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Navegando por Autor "Alves, Luciana da Rocha"

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    Tese
    Avaliação da interferência do ruído e da qualidade acústica no desempenho cognitivo do usuário de sala de aula com uso da realidade virtual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-17) Alves, Luciana da Rocha; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/3693186859557454; Vorländer, Michael; Maiorino, Alexandre Virginelli; https://orcid.org/0000-0002-3770-0217; http://lattes.cnpq.br/3832030276095075; Michalski, Ranny Loureiro Xavier Nascimento; Araújo, Virginia Maria Dantas de; Melo, Viviane Suzey Gomes de
    Muitas das atividades realizadas por seres humanos requerem um certo grau de atenção e concentração que podem ser influenciados pelo ambiente ao qual eles estão expostos. A acústica de um ambiente, seja o isolamento ou o condicionamento acústico, pode interferir no desempenho cognitivo das pessoas, influenciando seu sucesso em atividades que requerem mais concentração. A sala de aula é um exemplo de ambiente que, dentre outras características, deve ter uma acústica adequada para propiciar aos alunos um ambiente satisfatório para as funções do ensino-aprendizagem. Diversos estudos apontam que o processo de ensino-aprendizado pode ser prejudicado pela acústica insatisfatória da sala de aula, que deteriora o entendimento da fala do professor por parte do aluno, além de causar efeitos fisiológicos, como o stress e a fadiga. No Brasil, a atenção para o tratamento acústico de salas de aula pode ser considerada recente e ainda pouco abrangente, podendo a sua importância não ser percebida inclusive pelos alunos que nunca estudaram em sala de aula com acústica adequada, portanto a sala de aula foi usada para aplicação desta pesquisa. O objetivo geral desta tese é avaliar a interferência do ruído externo sob diferentes condições acústicas da sala, através de combinações entre níveis de isolamento e condicionamento acústicos, no desempenho cognitivo de usuários em salas de aula. Os objetivos específicos podem ser elencados como: 1 – Analisar o condicionamento acústico de uma sala de aula real, através de medições e simulações para embasar aurilizações em diferentes condições sonoras; 2 – Avaliar, em ambiente de realidade virtual, a influência de diferentes níveis de isolamento e condicionamento acústicos, através de aurilizações, na atenção do estudante; 3 – Avaliar a interferência de diferentes tipos de ruídos, comuns em ambientes educacionais, no nível de atenção do usuário, no ambiente virtual; e 4 – Comparar os resultados obtidos através de testes cognitivos com a percepção subjetiva dos participantes. A presente pesquisa aborda um estudo quali-quantitativo, cujos procedimentos metodológicos envolvem medições e simulações acústicas, aurilizações, criação de ambiente em realidade virtual, aplicação de teste de rememoração seriada e análises estatísticas com testes de hipóteses. O estudo piloto foi realizado na Alemanha (n=16) e replicado como experimento objeto no Brasil com outro grupo de participantes (n=17) utilizando-se ruído de tráfego como o ruído residual para o teste. O isolamento e o condicionamento acústicos foram simulados em duas condições, sendo uma satisfatória e outra insatisfatória para cada um dos parâmetros. Essas condições foram combinadas entre si no processo de aurilização, do inglês auralization, para realização de testes, além da condição “silêncio”, cujo áudio reproduzia ruído rosa a fim de mascarar possíveis ruídos intrusos do ambiente real. Os resultados do estudo piloto indicam que houve uma alta variabilidade na taxa de acertos entre participantes em todas as condições, que apresentaram uma média de acertos semelhantes entre si. Foram avaliados fatores de fadiga e de tempo de resposta ao experimento, que não demonstraram ter uma tendência de comportamento de acordo com a ordem de realização do teste. Um fator observado no estudo foi a importância de variar a gravação de áudio para que a repetição cíclica não condicionasse o participante a prever eventos sonoros, situação que não aconteceria em situação real. Desta forma, um novo teste, dessa vez realizado com ruído de conversa, considerou uma gravação de maior duração. Os resultados desse teste (n=44) também apresentaram médias semelhantes entre as distintas condições acústicas. No entanto, foi possível observar variações no conjunto de resultados em cada uma dessas condições, indicando que o ruído residual de conversa influencia mais no desempenho cognitivo quando o isolamento é ruim, visto que as taxas de acerto foram menores nessas condições. O condicionamento acústico também indicou influência, de modo que os resultados das taxas de acerto foram mais altos com o teste sob ruído de conversa quando essa não era inteligível. Considerando apenas os experimentos realizados no Brasil, os resultados de ambos os testes sob diferentes tipos de ruído foram comparados entre si, resultando em uma interferência maior do ruído de conversa no desempenho cognitivo dos usuários em comparação ao ruído de tráfego.
