que estão postas em posições de inferioridade. Metodologicamente, esta pesquisa bibliográfica segue as orientações do Círculo de que a análise parte do texto, indo ao contexto do pequeno tempo e do grande tempo. Os resultados desse estudo comparativista/dialógico entre os romances trouxeram reflexões não apenas sobre o posicionamento das mulheres representadas nos romances e vivida no mundo da vida de seus contextos de produção, mas também sobre o diálogo entre o dialogismo e a crítica feminista e a sua contribuição para a análise literária.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Anúncio publicitário direcionado ao público masculino: uma abordagem dialógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-15) Gomes, Gianka Salustiano Bezerril de Bastos; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/1654659618556304; Bezerra, Josenildo Soares; ; http://lattes.cnpq.br/3081353090677062; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/2661324075394215; Puzzo, Miriam Bauab; ; http://lattes.cnpq.br/6898954739357029; Francelino, Pedro Farias; ; http://lattes.cnpq.br/6663064491335541
    Nesta trabalho, pretendemos focalizar o gênero anúncio publicitário impresso naquilo que ele revela da sua condição de gênero discursivo que circula na esfera midiática impressa, especificamente, em quatro revistas: Playboy, Placar, GQ e Men’s Health. O objetivo geral do presente trabalho é analisar as regularidades enunciativas (verbo-visuais) do funcionamento do gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa, problematizando como os anúncios publicitários atuam na sociedade de consumo buscando satisfazer a um grupo determinado, o leitor/consumidor masculino, com costumes e condutas modernos. Para tanto, foram reunidos anúncios das quatro revistas dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, totalizando dezesseis revistas e vinte e sete peças do gênero durante um período de um ano: de janeiro a dezembro de 2012. O nosso trabalho se insere numa abordagem qualitativa-interpretativista, como forma de investigar a realidade social, paradigma defendido por linguistas aplicados. Assim, o nosso estudo volta-se para uma atividade relacionada com as questões de linguagem, presente na esfera da mídia impressa. O anúncio é compreendido enquanto unidade real da comunicação, portanto, discursivo e intersubjetivo, mantendo relações com outros enunciados já ditos e prefigurados e convocando outros a se estabelecerem. Partindo dessas conjecturas, apresentamos uma análise do gênero anúncio publicitário impresso em revistas masculinas fundamentando-nos nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica do Discurso, nos estudos do Círculo de Mikhail Bakhtin, revisitando seus aspectos teórico-metodológicos e nas concepções de identidade e de cultura assim como em autores da esfera da publicidade. A pesquisa apresenta-se relevante à medida que contribui para uma análise da dimensão verbo-visual do anúncio direcionado ao público masculino, considerado como um gênero discursivo que circula na mídia impressa e publicitária, impregnado de relações dialógicas e, também colabora para a consolidação de uma ‘Teoria dos Gêneros do Discurso’ (no âmbito científico da Linguística Aplicada) e para a construção e desenvolvimento de referenciais teóricos, metodológicos e aplicados para professores e profissionais interessados na temática. Os resultados apontam dados que demonstram que a busca por uma completude jamais chegará, o homem se autoconstrói pela procura do corpo perfeito, pela busca do estereótipo primoroso, pela busca pelos produtos que contribuam para essa sua autoafirmação sempre transitória e em construção. Conclui-se que a temática do corpo é recorrente nas quatro revistas. Temos em média 27 peças em que os anunciantes trataram de expor o corpo no espaço dos anúncios, tendo como consequência uma valorização exacerbada da aparência física. Assim dividimos nosso corpus em uma categoria, corpo adiáforo, e quatro subcategorias:, O body building; o corpo tatuado; o corpo consumo e o corpo negro. O corpo sob medida é sempre apresentado como o ideal a que todo homem deve alcançar.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    Arena discursiva do Omegaverse: coro de vozes na construção de um universo ficcional em comunidades de fanfic
