Navegando por Autor "Alves, André Felipe Moura"
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TCC Artes escola e galeria: anteprojeto de uma escola e galeria de artes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-27) Rodrigues, Edson Correia; Nascimento, José Clewton do; Alves, André Felipe Moura; Mota, Gabriela de Andrade LiraEste trabalho final de graduação constitui um anteprojeto de uma escola artística, que conta também com uma galeria para exposições e apresentações, tanto artístico como cultural, para a cidade do Natal. A escolha do tema justifica-se pela realidade natalense de carência de equipamentos para a prática, expressão e exposição de atividades desse gênero, ou sua má distribuição, não desfrutando totalmente do seu potencial. Sendo estes espaços bastante importantes para ocupação de tempos livres, encontros, inclusão social, formação, geração de empregos, entre outras funções sociais. Desta forma, busca-se desenvolver um equipamento funcional de ensino artístico e práticas de atividades culturais, voltado para o público em geral da cidade, utilizando dos conhecimentos da eficiência energética e de elementos cênicos a partir de estudos de caso, pesquisa e levantamento de dados que envolvem o tema da arquitetura escolar e voltadas para práticas artísticas, como forma de compreender o funcionamento de uma instituição de ensino e demandas do programa necessário para o uso.TCC Ateliê Ricardo Tinôco: anteprojeto arquitetônico de uma escola de desenho modelo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06-17) Jonas Junior, Lenilson Miranda; Alves, André Felipe Moura; Pedrini, Aldomar; Monteiro, VernerO objeto de estudo deste trabalho final de graduação é uma edificação educacional voltada para o ensino do desenho artístico e formação de profissionais de arte. É apresentado um anteprojeto com ênfase nos aspectos de conforto ambiental. Devido a um longo período como monitor de desenho no Ateliê Ricardo Tinôco (ART), desenvolvi o interesse pelo tema e pude observar a ausência de escolas que possam ensinar e ajudar a desenvolver a prática de desenhar entre crianças, jovens e adultos. O ART tem um projeto social no qual ensina crianças e adolescentes de comunidade carentes a desenhar e a darem aulas em suas comunidades. A partir do interesse pelo tema, surgiu motivação de projetar uma edificação que possa servir de modelo para a construção de uma sede própria do Ateliê na cidade de Natal. A padronização é um método bastante utilizado em projetos institucionais como escolas e unidades básicas de saúde. Sendo assim, utiliza-se do método para a criação de um modelo adaptável, principalmente pelo fato do ateliê não ter no momento atual um terreno próprio. A intenção é que o Gestor possa utilizar este trabalho como documentação na busca de fundos para concretização do projeto. O processo conta com estudo de prováveis áreas de intervenção, para que o projeto modelo possa se adequar as condicionantes de cada áreaTCC Casa da música carnaubense: centro de ensino e memorial da música para Carnaúba dos Dantas/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-10) Araújo, Marília Carvalho de; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; Araújo, Bianca Carla Dantas de; Dantas, George Alexandre Ferreira; Alves, André Felipe MouraO trabalho, que tem como áreas de estudo Projeto de Arquitetura e Conforto Ambiental, objetiva desenvolver a proposta de um centro de ensino e memorial da música para o município de Carnaúba dos Dantas. Para tal, discorre-se, inicialmente, acerca da conceituação e do histórico da música e seu ensino, assim como sobre as recomendações para a arquitetura escolar e os principais conceitos da acústica arquitetônica. Ademais, são traçadas as características do município onde se insere a proposta, um pequeno histórico da música desenvolvida e a sua importância para este local. O projeto procura adequar as necessidades de um espaço de ensino, incluindo também em seu programa o espaço de um memorial. Foram estudadas referências funcionais e formais e consideradas diversas condicionantes que nortearam o desenvolvimento da proposta, almejando o seu pleno funcionamento.TCC Centro Intergeracional: sociabilidade e aprendizado para crianças e idosos.