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    TCC
    Avaliação da qualidade acústica de escola estadual do projeto Governo Cidadão como parâmetro para adequação das diretrizes de padrões referenciais de projeto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-07) Sicolo, David Alexandre; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Goulart, Solange Virginia Galarca; Alves, Luciana da Rocha
    O ambiente escolar tem o objetivo de ser palco da formação acadêmica e pessoal de crianças, jovens e adultos. Nesse espaço onde a troca de informação é constante, um dos principais meios pelo qual a dinâmica de ensino-aprendizagem se concretiza é a voz. O som da fala humana, seja se originando do professor, seja do aluno, frequentemente se encontra competindo com diversos ruídos, e, também, se propagando em ambientes que, pelas suas características físicas, diminuem sua clareza e compreensão. As soluções para essas circunstâncias desfavoráveis são, muitas vezes, acessíveis e implementáveis, especialmente se essas questões forem consideradas ainda na fase de projeto. Visando contribuir para a melhoria da qualidade acústica das escolas no estado do Rio Grande do Norte, este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade acústica da Escola Estadual Ivani Machado Bezerra e propor diretrizes para a melhoria das especificações de conforto acústico do manual “Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola” (documento em desenvolvimento pela Secretaria do Estado de Educação, Cultura, do Esporte e do Lazer), o qual fundamentou o projeto do edifício analisado. Para isso, os procedimentos metodológicos consistiram da coleta de dados sobre a escola e seus ambientes, de medições de parâmetros de inteligibilidade da fala (tempo de reverberação, tempo de decaimento inicial, índice de transmissão da fala, relação sinal ruído, entre outros) de ambientes específicos, e da análise qualitativa de decisões projetuais da escola e do conteúdo do manual com base na literatura científica. O estudo indicou que o tratamento acústico dos ambientes e as diretrizes do manual se encontram aquém dos padrões referenciados em diferentes fontes técnicas. Com a ajuda de simulações no software EASE, foram sugeridas diretrizes projetuais para o documento de padrões referenciais, de forma que futuras escolas possam ser construídas e escolas existentes possam ser reformadas de uma maneira que atenda às necessidades acústicas das atividades o ambiente escolar.
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    TCC
    Corporativo Arandu: anteprojeto arquitetônico de edifício corporativo com foco na experiência do usuário com o ambiente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Oliveira, Laura Mesquita de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; Oliveira, Bárbara Laís Felipe de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/8866718216671818; Alves, Luciana da Rocha
    Um bom ambiente de trabalho pode estar diretamente relacionado à produtividade de uma empresa ou organização. Quando pensamos em um ambiente empresarial, muitas vezes imaginamos grandes escritórios com mobiliário tradicional, salas de reuniões que transmitem seriedade e estações de trabalho isoladas. No entanto, ao focarmos nas pessoas que ocupam esses espaços, torna-se essencial buscar ambientes mais acolhedores e criativos. Além disso, é importante considerar o contexto pós-pandemia da COVID-19. Em 2020, os profissionais tiveram que se adaptar rapidamente ao home office devido ao coronavírus. Com o fim oficial da pandemia, o trabalho remoto se firmou como uma nova modalidade e continua em crescimento. No entanto, os ambientes de home office não oferecem os mesmos benefícios de um ambiente colaborativo, e nem todos possuem a oportunidade de ter em casa um local adequado para trabalhar. Assim, este trabalho tem como objetivo a elaboração de um anteprojeto arquitetônico de um centro corporativo e coworking com ênfase na relação pessoa-ambiente, visando atender às necessidades dos usuários de forma a promover seu bem-estar físico e mental. Este estudo se justifica pela realidade atual do mercado de trabalho, onde muitos trabalhadores enfrentam exaustão física e mental devido a longas jornadas em locais inadequados. Portanto, a relação pessoa-ambiente surge como um elemento central para pensar o espaço físico como uma estratégia para proporcionar uma experiência mais acolhedora e produtiva na rotina dos trabalhadores.