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-28) Santos, Gabrielle Leite dos; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; http://lattes.cnpq.br/3193340089580292; Geletkanicz, Marice Fiuza; Lopes, Ana Carolina Siani; Cooper, Jennifer Sarah; Paula, Luciane de
    Esta pesquisa doutoral se debruça sobre as comunidades online de fanfics, seu modo de funcionamento e produtos, nas suas relações com as práticas culturais de fãs e com a cibercultura, que conformam em grande medida os modos pelos quais criamos, armazenamos e disseminamos conhecimento, cultura e memória na atualidade. Aqui, avanço em explorar essa cultura a partir de um ponto de vista macroscópico, por meio da observação de um fenômeno interno às comunidades de fanfic, controverso e certamente curioso: o Omegaverse. Omegaverse é um universo ficcional ou tropo ficcional surgido dentro das comunidades de fanfic, criado, utilizado, expandido e disputado por fãs de diversos fandoms midiáticos nas últimas décadas. Sua archaica se confunde com o próprio surgimento do fandom de mídia, no slash de Star Trek, e se ramifica em uma fusão de diversas referências e experimentações, a partir da sua estabilização e complexificação em fandoms mais recentes. Esse tropo tornou-se centro de diversas discussões e polêmicas, não apenas dentro do próprio movimento de fãs, em torno de disputas das representações de corpo, gênero e sexualidade, mas também nas livrarias físicas e online em que histórias comerciais no universo Omegaverse passaram a ser publicadas e nas páginas do New York Times, numa disputa judicial por direito autoral. O objetivo do presente trabalho é compreender o Omegaverse como um produto dialógico das comunidades de fanfic e observar o coro de vozes e a arena discursiva que constitui a produção crítica em fandoms, dentro da lógica participativa, tanto no ambiente virtual quanto no ambiente acadêmico, para onde os aca fans levam, muitas vezes, essas discussões. Parto do aporte teórico-metodológico do Círculo de Bakhtin, amparado ainda pelos estudos sobre cultura de fã e fanfic, e empreendo a investigação por meio do cotejamento de textos e do método indiciário. Utilizo como corpus de análise dois artigos em formato wiki, especificamente os do Wikipedia (2022) e do Fanlore (2022), que descrevem o universo, além da produção acadêmica de fãs hoje publicada em torno do tropo e suas questões, referenciadas nos respectivos artigos. Os resultados apontam para a expressão do Omegaverse em suas relações com uma archaica principalmente caracterizada pela ficção científica da década de 70 e 80, notavelmente debruçada sobre questões de corpo, gênero e sexualidade testadas em seu limite imaginativo; seu papel na produção de sentidos ambivalentes dentro do movimento de fãs, ora refratando e em disputa aberta com sentidos sexistas que atravessam nossa sociedade, ora reproduzindo-os: o que não passa despercebido pela comunidade de fãs, em especial parte significativa dessa comunidade composta por mulheres feministas dispostas a disputar tais sentidos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Tese
    A arquitetônica discursiva dos sujeitos da escola da escolha: responsabilidade, responsividade e ato ético
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-31) Araújo, Kassios Cley Costa de; Archanjo, Renata; https://orcid.org/0000-0001-7591-7137; http://lattes.cnpq.br/2905168821962621; http://lattes.cnpq.br/9290414463209148; Alves, Maria da Penha Casado; https://orcid.org/0000-0003-1762-5210; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Faria, Marilia Varella Bezerra de; Miotello, Valdemir; Pajeú, Hélio Márcio
    O presente trabalho de investigação tem sua origem a partir de um estudo realizado por ocasião da implantação de um modelo basilar para o gerenciamento das escolas de tempo integral na rede pública de ensino do estado do Rio Grande do Norte, qual seja: Modelo Escola da Escolha. Esta tese tem o objetivo geral de analisar os discursos que concebem e orientam os sujeitos da Escola da Escolha. Para tanto, a construção do corpus de análise documental e empírico reuniu, por um lado, o caderno Introdução às Bases Teóricas e Metodológicas do Modelo Escola da Escolha, que situa as bases fundantes para a implantação desse modelo e, por outro, questionários aplicados ao corpo docente e discente de uma escola pública estadual, localizada em Natal/RN, escolhida como piloto para a implantação do projeto e, posteriormente, lócus de pesquisa deste