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Medeiros, Aline Dantas de; Teixeira, Rubenilson Brazão; Souza, José Jefferson de; Alves, André Felipe MouraO aumento da expectativa de vida torna o tema “envelhecimento da população” cada vez mais atual, recebendo destaque as necessidades inerentes aos idosos. Diante disso, neste Trabalho Final de Graduação (TFG) buscou-se privilegiar as relações pessoais, unindo duas parcelas da população com idades diversas, mas que juntas podem contribuir para o bem-estar e desenvolvimento uma da outra. São elas: idosos e crianças. Assim, buscou-se assistir a população envelhecida de modo satisfatório, do ponto de vista arquitetônico e das relações sociais, por meio do desenvolvimento de uma proposta arquitetônica, em nível de anteprojeto, de um centro intergeracional que atendesse idosos funcionalmente independentes e crianças na faixa etária de 3 a 12 anos, para compartilharem experiências e aprendizado em um espaço de convivência harmônico e saudável. O centro intergeracional será localizado no bairro Cidade Alta, em Natal/RN e terá como elemento norteador os princípios do desenho universal.TCC Espaço Celestino Gomes(Arquitetura e Urbanismo, 2014-11) Alves, André William Carvalho; Alves, André Felipe MouraO anteprojeto arquitetônico de um equipamento cultural para a cidade de Petrolina/PE com ênfase na eficiência energética é o objeto de estudo deste Trabalho Final de Graduação. A principal motivação para a realização de um projeto dessa natureza se baseia na relação desproporcional da alta demanda de atividades culturais e artísticas na região do Vale do São Francisco à baixa oferta de espaços que possam receber esses eventos de maneira adequada. Além disso, aplicar estratégias de racionalização de energia em projetos arquitetônicos é uma tendência mundial, a qual deve ser incorporada pelos profissionais da construção civil. Sendo assim, conceber um Centro Cultural nível “A” em eficiência energética – através da emissão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) – se caracteriza como uma iniciativa de valorização e consolidação da cultura local, bem como de incentivo à conservação de energia em edifícios públicosTCC MIX123: anteprojeto arquitetônico de edifício vertical de uso misto(UFRN, 2014-12-05) Silva, Marcela Celani; Alves, André Felipe MouraEste Trabalho Final de Graduação (TFG) apresenta o percurso teórico, metodológico e programático para a proposta de anteprojeto de um edifício vertical de uso misto para o bairro de Candelária, na Zona Sul de Natal/RN. O desenvolvimento deste provém de revisão bibliográfica e estudo dos precedentes arquitetônicos acerca do tema, que resultarão em um escopo geral de soluções arquitetônicas. Neste conjunto, são delimitadas aquelas que correspondem às três esferas que compõem o objetivo do processo projetual – funcionalidade, estética e desempenho térmico –, dando origem ao partido arquitetônico adotado, a ser evoluído e detalhado na proposta arquitetônica. O produto final contempla os usos residencial, comercial e serviços e consiste em uma proposta na qual os usos se relacionam entre si de maneiras diferentes, como também com o lote e o meio urbano. A proposta integra soluções e materiais adequados ao conforto térmico com as complexas relações entre os três usos distintos, aliados à contemplação da paisagem.TCC Panapanã: anteprojeto de um teatro itinerante(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Ruan Henrique Lima de; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; Bianca Carla Dantas de Araújo; Alves, André Felipe Moura; Sousa, José Jefferson deA arte é a forma de expressão pela qual as pessoas exprimem seus sentimentos e conhecimentos a partir de diversos meios como a pintura, a dança e a encenação, por exemplo. O teatro é um cenário onde as manifestações artísticas são apresentadas e com isso passam a serem responsáveis por preservar a identidade de um povo e transmitir emoções e valores sociais. O Brasil é um país com uma diversidade cultural enorme que, no entanto, necessita uma valorização mais substancial no aspecto da cultura. Muitas cidades pequenas não possuem condições de manter um teatro ativo por um longo período. Nesse sentido, existe uma carência de levar a arte até esse grupo e uma forma de garantir isso é refletida no objeto de estudo desse trabalho: um anteprojeto de um teatro itinerante. Busca-se projetar um teatro com sistema construtivo portável capaz de atender as necessidades de transportabilidade e conforto ambiental. Para tanto foi realizada uma investigação exploratória com base em procedimentos metodológicos que abrangeu revisão bibliográfica, entrevistas, visitas técnicas e