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Navegando por Autor "Alvarenga, Kátia de Freitas"

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    Dissertação
    Acompanhamento auditivo e de linguagem na infância: análise de um aplicativo destinado às famílias
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-03-28) Saters, Thais Lenharo; Araújo, Eliene Silva; Alvarenga, Kátia de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; http://lattes.cnpq.br/0266625270816515; Assenço, Ana Manhani Cáceres; https://orcid.org/0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Lewis, Doris Ruthy
    Introdução: A família apresenta um papel de extrema importância na identificação de alterações na audição, principalmente nos primeiros anos da vida da criança, e a utilização de recursos tecnológicos como aplicativos de Smartphones podem favorecer este processo. Objetivo: Analisar a adesão da família e a usabilidade de um aplicativo como solução tecnológica para o acompanhamento auditivo e de linguagem na infância. Método: Trata-se de um estudo observacional, descritivo e transversal, realizado no período de julho de 2022 a fevereiro de 2023. Na fase 1, por meio do System Usability Scale (SUS) e pelo Net Promoter Score (NPS), analisou-se a usabilidade e satisfação do aplicativo “EI- Escuta Infantil” por 10 juízes e 18 usuários. A fase 2 consistiu na aplicação de um questionário de conhecimentos sobre saúde auditiva infantil, com 200 famílias residentes em três municípios do estado de São Paulo e um do Rio Grande do Norte, no intuito de analisar se há influência do conhecimento prévio na adesão ao acompanhamento mediado por tecnologia. A análise estatística descritiva e inferencial foi realizada por meio do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), com significância de 5%. Resultados: Os resultados foram organizados em dois manuscritos. Na avaliação dos juízes obtevese escore total médio de 74 pontos, ou seja, uma pontuação superior ao percentil 50 do SUS, o que demonstra que a ferramenta apresentou boa usabilidade. Na percepção dos familiares, a mediana do SUS foi equivalente a 92,5 pontos e, seguindo os critérios do NPS, 88,8% (n=16) deles dariam publicidade positiva ao produto. Na fase 2, 103 participantes (51,5%) apresentaram “pouco conhecimento” e as atitudes em relação aos serviços de audiologia infantil, foram predominantemente positivas (n= 193; 96,5%). Não houve influência das variáveis renda familiar, nível de escolaridade e participante da pesquisa (mãe ou pai) no nível de conhecimento em saúde auditiva. Ademais, dos 200 participantes desta fase, 23,5% instalaram o app, e não houve associação da adesão com o nível de conhecimento prévio ou com a modalidade de oferta da triagem auditiva neonatal público/privado ou hospitalar/ambulatorial. Conclusão: O conhecimento das famílias sobre saúde auditiva infantil é restrito, mas não interfere na adesão ao aplicativo. O “EI – Escuta Infantil” apresentou boa usabilidade e pode ser uma solução tecnológica auxiliar para melhorar o conhecimento dos pais sobre o assunto e maximizar o acompanhamento auditivo e de linguagem na infância.