estudo. O estudo consiste em uma investigação, cuja característica premente dispensa as generalidades e se apoia na análise qualitativa dos dados, de base interpretativista, em colaboração com o paradigma indiciário. Referendado pelas Ciências Humanas, este estudo tem inscrição no campo da Linguística Aplicada, cuja natureza heterocientífica contempla seus aspectos inter/transdisciplinares para encontrar eco nas questões de ordem prática da vida social, em um contexto sócio-histórico específico sob o qual se realiza este ato. Assim, a pesquisa busca estabelecer uma ponte entre os discursos proferidos pela Escola da Escolha e seus interlocutores – público-alvo deste trabalho: professores e estudantes. O trabalho tem seu foco em enunciados documentais e empíricos a fim de construir uma arquitetônica teórico- metodológica, cujo escopo incide sobre a filosofia bakhtiniana, notadamente no que tange à concepção de linguagem, sujeito, relações dialógicas, vozes sociais, signo ideológico, enunciado concreto e ato ético. Esses conceitos estão entrelaçados e travam um profícuo diálogo com estudiosos, pensadores e filósofos da contemporaneidade da área dos Estudos Culturais. Sob essa ótica, intenta: 1. identificar as vozes sociais que se manifestam nos discursos orientadores da Escola da Escolha; 2. interpretar essas vozes, do ponto de vista da ética, da responsividade e da responsabilidade; 3. analisar os posicionamentos dos estudantes e professores frente à implantação do modelo da Escola da Escolha; e, por fim, 4. elencar os sentidos e valores atribuídos à Escola da Escolha pelos estudantes e professores. Os resultados da análise dos dados apontam para uma dissonância discursivo-ideológica entre o que concebe o modelo Escola da Escolha e o que os sujeitos, para quem esses discursos são direcionados, de fato, vivenciam no seu cotidiano escolar. Sob o viés do discurso formador monologizante, as vozes dos professores denunciam não ter sido ouvidas por ocasião da implantação desse modelo. Sob tal perspectiva, há ainda uma clara falta de identificação entre o nome do modelo e os sentidos e valores que suscita no seu público-alvo, sobretudo pela possibilidade mínima de escolhas para alguns, ou pela total ausência de escolhas para outros. Dessa feita, tais resultados entram em conformidade com a tese de que enunciados concretos que circulam em esferas discursivas diferentes podem revelar sujeitos e produzir novas identidades.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Articulação de vozes na escrita do pesquisador em formação: análise de arranjos linguísticos na produção escrita acadêmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-18) Miranda, Maria Aparecida da Silva; Campos, Sulemi Fabiano; ; ; Rocha, Ana Virginia Lima da Silva; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Ribeiro, Mariana Aparecida de Oliveira; ; Fairchild, Thomas Massao;
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo arranjos linguísticos que engendram os discursos no processo de produção escrita do pesquisador em formação. Partindo da perspectiva de que a heterogeneidade é fundante em relação à escrita acadêmica, de modo que o escrever vai além da linguagem apreendida pelas palavras e observável na materialidade da língua –, elaborouse a questão de pesquisa: de que modo se constituem os processos de produção escrita acadêmica por meio de arranjos linguísticos vistos pela materialidade da língua? A hipótese é que a produção escrita acadêmica – um processo discursivo que se constitui por meio de arranjos linguísticos que engendram os discursos na escrita de dissertação de mestrado – pode ser observada: ora por meio de paráfrase, ora de alusão, ora de simulacro. A heterogeneidade, que é própria da língua, carrega marcas do outro na materialidade do texto que deixam flagrar o lugar de enunciação do pesquisador em formação. Nosso objetivo geral é investigar como arranjos linguísticos, articulados pelo pesquisador em formação, engendram as diferentes vozes no processo de produção escrita acadêmica. Os objetivos específicos são: a) analisar como o pesquisador em formação, por meio de paráfrase, articula as diferentes vozes no processo de produção escrita acadêmica; b) observar como o pesquisador em formação engendra as vozes na escrita por meio da alusão; c) investigar como se constitui o simulacro, efeito da articulação de vozes por meio da inserção do