documentação por imagem. O tema se torna importante a medida que atende a uma demanda real em relação a cultura e abre espaço para a discussão de uma tecnologia construtiva pouco usual até então. Além disso, condiciona e instiga os estudos sobre o tema do conforto ambiental.Dissertação Todo Brasileiro merece nível A : habitação multifamiliar para o programa minha casa minha vida energeticamente eficiente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-02) Alves, André Felipe Moura; Pedrini, Aldomar; ; http://lattes.cnpq.br/9012296636400514; ; http://lattes.cnpq.br/5314826515039800; Silva, Carlos Alejandro Nome; ; http://lattes.cnpq.br/7476728230432399; Ghisi, Enedir; ; http://lattes.cnpq.br/0067772895372542; Tinoco, Marcelo Bezerra de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/8060203177958046Esta dissertação apresenta o percurso teórico, metodológico e programático para a proposta de uma edificação residencial multifamiliar localizada na área de expansão urbana de Parnamirim/RN, inserida no Programa Minha Casa Minha Vida e com nível de eficiência energética A , conforme o Regulamento Técnico de Qualidade para edificações residenciais (RTQ-R) do INMETRO. O desenvolvimento do projeto consiste inicialmente de procedimentos como o estudo de referenciais teóricos, a programação arquitetônica e os estudos de precedentes arquitetônicos. Com a delimitação de um campo de soluções, situado entre as referências e o contexto, são estudadas proposições para adoção e evolução do partido e posterior detalhamento da proposta arquitetônica. A programação arquitetônica foi construída com base no método do Problem Seeking (Peña e Parshall, 2001) e a pesquisa destacou aspectos de redução do impacto ambiental e do Programa Minha Casa Minha Vida, dentre outros. O processo projetual se caracterizou pela incorporação dos aspectos revisados e programados, buscando compatibilizá-los e ter uma edificação viável economicamente, com qualidade sócio-espacial e eficiente energeticamente. Os resultados alcançados demonstram que é possível obter uma edificação que atende as restrições do programa habitacional e que proporciona eficiência energética nível A e muitas outras qualidades ambientais e construtivas, sobretudo por meio do projeto arquitetônicoTCC Vila viva: anteprojeto de um centro cultural e esportivo para a vila de Ponta Negra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-11-26) Dantas, Isabel de Carvalho Lopes; Cavalcante, Eunádia da Silva; Farias, Helio Takashi Maciel de; Alves, André Felipe MouraO presente trabalho trata do projeto arquitetônico de um equipamento cultural e esportivo para a comunidade da Vila de Ponta Negra. O projeto consiste na criação de um espaço multiuso com ginásio e salas multifuncionais para práticas esportivas e culturais. A motivação principal para o desenvolvimento do projeto supracitado se baseia na grande demanda, por parte da população local, de um equipamento que atenda às necessidades locais de praticar esportes típicos, como o futebol, e as diversas modalidades culturais tradicionais da Vila, como o Congo de Calçolas, o Bumba-meu-boi, a capoeira e o Pastoril. Esse trabalho tem, como principais objetivos, analisar a relação do esporte com a comunidade da Vila de Ponta Negra, considerando as preferências e necessidades da população; entender o funcionamento dos esportes identificados na comunidade e suas exigências e necessidades espaciais; levantar os grupos culturais existentes na Vila de Ponta Negra e suas atuais condições de prática, tendo em vista a ausência de espaços físicos apropriados para seu acontecimento; e, também, compreender a organização e complexidade funcional de um centro cultural e poliesportivo. Para seu desenvolvimento, pesquisas de embasamento teórico foram realizadas para melhor definir os conceitos envolvidos no tema e, aliado a isso, estudos de referência diretos e indiretos sobre intervenções arquitetônicas com usos e características funcionais e estéticas relacionadas ao projeto em questão. As visitas à Vila de Ponta Negra complementaram o processo, permitindo se entender melhor a realidade local. Como resultado, se obteve um espaço composto por uma edificação com salas multiuso e ambientes voltados para a prática de atividades culturais, além de um ginásio poliesportivo. Essas duas estruturas são interligadas por uma grande cobertura curva e circundadas por uma pequena praça e jardins arborizados disponíveis para o uso dos frequentadores.