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    Dissertação
    Acompanhamento auditivo e de linguagem na infância: proposta de um aplicativo como solução tecnológica na Atenção Primária
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Amorim, Alice Andrade Lopes; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; https://orcid.org/0000-0001-6763-6802; http://lattes.cnpq.br/8532525062952642; Menezes, Pedro de Lemos; Alvarenga, Kátia de Freitas
    Objetivo: Caracterizar o uso de um aplicativo (app) como solução tecnológica no programa de saúde auditiva infantil articulado à Atenção Primária (AP) em diferentes localidades do Rio Grande do Norte (RN). Método: Estudo piloto, de delineamento prospectivo descritivo, com duas etapas: (I) Avaliação da usabilidade do aplicativo Agente Escuta; (II) Saúde auditiva infantil por m-Health: desafios e perspectivas na AP. Na primeira etapa, utilizou-se o System Usability Scale (SUS) e o Net Promoter Score (NPS) por 35 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de seis municípios do RN. Na segunda fase, caracterizou-se a implementação do app no acompanhamento da audição e da linguagem de crianças potiguares mediante dois questionários, aplicados nos ACS e seus respectivos gestores. Todos os dados submeteram-se a análise estatística inferencial e descritiva. Resultados: O protótipo do app foi avaliado com “boa” usabilidade (Escore=78,21) no SUS e +48,58% no NPS. Não houve diferenças significativas na média dos resultados do SUS e do NPS em relação aos municípios participantes (p-valor> 0,05). Dos 35 ACS, apenas três (8,57%) utilizaram o app na rotina de trabalho. Das 14 unidades básicas participantes, apenas cinco (35,71%) dispunham de tablets e nove (64,28%) de internet para seus ACS utilizarem durante o trabalho. Os participantes apontaram “a alta demanda de atividades” e “falta de tempo” como principais obstáculos no uso efetivo do app pelos participantes. Conclusão: Embora o protótipo do app já manifeste boa usabilidade, para sua factual implementação no RN, aspectos estruturais precisam ser considerados.
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    Dissertação
    Análise da implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária
    (2020-02-21) Oliveira, Maria Taiany Duarte de; Araújo, Eliene Silva; ; ; Alvarenga, Kátia de Freitas; ; Peixoto, Marcus Valerius da Silva;
    Introdução: A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde têm recomendado a articulação dos Programas de Saúde Auditiva Infantil com a atenção primária em saúde, tendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) um papel de suma importância nesta proposta, devido à abrangência da Estratégia de Saúde da Família e a estreita relação deste profissional com as famílias. Objetivo: Avaliar a implementação de um programa de saúde auditiva infantil na atenção primária. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo, estruturado em duas etapas: (1) Análise da eficácia de um curso online para a educação permanente de ACS na área de saúde auditiva infantil; (2) Análise da efetividade de um Programa de Saúde Auditiva Infantil na Atenção Primária. Participaram do curso online 2859 inscritos, e destes, 23 constituíram um grupo específico de ACS oriundos de duas unidades básicas de saúde, com acompanhamento presencial. Resultados: 1842 participantes (63,34%) finalizaram o curso, com representatividade de todos os estados brasileiros e do exterior e de diversas especialidades, com predominância para a área médica. O curso foi bem avaliado e refletiu em melhora do conhecimento pós-capacitação. 102 crianças de zero a dois anos foram acompanhadas pelos ACS no período de um ano, procedendo o encaminhamento de 15 delas. Foi constatado um caso de perda auditiva condutiva. Conclusão: O curso online mostrou-se eficaz para o ensino à distância dos ACS na área. O Programa de saúde auditiva infantil vinculado à atenção primária é exequível e promissor, todavia, estratégias são necessárias para minimizar os percalços existentes.