outro. Fundamentamo-nos em estudos enunciativos de Authier-Revuz (1990; 1998; 2004; 2011) sobre as formas heterogêneas de inserção do outro no discurso pelas formas de alusão e, paráfrase, de Fuchs (1985), e simulacro, de Baudrillard (1981). Tomamos como corpus duas dissertações de mestrado coletadas em programas de pós-graduação da área de Linguística do Portal de Domínio Público. Tratamos metodologicamente os arranjos linguísticos como indícios (GINZBURG, 1981) que deixam ver a articulação de vozes inscritas e categorizar os processos produção de escrita acadêmica. Os resultados confirmam a hipótese levantada e mostram que, pela materialidade da escrita, é possível observar diferentes arranjos linguísticos definidos a partir das formas de articulação do outro mobilizado pelo pesquisador em formação, na escrita de dissertação de mestrado.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O ato de apelidar: construção identitária de sujeitos em Jardim do Seridó-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-23) Medeiros, Bianca Poline Dantas de; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; ; http://lattes.cnpq.br/2264287126550507; Pajeú, Hélio Márcio; ; http://lattes.cnpq.br/1483750169047328; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Os sujeitos são nomeados, após seu nascimento, com uma finalidade: serem reconhecidos como cidadãos no meio social. Contudo, atravessando o olhar jurídico, as práticas sociais apresentam formas de nomeação que vão além desse âmbito, chegando a serem consideradas até, em alguns casos, como hábitos de determinada região. Um exemplo disso é o que ocorre em Jardim do Seridó-RN, cujos sujeitos recorrem ao apelido como também uma possível forma de nomeação. Baseando-se nisso, esta pesquisa objetiva compreender a importância do apelido na construção identitária de sujeitos em Jardim do Seridó-RN. Para tanto, apresenta como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem, de cronotopia, da alteridade, do ato ético e da ideologia, propostas pelo Círculo de Bakhtin (2011; 2013; 2014; 2016; 2017; 2018; 2018), além de se apoiar nos estudos culturais, com enfoque na noção de identidade cultural, desenvolvida por Hall (2003; 2011) e Bauman (2005). Desenvolve-se, pois, uma pesquisa qualitativo-interpretativista – situada na área da Linguística Aplicada – cuja construção de dados se dá com a realização de entrevistas semiestruturadas com nove jardinenses. Os resultados apontam que a construção identitária dos sujeitos jardinenses sofre a influência do apelido à medida que singulariza esses sujeitos em meio ao todo social, reafirmando a noção de pertencimento à região.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Autoria no gênero resenha acadêmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-11-30) Penha, Dalva Teixeira da Silva; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/4677526528544511; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Barbosa, Maria do Socorro Maia Fernandes;
    O presente trabalho investiga marcas de autoria, em resenhas acadêmicas de graduandos, bem como os posicionamentos discursivos do sujeito-autor. Destacamos as vozes presentes no texto, ou seja, as manifestações do discurso do eu e do(s) outro(s), procurando explicitar as formas de inserção do sujeito/autor da resenha. Orienta essa análise a concepção de que o autor se constitui sujeito do seu dizer, posicionando-se em relação ao discurso do(s) outro(s) com o qual trava diálogo. O nosso corpus constitui-se de dez (10) resenhas acadêmicas, produzidas por estudantes do Curso de Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN, do Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM. Os dados apontam para a percepção de que o sujeito se constitui autor, quando dá voz ao outro; manifestando seu ponto de vista; apontando o discurso do outro; e/ou distanciando-se do texto. Desse modo, constata-se que o gênero resenha acadêmica pode ser considerado como texto emoldurador de um texto fonte, ou seja, como um texto que comenta, critica, confirma esse texto que é objeto de sua análise. O aporte teórico que orienta a pesquisa advém da concepção dialógica de linguagem, de gêneros discursivos e de autoria de Volochinov/Bakhtin (1997, 2003). Para a discussão e a análise do gênero discursivo resenha acadêmica, reportamo-nos às contribuições de MOTTA-ROTH; MEURER (2002); POSSENTI (2001, 2002).
