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    Dissertação
    A concepção de paisagem de professores de geografia em escolas do município de Parnamirim (RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-16) Almeida, Alberto Alexandre Lima de; Soares Júnior, Francisco Cláudio; ; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170; ; http://lattes.cnpq.br/7098063469108438; Rocha, Maria Antonia Teixeira da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727371Z7; Assis, Lenilton Francisco de; ; http://lattes.cnpq.br/1585704092920842
    Esse trabalho define-se como um estudo exploratório ancorado nos princípios da pesquisa qualitativa cujo objeto de estudo versa sobre a concepção de paisagem de professores de Geografia do município de Parnamirim (RN) e as implicações pedagógicas advindas dessa concepção na formação do educando. Para desencadearmos o nosso processo investigativo utilizamos como referencial teórico-metodológico as contribuições de alguns princípios do materialismo histórico e dialético de Triviños (2007) e da abordagem histórico-cultural da educação de Freire (1987; 1996) e Vygotsky (1993; 2001; 2007), bem como recorremos ao significado de concepção segundo Morin (1996) e Ferreira (2007) e à abordagem crítica da Geografia em Moraes (2005), Santos (1988; 2004; 2006) e Silva (1989; 2010). Além disso, fizemos uso da história oral como técnica de pesquisa, de acordo com Moraes (2004), Bertaux (2010), Ferraroti ( 2010) e Nóvoa ( 2010) e da entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados. A nossa referência empírica constituiu-se de quatro professores lotados em quatro escolas da rede pública do referido município, os quais, através de depoimentos concedidos no próprio local de trabalho, forneceram os dados necessários à execução dessa pesquisa, não se configurando como objetivo do estudo a verificação na prática de sala de aula e fora dela dos dizeres dos partícipes, o que ressalta a transitoriedade das evidências ressaltadas na pesquisa. Desse modo, constatamos que a concepção de paisagem predominante entre os professores, processo permeado pelo seu fazer pedagógico e construído ao longo de suas vidas, prioriza os aspectos visíveis e morfológicos e as vivências sentimentais relacionadas ao referido conceito, o qual se situa em nível descritivo de concepção. Com efeito, as implicações pedagógicas da aplicação dessas concepções no lugar escola apontam uma materialização do ensino de Geografia centrada na reprodução acrítica de conteúdos escolares, que pouco instiga os educandos a processarem, por meio da dialogicidade, as ressignificações dos seus atributos múltiplos e essenciais, apesar das tentativas e possibilidades de algumas renovações teórico-metodológicas na aplicação dos conhecimentos geográficos sobre paisagem expressas nos depoimentos dos partícipes
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    Tese
    A reprovação e a evasão no ensino médio do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte: implicações da Pandemia da Covid-19 entre cotistas e não cotistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Almeida, Alberto Alexandre Lima de; Lima, Luciana Conceição de; https://orcid.org/0000-0003-1385-5908; http://lattes.cnpq.br/5906454269284655; http://lattes.cnpq.br/7098063469108438; Aguirre, Moises Alberto Calle; Gomes, Sandra Cristina; Reis, Dyane Brito; Xavier, Flávia Pereira
    O objetivo geral desta tese foi analisar as implicações da pandemia de covid-19 na reprovação e na evasão de alunos cotistas e não cotistas de cursos técnicos integrados de ensino médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Os objetivos específicos consistiram em identificar o nível de reprovação e evasão desses alunos e investigar se essa reprovação e evasão atingiram níveis semelhantes entre os alunos cotistas e não cotistas, bem como, reconhecer os fatores demográficos, institucionais e socioeconômicos relacionados a esses dois fenômenos. A importância dessa pesquisa reside no fato de que a pandemia de covid-19 afetou negativamente a educação básica brasileira, sobretudo no que se refere aos indicadores de rendimento e de permanência. No contexto da transição demográfica no país, as consequências sobre a formação de capital humano dessas gerações de estudantes poderão repercutir na absorção dessa força de trabalho no médio e no longo prazo. A comparação entre alunos cotistas e não cotistas buscou evidenciar se houve diferenças significativas entre esses dois grupos, mediante circunstâncias impostas pela pandemia de covid-19 no contexto educacional. A partir dos registros administrativos do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), disponibilizado pelo IFRN mediante aprovação no Comitê de Ética da instituição, foi possível acompanhar a trajetória escolar de uma coorte de 3.284 estudantes dos cursos técnicos integrados de 20 campi do Rio Grande do Norte, desde o seu ingresso, em 2019, até o encerramento do ano letivo de 2022. Para o alcance dos objetivos propostos, empregou-se métodos quantitativo e qualitativo. Na parte quantitativa do estudo, foi realizada uma análise descritiva de indicadores educacionais e socioeconômicos dos discentes agregados em 10 eixos tecnológicos. Como estratégia para identificar os sujeitos da pesquisa qualitativa pertencentes à coorte de ingressantes em 2019 e que ainda se encontravam na instituição no ano letivo de 2022, foram produzidas informações primárias a partir da aplicação de um questionário quantitativo em cinco turmas do ensino técnico integrado de nível médio. Neste caso, obtevese um conjunto de 100 respondentes do campus Natal Central (CNat) sobre aspectos institucionais, demográficos e socioeconômicos relacionados ao período de ensino remoto. Entre os discentes da coorte de interesse identificados, seis deles consentiram participar da pesquisa qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas com esses sujeitos para compreender em maior profundidade os fatores institucionais, demográficos e socioeconômicos relacionados à reprovação e à evasão escolar nos anos mais críticos da pandemia. Adicionalmente, para obter uma percepção da gestão sobre o ensino remoto, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com cinco pedagogas do campus CNat. De um modo geral, do ponto de vista quantitativo, os resultados apontaram que o nível de reprovação dos alunos cotistas foi superior ao dos alunos não cotistas em todo o período pesquisado, enquanto o nível de evasão entre os dois grupos não apresentou disparidades significativas. Do ponto de vista da análise qualitativa, ficou evidenciado que as dificuldades de adaptação ao ensino remoto emergencial atingiram, os dois grupos de alunos, motivadas, principalmente, pela dificuldade de concentração nas aulas, e que as condições familiares de alunos cotistas contribuíram para a intensificação dessa adversidade. Este estudo poderá trazer subsídios para ratificar a necessidade de manutenção e implementação de políticas públicas que possibilitem a igualdade de oportunidades na esfera educacional. Estudos vindouros podem avaliar implicações da covid-19 para cursos técnicos específicos, o que não consistiu objeto do escopo dessa pesquisa.
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