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    Artigo
    Contralateral Masking in the Measurement of Auditory Brainstem Responses with Air-Conducted Tone Burst Stimuli in Individuals with Unilateral Hearing Loss
    (Journal Of The American Academy Of Audiology, 2021-04) Araujo, Eliene Silva; Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Corteletti, Lilian Cássia Bórnia Jacob; Sassi, Tyuana Sandim da Silveira; Chaves, Juliana Nogueira; Alvarenga, Kátia de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651
    Background Contralateral noise masking is an important aspect of auditory brainstem response (ABR) measurements. Purpose The primary aim of this study is to determine how contralateral white noise (WN) masking influences the amplitude and the latency of V wave generated during ABR measurements, using tone burst (TB), in adult ears with normal hearing (NH). The secondary aim of this study is to ascertain the need of contralateral masking in ABR measurements with the TB stimuli using a 3A insertion earphone, and to propose the applicability of WN masking in unilateral sensorineural hearing loss (USNHL). Research Design It is a cross-sectional observational and descriptive study. Study Sample Experiment 1: Thirty individuals, without any otologic, psychological, or neurological dysfunction, were selected. Experiment 2: Fifteen individuals with previous audiological diagnoses of severe and profound USNHL were considered. Intervention The study involves ABR TB at specific frequencies of 0.5, 1, 2, and 4 kHz. Data Collection and Analysis Experiment 1: The evaluation was performed at the fixed intensity of 80 dB nHL (decibel normalized hearing level) on the tested ear, followed by the application of simultaneous masking to the nontested ear, intensity ranged from 0 to 80 dB. Experiment 2: ABR threshold measurements were first performed on the ear with hearing loss (HL) at the frequencies of 1, 2, and 4 kHz. The results were subsequently confirmed using contralateral masking. Results Experiment 1: At any given frequency, there were no statistically significant differences in the amplitude and latency of V wave with increase in the intensities of WN masking. Experiment 2: Cross-hearing was observed at least once in all frequencies analyzed through the occurrence of V wave. Conclusion In conclusion, the contralateral WN masking at the maximum intensity of 80 dB does not affect the amplitude and latency of V wave of the ABR TB at 1, 2, and 4 kHz. Contralateral masking for the ABR TB presented using 3A insertion earphones is necessary at 1, 2, and 4 kHz in individuals with severe or profound degrees of USNHL and at intensities of 15, 20, and 10 dB above the ABR threshold of the nontested ear.
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    Artigo
    Early exposure to environment sounds and the development of cortical auditory evoked potentials of preterm infants during the frst 3 months of life
    (Bmc Research Notes, 2020) Balen, Sheila Andreoli; Cavalcanti, Hannalice Gottschalck; Nunes, Aryelly Dayane da Silva; Cunha, Brenda Karla Silva da; Alvarenga, Kátia de Freitas; Pereira Júnior, Antonio; https://orcid.org/0000-0003-1353-4362
    Objective: Preterm infants are exposed earlier than their term counterparts to unattenuated sounds from the external environment during the sensitive period of the organization of the auditory cortical circuitry. In the current study, we investigate the efect of preterm birth on the course of development of auditory cortical areas by evaluating how gestational age (GA) correlates with the latency of the P1 component of the cortical auditory evoked potential (CAEP) of two experimental groups measured at 1 or 3 months of age. Results: Our sample consisted of 23 infants delivered at GA ranging from 31.28 to 41.42 weeks and separated into two groups evaluated transversally at 1 or 3 months of corrected age (CA). In the group evaluated at 1-month CA, the latency of the component P1 was similar in both terms and infants classifed as late-preterm (GA>32 weeks). However, in the group evaluated at 3 months CA, P1 latency was signifcantly smaller in preterms. These preliminary results suggest an acceleration of the development of auditory cortical pathways in preterms, probably due to their early exposure to socially relevant auditory stimuli from the external environment.
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    Artigo
    Nursing training program in children’s hearing health: a proposal for interactive tele-education
    (Revista Gaúcha de Enfermagem, 2020) Araujo, Eliene Silva; Jacob, Lilian Cassia Bornia; Honório, Heitor Marques; Costa, Lucas Bevilacqua Alves da; Costa, Orozimbo Alves; Alvarenga, Kátia de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651
    Objetivo: verificar a eficácia de um tutor eletrônico - cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de saúde auditiva infantil. Métodos: séries temporais interrompidas com grupo controle pré-teste/pós-teste não randomizado. Participaram 41 enfermeiros que foram capacitados por meio de um Cybertutor denominado “Saúde Auditiva Infantil”. A eficácia da capacitação foi verificada a partir da comparação do desempenho dos enfermeiros, nos questionários pré e pós-capacitação, e a avaliação do Cybertutor foi investigada por meio de um formulário com perguntas fechadas e abertas. Resultados: O desempenho no questionário pré capacitação demonstrou a necessidade da capacitação em saúde auditiva infantil. Houve diferença no desempenho após a capacitação em todos os domínios avaliados e no escore total. Conclusão: A eficácia do cybertutor na capacitação de enfermeiros na área de Saúde Auditiva Infantil pôde ser comprovada, uma vez que houve melhora no desempenho em todos os domínios avaliados.