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Borboleantes e intemporais: um protótipo didático de leituras de crônicas com estudantes do 7º período da EJA
    (2016-12-22) Dias, Margareth Pereira; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; ; http://lattes.cnpq.br/6338471635388658; Santos, Derivaldo dos; ; http://lattes.cnpq.br/8615666365895204; Sousa, Henrique Eduardo de; ; http://lattes.cnpq.br/5119880609311149; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
    Este trabalho é o registro de um produto caracterizado como um protótipo didático, desenvolvido junto à turma de 7º período da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Djalma Aranha Marinho, Natal/RN. Esse estudo objetiva sistematizar ações voltadas para um ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com o gênero discursivo crônica. Para tanto, toma como embasamento autores como Bakhtin (2003, 2014, 2015, 2016), no que diz respeito à concepção de linguagem, de enunciado concreto e de gêneros discursivos; Geraldi (1999, 2003, 2015), Antunes (2003), Rojo e Moura (2012) e Rojo (2013, 2015), sobre questões e estratégias do ensino de Língua Portuguesa; além de Candido et al. (1992 e 1997) e de Sá (2005), com discussões acerca do gênero discursivo crônica. Quanto à metodologia, este estudo consiste em pesquisa-ação, com aplicação de questionário e utilização de estratégias e dinâmicas de leituras. Como resultado, aponta que a crônica é um gênero discursivo que propicia uma autorreflexão por se aproximar da realidade cotidiana, provocando nos sujeitos ampliação de repertórios de leitura e de conhecimentos diversos ao estabelecer relações entre leituras e senso crítico.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Cartografias mito-poéticas do imaginário nelidiano: das visões do mundo arcaico ao contemporâneo no romance fundador
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-12-07) Silva, Roniê Rodrigues da; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/5453075942539188; Barbosa, Ana Lúcia; ; http://lattes.cnpq.br/9108401441785923; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Santos, Maria Ivonete;
    Esta tese trata de como se desenvolve na obra da escritora contemporânea Nélida Piñon uma espécie de pensamento cartográfico, presente desde o seu primeiro romance, Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, publicado em 1961. Para interpretarmos o universo literário nelidiano, formulamos o nosso trabalho estabelecendo um confronto com o texto do mito iluminado pelas reflexões de Eliade (2007; 2007b; 2008) e Meletínski (2002); e com o discurso filosófico pósestruturalista, representado principalmente pelas contribuições de Deleuze e Guattari (1995; 1996; 1997) a respeito de uma geografia do nomadismo; e de Foucault (1996; 2006) sobre a ordem do discurso, o nascimento da literatura e o ser da linguagem. Examinadas pela leitura crítica e comparativista desta pesquisa, as cartografias mito-poéticas de Piñon são apresentadas ao leitor associando-se a uma geografia dos sentimentos e ao que Maffesoli (2001) denomina desejo de errância e da perdição, particularmente nas obras Tebas do Meu Coração, A República dos Sonhos, O Presumível Coração da América e Fundador. Esse último romance, publicado em 1969, portanto anterior aos outros textos mencionados, servirá como corpus principal de nossa análise, que objetiva demonstrar como a narrativa de Piñon se relaciona a uma linhagem literária estruturada a partir das ações de um determinado tipo de personagem conhecido como inaugurador de cidades ou herói civilizador e cultural. Na reedição desse arquétipo de personagem, a autora instaura o elemento da sedução, num jogo que se estabelece entre os sujeitos masculino e feminino e que traz à tona questões relacionadas ao erotismo, à transgressão e ao sagrado, abordadas em nosso discurso pelas considerações de Baudrillard (2008) e Bataille (1987). Para explicitarmos a constituição desses pontos, realizaremos uma viagem das visões do mundo arcaico ao contemporâneo pelas páginas de Fundador, apontando de que maneira a escritora brasileira retoma as imagens do mito cosmogônico, do mito do eterno retorno e do paraíso terreal, que se inscrevem como fundamento do seu texto literário
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O cheiro do carnaval: sangue de coca-cola e a ditadura militar brasileira
