Navegando por Autor "Alencar, Emerson Moura de"
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TCC Aplicação de sistema computacional para a classificação de sementes de soja por tamanho utilizando processamento digital de imagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-24) Silva, Kleysson Arthur Medeiros da; Vale, Alessandra Mendes Pacheco Guerra; Pereira, Márcio Dias; Oliveira, Laura Emmanuella Alves Dos Santos Santana de; Alencar, Emerson Moura deA classificação de sementes é uma forma de padronização de acordo com as regras formais indicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Um lote de sementes padronizado torna mais prática à semeadura de forma automática. Este projeto tem como objetivo a classificação de sementes de soja por tamanho de forma automática através de técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI). As imagens utilizadas foram divididas em 3 diferentes lotes de sementes de soja (L5, L7 e L8), fornecidas pelo Grupo de Estudos em Tecnologia de Sementes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), cada lote composto de 2 repetições. Os dados coletados das medições manuais e classificação das sementes, feitas com o auxílio de paquímetro digital, foram comparados com os resultados de medição e classificação realizados pelo sistema. Os resultados foram obtidos utilizando os índices de Verdadeiro Positivo (VP), Verdadeiro Negativo (VN), Falso Positivo (FP), Falso Negativo (FN). A partir desses índices foi possível aferir a Acurácia do sistema. As medições obtiveram uma acurácia média de aproximadamente 97%. As classes das sementes de 5,0mm à 6,5mm obtiveram os melhores valores de acurácia. O sistema foi desenvolvido a partir dos padrões estabelecidos para a aquisição das imagens e classificação das sementes de soja.TCC Desenvolvimento de aplicação computacional para detecção e contagem de ovos do aedes aegypti utilizando processamento digital de imagens e lógica fuzzy(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Elidiel Dantas; Vale, Alessandra Mendes Pacheco Guerra; Oliveira, Laura Emmanuella Alves dos Santos Santana de; Pereira, Márcio Dias; Alencar, Emerson Moura deO Aedes aegypti é o vetor transmissor de várias doenças virais, incluindo dengue, zica e chincungunha. Estima-se que 50 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões morem em países onde essas doenças são endêmicas. Uma das formas de prevenção é o controle do vetor transmissor. Tal controle é realizado atualmente a partir de indicativos do Sistema de Informação de Agravos (Sinan) das notificações das doenças transmitida pelo Aedes. Dada a importância da tecnologia no controle de epidemias, este trabalho propõe um modelo de sistema computacional que, através das imagens de oviposição, calcule a quantidade de ovos presente nessas armadilhas, e utilize esses dados como de indicativos da presença do Aedes em cada área da cidade. Para este fim foram utilizadas imagens das áreas georreferenciadas, e um Sistema de Inferência Fuzzy (SIF). Para verificação do método proposto foram analisadas 206 imagens de oviposição e os resultados obtidos foram acurácia de 98,94% e Coeficiente de correlação de Matthews de 0,9 para classificação e contagem dos ovos quando comprados a contagem manual. Assim, a utilização do modelo auxiliará nas tomadas de decisões quanto a prevenção e controle das doenças deste vetor transmissor.TCC Desenvolvimento de um aplicativo móvel para mediação na educação a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Silva, Gilberto Arthur Souza da; Alencar, Emerson Moura de; Aquino Junior, Gibeon Soares de; Alencar, Emerson Moura de; Leitão, Gustavo Bezerra Paz; Barroca Filho, Itamir de MoraisA educação a distância é uma modalidade de ensino que está em constante crescimento no mundo devido ao advento das novas tecnologias. O número de alunos matriculados nessa modalidade triplicou num período de dez anos. No entanto, é necessária uma preocupação com as técnicas utilizadas para comunicação e interação com os alunos, senão podem comprometer a qualidade e todo o processo de aprendizagem. Utilizando o cenário dos cursos técnicos do IMD, que são todos na modalidade semipresencial (EAD), este trabalho descreve o processo de desenvolvimento de um aplicativo Android visando minimizar os problemas que podem ocorrer nesse processo de aprendizagem focando nas dificuldades relacionadas a comunicação entre os professores e alunos. Para tal, antes da concepção do aplicativo foi feito um trabalho de investigação com os alunos e professores mediadores que fazem parte dos cursos de EAD no IMD com o objetivo de coletar informações sobre os principais pontos de dificuldade enfrentados pelos envolvidos. Desse modo, a construção do aplicativo pode ser feita de maneira mais precisa e o planejamento estratégico desse desenvolvimento direcionado para os pontos que esse aplicativo está proposto a atacar, que são os problemas relacionados a comunicação e interação.Dissertação Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário(2017-02-03) Alencar, Emerson Moura de; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/2299582336524499; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Nunes, Isabel Dillmann; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Martins, Ana Isabel;A metodologia com base em competência visa a formação do profissional com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas à sua ocupação no mercado de trabalho. Porém, esta nova proposta trouxe desafios às equipes pedagógicas e docentes, em especial nas tarefas de planejamento. O ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista a mudança de paradigma, bem como tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe simplificar a tarefa de planejamento por meio de uma ferramenta computacional cuja usabilidade será avaliada de forma que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão de uma metodologia de ensino com base em competências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes à formulação de uma proposta de solução. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvido em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja, envolvendo docentes e pedagogos durante o processo de concepção e desenvolvimento da ferramenta. Para verificar a facilidade do uso do sistema e a diminuição das barreiras que impeçam o usuário de atingir seus objetivos foi aplicado testes de usabilidade denominado teste de protótipo, onde foi possível aferir os pontos que foram facilitador e barreias no uso da ferramenta. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração, desenvolvimento da ferramenta e os resultados de testes de usabilidade.TCC Odontokits: uma solução mobile para rastreio de kits odontológicos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-14) Cardoso, Matheus Campos; Aquino Júnior, Gibeon Soares de; Barroca Filho, Itamir de Morais; Alencar, Emerson Moura deO setor de esterilização do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte diariamente recebe centenas de aparelhos odontológicos para serem esterilizados. Este grande fluxo de entrada e saída de itens por vezes mostrou-se insustentável para o setor, que não contava com qualquer informatização, acabando por tornar o processo lento e pouco confiável. Crescia então a necessidade por um sistema que gerenciasse esse processo de forma eficaz. Este trabalho apresenta uma solução para este problema através de uma ferramenta que permite categorizar os aparelhos odontológicos por meio do uso de etiquetas QR Code, e, desta forma, agilizar e tornar mais confiável o processo de entrada e saída de itens. São descritas as decisões tomadas ao longo das etapas de criação da solução, desde o levantamento de requisitos e modelagem do sistema, até o desenvolvimento deste. Também são discutidos os resultados da implantação da ferramenta, analisando o seu impacto para o setor e as possíveis melhorias a serem feitas.