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    Artigo
    Perda auditiva unilateral e assimétrica na infância
    (Codas, 2020) Araujo, Eliene Silva; Gouveia, Fernanda Navarro; Corteletti, Lilian Cássia Bórnia Jacob; Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Amantini, Regina Célia Bortoleto; Alvarenga, Kátia de Freitas; Oliveira, Eduardo Boaventura; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651
    Objetivo: Descrever a perda auditiva sensorioneural unilateral e bilateral assimétrica em crianças quanto às características etiológicas, audiológicas e demográficas. Método: Estudo retrospectivo transversal, desenvolvido na Seção de Implante Coclear do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, por meio da análise de prontuários. Resultados: Foram analisados os dados de 1152 pacientes, sendo 424 (37%) adolescentes, adultos ou idosos e 728 (63%) crianças, dentre as quais, 691 (95%) apresentavam perda auditiva bilateral simétrica e 37 (5%) perda auditiva sensorioneural unilateral (n=10) ou bilateral assimétrica (n=27). A idade média ao diagnóstico na perda auditiva sensorioneural unilateral foi de 33,58±21,69 meses e na bilateral assimétrica de 33,12±21,69 meses, com prevalência de 1,4% e 3,7%, respectivamente. O indicador de risco para a deficiência auditiva de maior ocorrência para ambos os grupos foi o de antecedente familiar. A maioria dos familiares das crianças com perda auditiva sensorioneural unilateral apresentaram a classificação socioeconômica baixa superior (50%), enquanto que as crianças com perda auditiva sensorioneural bilateral assimétrica se subdividiram igualmente em baixa superior (37%) e média inferior (37%). Conclusão: Houve uma maior prevalência da perda auditiva sensorioneural bilateral assimétrica em relação à unilateral, bem como do indicador de risco de hereditariedade, com predomínio do grau profundo na pior orelha e preponderância do sexo feminino, em ambos os grupos. Apesar de a triagem auditiva neonatal propiciar a identificação precoce da perda auditiva sensorioneural unilateral, a idade no diagnóstico audiológico ainda se encontra acima do recomendado. Adicionalmente, a maioria dos familiares das crianças apresentou nível de rendimento baixo
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    Dissertação
    Sinaptopatia coclear relacionada à idade em ratos: o uso do potencial evocado auditivo de tronco encefálico
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-06) Silva, Maria Gabriela Paz da; Araújo, Eliene Silva; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651; http://lattes.cnpq.br/5637269791915082; https://orcid.org/0000-0003-4938-3949; http://lattes.cnpq.br/1738023168769094; Andrade, Kelly Cristina Lira de; Alvarenga, Kátia de Freitas
    Introdução: No processo de envelhecimento natural, há uma redução das sinapses entre as células ciliadas internas do órgão de Corti e os neurônios do gânglio espiral do nervo auditivo, fenômeno denominado sinaptopatia coclear (SC). Estudos sugerem que os potenciais evocados auditivos (PEA) de curta latência podem identificar a SC, mas ainda há lacunas nos protocolos e parâmetros utilizados para essa identificação em clínica. Objetivo: Avaliar o uso dos PEA de curta latência na identificação da SC relacionada ao envelhecimento em roedores. Método: Foram conduzidos dois estudos. O primeiro consistiu em uma revisão sistemática da literatura com meta-análise, registrada no PROSPERO (CRD42025615318), com a finalidade de sintetizar dados sobre a eficácia dos PEA de curta latência na identificação da SC em roedores durante o envelhecimento. A revisão seguiu as recomendações do Preferred Reporting Items for a Systematic Review and Meta-analysis (PRISMA), com busca nas bases de dados PUBMED/MEDLINE, Cochrane Library, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, LILACS e na literatura cinzenta. A seleção dos artigos foi realizada por dois