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    TCC
    Denúncias de poluição sonora: um estudo das repercussões da pandemia de Covid-19 na percepção do ruído na cidade do Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-13) Ramalho, Janine Ariane do Nascimento; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/2807017929438134; Farias, Hélio Takashi Maciel de; http://lattes.cnpq.br/2766545948916011; Alves, Luciana da Rocha
    A urbanização vertiginosa das cidades trouxe consigo diversos problemas à vida de seus cidadãos. Dentre eles, pode-se destacar aqueles relacionados à poluição sonora, que afetam de maneira crescente as urbes, ao mesmo tempo em que são provocados pelo seu desenvolvimento. Por conseguinte, vem sendo objeto de pesquisa e reflexão no tempo atual. Em relatório publicado pela OMS, a exposição excessiva a ruídos está associada a doenças físicas e psicológicas. Os problemas acústicos ganharam uma notoriedade diferente neste período da pandemia de Covid-19, uma vez que os governos decretaram diversas medidas de restrição e prevenção de contágio. Com as restrições à mobilidade e o isolamento social, o cenário da poluição sonora também foi alterado em comparação aos períodos anteriores a este. À vista disso, concebeu-se como objetivo deste trabalho levantar o panorama atual das denúncias de poluição sonora, a fim de compreender as mudanças do perfil dos tipos de denúncias nos últimos anos em comparação com as transformações do cotidiano após o início da pandemia de Covid-19, procurando identificar as principais questões críticas e respostas a essas para subsidiar a gestão urbana no enfrentamento dos problemas com o ruído ambiental. Para tal, buscou-se mapear os locais-alvo de denúncias de poluição sonora na cidade, identificando os bairros com maior número de ocorrência de poluição sonora e perturbação ao sossego; classificar os tipos de denúncia registrados e comparar a evolução temporal da quantidade de denúncias, dos tipos e da localização; compreender a influência da pandemia de Covid-19 nas denúncias de poluição sonora e por fim, indicar medidas para mitigar os problemas que foram acentuados no momento atual. Os dados sobre denúncias de poluição sonora efetuadas pela população de Natal nos últimos anos foram coletados na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), que é responsável, juntamente com o Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Natal (GAAM), pela fiscalização dessas denúncias. A partir dessa coleta, foi sistematizado um banco de dados para a análise e classificação de acordo com as seguintes variáveis: data, fonte sonora, uso das edificações, frequência no dia e na semana e localização. Esses dados foram espacializados no mapa de Natal e ponderados segundo sua concentração. A análise dos resultados mostrou que os ruídos causam transtornos em várias partes da cidade, podendo-se destacar os bairros de Ponta Negra, Potengi, Lagoa Nova, Pajuçara, Nossa Senhora da Apresentação e Alecrim como os que receberam mais denúncias. O uso com maior quantidade de denúncias foi o comercial, apesar de ter sofrido uma redução motivada pelas medidas restritivas decretadas devido a pandemia. Medidas estas que se apresentaram como influentes sobre o volume de queixas. Existe uma tendência de crescimento nas denúncias para o uso serviço que carece de um melhor monitoramento. Quanto às medidas a serem tomadas, fazem-se necessários a adoção e o incentivo a práticas preventivas e educativas, tais como estudo e monitoramento de tendências do ruído ambiental; planos de ação baseados em estudos como este; classificação acústica dos locais; campanhas educativas e de conscientização da população; incentivo à fabricação e uso de equipamentos com menor intensidade de ruído, entre outros.
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    TCC
    Mix: flexibilidade na arquitetura e desempenho acústico aplicados ao edifício de uso misto
    (Arquitetura e Urbanismo, 2014-11-25) Alves, Luciana da Rocha; Araújo, Bianca Carla Dantas de
    As tendências contemporâneas de moradia e a preocupação com o desempenho das novas edificações motivaram a escolha do tema deste Trabalho Final de Graduação, cujo foco é o desenvolvimento do anteprojeto de um edifício misto projetado de acordo com os preceitos de flexibilidade na arquitetura e o desempenho acústico da edificação como regido pela NBR 15.575/2013. O anteprojeto, em seu conceito Mix, engloba a definição de flexibilidade no máximo de possibilidades consideradas possíveis, abordando este fator sob os aspectos de uso, compra e distribuição espacial. O projeto foi desenvolvido para ser mutável a partir dos desejos dos proprietários e, ainda assim, atender aos parâmetros de desempenho acústico obrigatórios pela norma técnica
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    Dissertação
    Qualidade sonora em sala de aula: estudo de soluções de condicionamento acústico para manual referencial das escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-18) Sicolo, David Alexandre; Araújo, Bianca Carla Dantas de; https://orcid.org/0000-0003-4058-7785; http://lattes.cnpq.br/6438797671562128; http://lattes.cnpq.br/2127526073894457; Alves, Luciana da Rocha; Cortes, Marina Medeiros; Araújo, Virginia Maria Dantas de