    (2015-06-16) Mendonça, Ana Carolina Moura; Oliveira, Andrey Pereira de; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Teixeira, Mona Lisa Bezerra;
    Esta pesquisa visa analisar o romance Sangue de Coca-Cola (1980), de Roberto Drummond, a partir de alguns questionamentos pertinentes para a compreensão de seu caráter inovador, considerando o contexto repressivo da época em que foi escrita e publicada. Dentro das questões que orientam a investigação, consideramos, sobretudo, a estrutura formal da obra. Essa estrutura se apresenta de modo experimentalista quando se compara à estrutura comum à maioria das produções literárias do mesmo período e, sem dúvida, é constituinte de um diferencial estético. O romance apresenta-se como uma composição estética dialógica por trazer os discursos sociais em dissonância na narrativa. Além desse aspecto dialógico, a carnavalização é um conceito imprescindível ao analisar Sangue de Coca-Cola, já que este romance elabora uma sátira do contexto sócio-político ditatorial brasileiro. Elementos da carnavalização e do fantástico fazem da obra uma literatura que se preocupa em engajar-se na discussão política da ditadura militar. A partir do estudo da formalização estética do romance, buscamos entender de que modo a sociedade vem participar de sua composição. Nosso estudo, no entanto, não pretende esgotar as possibilidades interpretativas da obra, nem pretende debruçar-se sobre a situação sócio-político de uma época, mas observar o diálogo entre a obra e o contexto, ressaltando de que modo a sociedade participa e é relevante para a configuração do romance.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Coerção e ruptura estilísticas na poesia potiguar: a construção do ethos inventivo do poeta Jorge Fernandes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Palhano, João Maria Paiva; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; ; http://lattes.cnpq.br/5179045269982593; Cunha, Dóris de Arruda Carneiro da; ; http://lattes.cnpq.br/0061348175883853; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    No cenário poético norte-rio-grandense, a publicação do Livro de Poemas de Jorge Fernandes, em 1927, assinala, no imaginário da comunidade potiguar leitora, produtora e crítica de poesia, o início da circulação social de um ethos inventivo vinculado ao poeta Jorge Fernandes de Oliveira (1887-1953). Tomando como referência o evento aludido, a pesquisa investiga a construção desse ethos a partir do contraponto entre as escolhas estilísticas individuais do poeta e as escolhas estilísticas dominantes na produção lírica local dos anos 20 do século XX. O corpus constitui-se de textos poéticos (tanto do poeta em foco quanto de outros poetas tidos, à época, como ícones da poesia norte-rio-grandense) e de textos representativos da crítica literária local (tanto produzidos nos anos 20 quanto em outras décadas do século passado). A sustentação da análise ancora-se na teoria enunciativa de Mikhail Bakhtin (sobretudo no que se refere a estilo) e na teoria enunciativa de Dominique Maingueneau (sobretudo no que se refere a ethos). Nesse percurso investigativo, a pesquisa delineia um inventário das escolhas estilísticas individuais dominantes de Jorge Fernandes de Oliveira e os motivos de essas escolhas sinalizarem o ethos inventivo associado ao poeta.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Comunicação gráfica em interfaces de hipermídia de educação a distância via web
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-23) Burgos, Taciana de Lima; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/081084229393329; Barros, Kasue Saito Monteiro de; ; http://lattes.cnpq.br/6586979705254421; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172; Weck, João Tadeu; ; http://lattes.cnpq.br/0214220780499127