revisores, de forma independente e às cegas, com auxílio das ferramentas Rayyan e EndNote. Não houve restrições quanto ao período ou idioma de publicação. O segundo estudo foi observacional transversal, aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animais (protocolo nº 2024-02-ISD). Foram utilizados dez ratos Wistar, de ambos os sexos, saudáveis e sem exposição prévia a ruídos, divididos em grupos etários: G1 (3-4 meses), G2 (10 meses), G3 (14-15 meses) e G4 (24 meses). Os animais foram submetidos ao registro do Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com estímulo clique, polaridade alternada, em 90, 85 e 80 dBNAn e nas taxas de estimulação 33,1, 15,1 e 7,1 cliques/segundo. A amplitude das ondas I e IV foi analisada às cegas por dois especialistas e os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial no IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), adotando-se p<0,05. Resultados: No estudo 1, foram identificados 2.821 artigos, dos quais 15 foram incluídos para revisão sistemática e, sete, adequados para meta-análise. Todos os estudos utilizaram o PEATE para identificar SC, sendo a amplitude da onda I o biomarcador mais frequente. No estudo 2, a concordância entre examinadores foi excelente (>90%). A amplitude média foi de 1,33±0,69μV para a onda I e 0,75±0,62μV para a onda IV. Houve influência do sexo, da idade e da taxa de estimulação na amplitude da onda I, com maior amplitude a 7,1 cliques/segundo comparada a 33,1 cliques/segundo. Conclusão: O PEATE demonstrou eficácia na identificação da SC em roedores, com a amplitude da onda I como biomarcador relevante e evidente efeito da taxa de estimulação. Os achados reforçam o uso do PEATE com estímulo clique na investigação da SC e fornecem subsídios para estudos futuros.
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    Artigo
    O uso do mascaramento contralateral na pesquisa do potencial evocado auditivo de tronco encefálico por condução aérea: revisão sistemática
    (Audiology - Communication Research, 2019) Araujo, Eliene Silva; Silva, Bárbara Cristiane Sordi; Jacob-Corteletti, Lilian Cássia Bórnia; Alvarenga, Kátia de Freitas; https://orcid.org/0000-0002-3675-4651
    Objetivos: analisar criticamente a necessidade do uso do mascaramento contralateral na pesquisa do potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE) por condução aérea, na perda auditiva sensorioneural unilateral ou bilateral assimétrica, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Estratégia de pesquisa: foram consultadas as bases de dados eletrônicas PubMed/MEDLINE, LILACS, ADOLEC, IBECS, SciELO, Web of Science, Scopus e Embase, bem como os anais do Encontro Internacional de Audiologia e do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, além das bases de instituições com pós-graduação em Fonoaudiologia, utilizando os descritores Evoked Potentials, Auditory, Brain Stem, Perceptual Masking e Hearing Loss, Sensorineural. Critérios de seleção: foram selecionados os estudos com níveis de evidência de 1 a 5, publicados em português, inglês ou espanhol, até janeiro de 2018. Os artigos deveriam abordar a necessidade do uso do mascaramento contralateral na pesquisa do PEATE por condução aérea, em indivíduos com perda auditiva sensorioneural unilateral ou bilateral assimétrica. Resultados: foram encontrados 334 estudos, sendo que oito artigos contemplaram os critérios preestabelecidos. Os estudos incluídos foram controversos quanto ao uso do mascaramento contralateral. Conclusão: não existe um consenso quanto à necessidade do uso do mascaramento contralateral no PEATE por condução aérea, em indivíduos com perda auditiva sensorioneural unilateral. No entanto, a maioria dos estudos direcionou para a sua utilização na pesquisa do PEATE com estímulo clique em indivíduos com perda auditiva sensorioneural unilateral de graus severo e profundo.
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