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Navegando por Autor "Aledo, Victoriano Soria"

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    Dissertação
    Ciclo de melhoria para aumentar a adesão ao protocolo de atendimento inicial ao paciente vítima de trauma
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-06-07) Brito, Nárya Maria Gonçalves de; Cavalcante, Eliane Santos; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-0001-9161; http://lattes.cnpq.br/5183653796258727; http://lattes.cnpq.br/5223441023920861; Aledo, Victoriano Soria; Dantas, Rodrigo Assis Neves; https://orcid.org/0000-0002-9309-2092; http://lattes.cnpq.br/9161806467102041; Gama, Zenewton André da Silva
    Introdução: Os traumas são as principais causas de morte entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Devido a complexidade do problema, torna-se necessário que o atendimento seja realizado através de protocolos que favoreçam o acolhimento oportuno, seguro e eficaz, propiciando identificação e pronta ação às situações ameaçadoras à vida. Objetivo: Realizar um ciclo de melhoria, para aumentar a adesão dos profissionais ao Protocolo de Atendimento Inicial ao Paciente Vítima de Trauma em um hospital de referência na região do Cariri no Nordeste brasileiro. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, quase-experimental, antes e depois, realizado de setembro de 2020 a fevereiro de 2022, baseado em um ciclo de melhoria da qualidade, seguindo as diretrizes SQUIRE, dividido em nove etapas: identificação e priorização de melhoria; análise das causas do problema; desenvolvimento dos critérios de qualidade; avaliação da qualidade; análise e apresentação dos dados da avaliação; elaboração de intervenções para melhorar; implementação da intervenção; reavaliação e registro; e monitoramento. Possui parecer de aprovação no CEP sob n.4.963.590. Para a avaliação, foram definidos sete critérios de qualidade relacionados às causas de não adesão ao protocolo de atendimento ao trauma. As intervenções foram planejadas e implementadas de forma participativa e multifacetada, com o objetivo de aumentar a adesão ao registro das ações do protocolo de atendimento ao trauma e ocorreram de setembro de 2021 a fevereiro de 2022. Após as intervenções os critérios foram reavaliados e a análise foi realizada a partir do cálculo das estimativas pontuais da conformidade dos critérios e melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste unilateral do valor de z e apresentados em gráfico de Pareto. Resultados: Na primeira avaliação, foram encontradas não conformidades em 74% dos critérios e na reavaliação observou-se redução de 60% dessa taxa, resultando em 71% de conformidade. Os maiores ganhos após intervenções foram referentes ao registro dos dados do Escore de Trauma Revisado, com melhoria relativa de 96%; dados de identificação do paciente e do trauma preenchidos, alcançando melhoria absoluta de 41% e relativa de 91%; e atendimento inicial baseado no ATLS descrito na ficha do Protocolo do Trauma, com melhoria absoluta de 62% e relativa de 86%. Como ganhos adicionais percebeu-se aumento de 59% do número de acionamentos do protocolo, e redução de 29% da mortalidade associada. Conclusões: Acredita-se que as intervenções planejadas com o auxílio das ferramentas da qualidade, proporcionaram identificação mais precisa das causas dos problemas encontrados, favorecendo a melhoria de qualidade da assistência ao paciente.