    Este estudo tem como objetivo analisar a comunicação gráfica de leiautes de hipermídia de interfaces voltadas à Educação a Distância via Internet. Tal proposta se justifica pela ampliação da oferta de cursos nessa modalidade e da consequente aplicação de elementos de hipermídia para ensino-aprendizagem. O método de análise envolveu a pesquisa netnográfica, dirigida aos cursistas do Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação, e a avaliação heurística das interfaces do Ambiente Virtual de Aprendizagem E-Proinfo e dos módulos desse Ciclo. Nessa avaliação observamos a aplicação dos atributos de usabilidade e o grau de interatividade de cada interface. Os resultados revelaram uma ineficiente aplicação dos atributos de usabilidade, o que implicou uma consequente redução dos graus de interatividade. Como proposição apresentamos o Design Virtual de Aprendizagem, um modelo leiaute de hipermídia, concebido para gerar usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e ampliar a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Essa proposta de desenho de hipermídia não objetiva a demarcação de modelos pré-concebidos, mas a proposta de leiaute na qual cada elemento de hipermídia é aplicado com vista a gerar uma navegabilidade intuitiva, mais ágil e eficiente, nesses ambientes
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Conectores sequenciadores em artigos de opinião escritos por vestibulandos: uma questão de marcação linguístia com implicações para o ensino
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-08-22) Andrade, Flávia Angélica de Amorim; Tavares, Maria Alice; ; http://lattes.cnpq.br/0686664514709473; ; http://lattes.cnpq.br/3915471684579474; Görski, Edair Maria; ; http://lattes.cnpq.br/9068668791184377; Alves, Maria da Penha Casado; ; http://lattes.cnpq.br/7377731555637172
    Nesta dissertação, à luz do Funcionalismo Linguístico Norte-americano, analisamos conectores sequenciadores em produções textuais escritas do vestibular 2009.1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nosso objetivo principal é verificar se os empregos dados a esses conectores em artigos de opinião produzidos em situação de vestibular são influenciados pelo princípio da marcação linguística, segundo o qual formas mais marcadas tendem a ser utilizadas em contextos mais complexos e formas menos marcadas tendem a ser utilizadas em contextos menos complexos. Controlamos quatro grupos de fatores sintático-semânticos e semântico-pragmáticos aptos a mensurar graus de complexidade relativos ao contexto de uso de conectores: níveis de articulação textual, relações semântico-pragmáticas, traços semântico-pragmáticos verbais e tipos de sequências textuais. Os resultados obtidos nos permitiram avaliar a influência que o princípio da marcação linguística exerce sobre o uso de conectores sequenciadores em artigos de opinião produzidos por vestibulandos. O conector E, menos marcado, predomina em contextos de menor complexidade, ao passo que os demais conectores encontrados em nossa amostra, todos definidos como mais marcados, predominam em contextos de maior complexidade. Observamos, ainda, haver uma grande frequência do conector E nas produções textuais averiguadas, ao lado de uma baixa frequência dos demais conectores. Além disso, mapeamos três tipos distintos de inadequação entre o conector sequenciador utilizado e a relação semântico-pragmática pretendida e/ou obtida. Com base nesses resultados, sugerimos algumas atividades para os níveis fundamental e médio de ensino, com o intuito de contribuir com um ensino de Língua Portuguesa que vise à diversificação dos conectores sequenciadores empregados em artigos de opinião, bem como à adequação desses conectores a contextos de menor ou maior complexidade e a diferentes relações semântico-pragmáticas
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A confluência de linguagem no gênero cordel: do oral à escrita
    (2018-07-25) Dias, Elisângela Tavares; Alves, Maria da Penha Casado; ; ; Morais Neto, João Batista de; ; Silveira, Marília Gonçalves Borges; ; Gurgel, Rita Diana de Freitas; ; Dias, Valdenides Cabral de Araújo;
    Com base nos pressupostos paradigmáticos das Tradições Discursivas (KABATEK, 2006; KOCH; OESTERREICHER, 2007), dos estudos sobre a oralidade (ZUMTHOR 1993, 1997, 2000, 2005, 2010; MARCUSCHI, 2008; ONG, 1998; COSERIU, 1983) e das contribuições interdisciplinares da história, linguagem e cultura (CALVET, 2011; CHARTIER, 2002; BOURDIER, 2007; CANCLINI, 1989) investiga-se, neste trabalho, em um universo de cem textos, cotejados como os folhetos históricos definidores do gênero pela Academia Brasileira de Cordéis, apenas dezenove cordéis, escritos por nordestinos brasileiros, que possuíam a mesma temática, enfatizando neste corpus a reiterabilidade nos critérios de variação e mudança. Apresenta-se, nesse caso, uma análise quantitativa, sob foco interpretativista, exploratória, descritiva