    As salas de aula são o espaço principal da troca do conhecimento e construção do saber. Sendo a fala o instrumento mais utilizado para estes fins, seu entendimento adequado é fundamental. A inteligibilidade da fala em salas de aula depende de fatores de condicionamento acústico do ambiente – contudo, o controle desse condicionamento depende de conhecimento e ferramentas específicas. A Secretaria de Educação do Governo do Rio Grande do Norte, em uma tentativa de garantir qualidade para as escolas sob sua administração, está desenvolvendo um manual de “Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola”, que inclui elementos de conforto ambiental. Esse manual não contempla, todavia, instruções para condicionamento acústico dos ambientes escolares. Esta dissertação procura contribuir para esse manual através do objetivo geral de elaborar e analisar soluções arquitetônicas de conforto acústico para subsidiar projetos de salas de aula nas escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Analisando parâmetros de tempo de reverberação (T30), tempo de decaimento inicial (EDT), índice de transmissão da fala (STI) e definição (D50), para salas de aula de 3 escolas da rede estadual, foram construídos modelos de soluções diversos para cada realidade, combinando forros plano e inclinados com diferentes proporções de área de material acústico. Com valores de referência respaldados em pesquisas recentes, essas simulações foram realizadas para dar um alcance de possíveis valores de coeficiente de absorção do material a ser aplicado em cada solução. Foram analisados os resultados simulados para cada uma das configurações de forro em todas as salas de aula. Com base nisso, foi proposto um procedimento passo a passo a ser incorporado ao manual de Padrões Referenciais do Governo do Estado, que inclui as soluções de forro e os valores simulados. A pesquisa encontrou que todas as salas de aula apresentavam valores de parâmetros acústicos fora do recomendado. Também foi constatado que a maioria dos forros propostos apresentam valores amplos de diferença entre máximos e mínimos de coeficiente de absorção, possibilitando uma variedade de escolhas de material acústico. Encontrou-se uma disparidade entre os valores de referência de T30, EDT, STI e D50, sendo os valores de STI consideravelmente mais restritivos que os demais.
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    Dissertação
    Todos entenderam?: compatibilização das características arquitetônicas e qualidade acústica em salas de aula nas instituições federais de ensino superior de Natal/RN
    (2018-01-15) Alves, Luciana da Rocha; Araújo, Bianca Carla Dantas de; ; ; Araújo, Virginia Maria Dantas de; ; Oiticica, Maria Lúcia Gondim da Rosa;
    Escolas são lugares de aprendizagem em que comunicação é primordial para que seja cumprida a sua função, porém a maioria das escolas brasileiras não possuem condições acústicas adequadas para tal. Quando a mensagem falada não é claramente escutada pelos alunos, a compreensão do discurso é afetada e, consequentemente, o processo de aprendizagem é prejudicado. Boas condições acústicas em salas de aula tornam o processo de aprendizagem mais fácil e menos estressante para professores e alunos. Os recursos investidos em melhoria, a fim de promover conforto acústico, ainda são vistos apenas como despesas e não como investimento em educação. A questão de pesquisa levantada é: as salas de aula de instituições de federais de ensino superior em Natal/RN possuem acústica arquitetônica adequada? O principal objetivo deste estudo é compatibilizar a qualidade acústica de salas de aulas teóricas com diferentes características arquitetônicas em instituições federais de ensino superior em Natal/RN, a fim de propor diretrizes básicas para a melhoria da qualidade acústica. Foram apresentados parâmetros acústicos considerados pertinentes para este tipo de pesquisa, como o Tempo de Reverberação (T20), o Tempo de Decaimento Inicial (EDT) e o Índice de Transmissão da Fala (STI), além de outros parâmetros importantes para a análise da inteligibilidade da fala. Os procedimentos metodológicos consistem na pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como na aplicação de pesquisa de campo, a fim de averiguar a real qualidade acústica das salas de aula estudadas e possibilitar proposições de possíveis soluções. Foram realizadas medições acústicas nas salas de aula do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, havendo sido constatada baixa qualidade acústica em todos os padrões de salas de aula. Os resultados encontrados nas medições acústicas foram comparados de acordo com os critérios: técnicas de medição, tempo de reverberação em salas arquitetonicamente iguais e tempo de reverberação em salas com variação de pé-direito. A partir dos resultados das medições, foram simuladas propostas de melhoramento da qualidade acústica das salas, encontrandose que 50% de área de material absorvente no forro melhora significativamente o condicionamento acústico da sala para fala, havendo melhores resultados com 100% da área de forro em material absorvente e distribuição mais homogênea dos parâmetros ao longo da sala quando adicionado material absorvente em 25% da área da parede posterior. De acordo com os resultados encontrados foram propostas diretrizes projetuais para as salas de aula analisadas, como a aplicação de forro absorvente e a proporção de forma em que há melhor distribuição dos parâmetros acústicos.
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