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    Dissertação
    Melhoria da qualidade no planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-05) Rocha, Fabrícia Cavalcante; Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Mendonça, Ana Elza Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5531967242281430; ; http://lattes.cnpq.br/4210339574579951; ; http://lattes.cnpq.br/1584766972259306; Medeiros, Wilton Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/1275857404911338; Aledo, Victoriano Soria; ; Oliveira, Adriana Catarina de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/3709053632552411
    Introdução: O processo de planejamento da assistência cirúrgica-ortopédica é iniciado pela indicação do procedimento de acordo com a necessidade do paciente, perpassa pelos cuidados pré-operatórios para a execução da cirurgia no centro cirúrgico e finaliza com cuidados pós-operatórios e orientações para alta hospitalar. A assistência cirúrgica nos três momentos (pré, intra e pós-operatório) é uma dinâmica peculiar porque envolve diversos atores e tecnologias de variadas densidades que devem estar sincronizadas para atingir um objetivo final que é a cirurgia realizada em tempo hábil e sem nenhum tipo de agravo ao paciente em qualquer fase do processo assistencial cirúrgico. Objetivo: Avaliar a melhoria no planejamento da assistência aos pacientes submetidos à cirurgias ortopédicas eletivas em um hospital público referência em trauma. Método: Estudo quase-experimental, do tipo antes e depois sem grupo controle, e abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria da qualidade com análise do problema, intervenção e monitoramento. Foram elaborados 20 critérios para avaliação da qualidade do planejamento da assistência cirúrgica, a partir de causas classificadas como modificáveis, sendo observados os preceitos de validades de face como a relevância lógica ou aparente, de conteúdo relacionado à dimensão da qualidade, necessidades e expectativas dos profissionais e ainda, de critério, com utilização das evidências científicas. O estudo foi realizado no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Os dados resultantes da intervenção foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e apresentados em gráfico de Pareto, a fim de destacar o nível de melhoria e sua significância. O estudo seguiu os procedimentos éticos exigidos pelas Resoluções nº 510/2016 e nº 580/2018 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes. Resultados: Os resultados deste estudo referem-se ao cumprimento ou nãocumprimento dos critérios de qualidade elencados e analisados após as ações de intervenção dentro do ciclo de melhoria proposto. Observou-se melhoria global dos critérios, em que 70% (14 de 20) dos critérios analisados apresentaram aumento no nível de cumprimento. Os critérios C1, C2, C7, C18,C19,C20 se destacaram por maior nível de cumprimento na 2ª avaliação. Em relação à significação estatística, as melhorias foram significativas em dez dos vinte critérios nos quais houve melhoria do nível de qualidade. Os critérios C1,C2, C3,C6,C7, C11, C15, C19 e C20 tiveram muita significância estatística (<0,001) o que significa que a melhoria foi real e que a probabilidade da análise estatística de melhoria entre as duas avaliações estar errada é <0,001. Os critérios C4 e C5 não tiveram nível de cumprimento constatado na 1ª avaliação por falta de registro nas fontes de dados. O critério C12 houve uma piora na qualidade de acordo a avaliação da melhoria absoluta. Conclusão: Observou-se que as atividades de intervenção resultaram em melhoria na maior parte dos critérios avaliados relacionados ao processo de planejamento assistencial cirúrgicoortopédica. As etapas do ciclo de intervenção proporcionaram o desenvolvimento de atividades pela equipe multiprofisisonal capazes de contribuir para a melhoria assistencial ao paciente ortopédico durante o período perioperatório.
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    Artigo
    Validation of surgical care quality indicators in the brazilian Unified Health System
    (Revista de Saúde Pública, 2023) Medeiros, Paulo José de; Caldas, Anna Cláudia Sales Gomes; Araújo, Rafael Santiago de; Freitas, Marise Reis de; Aledo, Victoriano Soria; Gama, Zenewton André da Silva
    OBJETIVO: Validar um conjunto de indicadores para monitoramento da qualidade dos procedimentos cirúrgicos no Sistema Único de Saúde (SUS). MÉTODOS: Estudo de validação desenvolvido em 5 etapas: 1) revisão de literatura; 2) priorização de indicadores; 3) validação de conteúdo dos indicadores por método de consenso RAND/UCLA; 4) estudo piloto para análise da confiabilidade; e 5) desenvolvimento de instrutivo para tabulação dos indicadores de resultado para monitoramento via sistemas de informações oficiais. RESULTADOS: A partir da revisão de literatura, foram identificados 217 indicadores de qualidade cirúrgica. Os indicadores excluídos foram: indicadores baseados em evidências científicas inferiores a 1A, similares, específicos, que correspondiam a eventos sentinelas; e aqueles que não se aplicavam ao contexto do SUS. Foram submetidos ao consenso de especialistas 26 indicadores com alto nível de evidência científica. Foram validados 22 indicadores, dos quais 14 indicadores de processo e 8 indicadores de resultado com índice de validação de conteúdo ≥80%. Dos indicadores de processo validados, 6 foram considerados confiáveis substancialmente (Coeficiente de Kappa entre 0,6 e 0,8; p < 0,05) e 2 tiveram confiabilidade quase perfeita (coeficiente de Kappa > 0,8, p < 0,05), quando analisada a concordância interavaliador. Foi possível mensurar e estabelecer mecanismo de tabulação para TabWin para 7 indicadores de resultado. CONCLUSÃO: O estudo contribui com o desenvolvimento de um conjunto de indicadores cirúrgicos potencialmente eficazes para o monitoramento da qualidade do cuidado e segurança do paciente nos serviços hospitalares do SUS.
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