e bibliográfica, a presença reiterada das frases fórmulas, proverbiais e de figuras de linguagem mais utilizadas nos textos da tradição oral, buscando responder ao seguinte questionamento: quais são as características comuns no texto, em seus aspectos sincrônicos/diacrônicos, que permeiam em todos os folhetos desse gênero? Com o objetivo de identificar na fraseologia o processo de permanência e inovação que mais se repetem nessa literatura, a tese levantada define o cordel como um gênero discursivo no campo oral, tendo no folheto a representação de seu suporte. Esse estudo mostra um delineamento estrutural genérico, suscitando elementos dessa narrativa poética. Os resultados obtidos neste estudo confirmam para o fato de que, diferentemente de discussões levantadas no país, não há exclusivamente metáforas e provérbios nos textos da literatura de cordel. O estudo da fraseologia aponta (i) incidência significativa de tropos de concentração e de expansão, (ii) frases proverbiais direcionadas, em larga escala, para as súplicas, pedidos e para a religiosidade do sujeito e, em profusão, (iii) as frases fórmulas que, diferentes das metáforas, não sugerem comparação explícita ou implícita, mas uma cristalização oral nas vozes dos sujeitos. Por meio das análises realizadas, chega-se à constatação de que o cordel é um gênero discursivo que tem estratificado seus elementos componenciais definidos sendo, portanto, um gênero metonímico e este fenômeno apresenta uma metafunção textual em que sua estrutura e formato possibilitam ir de uma simples leitura solitária às práticas sociais, permitindo a continuidade do texto entre as vozes dos indivíduos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A constituição da autoria do gênero discursivo charge: um estudo com chargistas potiguares
    (2017-12-11) Ferreira, Jociane da Silva Luciano; Muniz, Cellina Rodrigues; ; ; Alves, Maria da Penha Casado; ; Bezerra, Josenildo Soares; ; Morais Neto, João Batista de; ; Costa, Nelson Barros da;
    Nesta tese, ocupamo-nos em realizar uma análise descritivo-interpretativa da noção de autoria em charges potiguares, a partir de determinadas categorias analíticas, que são: os posicionamentos discursivos que os autores-chargistas assumem em determinados lugares sociais; os traços de estilo que estão presentes nas charges e podem gerar determinados efeitos de sentido e humor; os ritos de escrita e produção que marcam determinado autor, e as regularidades discursivas que estão presentes nas charges que compõem nosso trabalho. Para tanto, utilizamos os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso Francesa para a realização desta pesquisa. No que compreende a noção de autoria, baseamo-nos nas leituras aportadas em Foucault (1992) e Maingueneau (2010), sobre estilo em Bakhtin (2003) e Palhano (2011); refletimos também sobre a noção de campo discursivo (MAINGUENEAU, 2010; BOURDIEU, 2010, 1997, 1993), uma vez que os sujeitos-autores estão entrecruzados nos espaços dos campos jornalístico, artístico e humorístico. O nosso trabalho se insere na área da Linguística Aplicada e numa abordagem qualitativa-interpretativista, como forma de investigar a realidade social. Assim, o nosso estudo volta-se para uma atividade relacionada com as questões de linguagem presentes no campo discursivo do humor, da arte e do jornalismo. Nossa tese de doutoramento tem como corpus as charges e os depoimentos de três autores-chargistas que compõem o campo do humor no estado do Rio Grande do Norte, são eles: Eliabe Alves, Ivan Cabral e Rodrigo Brum. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os autores. A análise parte de categorias como posicionamentos discursivos, traços de estilo, ritos de escrita e produção e regularidades discursivas, que mostram a constituição da autoria em charges potiguares. Conclui-se que o sujeito, para pertencer a um campo discursivo, assume determinados posicionamentos que muitas vezes são condicionados pelo lugar social a que está pertencendo, que os traços de estilo adotados pelos chargistas se materializam nas charges e marcam as produções chargísticas, que ritos de escrita e produção são seguidos pelos autores para a produção de suas charges e que regularidades discursivas também se fazem presentes e marcam as recorrências na produção de cada um.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM